Escolha entre ADA aquasoil e Seachem Flourite


pedrioo

Recommended Posts

Viva,

 

Estava a pensar comprar novo substrato apenas com o objectivo de dar melhores condições às plantas, correr menos riscos nas fertilizações liquidas e não ter as plantas tão dependentes das fertilização liquida durante as férias.

 

Dizem bem dos substratos da ADA e da seachem...são os que tenho em mente. Só não percebo é se o aquasoil só por si é suficiente e comparável com o flourite da sachem, ou se teria que adicionar algo mais do género powersand por baixo do aquasoil?

 

combinaçoes possíveis do fundo para cima:

 

1 turfa; jbl aquabasis; aquasoil

 

2 turfa; jbl aquabasis; flourite

 

3 turfa; powersand; aquasoil

 

4 turfa; powersand; flourite

 

5 turfa; bolas npk; aquasoil

 

6 turfa; bolas npk; flourite

 

7 turfa; aquasoil

 

8 turfa; flourite

 

O que acham? qual destas devia colocar?têm alguma outra sugestão?

 

estou meio baralhado... estou mais inclinado para a 7ª combinação... porque tenho ideia de o aquasoil ter a mesma função de o flourite...ou será que os substratos da ada só têm efeito maioritariamente devido à powersand?

 

Obrigado cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquasoil não serve como substrato fértil.. Substratos dedicados da Seachem nunca usei logo não me posso pronunciar..

 

Para mim, apostava no PowerSand Special+Aquasoil ou PowerSand Special+Akadama.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não uses turfa :o

Isso é meio caminho andado para teres uma sopa de algas... se quando um substrato fértil passa para a coluna de água já é um desastre no que toca ao aparecimento de algas, imagina o efeito quando uma turfa rica em NPK liberta todos os seus nutrientes para a coluna de água!

ADA aquasoil é muito bom! As plantas obtêm um excelente enraizamento.

Pelo que li os da seachem não permitem tão facilmente esse enraizamento e é algo difícil de plantar neles. E se fizeres bem as contas, são mais caros que os da ADA.

No entanto nenhum deles tem todos os nutrientes para as plantas por si só. É conveniente usar um substrato fértil propriamente dito (powersand como sugeriu o Miguel, ou um mais barato, como esse da JBL, um da tropica ou o sera floradepot que eu já testei com bons resultados), ou fertilizar na coluna de água com todos os nutrientes. Idealmente fertiliza-se na coluna de água e deixa-se o substrato ter também o seu papel no enrraizamento e na absorção radicular de nutrientes.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito Obrigado pelas respostas.

 

O power Sand é muito caro :s...25€ por 2l :S... o jbl tb não encontro em muitos sítios mas julgo que será na ordem dos 10€ deve ser bom..embora não tão bom quanto o power sand.. mas também não preciso ter tudo do melhor... vou fertilizar em liquido também com micros, ferro magnésio e potássio como tenho feito... mas possivelmente em menores quantidades. A turfa que iria por é própria para aquários mais precisamente para colocar no filtro por isso esta não terá um grande efeito sobre as algas principalmente se estiver coberta... mas como tenho li no post de substratos do André Silvestre que a turfa "contém, micronutrientes e macronutrientes e converte elementos como o Fe sob a forma usada pelas plantas, devido ao seu poder acidificante" e também o substrato da tropica tem turfa... pensei que fosse bom tê-la no fundo... .... mas se o aquasoil já por si fizer...talvez escuse mesmo meter a turfa...

 

a flourite tenho lido que suja muito a água e que o aquasoil tem efeitos mais evidentes...no entanto já li que o aquasoi pode-se desfazer...

 

encontro a cerca de 35€ 9l aquasoi (3.9€/l) e 25€ 7l flourite (3.5€/l)... mas 7l (flourite) só fica-me uma camada de cerca de 4cm e com 9l (AS) fica 5,2 cm... o que não é uma enorme diferença mas é um ponto positivo para a ADA

 

Enfim... acho que já me estou a convencer pelo ADA... mas só se for mesmo fértil tal como flourite...(????)

 

com ou sem turfa..com ou sem jbl aquabasis... não sei... estava a contar com a orientação da boa malta que por cá anda...(????)

 

 

Muito Obrigado

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te disse, o aquasoil não serve como substrato fértil.

 

Mais vale apostar num bom substrato fértil e optar por um substrato mais barato para cobrir do que gastar pipa de massa em substrato para cobrir e comprar "areia" como fértil.

 

Se o problema é o dinheiro, porque não optas por comprar o POWERSAND e cobrir com Akadama?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já te disse, o aquasoil não serve como substrato fértil.

 

Mais vale apostar num bom substrato fértil e optar por um substrato mais barato para cobrir do que gastar pipa de massa em substrato para cobrir e comprar "areia" como fértil.

 

Se o problema é o dinheiro, porque não optas por comprar o POWERSAND e cobrir com Akadama?

 

 

Cumps

 

Viva,

 

Também tenho uma dúvida em relação ao susbtrato.

 

Tenho Substrato da Tropica (penso que é fértil).

 

Como o devo colocar?

- no fundo do aquário, e por cima dele um areão do rio, para este não se degradar tão rapidamente?

- Ou como já foi aqui sugerido poderia por acima dele Akadama?

- e que dizem de misturar Tropica com Akadama, e por cima dessa composição areão do rio

 

Outra dúvida, o Akadama é uma argila, que penso que deverá desfazer-se com o tempo. Não será esta uma solução um pouco suja para o aqua? A malta dos bonsais estranha o uso da Akadama nos aquas, pois dizem que esta nos vasos degrada-se.

 

Por favor opiniem, a ver se me livro destas dúvidas.

 

Obrigado

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O da tropica podes usar com areão ou com akadama por cima. É uma questão de gosto de acabamento, mas supostamente o akadama só por si é rico em micronutrientes por isso para podes ser um pequeno extra reservatorio de nutrientes para as plantas.... mas eu diria que não é necessário se usares o tropica plant substrate. Este é composto por uma argila misturada com turfa que não pode ser exposto à coluna de água se não espalha-se todo pela mesma e traz-te problemas.

 

Penso que é uma boa e barata opção... tens sempre que pagar pelo akadama ou areão... o que acaba por ficar caro na mesma lol...ponderei esse hipótese...e ia ter que gastar uns 35€ no substrato fertil + akadama... por isso prefiro escolher um substrato tipo flourite ou aquasoil que só por si são compáraveis com o substrato da tropica.

 

Bem.. pelo que tive a ler.... o aquasoil retém muitos nutrientes que não se soltam na água mas são facilmente acessíveis às plantas tendo muito gente tido bons resultados com este substrato. A adição de um substrato fértil extra do tipo powersand ou aquabasis acaba por ser consumido rapidamente e não traz vantagem nenhuma quando se faz fertilização líquida.... vejam aqui. Fonte muito credível.

 

A minha opção final é mesmo usar ADA aquasoil africana normal 9l... agora com ou sem turfa..não sei... continuo a aguardar as vossas opiniões... sei que este substrato já traz alguma turfa... mas não traz muita tanta matéria orgânica como o amazonia... será que adicionar turfa no fundo traz alguma vantagem? ou só serve para me fazer porcaria quando quiser tirar as plantas?

 

Obrigado a todos pelas vossas respostas :shock:

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A minha escolha foi aplicar apenas o ADA aquasoil Africana... a turfa dispensa-se porque já está presente no próprio substrato da ADA e cria-me o risco de soltar muitos nutrientes para a agua se mexer muito no substrato (no caso de ser turfa com fertilizante). A turfa da jbl para filtragem, acho que não traz grande vantagem uma vez que penso que apenas iria acidificar o substrato... o qual já por si tem essa capacidade.

 

Para já gosto muito do aspecto... é suave e de uma granulometria muito agradável à vista e certamente também às plantas. Estou convencidíssimo (pelo que li no barrreport) que é substrato fértil (embora inerte...penso que inerte queira dizer apenas que não liberta os nutrientes na água) e que é dos melhores se não o melhor substrato que existe para plantas.. não cria poeira...supostamente clarifica a água... e tem macro e micro ingredientes.. e provavelmente alguns "segredos" da ADA como o pernac.... com apenas uma matéria tenho o aspecto e nutrientes sem ter o risco de soltar nutrientes na água podendo replantar à vontade...

 

sai caro... mas meter uma camada de um substrato fértil mais akadama por cima... não fica muito mais barato não... principalmente para tanques abaixo dos 60l.

 

A outra alternativa era o flourite, mas não gostei muito do aspecto e tamanho dos granulos... penso que não seja muito mais barato que o ADA AS, não é tão eficiente, e suja imenso o aquário.

 

Também já li que o AS fica em papa... espero que não :S

 

Enfim... são as minhas conclusões após alguma ligeira pesquisa...espero que seja útil para quem procure colocar um substrato fértil.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá

 

O aquasoil não serve como substrato fértil..

 

Miguel, estão diz-me o que é o aquasoil?

 

provavelmente alguns "segredos" da ADA como o pernac

 

Aquasoil nao tem na sua composição penac.

 

Também já li que o AS fica em papa... espero que não :S

 

Conheço aquários em que o aquasoil já lá mora á 3 anos sem ficar em papa, para isso basta que em cada muda de layout se aspire o aquasoil para tirar o "pó" ou granulos que ficaram desfeitos pelas raizes e adicionar mais um pouco no caso de diminuir muito o seu volume.

 

Cumprimentos, Luis.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, estão diz-me o que é o aquasoil?

 

 

Um substrato com "poderes mágicos" que purifica a água, facilita o enraizamento das plantas e que tem alguns nutrientes mas que não são suficientes para o desenvolvimento das plantas?

 

Pela tua pergunta irónica, posso concluir que dizes que o Aquasoil serve como substrato fértil. Então se assim é, porque raio inventou a ADA o substrato fértil dedicado, neste caso o PowerSand?

 

 

Cumps

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Poderes mágicos? LOL

 

Aqua soil é sim fertil ora vejamos a imagem abaixo

 

notes_lab_01_550pix.jpg

 

Powersand tembem é fertil inicialmente mas a sua função será de providenciar alojamento ás bactérias do substrato.

 

Ora vejamos imagens que comprovam isso mesmo

 

Glossostigma plantada em Aqua Soil - Amazonia II e em areia Forest Sand

 

notes_lab_02_01.jpg

 

10 dias depois

 

notes_lab_02_02.jpg

 

 

E não será o aquasoil fertil?

 

Cumprimentos, Luis.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Realmente o aquasoil não traz penac ao contrário do que afirmei... estou é com dúvidas se o malaya e africana trazem turfa como o amazonia... julgo que não. Começo a pensar que a matéria orgânica como turfa ou dejectos e restos de comida acumulada no substrato, promovem muito a coloração vermelha nas plantas e certamente aumenta o crescimento das plantas uma vez que alimenta as bactérias no substrato decompondo a turfa em nutrientes assimiláveis pelas raízes da planta... pedia a vossa ajuda para melhor compreender isto. Se voltasse a fazer um substrato colocaria uma camada de turfa com aquasoil por cima usando a turfa como reforço de matéria orgânica duradoura. Já o uso de outros substratos como powersand, o Tom Barr diz que não nota diferenças entre usar e não usar quando faz fertilização na água, e que passado um tempo torna-se desprovida de nutrientes.

 

Não me interessa ser o detentor da razão...só quero saber a verdade para poder fazer escolhas acertadas.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho essa ideia de que a turfa no fundo promove bastante a assimilação de nutrientes. Nos aquários onde usei, gostei do resultado. Lá para cima alguém falou em problemas com libertação de nutrientes para a coluna de água e acho que há aquí alguma confusão. Uma coisa é turfa de aquário outra coisa é turfa de jardim. Dantes havia turfa em placas que era muito boa, mas deixei de ver disso.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

pedrioo apenas o Amazonia traz turfa como suspeitavas, aliás o Amazonia II já foi criado com terra preta devido á turfa contida no amazonia amarelecer a agua no inicio dos layouts.

Quanto á coloração vermelha das plantas, o nutriente com maior responsabilidade nesse factor é o ferro, o azoto também em valores baixos faz despertar o pigmento vermelho das plantas mas o nutriente chave é o ferro.

Se voltasse a fazer um substrato colocaria uma camada de turfa com aquasoil por cima usando a turfa como reforço de matéria orgânica duradoura.

Para isso existe o aqua soil amazonia.

 

Já o uso de outros substratos como powersand, o Tom Barr diz que não nota diferenças entre usar e não usar quando faz fertilização na água,

 

O Tom Barr tem teorias interessantíssimas e adoro os artigos dele mas o Amano ainda sabe o que faz, é perfeitamente natural o Tom não achar diferença como disse e ao contrario do que pensava o Miguel o powersand não é a principal camada fértil do solo ADA este é na sua maioria responsável pela colónia de bactérias do substrato que tem um papel importantíssimo no crescimento e desenvolvimento das plantas.

 

Cumprimentos, Luis.

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pelo que percebi o powersand é basicamente matéria orgânica com montes de matéria orgânica para alimentar as bactérias e estas produzirem nutrientes assimiláveis pelas plantas, daí que mencionei meter mais turfa como reforço. Embora não deva ser tão potente como a powersand, suponho que dure mais tempo, é mais barata, não tem grandes problemas se ficar exposto à coluna de água e tem o tal efeito de melhor a absorção de nutrientes devido ao ácido humido e baixar dureza da água... o aquasoil com o tempo deve perde a sua capacidade de baixar a dureza...a turfa também mas como está em maior quantidade deverá demorar muuuuuito mais tempo a perder estas propriedades.

 

Os nitratos baixos e fosfatos altos...já experimentei e não tive grandes resultados.. as folhas ficaram mais acastanhadas na ludwigia arcuata e na rotundifolia mas longe de vermelhas. Entretanto tirei a rotala...coloquei alguns pedaços de turfa no substrato e plantei a rotala mesmo por cima da turfa... as folhas novas parece-me mesmo estar a ficar vermelhas/rosas... e não é imaginação...isto tem uns 3 dias por isso ainda não tenho resultados concretos...quando tiver algo visível posto aqui para analisarmos ok? ;)

 

TURFA RULES :character0050:

 

e ferro meto 7ppm/dia..mas vou baixar para 4... os fosfatos meto uns 3ppm mas é de mais... vou passar a meter "só" 2ppm lol ...elas bebem quase tudo...potássio tenho metido 5ppm e 1,5 vezes da dose recomendada de micros.

os nitratos estão sempre entre os 5 e 10 ppm

 

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Digam o que fizeram com os vossos plantados e os seus resultados para podermos optar por uma delas.

 

Também estou com dificuldades de escolha em relação ao fértil vou usar na parte de cima o aquasoil amazonia e queria ter um bom resultado no substrato que vai ficar por baixo.

 

Mandem-me ai as vossas camadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Meter mais um substrato fértil mais potente que o aquasoil não fará diferença para o caso de usares fertilização líquida. Tem a desvantagem de ser consumido ao longo do tempo... e não sabes quando é que este deixa de ser útil para a planta o que te pode apanhar de surpresa. Também se torna perigo andares a mexer no substrato porque esses substratos potentes podem-se soltar na água e dar origem a algas aos montões.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sim também. Powersand, alguns substratos concentrados da elos, e outros que existem muito fortes. Expostos à coluna de água é certo o aparecimento de algas.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sim também. Powersand, alguns substratos concentrados da elos, e outros que existem muito fortes. Expostos à coluna de água é certo o aparecimento de algas.

 

cumps

 

Olá,

Quanto ao powersand estás errado, se acontecer ficar exposto não tem problema algum... como disse anteriormente a função do powersand não é a camada fértil do solo ADA!

 

Cumprimentos, Luis.

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Nunca experimentei, apenas já o li em vários sítios... agora dizes que não... fico na dúvida. A ideia que tenho é que o powersand é matéria orgânica misturada com areão muito poroso carregado de bactérias que vão decompor esta matéria orgânica e transforma-la em algo que seja assimilável pelas plantas. Realmente é de esperar que a matéria orgânica em si não cause um aumento dos nutrientes imediatamente mas talvez numa fase em que esta já esteja em decomposição, passe a haver no powersand uma concentração elevada de nutrientes.

 

O que achas?

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais