Videira verde


jmatos

Recommended Posts

Boas

 

Arranjei uma videira... já pesquisei no forum e arranjei 1000 post' s sobre o assunto.

Mas continuo com uma duvida... a videira estava viva ...logo verde por dentro.

Tenho que a secar 1º ? Ou basta seguir os passas descriminados nos post's?

A minha duvida é se estar de molho 5 dias o 'seca' / 'mata' ou se tenho de deixar ao sol.... se deixar ao sol antes do tratamento ou depois ?

 

 

Não massacrem com o procurar não custa... pois eu procurei :medieval_mace:

 

 

Um abraço

 

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Arranjei uma videira... já pesquisei no forum e arranjei 1000 post' s sobre o assunto.

Mas continuo com uma duvida... a videira estava viva ...logo verde por dentro.

Tenho que a secar 1º ? Ou basta seguir os passas descriminados nos post's?

A minha duvida é se estar de molho 5 dias o 'seca' / 'mata' ou se tenho de deixar ao sol.... se deixar ao sol antes do tratamento ou depois ?

 

 

Não massacrem com o procurar não custa... pois eu procurei :medieval_mace:

 

 

Um abraço

 

 

Jorge

 

 

Acho que devías ter procurado melhor :tapfoot:

 

Agora a sério. Penso que vais ter que a deixar secar ao sol. A pressa é a tua inimiga.

Mas espera pelas respostas dos "profissionais", pois eu não tenho nenhuma experiência nisso. Só mesmo umas luzinhas de natal :medieval_mace:

 

Cumps

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem que se deixar secar muito bem, eu uma vez o que fiz para acelerar o processo foi meter uma dentro do forno da cozinha..................LOL

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

olha eu tenho 3 estacas de videira neste momento, uma seca (de 0,50m) e duas "verdes" (uma de 1m e outra de 0,50m), e devido à sua dimensão, não as consigo nem secar no forno, nem "cozê-las" na panela...

 

então resolvi arriscar e colocá-las no aqua... a seca já estava de molho há quase 2 meses (para a afogar) e as verdes, estiveram de molho 2 ou 3 dias... depois de raspadas e limpas (c/maquina de alta pressão) coloquei-as no aqua... mas deu asneira. Ao fim de 2 dias as verdes, largaram uma especie de alga gelatinosa, que invadiu o aquario todo... fiz TPA's mas não resultou... estranhamente não afectou a fauna, mas o aqua ficou com um aspecto horroroso... parecia uma aqua fantasma.

 

neste momento, esta tudo de molho num recepiente enorme, em agua c/ cloro, lixivia e sal grosso... vai ficar assim uma semana... depois voltam de molho mais duas semanas em agua simples com mudas de 5 em 5 dias!!! No final, ou seja daqui a 3 semanas, voltam a ser limpas com a maq de alta pressão e aí experimento colocá-las de novo no aqua...

 

não sei, qual o resultado daqui a 3 semanas... mas fica o relato da experiência, para que não faças o mesmo que eu...

 

um abraço

 

Sportcv

Webraço para todos

 

Sportcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das regras para se usar a madeira dentro do aquário é estar bem seca caso contrário terá a tendência a apodrecer dentro do aquário.Pode-se meter num forno a sacar ou então ao sol ou caso não dê nenhuma dessas opções é escolher outra mas bem seca :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

e mesmo depois de bem secas ainda vao largar essa alga gelatinosa.

 

mas é inofensiva e desaparece com o tempo.

 

alguns peixes ate apreciam e as ampularias tambem

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu no meu aqua tenho uma videira com mais de 1m de comprimento. O tratamento que teve dado o tamanho, foi passarum verão ao sol, ter apanhado umas valentes camadas de geada... Posto esta fase, limpei-a toda (casca exterior) e mergulhei-a aos poucos em água bastante quente e com bastante sal. Repeti o processo várias vezes e terminei levando a cepa ao chuveiro onde lhe passei água bastante quente. Ao colocar no áqua o único problema que tive foi ter a cepa 15 dias a flutuar... Situação que resolvi amarrando umas pedras a alguns pontos mais escondidos para não se ver mt....

De referir que todo este processo me levou vários e largos meses......... ;):thumbdown2:

 

 

Cumps a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.