Cubo Betta --> Aquários Bettas


nes

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Eu venho aqui apresentar o cubo feito com caixa da Vodafone, com o meu betta, fiz uma pequena experiência colocando uma fêmea dentro de uma garrafa dentro do cubo, mas a mesma conseguiu fugir não sei como, pois não vi, somente vi que ela escapou da garrafa e já andava a luta com o macho dentro do cubo.

 

Como a fêmea é bem maior que o macho retirei-a de novo, mas o ninho de bolhas do macho ficou parcialmente destruído, ainda me falta arranjar um aquecedor pequeno para o cubo e um filtro de esponja.

 

Mas pelo que já tive a ler será talvez melhor mesmo arranjar um aquário tipo de 40x25x20 = 20litros para conseguir com êxito a criação de bettas, gostava da opinião de todos.

 

Seguem-se as fotos:

 

Foto138.jpg

 

Foto139.jpg

 

Foto137.jpg

 

Foto136.jpg

 

Foto135.jpg

 

Foto134.jpg

 

Foto132.jpg

 

Foto131.jpg

 

Foto130.jpg

 

Foto129.jpg

 

Foto128.jpg

 

Foto127.jpg

 

Foto126.jpg

 

Foto125.jpg

 

Obrigado a todos.

Editado por nes

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 95
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas pessoal,

 

Eu venho aqui apresentar o cubo feito com caixa da Vodafone, com o meu betta, fiz uma pequena experiência colocando uma fêmea dentro de uma garrafa dentro do cubo, mas a mesma conseguiu fugir não sei como, pois não vi, somente vi que ela escapou da garrafa e já andava a luta com o macho dentro do cubo.

 

Como a fêmea é bem maior que o macho retirei-a de novo, mas o ninho de bolhas do macho ficou parcialmente destruído, ainda me falta arranjar um aquecedor pequeno para o cubo e um filtro de esponja.

 

Mas pelo que já tive a ler será talvez melhor mesmo arranjar um aquário tipo de 40x25x20 = 20litros para conseguir com êxito a criação de bettas, gostava da opinião de todos.

 

Seguem-se as fotos:

 

Foto138.jpg

 

Foto139.jpg

 

Foto137.jpg

 

Foto136.jpg

 

Foto135.jpg

 

Foto134.jpg

 

Foto132.jpg

 

Foto131.jpg

 

Foto130.jpg

 

Foto129.jpg

 

Foto128.jpg

 

Foto127.jpg

 

Foto126.jpg

 

Foto125.jpg

 

Obrigado a todos.

 

 

 

 

A cor desse macho fazia me jeito para a minha fêmea :) boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pjmartins

 

Estive a ver os teus topic's e vi que usas-te o cubo da vodafone, mas tira-me uma duvida, estavas a usar termostato e filtro? ou não?

 

Ando a ver de termostatos pequenos para o cubo da vodafone, o que vi que é capaz de dar seria o Tetra - Tetratec HT -Heater 25W

 

tetratec-ht25.jpg

 

Que achas?

 

E o filtro que estava a pensar colocar seria o Filtro Tetratec Brillant

 

T703758_p00_a01_v001.png

 

Podes dar-me a tua opinião?

 

Obrigado...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nes

Embora não seja impossivel fazer criação nesse cubo torna-se um pouco complicado....devido ao pouco espaço.

Aqui vai algumas sugestões:

1ª ......arranja mais espaço....um "T0" é apertado ...:discuss_gathering: e vais precisar de mais espaço para o desenvolvimento dos "pequenos" e para o restante equipamento: aquecedor e filtro

2ª coloca uma tampa para precaver mais saltos...para fora de agua...

3ª não sei se foi por causa da foto mas......tens muita luz...

4ª coloca um fundo preto. Pode ser uma fhl. de cartolina

Com esse macho com mais um pouco de espaço e bem plantado podes deixar os dois juntos ;)

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Cumpr.

António Lourenço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato é um elemento fundamental pois uma das condiçoes principais é a temperatura de 27/28ºC. O filtro nao é aconcelhavel colocares pois é importante a água estar parada o que possibilita a estabilidade do ninho, basta fazeres TPA's (que no caso do cubo aconcelho diária)

 

Boa sorte :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o António Lourenço e muito bem, um cubo é muito apertado e se tiveres uma boa criação ao fim de 15 dias o espaço já é insuficiente mesmo com TPA's diárias. É o que me acontece.

