Novo plantado 200l


Luís Cardoso

Recommended Posts

Boas!

Aqui fica um foto da minha mais recente montagem.

 

dsc00686mqn.jpg

 

Espero que gostem

 

Specs:

Iluminação - 3 x T5 39W

Filtro - Eheim 2217

Substracto - areão preto + substracto fertil da tropica

Co2 caseiro

Fauna - ainda não decidi

Flora - vou ver se as identifico todas

 

Aguardo os vossos comentarios.

Neste momento está a ciclar com 2 corydoras e um pleco.

Editado por sputnik_nemesis

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Não devias ter colocado a flauta na parede oposta à do tubo de sucção?

Não vais ficar com uma área de água estagnada na parte esquerda do Aqua?

 

E aquela 'cova' debaixo da videira que já não precisa de pedra para afundar (e que tem uma Bolbitis enterrada ao lado, quando esta deveria estar amarrada) vai ser um foco de acumulação de restos de comida e lixo em geral potenciando o risco de cianos ou fungos...

Na minha opinião deveria ter ficado (a 'cova') perto da entrada do tubo de sucção, poupava-te o trabalho de sifonar afincadamente, e o risco de, em caso de desleixo, teres um 'reactor' de amónia particular.

 

Como também compreendo que o teu objectivo foi o de criares uma paisagem bonita, deixo aqui os meus parabéns, pois na minha humilde opinião conseguiste.

 

Vai postando fotos da evolução disso, quanto mais não seja para provares que estou errado.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Obrigado pelas ajudas e opiniões.

Relativamente à flauta foi posto ali porque a mangueira não dava para chegar até ao outro lado, não foi por mais nada, mas como o filtro tem um bom caudal eu penso que não há agua parada no lado esquerdo uma vez que a agua bate com força contra o vidro esq.

Em relação à cova foi mesmo um desleixe meu que vou reparar, e fazer o que me sugeres.

Obrigado.

 

Boas

 

 

 

Não devias ter colocado a flauta na parede oposta à do tubo de sucção?

Não vais ficar com uma área de água estagnada na parte esquerda do Aqua?

 

E aquela 'cova' debaixo da videira que já não precisa de pedra para afundar (e que tem uma Bolbitis enterrada ao lado, quando esta deveria estar amarrada) vai ser um foco de acumulação de restos de comida e lixo em geral potenciando o risco de cianos ou fungos...

Na minha opinião deveria ter ficado (a 'cova') perto da entrada do tubo de sucção, poupava-te o trabalho de sifonar afincadamente, e o risco de, em caso de desleixo, teres um 'reactor' de amónia particular.

 

Como também compreendo que o teu objectivo foi o de criares uma paisagem bonita, deixo aqui os meus parabéns, pois na minha humilde opinião conseguiste.

 

Vai postando fotos da evolução disso, quanto mais não seja para provares que estou errado.

 

 

 

 

Abraço

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização 20-04-09

 

DSC00783.jpg

 

Parametros da água

PH - 7.5

NO2 - 0.1

NO3 - 5

PO4- 1

NH3 - 0

 

Neste momento vou alterar a iluminação passando a por 5 x t5 39w com os seguintes espectros:

- 1 x 10000K Aquastar

- 1x 8500K GROLUX

- 1x 8000k

- 1x 600k

- 1x4200k

 

Espero que ajude as plantas a desenvolver pois a iluminação antiga 2x t5 39w 14000k + 1 lampada red não ajudou muito.

Tambem me começam a aparecer algas nas plantas! algals filamentosas e algas tipo arbusto pretas.

Que posso fazer?

Aguardo respostas vossas

Editado por sputnik_nemesis

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

O pessoal vê mas não encontra nada para melhorar por isso não comentam :sorry:

Está 5 estrelas!

Isso é que é luz com fartura achas que o CO2 caseiro dá para tanta luz? O meu só funciona quando o abano... Já tem a alcunha de "CO2 de abano"

Ia dizer que tinhas a entrada e saida do filtro do mesmo lado, mas depois reparei que fizes-te ai uma tranformação na saida com 1 tudo que apanha o aqua todo não foi?

