Novo Aqua-ro-Filia...


sportcv

Recommended Posts

Boas,

 

Setup do meu (por agora) Aqua-ro-Filia !!

 

Montagem: 1 Março 2009

-Aquario Rena 150x50x60. (~450 litros úteis.)

 

Substracto:

Akadama em 2/3 do chão (~25l)

Areia de Silica em 1/3 do chão (~15l)

 

Hardscape:

5 pedras Granito

2 Troncos

~1 duzia de pedras de xisto, para delimitar a areia de silica do Akadama

Iluminação:

2 Calha T5 num total de 4x54 Watts

Iluminação diária das 18h às 0:00h (6.00h).

Filtragem:

Filtro Eheim Professional II - 2028 (1050 LpH) - com cerâmica e esponjas e ligado a um ionizador.

Filtro 405 Fluval (1300 LpH) - com carvão e esponjas e com saída p/uma UV de 11Watts, ligado 12h p/dia (por causa da UV, não esta na potência maxima, esta a ~2/3)

 

Aquecimento:

Aquecedor Externo 300 Watts (Jager)

Aquecedor Externo 300 Watts (Tronic)

Temperatura da agua - 27,5 graus

 

CO2 de Garrafa - JBL

Botija de 0,5 Kg ligado durante as horas de Luz (das 18h às 0:00h) (1 bolha p/seg).

Flora

- Blyxias

- Musgo Christmas

- Anubia

- Valisneria

- e mais algumas que não sei o nome...

Fauna:

8 Mar 2009 (testers)

- Introduzi 6 guppys (entretanto, já andam por la muitos alevins..)

17 Mar 2009 (equipa de limpeza)

- 4 SAEs

- 3 Corydoras Sterbay

 

25 Mar 2009 (invertebrados)

- 10 Red Cherrys

- 5 Greens

Testes a 2 Abr 2009 (finalmente tenhos os testes, graças ao Soloam)

PH - 6,5 a 7

NO2 - 0,0

NO3 - 0,0

PO4 - 0,25 mg/l

gK - 7 dgH

kH - 4 dkH

NH3 - 0,0

Fe - 0,1 mg/l

Cu - 0,0 a 0,1 mg/l

 

TPAs:

Semanal, cerca de 10% a 20%, ou seja 50l a 100l

Fotos:

Panorâmica

http://www.flickr.com/photos/37018061@N03/3407433539/

http://farm4.static.flickr.com/3564/340743...440c5b4.jpg?v=0

 

Vista da esquerda

http://www.flickr.com/photos/37018061@N03/...in/photostream/

http://farm4.static.flickr.com/3569/340824...c54a982.jpg?v=0

 

Vista da direita

http://www.flickr.com/photos/37018061@N03/...in/photostream/

http://farm4.static.flickr.com/3315/340824...b743b59.jpg?v=0

(tenho que arranjar forma de colocar aqui as fotos...)

Fica a faltar (à data de 2 Abril)

. em termos de "Paisagem", falam 3 troncos de videira que estão em tratamento... e ainda demoram mais umas 3 a 4 semanas, e depois o rearranjo das plantas.

. em termos de fauna, Neons (muitos... ~25) e Discus (uns 8 ), mas só depois da Paisagem estar concluída...

Quanto a sugestões... são sempre bem vindas !!

 

PS - O material foi adquirido através do forum, desde o Aquario, filtros, iluminação, plantas, troncos, akadama, CO2, etc., por isso, e sem ser presunçoso e se o forum nao se ofender com o plagio, fica por agora com o nome de: Aqua-ro-Filia... :medieval_mace:)

--

Cumprimentos.

Sportcv

Editado por sportcv

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, tem potencial para sair da ai um excelente layout!!

 

Só não gostei da planta que está à frente no canto direito.. nessa zona do aquario opta por plantas mais baixas.. para não tapar a visão completa do aquario!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3408242742_28dc54a982.jpg?v=0

 

3407433539_0a7440c5b4.jpg?v=0

 

3408243528_eb1b743b59.jpg?v=0

 

Tens de clicar c o botão direito do rato em cima das imagens e copiares o endereço das mesmas e depois colocares aqui. :medieval_mace:

 

Cumps

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai muita matéria prima para ficar um exelente layot, acho que a tua montagem

promete, ainda está um pouco despido porque as plantas tem de crexer mais um pouco,

agora é aguardar pela maduração do aquário.

 

Parabens pelo projecto, gostei bastante

 

Cumps,

Sologt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta inocente.

Colocas-te comida para arrancar o ciclo?

Com nitratos a 0 com tão pouca planta é estranho !

 

Cumps

 

Sim, é uma maneira de arrancar o ciclo.. a comida começa a estragar a àgua criando amonia para arrancar o ciclo... os nitratos só começam a aparecer quando existir bacterias para consumir a amonia e nitritos... logo adicionar comida serve de arranque para começarem as colonizações de bactérias!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

vamos lá ver se consigo responder a todos, mas para começar, obrigado a todos pelos vossos comentários !!

 

o aquario arrancou no dia 1 Março, com um produto da SERA (não me recordo o nome - talvez Aqua Safe (?)) para arrancar com o ciclo..

os guppys como primeiros habitantes, tem levado comida (apenas flocos) mas em pouca quantidade, de forma a que não fique comida desperdiçada... logo o ciclo não arrancou com comida.

 

só fiz os testes agora, porque só chegaram agora... no entanto neste mês de duração do aqua, o mesmo "sofreu" um TPA de quase 100%, por causa dos troncos de videira, que me encheram tudo com uma alga branca, meio gelatinosa...

depois disso, os TPA's tem sido efectuados 1 x p/semana, em cerca de 40%.... agora é que estou a passar os TPAs p/os 10% a 20%. No entanto de 4 em 4 dias, tenho que limpar os vidros, porque ganham muitas algas...

 

as esponjas dos filtros não foram "a estrear", sao usadas, sendo que por isso talvez tenha sido mais fácil ciclar a agua !!

 

quanto às plantas, a que está do lado esquerdo no canto direito, serve para esconder o difusor de CO2... falta é esconder o tubo... ;)

 

Ricardo, tentei fazer como dizes, botão direito do rato, copy/past do link... mas não resultou, como vês ficou mais um link...

 

quanto aos testes, qual a periodicidade dos mesmos, nesta fase ?? 1 x por semana ?? Quinzenal ?? Mensal ??

vou experimentar fazer fertelização do solo, com as pastilhas da KB partidas em pedaços enterradas no substrato e a nível da fertilização liquida , usar o Hortilon diluido em agua... vamos ver se altera muito os valores quimicos da agua.

 

e pronto... por agora ces't tout !!

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

O aquário está com muito bom aspecto.

A iluminação está excelente. Fico á espera da evolução.

 

Cumprimentos,

Rui Alves

Editado por Rui Alves

Lifeguard save me from life.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

obrigado pelo comentário da iluminação, mas esse elogio é mais para ti, do que para mim... :)

 

eu limitei-me a seguir os teus conselhos, e concordo que as calhas ficaram bem e a iluminação excelente !!!

 

um abraço e continuação de bons trabalhos :thumbup3:

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ismenio, tudo bem, mesmo as censuras = criticas, são bem vindas !! :)

 

não tenho a certeza qual o produto que apliquei da Sera, mas sei que era p/o arranque do aqua e para colonizar os filtros... provavelmente não tera sido o aqua safe... sei que já não o tenho porque o usei todo, em 2 vezes... bang

 

jpmc, tem pouca fauna é um facto... e vai-se manter assim, mais uns meses... o motivo é que eu quero encontrar uma forma "barata" de fertilizar as plantas sem recorrer aos produtos tradicionais, senão não ganho para ter os "agriões" bonitos... eheheh. Assim, vou ter que fazer alguns testes até acertar.

 

Fertilização sólida com as barras do KB, partidas em pequenos pedaços (~4mm), enterradas no aquadama e perto das raizes (de forma a que cada pedaço faça uma raio de 15cm).

 

a constituição quimica das barras é: boro, cobre, ferro, magnesio, molibdéio, zinco e manganês... Não tenho mais informações.

 

Fertilização liquida com o adubo universal liquido do KB. Para a aplicação nas plantas em vaso, aconselha-se que seja 7ml p/1l de agua. A minha ideia é aplicar 10ml p/semana, após as TPAs, e 2 dias depois fazer os testes à agua...

 

a constituição quimica do liquido é

6% de Azoto

2,7% de Amoniacal

3,3% de Azoto Nitrico

3% de Anidrido fosforico (P2O5)

6% Óxido de potassio (K2O)

 

0,01% de Boro

0,002% de Cobre

0,03% de Ferro

0,01% de Manganês

0,001% de Molibdénio

0,002% de Zinco

 

Vamos lá ver se não vai dar disparate... Alguem quer dar palpites ?? :transport027:

 

Cumprimentos a todos

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

aqui vai um pedido de ajuda, em jeito de actualização...

 

as blyxas que se veem na foto, estão a ficar amarelas... são as unicas plantas que dão mostras de que há algo que não esta bem. Toda a restante flora e fauna, tem crescido a olhos vistos...

 

eu tenho para mim, que a blyxa não é uma planta extremamente exigente... elas tem raízes novas, estão agarradas ao substracto, so que no entanto as folhas estão amarelas e julgo mesmo que vão acabar por cair ou soltar-se... o verde que se vê nas fotos, para as blyxas, é garantido que já não é igual. Todas as restantes plantas estão muito mais crescidas

 

alguem pode dar algumas dicas ??

 

Obrigado e cumprimentos !!

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema das Blyxas provávelmente será falta de ferro

 

quanto à fertilização:

 

Abonar o azoto com amónia ou nitritos como é o caso não será nada bom para a fauna, há também quem defenda que ter estes nutrientes na água seja uma das grandes causas para o aparecimento de algas.

 

Para utilizar esse tipo de fertilizantes o ideal é fertilizar o minimo possível de cada vez para não haver picos. Em vez dos 10ml de uma vez colocar apenas 1ml por dia seria bem melhor.

 

Num dos meus aquários fertilizo com isso mas arranjei um sistema tipo gota-a-gota para que a amónia seja logo consumida ou transformada em nitratos.

 

Esses fertilizantes também têm concentrações de cobre elevadas o que provávelmente vai impedir ter invertebrados.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

só para fazer um update dos testes da agua... o problema com as blyxas mantém-se. Comecei desde 28 de Abril (ontem) a fertilizar com 10 mml de KB liquido diariamente. Vou ter que ir testando o Cu de forma a que os Reds não tenham baixas !!! Vamos ver o que dá !!

29-04-2009

PH -------------> 6,5 - 7

gH -------------> 8 dgH

kH -------------> 5 dkH

NH3 / NH4 ----> 0,0 mg/l

NO2 -----------> 0,0 mg/l

NO3 -----------> 10 mg/l

PO4 -----------> 0,25 mg/l

Fe -------------> 0,05 mg/l

Cu -------------> 0,0 mg/l

 

fotos, só quando houver alterações de layout com os troncos... em principio na próxima semana, se os troncos já estiverem bons p/entrar no aqua !!

alguém quer comentar os valores da agua, face ao problemas com as blyxas ?? O período de luz está agora em 8h diárias !!!

 

Acho que é tudo !!

 

Cumprimentos

Sportcv

Editado por sportcv

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.