Falta de nutrientes?


nf98977a

Recommended Posts

Boas, tenho um aqua com 240l, e tenho várias plantas nesse mesmo... Valisnérias, anúbia, blyxa japónica, eleocharis parvula e algumas echinodorus... A minha dúvida é a seguinte: fazendo eu a fertilização líquida e parecendo-me a mim que algumas plantas não estão muito bem (folhas esburacadas e muito transparentes), devo fazer outro tipo de fertilização; tal como pastilhas para por no substrato?

Tenho o aqua á 8 meses e na altura do enchimento do aqua o substrato levou terra fertil da jbl por baixo do areao e bem como algumas pastilhas recomendadas pela loja onde o comprei...

Será que a fertilidade do substrato está esgotada? Eu sei também que algumas plantas como as anubias vem buscar nutrientes directamente á água e outras ao substrato...

O que me aconselham?

Obrigado.

 

Vitor Amaro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizas com o quê? E como? E quando?

 

Cumps

Fertilizo com plant nutrition liquid da tropica aquacare normalmente de 15 em 15 dias, depois de acrescentar água no aquário no decorrer duma tpa. Desta vez pus a quantidade indicada, pois achei que as plantas estavam a precisar, mas a pessoa que me vendeu o fertilizante aconselhou-me a meter metade da dose por causa do aparecimento de algas.

Sendo assim só fertilizo na coluna de água, será que é necessário mais alguma coisa; neste caso directamente no substracto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

nunca usei fertilizante da tropica, mas essa dose é muito baixa... não deixes de 15 em 15 mas sim de 7 em 7 no min.

 

as algas só aparecem se exagerares nisso e se tiveres muita luz muito tempo ou se as plantas n estiverem a consumir por falta de um certo nutriente.

 

Isso parece-me ser falta de ferro...o qual vem nesse fertilizante... mas em pequenas quantidades... o melhor era comprares fertilizante de ferro... a jbl tem cápsulas disso... penso que na crystalred.eu também há liquido da seachem e na horizonte aquatico....

 

mas não te dou o minimo de garantias que seja falta de ferro... apenas suspeito que seja...espera por mais opinioes...

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas, tenho um aqua com 240l, e tenho várias plantas nesse mesmo... Valisnérias, anúbia, blyxa japónica, eleocharis parvula e algumas echinodorus... A minha dúvida é a seguinte: fazendo eu a fertilização líquida e parecendo-me a mim que algumas plantas não estão muito bem (folhas esburacadas e muito transparentes), devo fazer outro tipo de fertilização; tal como pastilhas para por no substrato?

Tenho o aqua á 8 meses e na altura do enchimento do aqua o substrato levou terra fertil da jbl por baixo do areao e bem como algumas pastilhas recomendadas pela loja onde o comprei...

Será que a fertilidade do substrato está esgotada? Eu sei também que algumas plantas como as anubias vem buscar nutrientes directamente á água e outras ao substrato...

O que me aconselham?

Obrigado.

 

Vitor Amaro

 

 

boas

 

parece-me que as plantas estao com falta de potassio,mas podes ver aqui ,talvez te ajude a identificar qual a causa

 

para esse problema.

 

as anubias retiram os nutrientes quase esclusivamente pelas raizes ,daí que adicionares umas pastilhas fertilizantes

 

talvez ajude.

 

 

cumps.

 

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais