beta muito doente


cajuzinho

Recommended Posts

boa noite pessoal, precisava de ajuda com alguma urgencia, eis o meu problema:

 

durante a ultima noite o meu beta (macho) ficou com as barbatanas na zona da cauda todas desfiadas parecendo q so sobrou aquela "tiras" q sustentam a cauda veludosa e que a fazem ficar aberta. Neste momento ele esta como se tivesse uns fios pendurados nele.

ele tb ficou com essa zona lombar mais clara como se tivesse com alguma infeçao naquela zona.

 

ja o separei dos outros peixes p nao correr o risco de outros ajudarem acabarem com ele e tb pra evitar o contacto direto entre peixes.

pra ser mais preciso ele esta dentro do msm aqua mas dentro de uma maternidade, ou seja a agua esta sempre a circular pelo aqua.

 

agora ao anoitecer reparei q um guppy esta com qq coisa esquesita na sua cauda o q penso q seja a msm doença mas como é um peixe muito mais pequeno q o beta e talvez por aida ser uma fase inicial da doença ainda nao se nota muito se a cauda esta desfiada ou nao.

 

precisava da vossa ajuda pra saber como posso resolver meu problema, nao tou com muita fé q o beta sobreviva esta noite, mas tendo em conta q tem um guppy com sintomas parecidos o problema tem de ser resolvido o mais rapido possivel.

 

 

caso precisem da descriçao do aqua:

120 litros, termostato 150w, filtro de 400L/h e 2 lampadas T5.

nao tenho a certeza dos valores q dei, mas sei q sao os adequados pro aqua e foram os q vieram em conjunto completo com o aqua.

é um aqua comunitario:

10 neons, 4 espadas, 6 zebras, 7 guppys , 2 noivas pequenas e 2 daqueles peixes chamados de "limpa fundos" q eu na sei o nome correto.

 

espero q me possam dizer alguma coisa com urgencia e caso queiram podem mandar diretamente pro meu email: fraga_cajo@hotmail.com

 

espero q me consigam ajudar o mais rapido possivel, devo salientar q nao tenho experiencia no que toca a medicaçoes mais "especializadas", o unico tratamento q costumo usar é aquele liquido azul q faz o tratamento mais "geral" dos fundos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionei-te o msn para falarms mlhor, isso da cauda parece-me algo de uma briga nao vejo e nenhuma especie que se atrevesse a uma briga com betta menos as noivas nao cnheço essa especie ...

 

As manchas na barriga so vendo fotos e que posso te tentar ajudar

Mais um apaixonado pelo mundo da aquarofilia !....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ola,

veja se enquadra em uma destas doenças

intoxicação Alimentar:

 

Sintomas: O peixe fica com o ventre estufado, escamas eriçadas.

Causa: Excesso de comida, que fica se deteriorando no fundo do aquário.

Tratamento: Limpe o aquário e suspenda a alimentação por um dia.

 

 

Ìctio (Doença dos pontos brancos):

 

Sintomas: È uma das doenças mais comuns em aquários, caracteriza-se por pequenos pontos brancos, o peixe fica todo salpicado de branco, o peixe permanece com as nadadeiras fechadas e fica parado no fundo do aquário, cada ponto é um parasita que se alimenta do sangue do peixe, até leva-lo a morte, se os parasitas atacarem suas guelrras, o peixe morre por asfixia.

Causa: È causada pelo parasita Ichthyophthirius multifilis, ocorre pricipalmente no inverno devido a queda bruscas de temperatura, o parasita em estágio evoluido se salta da pele do peixe e vai se reproduzir no fundo do aquário, saltando milhares de esporos que vão infestar os outros peixes.

Tratamento: A primeira atitude é separar o peixe no aquário hospital, , aumentar a temperatura para 30°C pois acima de 28°C o parasita morre quando abandona a pele do peixe e portanto não consegue se reproduzir, também pode usar sulfato de cobre, 1ml para cada litro de água, até a cura, mas fazendo-se trocas parciais de 3/4 da água diariamente, mas tome cuidado pois o sulfato de cobre é fatal para o labeo bicolor.

 

 

Nadadeira Roídas ou Apodrecidas:

 

Sintomas: As nadadeiras se desmancham e ficam esbranquiçadas.

Causa: Ocorre pricipalmente por ação de bactérias que se desenvolvem em pH ácido e temperatura baixa.

Tratamento: Antes de qualquer tratamento corrija a temperatura e o Ph. Em um aquário-hospital use o produto Labcon Bacter 1 cápsula para 25 litros a cada 3 dias á venda nas lojas especializadas em peixe.

 

 

O odinium(Veludo):

 

Sintomas: Perda de apetite, dificuldades respiratórias, os peixes ficam raspando-se no fundo e nas pedras, o peixe fica coberto por pontinhos, é muito parecido com o íctio, mas os pontinhos são menores e mais amarelados como se os peixes estivesse sujo com um pó amarelo.

Causa: È causado pelo parasita Oodinium ocelatum, seu ciclo de vida é igual ao do parasita causador do íctio.

Tratamento: Separe o peixe no aquário hospital, com temperatura acima de 28°C e dar banho de azul de metileno a 1%, 3 a 5ml para cada 5 litros de água durante três dias, o sulfato de cobre também é muito eficiente mais perigoso.

 

 

Àgua muito Àcida (Acidose):

 

Sintomas: nadadeiras fechadas, escama eriçadas, natação irregular, tremores e ele morre se não for corrido o Ph.

Causa: Significa baixa do pH da água para 5,5 ou menos. Esses limites são para peixes que exigem pH mais elevado, neutro ou alcalino.

Tratamento: Corrigir o pH, existem produtos em casas especializadas para peixes.

 

 

Àgua muito Alcalina (Alcalose):

 

Sintomas: Perda de brilho das escamas, respiração ofegante junto á superfície e pode haver perda de escamas.

Causa: Ocorre quando o pH da água vai para 8 a 9, pricipalmente quando ela é mole, muita planta e muita luz concorrem para o seu aparecimento.

Tratamento: Corrigir o pH e o problema desaparece, existem produtos em casa espécializada para peixes.

 

 

Tuberculose ou Barriga Seca:

 

Sintomas: O peixe fica magro, com o ventre retraido.

Causa: Pode ser causada por alimentação de má qualidade ou pouco variada.

Tratamento: O estado de debilidade do peixe torna-se a cura difícil, usar Labcon Bacter 1 capsula para 25 litros a cada 3 dias.

 

 

Podem usar produtos de outras marcas, SERA, TETRA, JBL, etc.

 

 

Aquário Hospital:

--------------------

È preferivel ter um aquário hospital que serve para separar peixes doentes, evitando que a doença se espalhe para os outros, facilita a administração de remédios, pois eles podem contaminar peixes saudáveis e alterar o equilíbrio da água do aquário original. Para isso um aquário de 20L é suficiente, com difusor, termóstato e termómetro, a temperatura deve ser mantida entre 28 e 30°C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Nadadeira Roídas ou Apodrecidas:

 

Sintomas: As nadadeiras se desmancham e ficam esbranquiçadas.

Causa: Ocorre pricipalmente por ação de bactérias que se desenvolvem em pH ácido e temperatura baixa.

Tratamento: Antes de qualquer tratamento corrija a temperatura e o Ph. Em um aquário-hospital use o produto Labcon Bacter 1 cápsula para 25 litros a cada 3 dias á venda nas lojas especializadas em peixe.

 

Esbranquiçadas? O meu betta começou a ficar com a barbatana anal a desfazer-se e a extremidade da barbatana estava sim, preta. A mim o que me disseram e li noutros locais é que após o tratamento anti-bacteriano (eu usei Furanol da JBL) que se se virem partes brancas é porque está a haver regeneração de tecidos...

 

Agora fiquei confuso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais