Semetes nenúfar


Recommended Posts

Deverás ter que germiná-las à parte e depois transplantar. Parece-me difícil de controlar o processo de germinação no laguito onde queres instalar as plantas.

 

Tens imagens do que compraste ou podes deixar algum link?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que terás comprado sementes de lotus e não de nenufar tipico? Sabes o nome da especie?

 

Quase todos os nenufares que se encontram em lago de jardim são hibridos estéreis: não se reproduzem por sementes.

 

No caso das sementes de lotus tens que fazer um pequeno buraco numa estremidade e depois colocas num recipente com 3 ou 4 cm de água. Quando aparecerem as folhas flutuantes vais aumentando semanalmente a altura da água.

 

 

 

Miguel

 

 

 

Comprei umas sementes de nenúfar no ebay, alguém sabe como se faz para germinarem? Semeiam-se directamente no local onde quero que fique o nenúfar, onde num recipiente á parte e depois transplanto?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos,

 

Nunca eclodi sementes de nenufar mas o que eu faria seria:

 

1- Usar um vaso de plantas, não furado, ou um tabuleiro.

 

2- Colocar 6 cm de terra para jardim molhada, inserir água e despejá-la depois para remover a matéria flutuante

 

3- Espalhar as sementes e colocar um pouco de terra molhada por cima, numa camada muito fina, com menos de 0.5 cm de espessura, apenas o suficiente para segurar as sementes.

 

3- Colocar 2 ou 3 cm de água, cuidadosamente, para não agitar a terra. O nivel de água pode ser mantido constante colocando uma garrafa de plástico voltada ao contrário e "afinando".

 

4- Colocar o vaso num local relativamente quente e com alguma luz, por exemplo, numa marquize.

 

5- Assim que asas plantinhas começarem a crescer convirá ir subindo o nivel da água. Quando as plantas tiverem uns 12 cm e várias folhas podem ser transplantas para vasos individuais, com terra para plantas e uma pequena camada de areão por cima. Enterrar apenas as raizes, de forma a que o caule fique pelo menos 1 cm a "flutuar" acima do areão.

 

 

Boa sorte,

 

 

Miguel

 

 

Recebi as sementes hoje, e devem ser mesmo de nenúfar, porque mais parecem sementes de salsa.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se as sementes são realmente pequenas não as deves enterrar. Pegas num vazo enches de terra húmida (não demasiado molhada), "remexes" a terra ligeiramente e espalhas as sementes por cima.

Não é a minha especialidade mas a minha irmã adora espécies exoticas e quando as sementes são muito pequenas ela faz usa este método.

Segundo ela não se deve colocar terra por cima porque a semente pode não conseguir germinar e a terra não pode estar muito molhada senão a semente apodrece.

 

Cumps

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu seguía as indicações do Miguel... creio ser a melhor forma de germinar e garantir a humidade necessária à planta.

 

Já agora, a julgar pela flor, parece tratar-se de Nymphea sulfurea.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já passou algum tempo e parece-me que germinou uma única semente, mas é algo tão pequenino, que não sei se dá alguma coisa.

Conclusão, comprar sementes de nenúfar não, talvez as de lótus como dizem, ei de comprar para exprimentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais