ajuda ramirezi doente


tgageiro

Recommended Posts

tanho um casal de rairezis num aqua de 250 litros sozinhos

a temperatura está a 28 graus e o ph 6.5

nitritus e nitratos a zero

ontem de manhã quando acordei reparei que o macho estava mais escuro mas com cores na mesma e que só anda junto ao fundo

mas a femia continua normal

eu dolhes comida á mão mas ontem o macho não veio comer á minha mão e éra sempre o primeiro a vir comer na minha mão

só a femia é que veio comer.

 

tirei o macho para um balde com água do aqua e com uma pedra difozora e deilhe aremia mas ele só comeu um bocadinho

depois voltei a colocalo no aqua de 250L

 

hoje de manhã fiz o mesmo mas ele só come um bocadinho e só demanhã

temtei darlhe comida agora mas ele não qiz tentei darlhe um guppy pequeno mas o guppy andava á frente dele mas ele não comeu

 

os sintomas são:

está mais escuro,está sempre no fumdo, não tem petite só come um bocadinho quaze náda demanhã e tem de ser artémia

 

que doença tem???

 

e que tratamento faser??

 

ajuda por favor

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Há quanto tempo o tens no aquário?

 

que mudanças fizeste recentemente?

 

tens injecção de co2?

 

tens areação?

 

ele está magro ou nem por isso?

 

 

o que podes fazer é meter areação tentado manter o ph no qual sempre esteve caso uses co2 e não esteja em demasia... se tiver em demasia...reduz

 

tem cuidado com a comida congelada... não deixes fora do frio muito tempo...porque são muito sensíveis a comida não fresca

 

pode ser também parasitas internos... como estão as fezes deles? esbranquiçadas?

 

se comeu.. já é muito bom

 

não te ponhas a mecher muito nele..deixa-o com a fêmea

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo o tens no aquário?

á perto de um mês

 

que mudanças fizeste recentemente?

só tpa todos os dias, quero meter discus no aqua esto a treinar

 

tens injecção de co2?

não

 

tens areação?

sobestrato sim ar tanbem a água entra no aquario em cascata logo leva ar para dentro de água

 

ele está magro ou nem por isso?

não

 

 

o ph do aquario está estavel é un aqua de 250L é difissil de o ph variar

 

pode ser também parasitas internos... como estão as fezes deles? esbranquiçadas?

não tem parasitas as feses são castanhas

 

se comeu.. já é muito bom

só come um bocadinho demanhã

 

não te ponhas a mecher muito nele..deixa-o com a fêmea

se não mecher ele não come e os meus peixes estão abituados a ver as minhas mãos dolhes comida á mão

 

obrigado pela ajuda

 

se alguem mais poder dar a sua opinião eu agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a amonia não tanho teste agora mas deve estar a zero pois fasso muintas tpas todos os dias de ums 10 a 20 litros de água melhor que a água de luso

e só tanho este casal de ramirezis em 250 Litros ou seja 125 litros de água para cada um portanto duvido que tanha amonia

mas assim que aranjar os testes fasso e digo mas de serteza que dá 0

o PH 6.5

 

e a femea continua normal

Editado por tgageiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

água melhor que a água de luso

 

O que é a água melhor que...? Estou cá desconfiado que o problema, a existir, poderá vir daqui... mas, já agora, que idade têm os ramirezis?

 

Se tens plantas no aquário, com 250 litros de água e apenas dois ramirezis é impossível teres acumulação de amónia. A não ser que mandes comida às pazadas lá para dentro.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água é boa é usada para aquas de salgados e nos fisemos montes de testes á água e éla é boa, os ramirezis compreios á ums 4 5 meses.

 

como do comida á mão numca ficão restos de comida no aquario

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens plantas no aquário, com 250 litros de água e apenas dois ramirezis é impossível teres acumulação de amónia. A não ser que mandes comida às pazadas lá para dentro.

 

...ou que a amónia já venha na água da TPA :bs_quesexclaim:

 

 

Explica lá melhor qual é a origem dessa água

 

 

Parece-me que o melhor conselho que te podem dar é teres testes, os testes de amónia e de PH são essenciais para o hobie da aquariofilia.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para além do que já te disseram...

 

andar a fazer tpa todos os dias pode não ser bom para eles... embora seja só 5% do volume total...

se calhar não tiveste cuidado e mandaste um balde de água fria em cima do ram

 

Tens a certeza que esse aquário está bem ciclado? certifica-te que não cloro na água nova...

esse água... é melhor em que? gh/kh? a água que está no aqua é toda dessa água ou apenas recentemente começaste a adicionar da tal melhor que luso?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Como está isso?

 

Só mais uma coisa:

a cascata pode não ser suficiente para fornecer todo o oxigénio que precisa. Experimenta meter areação. Fácil barato e pode dar milhões.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já meti areação estão os dois com o mesmo problema,

ambos estão a comer artemia duas veses por dia

 

hoje fiz teste á água do aquario e deu isto:

 

MG:400

 

CA:100

 

PH:8 Mau

 

GH:18 Mau

 

KH:5

 

NH4/NH3:0

 

NO2:0.5

 

NO3:40

 

PO4:0

 

Cu:0

 

Fe:0

 

depois fiz uma tpa de 110 litros

 

pésso conselhos

 

obrigado desde já

Editado por tgageiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é amigo, como podes ver de 6,5 passar para um ph de 8 é uma grande porrada naquele corpo, morreram-me cerca de 400 escalares pequenos tambem com uma subida repentina de ph da agua da rede, a qual me saia antes com um ph de 6,8 ou 7.

não sei a origem da tua agua mas tenta fazer sempre uma medição antes de qualquer tpa.

agora o problema do ram pode ser alcalose pela subida do ph, o que consegues tratar fazendo a correção do mesmo para o que tinhas antes, algo que tens de fazer gradualmente para que não acha outro choque de ph e provoque acidose.

tenta observar bem o comportamento do peixe, o facto de não te vir comer a mão é pouco, procura mais sintomas.

um abraço

David Carlos

 

AQUALAND

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

simtomas:

anda mais pelo fundo do aqua

está um poco mais escuro

e come poco

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Finalmente está descoberta a causa... isso de certeza que causava problema com os rams. O facto dos nitratos estarem a 40 também não deve ajudar.. mas não é por aí.

 

vê se é da água del cano ou se é de alguma coisa do aqua...pedra calcaria...conchas...

 

se for da água del cano... podes sempre meter turfa...injecção de co2 (com areação em simultâneo) ou então... muda o substrato para akadama (caso já não seja)

 

se for de alguma decoração do aquário...tira e faz tpa

Boa sorte

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais