Tamanho máx vs. Idade máxima


drc25

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Hoje faleceu-me um escalar, já com 12cms.

 

No fórum já estive a pesquisar sobre a reprodução e outros assuntos, mas não encontrei nada sobre a idade máxima.

 

No fishbase diz que o tamanho máximo ronda os 15cms do (Pterophyllum scalare), mas também nada sobre a idade.

 

Agradecia ajuda para saber qual é a longevidade média de um escalar?

 

Obrigado,

 

David Carmona

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

consulta este topico, tem algumas esperiencias pessoais.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...03&hl=idade

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pelo que dizem pode chegar aos 10 anos eu só começei á dois e tal por isso nao te sei dizer concretamente..

mas em relaçao ao tamanho sei de um amigo que tinha um com 4 anos que tinha da cabeça á ponta da cauda exatamnte 17 cm...era um bicho enorme entao as barbatanas dorsal e anal eram demais..acho que o pai era véu e a mae nao.e saiu com o comprimento de veu mas as barbatanas nao se dobravam e o corpo era grande..mas animais assim só sai 1 em 500.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Posso dizer-te que tenho uma femea com 5 anos e um macho com 4, O macho marmore deve ter 15/16cm e a femea gold 13/14, mas já tive um macho negro que tinha 18cm medido quando o apanhei para dar o casal que formou com uma femea negra tambem e que em 2 ou 3 dias na preparação duma postura limparam-me +/- 25 peixes dum aqua de 300lts.Acabei por dar esse casal.

Mas garanto-te que Escalares com tamanho na ordem dos 18/20cm não é assim muito dificil de acontecer, depende muito das condições de crescimento que forem dadas, e a da qualidade e genética dos peixes.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um escalar zebra com aproximadamente 21 cm ( da ponta da barbatana dorsal ate a ponta da anal ), mas era muito agressivo e como não tinha femea acabei por vende lo para uma loja da figueira. Depois o dono disse me que foi comprado por um senhor de Coimbra, por acaso gostava de saber onde para esse escalar.

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um escalar fêmea que morreu com 8 anos e desovou várias vezes durante sua vida.

No momento tenho outra fêmea que já está com 6 anos e ainda está muito saudável, até a uns 6 meses atrás estava desovando, vejam a foto:

 

Bandeira-desova-abril.jpg

 

Quanto ao tamanho depende do exemplar, alguns são maiores, acredito que só crescem até no máximo 1 a 2 anos.

 

cumps!

GetAttachment1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais