Fosfatos a 2.0...


Recommended Posts

Boas, morreram dois otos no meu aqua e estranhei porque já estavam á bastante tempo nesse aquário e foram duas mortes seguidas. Fui medir os nitratos e zero, medi os fosfatos e tenho 2.0, poderá ter sido essa a causa da morte? Tenho algumas plantas com falta de nutrientes (já tratei desse problema), e existem algumas folhas em decomposição na água, será esse o motivo que fez subir o nível dos fosfatos? Também limpei o filtro que estava um pouco sujo. Para além duma tpa de 40% que vou fazer amanhã, existe mais alguma coisa que possa baixar os fosfatos?

Obrigado.

 

Vitor Amaro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho a certeza absoluta, o que pode ter acontecido; foi eu não ter tido a certeza em relação á cor com que o teste dos fosfatos ficou e ter-me enganado a ler o resultado. Em ralação aos nitratos tenho a certeza que estavam a zero. Os testes são da API, e nunca tive problemas com eles. Mas realmente é estranho existirem fosfatos e o teste dos nitratos dar zero, geralmente quando um está presente o outro também, certo?

Mas para além disso não morreu mais nenhum peixe, pode ter sido coincidencia e terem morrido de velhice ao mesmo tempo. Também não sei qual a esperança de vida de um oto, mas já tenho estes á 7 meses, e já vinham grandes...

Mas vou fazer a tpa e depois faço novamente os testes de nitratos e fosfatos.

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal, estava convencido que não tinha morrido mais nenhum, mas fui agora alimentá-los e tenho mais um oto e um pleco mortos?! Mas os outros parecem-me bem, tenho escalares, neons, e guppys nesse aqua e parecem-me todos bem.

Será que me enganei a ver os nitratos, se assim for qual a melhor maneira de solucionar esse problema?

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu uso água da torneira acondicionada para cloro e metais pesados, que tem um teor habitual de 1.25 de fosfatos, sem qualquer problema para os peixes.

 

Os parâmetros mais críticos são a Amónia, Nitritos e Nitratos.

 

Recentemente houve alguma alteração em termos de manutenção? Para as plantas adicionaste algum produto?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não houve nenhuma alteração dos procedimentos habituais, excepto a colocação de pastilhas de ferro junto ás raizes das plantas, mas já tinham morrido 2 otos antes de eu fazer isso?!

Amónia e nitritos, não tenho testes para ver o nível desses dois parametros; mas fazendo tpas regulares como eu faço não deverei ter problemas a esse nível, digo eu...

Mas se esses parametros estivessem num nivel alto os peixes morriam todos seguidos, certo?

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Também limpei o filtro que estava um pouco sujo. ...

 

Reparei agora nesse pormenor... A filtragem biológica está nesse filtro? Se por exemplo as matérias filtrantes com as bactérias desnitrificantes tiverem sido lavadas com água da torneira (cloro), poderá ter reduzido / eliminado essas bactérias e ter havido um pico de amónia / nitritos...

 

Normalmente quando há picos de amónia, nitritos e nitratos, podem ir morrendo um ou outro peixe e entretanto o equilíbrio restabelecer-se e a maioria dos peixes safar-se...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.