Nova tentativa


Xanana

Recommended Posts

Boas,

 

Após algumas tentativas nos plantados, e mtas falhas e lições, penso estar finalmente a conseguir um equilibrio neste novo projecto, para o qual peço a vossa colaboração.

A montagem foi feita em 14/03/2009, e desde então tenho obtido um bom crescimento das plantas, e condições estáveis ao nivel da água.

 

Deixo aqui o setup:

 

Aquário: 50x30x25 (45L aprox.)

Aquecimento: Aquapor 75W

Filtragem: Eheim Liberty 2040

Iluminação: 1 x 36W PLL

Temperatura: 26º

Ph: 7

NH3/NH4: 0

CO2: Caseiro com difusor em vidro

TPA's: 15L quinzenalmente.

 

Fauna:

 

6 Neons Negros

1 CAE

1 Escalar Mármore

 

Flora:

 

Hygrophila Polysperma

Limnophila sessiliflora

Heteranthera Zosterifolia

Egeria Densa

 

Panorâmica:

gallery_23959_688_780965.jpg

 

O Mármore...

gallery_23959_688_520709.jpg

 

A Sessiliflora a dar frutos.

gallery_23959_688_2011517.jpg

 

Espero opiniões e críticas!!

 

Abraços,

 

Nuno Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aquario tá fixe, se der tenta esconder o termostato e o difusor de co2 atras das plantas, se conseguires. assim acho que ficava estecticamente mais bonito, contudo se não der tá fixe na mesma eheh. . .

na minha opinião, um tapete de eleocharis ou glosso ficava fixe também. a sessiflora aí vai crescer muito e tapar as pedras , eu punha na parte de tras no canto esquerdo e direito, mas se a tua ideia é ilha esqueçe a minha opinião looool

 

cuidado com essas algas filamentosas que tens no substracto. tenta removelas senão depois tens problemas.

já agora manda aí os valores dos testes .

 

 

abraço

 

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout esta porreiro e tem margem de manobra para o futuro.Atenção a esses valores...deves fazer TPA semanal e uma fertilização minimamente rigorosa, senão vais ter ai alguedo com fartura!!!Tens bastante e muito boa informação sobre fertilização aqui no fórum, é questão de pesquisares e queimares um bocadinho as pestanas.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obg pelos comentários....

Manu, tapete eu até já tentei fazer, mas com Riccia...tive um tamanho prob com alguedo q nem vos passa pela cabeça...em relação à fertilização, Nuno, só tenho Nutrafin PlantGro, e sinceramente n tenho usado pois penso ter contribuido para a epidemia de algas...n vi qq resultado positivo. Tenho de pesquisar...

 

As plantas vão sofrer umas alterações, pois quando as obtive tinham mtos pés juntos, e agora parece uma autêntica selva amazônica!!!!

 

Vou postando actualizações...

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz tapete com glosso ou eleocharis, ficava giro. a riccia para tapete é mesmu muito entrelaçado e se ganhas filamentosas pode levantar tudo. tenta fazer isso se quiseres.

as algas tenta manter um nivel de 1/10 - fosfatos/ nitratos. para melhor resultado aumentas um kito mais os fosfatos praí para 1.5 . já tens conhecimento disso?

eu para combater as algas utilizei algol da Jbl. até tive algum efeito elas diminuiram ainda alguma coisa. agora só tenho green spot porque ainda não tenho o no3 estabilizado loool. contudo acho que ajuda na eliminação das algas.

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que o djmanu não leve a mal mas o algol da JBL custa quase o mesmo que os fertilizantes em pó...alem de que com o algol só estamos a desequilibrar ainda mais o ecossistema.Por mais que de trabalho o procedimento correcto para erradicação das algas é uma fertilização correcta.Tal como já te disse perde aqui algumas horas a pesquisar e a estudar sobre fertilização, se tiveres duvidas aponta todas e abre um tópico para te ajudarem.Todos nos temos que passar por isso hehehe, faz parte.Se fosse fácil não tinha tanta piada ver as plantas saudáveis e os peixes felizes :medieval_mace:

 

Abraço e bom estudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim nuno é caro lol mas no meu caso utilizei porque era mesmo uma emergencia visto ter o no3 desiquilibrado e volta e meia aparecem - me algas. mas sem duvida uma boa fertilizalação e um bom equilibrio é o melhor anti - algas que existe. eu disse aquilo porque também pensava que ele tinha uma urgencia. mas é certo o algol é caro mas pronto . . . . . erro unico também lool .

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O algol actua em 2/3 semanas, se fizeres tpa´s 3 em 3 dias durante uma semana consegues melhores resultados hehehe.Dá é mais trabalho :medieval_mace:

 

se fores ver o meu tópico do aquario ( podes ir pela assinatura ) vês que também ando com problemas a nivel de algas e que agora também as ando a combater por tpa's. mas alguma tem mesmo de ser tratadar com o sachem exel ( ciano ) .

também a prinicpal razão é mais os disparos de no3 que tenho tido mas pronto. não vou estar a falar aqui dos meus problemas no tópico do xanana loool. se quiseres vai lá e dá uma vista de olhos :character0050:

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl,

 

Já ando a estudar!!! Lolol!

Pois Manu, realmente a Riccia ao ficar cheia de filamentosas berrou, e levantou-me a rede toda, parece que esta duplicou a flutuabilidade!!!!

Mas como n tenho substrato fértil, n optei por plantas com raiz, só q entretanto aumentei a iluminação, pode ser q resulte!! No entanto, para já, vou mesmo estudar a fertilização, para estabilizar o ecosistema, e depois logo penso em tapete...

 

Nuno, TPA's pá frente!! Lololol!

 

Obg,

 

Abraços!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.