Shelter


tfncruz

Recommended Posts

Boa noite!

Comecei o tópico no forum "os primeiros passos na aquáriofilia de água doce" sobre o desenvolvimento do meu primeiro aquário. É um Ambiance 80 (80x40x50 - +/- 140lt por causa da Biobox).

("o meu futuro aquário").

No entanto decidi postar aqui as fotos para recolher feedback... como estou a iniciar ainda não conheço muitas plantas para poder compor um layout interessante.

Neste momento tem Sessifloras (principalmente para tapar o filtro), musgo de java (para a parte de cima do tronco) e Parvula para formar um tapete.

Em termos de luz tem 2x28W. Também já tem CO2 (caseiro) a funcionar.

 

O que acham?

 

esboço inicial:

img022.jpg

 

fotos actuais:

aqua8.jpg

 

aqua9.jpg

 

aqua10.jpg

 

aqua11.jpg

 

aqua12.jpg

 

Desde já muito obrigado por todas as opiniões, conselhos, comentários, sugestões, insultos, agressões, etc. :(

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

duas coisas

 

1º-acho que aproveitaste esse tronco mal...

tenta tirar mais partido dos troncos enrraizados, torna-os mais visiveis...

 

tipo deita o tronco...

 

2º- fónix, ganda desenho...

 

tu vai mas é para desenhador gráfico...

 

digo-te já, foi o plano para aqua num papel mais bem esboçado que já vi...

 

força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, finalmente começa-se a ver com alguma regularidade projectar a montagem de um aquário.

 

Aos poucos vai-se tornando um hábito contrariando o que se fazia em tempos que se resumia a montar o aquário e depois "logo se vê".

 

Pelo desenho e descrição das plantas parece que pretendes um plantado lowtech, o quanto a mim é o mais acertado tendo em conta o teu setup.

 

No entanto algo está mal!!! Lilaeopsis spec "Mauritius"? Foi o que me pareceu essa planta na parte traseira ao centro. Estou correcto? Se for de facto Lilaeopsis spec "Mauritius" está condenada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse tronco é lindo, e agora so falta estar coberto de verde ou de musgos ou de outras plantas que se agarrem

Só por causa disso é que perdi a cabeça e dei 50€ por ele :S

Sim, estou a pensar cobrir com musgo de java. Já lá tem um bocadinho... mas sinceramente não gosto muito. Ainda ando a pesquisar outras plantas para o cobrir que sejam diferentes... alguém tem ideias?!

 

duas coisas

 

1º-acho que aproveitaste esse tronco mal...

tenta tirar mais partido dos troncos enrraizados, torna-os mais visiveis...

 

tipo deita o tronco...

 

2º- fónix, ganda desenho...

 

tu vai mas é para desenhador gráfico...

 

digo-te já, foi o plano para aqua num papel mais bem esboçado que já vi...

 

força nisso

Bem... não és o primeiro a dizer isso. Já outros me disseram que deveria ter explorado hipoteses com o tronco deitado. Se calhar têm razão... mas eu gosto mesmo dele ao alto!

Em relação ao desenho.... muito obrigado! Foi mesmo um esboço rápido só para planear mais ou menos aquilo que pretendo fazer.

E sim... acertaste em cheio. Sou designer gráfico, webdesigner e também dou aulas :dance:

 

No entanto algo está mal!!! Lilaeopsis spec "Mauritius"? Foi o que me pareceu essa planta na parte traseira ao centro. Estou correcto? Se for de facto Lilaeopsis spec "Mauritius" está condenada.

Finalmente alguém a identificar aquela planta!! Vou explicar a história. Encomendei as plantas pela net e, quando recebi a encomenda, notei que vinha uma a mais... Até achei a planta interessante e coloquei-a ali sem saber que planta era. Tentei descobrir o seu nome e... nada.

Nunca foi minha intenção comprá-la! Tens toda a razão quando dizes que este aquário é low-tech :) E é claro que não tenho condições para esta planta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No local correcto já tens mais "aderência" . O projecto foi bem pensado e realizado mas aquela pedra difusora se fosse trocada por um difusor de CO2 ficaria bem melhor,embora ache que para já não precises do CO2.Mas isso sou eu que nada percebo de plantas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No local correcto já tens mais "aderência" . O projecto foi bem pensado e realizado mas aquela pedra difusora se fosse trocada por um difusor de CO2 ficaria bem melhor,embora ache que para já não precises do CO2.Mas isso sou eu que nada percebo de plantas ;)

 

Também não gosto muito daquela pedra... mais dia, menos dia, vai ser trocada :)

Já acrescentei mais duas plantas que já justificam mais o CO2... uma Alternanthera (depois vou pedir a vossa ajuda para identificar a espécie) e uma Echinodorus amazonicus.

Logo já coloco aqui umas fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

actualização:

aqua13.jpg

 

Aqui está o estado actual do meu aquário com as duas plantas que vos falei... eu sei, eu sei... a água. Ando a ver se resolvo isso o mais rápido possível :|

 

edit: Alguém sabe como é que mudo o nome do tópico? Já tenho nome para o aquário...

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está melhor :)

 

OFF-TOPIC: Para mudar o nome do tópico, fazes edit completo ao 1º Post e mudas o titulo :)

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aqua está bom e foi bem pensado, no entanto eu dava um toque no tronco.

 

A meu ver ficaria melhor inclinado na diagonal do fundo direito para a esquerda, virado um pouco para a frente.

Terias sempre de enterrar um pouco mais a base e colocar mais areia no canto.

 

Fauna já pensaste no que vais colocar?

 

Boa sorte com o aquário

Malibu

pc070082.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bastante agradável ;)

Em relação ao tronco, também penso que podias tirar melhor proveito dele. Mas se é assim que gostas, é assim que deve de ficar ;)

 

Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu gosto do tronco assim mas admito que se calhar, rodanto um pouco para não ficar tanto de perfil, ficaria melhor... mas também não quero estar a mexer muito. Da última vez que fiz isso, o substrato fértil libertou-se um bocado para a água e depois tive que andar a fazer TPAs até a água deixar de estar vermelha :S

 

Em relação à fauna... para já estou a pensar no seguinte:

- Otocinclus e Corydoras (limpeza)

- Um cardume de tetras "nariz de bêbado"

- Barbos tigre

- Um casal de Kribensis

- (Também gostava de um casal de ramirezis)

- e por fim Platies ou Guppies (ando indeciso...)

 

Aceitam-se sugestões... :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Tiago, esse estudo em papel está qualquer coisa!!! Parabéns!

 

Quanto ao aquário, Gostei bastante da evolução que ele teve! Está mesmo muito agradável.

Não gosto de uma coisa. O areão. E as pedras são o quê? podias arranjar lago maior! que desse mais proporcionalidade/simetria ao aquário!

 

E quanto à fauna... Bem, barbos tigre e gupies... hum... não aconselho!

 

Já agora, e falo por experiência própria, tem atenção às necessidades ao nivel do PH quando escolheres os peixes.

 

Boa sorte para o aqua!

 

Vai psotando as actulizações!

 

Cump,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a gostar do aqua eheh ^^ , esse tronco tá muito louco :medieval_mace:

Não gostas de ver o tronco com umas anubias? acho que ficavam bem fixes ou umas bolbitis, fetos.. esse tipo de plantas para prender a troncos ;)

 

Uma coisa que reparei , essa parvula não cresce? :snipersmile: eu tenho acicularis, que muito parecida e cresce que se farta xD

talvez seja pelo teu substrato tem o grão um pouco grande. não sei digo eu :P

 

Abraço e boa sorte ^^

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gosto de uma coisa. O areão. E as pedras são o quê? podias arranjar lago maior! que desse mais proporcionalidade/simetria ao aquário!

Pois... se fosse hoje tinha utilizado outro areão... Na altura a carteira só deu para aquele. Mas mesmo assim estou contente com ele ;)

As pedras fui buscá-las ao rio e são "louza" comum e uma de granito. Escolhi-as propositadamente para ter um ar mais natural e selvagem. Também gosto da expressão da textura que elas têm.

Em termos de proporções, a ideia foi criar equilíbrio sem utilizar elementos exactamente com o mesmo volume. O tronco, ao estar inclinado para o interior do aquário, e as pedras compostas em triângulo, vão sugerir um outro triângulo central formado pelos dois elementos... (não sei se perceberam...)

 

E quanto à fauna... Bem, barbos tigre e gupies... hum... não aconselho!

A relação entre Barbos tigre e Guppies vai depender da forma como são colocados os Barbos e do aquário. Os problemas dos Barbos atacarem (ou implicarem) com os Guppies evitam-se se forem colocados 5 ou mais Barbos e se o aquário tiver muita vegetação. Foi isto que eu li quando andei a pesquisar... por isso corrijam-me se estiver errado.

 

Tou a gostar do aqua eheh ^^ , esse tronco tá muito louco

Não gostas de ver o tronco com umas anubias? acho que ficavam bem fixes ou umas bolbitis, fetos.. esse tipo de plantas para prender a troncos

Ele vai ser trabalhado de alguma forma... ainda não sei muito bem como. Para já gostava de cobrir o topo (não os ramos) com musgo de java... e coloquei lá uma anubia nana. Sinceramente ainda não sei se gosto muito de a ver ali...

