A nova casa do Oscar


fkessler

Recommended Posts

Boas,

 

precisei de arranjar uma nova casa para o meu oscar, pois ele quando veio para cá era mesmo pequeno e agora tem mais de 15cm.

 

Assim o cubo que mandei fazer estava cá para montar. Cá vão as fotos e setup:

 

Aquario 50x50x50 = aprox 125L

Substrato: Areia de Silica

Filtragem: Eheim 2211

Iluminação: Calha 2x30w

Aquecimento: Jagger 200w

Tronco XL

Anúbias para enraizar no tronco

 

1Oscar

1Pleco

 

ele tem por volta dos 7-8cms ja anda agarrado ao tronco.

 

Aprovei-to para deixar umas fotos do aquario.

 

 

 

A Montagem:

aquario3.jpg

 

aquario4.jpg

 

 

Já Montado e com os animais

aquario1.jpg

 

aquario5.jpg

 

O Pleco

aquario6.jpg

 

Não está muito cheio pois daqui a 2 semanas chega 1 novo inquilino, uma motoro Bébé.

(aproveito para dizer, e não escandalizar ninguem, que o filtro e +50% da água vieram do outro aquario pelo que o Filtro já estava ciclado)

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não concordo com o setup.Cubo de 50 parece-me curto, assim como a filtragem pouca.Para um oscar já é pouco, então para uma raia ainda pior.As raias andam junto ao substrato e são granditas.Vai ficar apertada, assim como o oscar que não tem espaço para se "esticar".Nesses dois peixes, um aquario em forma de cubo, ainda por cima 50x50x50 não é de todo o ideal....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não concordo com o setup.Cubo de 50 parece-me curto, assim como a filtragem pouca.Para um oscar já é pouco, então para uma raia ainda pior.As raias andam junto ao substrato e são granditas.Vai ficar apertada, assim como o oscar que não tem espaço para se "esticar".Nesses dois peixes, um aquario em forma de cubo, ainda por cima 50x50x50 não é de todo o ideal....

 

o amigo Varez disse tudo!!

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Oscar é pequeno, tem cerca de 12-15cm, tal como a raia, e ambos têm bastante espaço para já, mais tarde a raia irá para um novo aquário que estou a preparar.

 

A raia como referi é bébé ou seja muito pequena o que permite que ela esteja bem com um aquário com estas dimensões.

 

O facto de juntar uma raia e um oscar, não me parece nada de mais, pois basta procurar um pouco no google e no youtube e encontramos muitos aquarios com raias e oscars.

 

A questão da filtragem por enquanto garante a filtragem para o oscar e para o pleco, mas claro que sei que deverá ser superior, a ideia será passar para um 2215, que julgo ser suficiente.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais tarde a raia irá para um novo aquário que estou a preparar.

 

Aproveita e dá boleia ao oscar.Um aquário grande para os dois parece-me uma óptima solução.....Boa sorte...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se comparar a litragem para um oscar adulto de 25-30cm com a aquário que tenho agora para um oscar de 12 cm parece me proporcional, ou seja muitos dizem que em 300L podemos ter 2 oscares, ou seja cerca de 150L por cada ora neste caso temos cerca de 100-110L para um com 1/3 do tamanho de adulto.

 

Se formos pela regra de 5L /cm de peixe adulto temos cerca de 150L para um peixe de 30cm. Mais uma vez parece-me aceitável. E por observação ele tem bastante espaço para nadar.

 

Como é obvio não pretendo manter o oscar para sempre neste cubo, mas julgo que estamos a falar de um espaço de cerca de 4x o comprimento do oscar por lado, o que ainda dá para ele crescer mais.

 

 

Quanto à raia ela terá este aquário para se ambientar e crescer um pouco até que o novo aquário mais apropriado para ela esteja pronto.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se comparar a litragem para um oscar adulto de 25-30cm com a aquário que tenho agora para um oscar de 12 cm parece me proporcional, ou seja muitos dizem que em 300L podemos ter 2 oscares, ou seja cerca de 150L por cada ora neste caso temos cerca de 100-110L para um com 1/3 do tamanho de adulto.

 

Se formos pela regra de 5L /cm de peixe adulto temos cerca de 150L para um peixe de 30cm. Mais uma vez parece-me aceitável. E por observação ele tem bastante espaço para nadar.

 

Como é obvio não pretendo manter o oscar para sempre neste cubo, mas julgo que estamos a falar de um espaço de cerca de 4x o comprimento do oscar por lado, o que ainda dá para ele crescer mais.

 

 

Quanto à raia ela terá este aquário para se ambientar e crescer um pouco até que o novo aquário mais apropriado para ela esteja pronto.

Boas!

 

O caso aqui nao e a litragem mas sim o espaço que proporcionas ao teu oscar para nadar. O cubo que tens neste momento ate pode ter a litragem minima requerida para um oscar com essas dimensoes mas em termos de espaço para nadar nao de todo o melhor. Penso que o aquario mais apropriado para o oscar seja um que tenha mais em comprimento do que em largura e altura, mas claro e uma opiniao.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho observado do oscar, pelo menos do meu, ele gosta de andar por todo o lado, passar no meio do tronco e andar sempre entre o fundo e a superfície, quando decidi pelo cubo, foi por permitir em termos de área algo mais que não seja comprido e depois estreito assim e estando limitado a um aquario nunca superior a 150L optei por este formato, até porque julgo que no caso do oscar a altura importa pois ele gosta de vir à superifiecie mas tb gosta de abrir buracos no fundo. E se formos ver com 12-15 uma largura de 40cm de aquario julgo ser demasiado curta.

 

Sinceramente e pela observação que tenho feito, ele não passa a vida a ir só de um lado ao outro do aquário assim e claro não sendo um aquário com 1metro e tal ele anda por todo o lado.

 

O Único ponto que pretendo assim que possível mudar é o Filtro por algo maior. Independemente do facto de que continuo a fazer os TPAs semanais em todos os aquários e a limpar os fundos, pois plecos e oscars... meu Deus sujam e não é pouco.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ele agora é pequeno mas sabes que o oscar pode ter ate 30 cm, daquia um ano vais ter de o por num aqua beeem maior, por agora chega mas vai ficar bem apertadinho eu tenho 2 num aqua de 50 litro ainda pequenos e ja me custa pois ja vao pa um grande daqui a 2 meses quanto mais esse num cubo pequeno. cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.