Iniciação aquarofilia peixes de água quente


ortiz

Recommended Posts

Sempre estive tentado a experimentar aquarofilia, mas parece que não comecei da melhor forma;

Comprei um telescópio e um orando num aquário de 15L, com filtro mais uma planta; fazia TPA +/-25% do volume total da água regularmente 2-3 vezes por semana; ao final de uma semana mudei tudo para um aquário maior de 30L, levando parte da água do aquário inicial devido ao equilíbrio bacteriológico. Após 4 dias o orando apareceu com bolhas brancas no corpo mas mantinha-se ainda bastante energético; após dois dias a água começou a ter um cheiro fétido e o telescópico estava cheio de um tipo de gelatina no corpo e barbatanas com a barbatana dorsal caída. Fui aconselhado a colocar um remédio na água fazer trocas de água diárias de 50% e colocar uma colher de sal grosso na água; após 1 dia o telescópico morreu e no dia seguinte o orando; O meu filho sofreu bastante com a perda.

 

Após esta má experiência, não percebo o que fiz de mal, gostava ainda de continuar a dedicar-me à aquarofilia, mas se é assim tão fácil de perder peixes não quero sujeitar o meu filho a stresses constantes.

 

Adoptei pelos peixes de água fria porque me disseram que resistiam mais e afinal....

 

Pergunto ao forum, poderei aventurar-me nos de água quente e em quais? não correndo o risco de vir a passar pelo mesmo?

 

Dentro das espécies para água quente, tubarões bala serão indicados para um aquário de 30L e escalares ou discus ?

 

Obrigado pela vossa atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e bem vindo

 

é muito comum dizerem que os peixes de agua fria são mais resistentes que os de agua quente, todos os peixes são resistentes se lhes der-mos as devidas condições para viverem e não sobreviverem.

com um aquario de 30L e com a experiencia que tens nem penses em escalares tubarões ou discus, tudo peixes de médio porte e requerem aquarios com uma litragem elevada.

começa com especies pequenas e de manutenção mais facil.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sequer penses em meter discus nesse aqua morriam passado 2 dias eu já pratico aquariofilia á 7 meses o que é 7 meses a ler e fazer exprimentar ler e nem sequer me atrevo a tentar ter um discu nem cabia nesse aqua os escalares são mais faceis de ter mas tambem não aconselho nesse aqua tal como os tubarões.

Primeiro lê muito sobre aquariofilia depois mete uns guppys uns danios zebra ou espadas e platys, mas não exageres a regra é 1cm de peixe quando adulto para um litro de agua !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá andam vocês com a teoria do 1cm para 1L em adulto.Digam-me como cabia o meu pleco de 30cm em 30L de água?

isto para teres uma noção geral de como começar.Após isso terás que saber o pH da tua água para poderes pensar nos peixes que se adaptem a esse pH e claro ao tamanho do teu aquário mas em 30L será sempre complicado,mas não impossível.Para começar um aquário de 60 ou 100L era mais fácil de estabilizar,um de 300L ainda melhor mas se fores optar por esse é uma questão de ires controlando a amónia e nitritos e consoante isso vais fazendo TPA's mais ou menos regulares.

Alguma dúvida pergunta que tentamos ajudar o melhor que soubermos mas acima de tudo lê muito por cá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda á dias que tinha um aquário de 60L e já tinha uns 15 peixes dizia que lhe sobrava uns cm para os peixes.Mas prontos cada cabeça sua sentença.Acho uma má "regra".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas dicas.

Estou decidido a colocar uns 6 guppies no aquário, procedendo da sequinte forma:

1) usar um termostato de 30W (1W/L) para manter a água a 25º;

2) verificar o pH da água, se não estiver dentro dos limites o que faço?

3) testar a amónia e os nitratos durante o ciclo de agua

4) qual a marca e/ou kit de testes mais econõmico? é aconselhável? quais os valores € aceitáveis, procrei no jumbo e não encontrei

5) faço o ciclo da água apenas com a água+ planta até controloar o nível de amóia?

ou devo utilizar comida de flocos para fazer o ciclo?

ou introduzo apenas um guppy?

6) em relação ao substrato posso utilizar areia da praia desde que fervida? e pedras/conchas também ou tenho de tomar algum cuidado em especial?

7) a planta que tinha para água fria será indicada para água quente? que espécies de plantas recomendam?

 

Cumprimentos,

Ortiz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estive na avipeixe e disseram-me que poderia utilizar um produto na água que eles vendem com bactérias para fazer o ciclo? Valerá a pena?

 

Não há incoveniente de utilizar um termostato de maior potência? presumo que desde que se mantenha a temperatura ideal funcione ou há outro detalhe que importe? qual o valor aceitável para um termosestato

 

Quanto à reprodução dos guppies, se não for muito difícil até gostaria para que o meu filho assistisse, ou há outro tipo de incovenientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Completa ai o perfil que até podes ser meu vizinho,aliado á parte que é obrigatório no foram.

O tal produto que te disseram é para acelerar o ciclo e não é o ciclo feito.Podes acelerar o ciclo ou então meter flocos,ainda há quem meta um ancistru para acelerar o ciclo mas eu prefiro fazer sem peixes.A areia da praia mesmo fervida vai-se subir o pH e em principio irá ficar demasiado para os guppies.Eles gostam de pH a 7.5 caso esteja baixo podes sempre meter umas pedras calcárias ou cochas dentro do filtro ou escondidas no aquário que isso irá fazer-te subir o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podes meter areia da praia porque faz disparar o ph da água nem mesmo fervido nem nada disso mas podes meter areão de rio!!!

 

Já que falamos na areia da praia, eu devo dizer que começo a achar que isto é um boato

 

eu tenho areão da praia com granulometria maior que 2 mm; este aquário está assim à q quase 1 ano e o pH nunca subiu acima dos 7,5 ou 7,6; aliás, o pH até tem tido tendência para descer (a única coisa que eu tenho que fizesse descer o pH é turfa no substrato; n tenho troncos nem injecção de CO2)

 

e mesmo que subisse o pH, se não passar dos 8, estaria muito bom para algumas espécies

 

alguém me explica a razão de abominar tanto a areia da praia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Ortiz - - acho que não existe termoestactos de 30w, terá de ser 25w ou 50w.

Não faz mal ter uma potencia superior porque quando chega a determinada terperatura e termoestacto desliga-se.

 

Há praias e praias.

 

Eu tenho areia da praia com 1cm ou 0,5cm (não é milimetros). O ph mantem-se nos 7,4 ou 7,5.

 

O problema da areia da praia pode estár escondido. Pois esta pode conter bacterias que não são retiradas com a fervura do areão.

O mesmo acontece com a areia do Rio.

A diferença está na granulometria.

 

Não se deve montar uma areia muito pequena, porque depois é chupada pelo filtro.

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.