 

Uma coisa que reparei , essa parvula não cresce? eu tenho acicularis, que muito parecida e cresce que se farta xD

talvez seja pelo teu substrato tem o grão um pouco grande. não sei digo eu

Pois, já reparei na tua acicularis! Quem me dera que a minha ficasse assim :( Também tenho dado umas aparadelas nas pontas... li algures que é bom para a planta crescer mais rápido e com mais força... será? O meu substrato tem o grão normal (2 a 3 mm)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Depois de algumas batalhas com o layout, aqui ficam as últimas fotos do aquário e dos seus habitantes... foram tiradas um pouco à pressa... :S para a próxima vou ser mais paciente.

 

Também gostava que me dessem uma opinião... não gosto do lado esquerdo do aquário. E o problema é que não consigo colocar lá plantas altas... :shocked028:

A saída do filtro aponta para lá... ou seja, quaisquer plantas altas que eu coloque naquele sítio não ficam quietas e entrelaçam-se umas nas outras por causa da corrente! Sugestões?

 

Aqui ficam as fotos:

aqua26.jpg

 

aqua27.jpg

 

aqua28.jpg

 

aqua29.jpg

 

aqua30.jpg

 

aqua31.jpg

 

aqua32.jpg

 

Comentem à vontade! :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a gostar do aqua eheh ^^ , esse tronco tá muito louco :blush:

Não gostas de ver o tronco com umas anubias? acho que ficavam bem fixes ou umas bolbitis, fetos.. esse tipo de plantas para prender a troncos :laugh:

 

Uma coisa que reparei , essa parvula não cresce? :) eu tenho acicularis, que muito parecida e cresce que se farta xD

talvez seja pelo teu substrato tem o grão um pouco grande. não sei digo eu :)

 

Abraço e boa sorte ^^

 

 

ola

acho tudo muito bonito, mas quando li o tipo de pedras toma atenção ou pesquisa é que a lousa pode libertar ferro a mais e os peixinhos não gostarem digo isso porque tinha lousa no meu e fui obrigada a retirar tudo os peixinhos foram direitinhos para o céu :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, está muito bonito!

 

Gosto imenso do tronco (também pagaste bem por ele, bolas)

 

O lado esquerdo está de facto um pouco despido.

Eu gosto muito de ver algumas plantas, tipo valisnerias, com as folhas compridas e finas a "voar" com a corrente, penso que não é impedimento ter aí a saída do filtro, mas é uma questão de gosto...

 

Talvez tenhas aí uns peixes com ph um pouco diferente...

 

Barbos com gupis depende dos barbos...

Tigres não aconselho mesmo, são uns malucos, sempre a correr, num frenezim para comer, acho que te iam matar os gupis de stress, se não mesmo à dentada

Eu tive um aquário só para tigres.

 

Se gostas de barbos, tenta uns cherry, são lindos e muito pacíficos.

 

O gupys são lindos, mas vai ser um fartote de filharada!

 

Se pretenderes trocar o areão, que de facto me parece muito grande, tenta tirar um pouco devagarinho com uma escumadeira e depois pôr o novo por cima, bem lavado, com a escumadeira ou com uma peneira, para levantar o menos poeira possível. Eu já fiz isso e não me dei mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

acho tudo muito bonito, mas quando li o tipo de pedras toma atenção ou pesquisa é que a lousa pode libertar ferro a mais e os peixinhos não gostarem digo isso porque tinha lousa no meu e fui obrigada a retirar tudo os peixinhos foram direitinhos para o céu

Agora deixaste-me preocupado! Já andava a pensar trocar aquelas pedras... na altura coloquei-as ali porque não queria andar a gastar dinheiro. Mas agora vou trocar de certeza. Obrigado pelo aviso!

Em relação aos peixes, para já ainda não morreu ninguém... :D

 

Gosto imenso do tronco (também pagaste bem por ele, bolas)

Sim... mas não vamos falar disso... :(

As valisnerias são uma boa opção! Mas gostava de ter a certeza que não vai acontecer o mesmo que aconteceu com a foxtail e com a sessiflora...

Os barbos tigre são demais! Gosto mesmo deles. Mas já começo a colocar de lado a ideia. Pelos vistos, mesmo colocando 5, o risco de "trincarem" os outros continua a ser grande :D é pena...

 

Se pretenderes trocar o areão, que de facto me parece muito grande, tenta tirar um pouco devagarinho com uma escumadeira e depois pôr o novo por cima, bem lavado, com a escumadeira ou com uma peneira, para levantar o menos poeira possível. Eu já fiz isso e não me dei mal.

Pois... mas aqui não posso fazer isso. Tenho substrato fértil por baixo... se mexo, lá vai tudo para a água. Ando a considerar a hipótese (já que vou trocar de pedras) de colocar uma camada de um outro por cima desta... acham que há problema?!

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.