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta muito fixe! Com aspecto muito saudável!

 

So uma ou duas opinioes...

- Relativamente à flora, vais ter de fazer ai umas alterções....eu se nao me engano do lado esquerdo, à frente do tronco tens um higrophila disformis. É muito bonita, mas cresce q é uma coisa parva, por isso aconselhavate a passa-la para tras.

- se conseguires, mais uma vez na minha opinião, arranja uma pedra ou algo q chame a atenção que sirva de ponto focal, o aquario a a sensação de estar muito vazio. Bem sei q as plantas ainda n estao desenvolvidas, mas a meu ver falta qq coisa.

- CO2..com essa luz merecia melhor CO2. se tiveres possibilidades é uma coisa a pensar

- Balanço NO3/ PO4 segundo os entendidos deve andar na proporção de 1 para 10 o q no teu caso n está. Fertilizas?

 

 

De resto continua o bom trabalho q eu pessoalmente estou a gostar de ver! :D

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Actualização:

+ Sistema co2 pressurizado

Tenho feito fertilizações com nitrato de potássio e fosfato de potassio de forma a manter o racio de 1ppm de potássio para 10ppm nitratos.

Actualmente, e depois duma experiência mal sucedida com uns Pomacea bridgesii brown que me devastaram o pouco tapete que tinha conseguido desenvolver o aquario está assim:

 

DSC00863.jpg

 

Fico a aguardar as vossas opiniões.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente está bastante mais " crescido" ... o que é bom sinal..

Apesar de no meu entender que essa plantas com muito volume , que tens do lado direito e ao centro serem demasiado grandes.. mas estão bonitas.

A limmophila está a prescisar de uns toques, alias pensoque o tom rosado de cima é luz a mais.. ( penso eu que tambem não sou muito entendido) :medieval_mace:

 

Boa continuação.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente está bastante mais " crescido" ... o que é bom sinal..

Apesar de no meu entender que essa plantas com muito volume , que tens do lado direito e ao centro serem demasiado grandes.. mas estão bonitas.

A limmophila está a prescisar de uns toques, alias pensoque o tom rosado de cima é luz a mais.. ( penso eu que tambem não sou muito entendido) :character0050:

 

Boa continuação.

 

 

Pois essas plantas que referes foram aproveitadas dum outro aquario que tinha e neste desenvolveram-se muito bem.

Quanto a limmophila ja era para a ter podado mas ainda não tive o tempo necessário para isso.

Já agora obrigado pelos teus comentarios e ajuda.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

A malta tem é inveja porque não consegue chegar ao teu nível.

 

Eu por exemplo agora estou com algas verdes filamentosas que me estão a esfixiar as plantas todas. Já parei a fertilização liquida comprei plecos e SAE e não consigo dar a volta a isto...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por exemplo agora estou com algas verdes filamentosas que me estão a esfixiar as plantas todas. Já parei a fertilização liquida comprei plecos e SAE e não consigo dar a volta a isto...

 

Boas

 

Peço desculpa pelo offtopic.

 

pedronb mesmo com algas nunca se deve de parar a fertilizaçao liquida , mas sim descubrir em qual dos nutrientes está o desnivel ou iluminaçao.

deves de retirar o max de algas possiveis manualmente , uma escova de dentes velha é o ideal e ires a rodando para que as algas se enrolem nela e as puxes.

 

depois de retirares o max possivel de algas e acertares os macro nutrientes N.P.K no aquario para niveis aceitaveis tais como N-10 P -1 K-10/20 com a ajuda dos testes e aumentar o nivel de CO2 em torno dos 20 a 30 ppm e o uso de um antialgas como o Excel para ser mais rapido a combate-las concertesa que desapareceram.

 

Pois retirando os nutrientes, mais as plantas ficam desabelitadas de combater as algas.

 

 

sputnik_nemesis - as plantas respiram saude e estao bonitas , mas nao sao as indicadas para o tamanho de aquario que tens , fazem-no parecer pequeno ;)

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.