Tb tenho Cubos unidos com 3 já dá para crescerem um pouco mais mas se pensares que podes ter uns 30 peixes ou mais ao fim de uns meses mesmo 3 cubos é muito pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra um cubo de 30x30x30 por exemplo, isto porque aqui no fórum costumam vendê-los a 20/25€... ficas mais bem servido que só com 1 caixa vodafone; ou então juntares várias caixas como já referiram... eu como não tenho jeito para bricolage optaria pelo cubo :)

 

Cumps

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nes

Embora não seja impossivel fazer criação nesse cubo torna-se um pouco complicado....devido ao pouco espaço.

Aqui vai algumas sugestões:

1ª ......arranja mais espaço....um "T0" é apertado ...:) e vais precisar de mais espaço para o desenvolvimento dos "pequenos" e para o restante equipamento: aquecedor e filtro

2ª coloca uma tampa para precaver mais saltos...para fora de agua...

3ª não sei se foi por causa da foto mas......tens muita luz...

4ª coloca um fundo preto. Pode ser uma fhl. de cartolina

Com esse macho com mais um pouco de espaço e bem plantado podes deixar os dois juntos ;)

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Cumpr.

António Lourenço

 

Boas António,

 

1ª Já me tinham alertado para o facto de ser complicado efectuar criação num cubo da Vodafone, ando a pensar em adquirir um aquário tipo de 20litros 40x25x20, nesse já terei espaço para colocar o aquecedor e o filtro quando os alevins nascerem.

2ª neste caso não tenho tampa, mas no novo aquário já terei

3ª A luz naquele momento estava ligada no máximo, mas tem regulador

4ª Em relação ao Fundo preto, eu tenho lá cartolina somente ainda não tive tempo de fazer isso.

 

Achas que os 2 juntos com algumas plantas se iam dar bem?

 

Obrigado....

 

 

 

porque não tenta arrumar outro cubo, e unir os dois?

só uma idéia, ficaria mais fácil controlar tudo...

 

Cumps

 

Não tenho muito jeito para bricolage, mas é uma coisa a experimentar....

 

Obrigado

 

 

O termostato é um elemento fundamental pois uma das condiçoes principais é a temperatura de 27/28ºC. O filtro nao é aconcelhavel colocares pois é importante a água estar parada o que possibilita a estabilidade do ninho, basta fazeres TPA's (que no caso do cubo aconcelho diária)

 

Boa sorte :(

 

Pois eu sei que o Termostato é um elemento importante na criação dos bettas, por não ter é que desisti e retirei a femea do cubo para o aquario comunitário.

Em relação ao filtro pelo que tenho ligo, é somente essencial apos o nascimento dos alevins, antes pode danificar o ninho de bolhas...

Os TPA's estão a ser diários, claro..

 

Obrigado..

 

Como disse o António Lourenço e muito bem, um cubo é muito apertado e se tiveres uma boa criação ao fim de 15 dias o espaço já é insuficiente mesmo com TPA's diárias. É o que me acontece.

Tb tenho Cubos unidos com 3 já dá para crescerem um pouco mais mas se pensares que podes ter uns 30 peixes ou mais ao fim de uns meses mesmo 3 cubos é muito pequeno.

 

Pois eu pelo que andei a pesquisar também já cheguei a essa conclusão...

 

Obrigado...

 

 

Compra um cubo de 30x30x30 por exemplo, isto porque aqui no fórum costumam vendê-los a 20/25€... ficas mais bem servido que só com 1 caixa vodafone; ou então juntares várias caixas como já referiram... eu como não tenho jeito para bricolage optaria pelo cubo :mrgreen:

 

Cumps

Nuno RC

 

Também já pensei em adquire um cubo desses 30x30x30 o cubo em si não é feio e também pode servir depois para um plantado bem giro como já vi aqui pelo forum...

 

Obrigado pela dica Nrc

 

 

Quero agradecer a todos pela vossa ajuda...

 

Espero conseguir fazer criação de bettas, mas quero dar-lhe condições e não fazer asneira...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força rapaz, só tens é de ter vontade :lol: eu foi de noite pó dia :D

 

 

bastou ver 1 , 2 vídeos e o bichinho pegou...No dia seguinte comprei 2 casais :( e compre uns globos e siga a preparar o aqua de 40 cms biggrin

 

neste momento estão a nadar na vertical ;)

 

 

boa sorte, e eu tb sou iniciante :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força rapaz, só tens é de ter vontade :D eu foi de noite pó dia :D

 

 

bastou ver 1 , 2 vídeos e o bichinho pegou...No dia seguinte comprei 2 casais ;) e compre uns globos e siga a preparar o aqua de 40 cms :)

 

neste momento estão a nadar na vertical :D

 

 

boa sorte, e eu tb sou iniciante :D

 

 

Obrigado pelo apoio....

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António,

 

...

 

Achas que os 2 juntos com algumas plantas se iam dar bem?

 

...... e não fazer asneira...

 

Olá Nes

Se arranjares um aquario com +- 40 cm, com esse macho e plantares bem a minha intuição diz-me que sim.

Mas isto sou eu a divagar :eusathink:......

Em relação às "asneiras" é com elas que se aprende os pequenos truques :smile2: para lidar com estes maravilhosos peixes.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de colocar mais um duvida, que metodo usam para fazer TPA's num cubo deste tamanho?

 

O sifão que tenho é muito grande e rapidamente a agua desaparece do cubo o ninho de bonhas fica quase desfeito...

 

Gostava que alguem me desse alguma ideia...

 

Mais uma vez obrigado a todos...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de colocar mais um duvida, que metodo usam para fazer TPA's num cubo deste tamanho?

 

O sifão que tenho é muito grande e rapidamente a agua desaparece do cubo o ninho de bonhas fica quase desfeito...

 

Gostava que alguem me desse alguma ideia...

 

Mais uma vez obrigado a todos...

 

 

 

Não te aconselhava a fazer trocas de agua no momento que o macho faz o ninho.

Tenta arranjar outro cubo e quando colocares o macho la é com certeza que é para acasalar.Pois quando menos mexeres melhor, pois o ninho desfaz-se todo tal como disseste, e só se deve mexer só para introduzir a fêmea no recipiente ou para libertar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)que metodo usam para fazer TPA's num cubo deste tamanho?

 

O sifão que tenho é muito grande e rapidamente a agua desaparece do cubo o ninho de bonhas fica quase desfeito...

 

Boas,

 

Usa um tubo daqueles que ligas às bombas de ar :lol:

 

Cumps

Nuno RC

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado pela vossa ajuda...

 

Visto ainda não ter aquário para criação ainda e o cubo da vodafone não ter termostato nem filtro, não haverá problema em mudar a água e destruir parcialmente o ninho de bolhas que o macho tem andado a fazer, certo?

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado pela vossa ajuda...

 

Visto ainda não ter aquário para criação ainda e o cubo da vodafone não ter termostato nem filtro, não haverá problema em mudar a água e destruir parcialmente o ninho de bolhas que o macho tem andado a fazer, certo?

 

 

Problema não tem, o ninho só serve mesmo para quando tiveres a pensar criar já..Ou seja fêmea ja no recipiente no mesmo aqua do macho, ai não convém destruir pois se não ele vai demorar mais a aceitar a fêmea e não vai lhe ligar muito pois só se vai preocupar a arranjar a parte do ninho que foi danificada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como podes ver na 1º foto eu tenho o aquário do Betta ao lado do comunitário e muitas vezes as 2 fêmeas que tenho coloca-se perto do vidro a mostrem-se para o macho, devido a isso tinha aquele ninho de bolhas, não haverá problema, ou deverei colocar o cubo do Betta num sitio aonde ele não as veja, enquanto não tenho aquário para criação?

 

Mais uma vez obrigado pelas informações....

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estando propriamente a responder à tua questão, posso-te dizer que no caso do meu betta, este esteve 2 ou 3 semanas num globo de 5lts mas só com 3,5lts de água; enquanto o aqua principal não esteve pronto não o passei para lá, tinha-o no globo só com termostato, fazia tpa´s de 1,5 lt todos os dias ou 2lts dia sim dia não, consoante o grau de desperdício de comida, tinha uns pés de glosso lá e ele fazia sempre o ninho colado ao termostato, sem fêmeas perto... como a água estava parada lá ia ele. Por exemplo agora no de 100lts, há uma zona por cima/atrás da saída de água do filtro (onde tenho o termo na horizontal) e ele faz o ninho aí... sempre se entretém. Se o teu for como o meu, tenha fêmea ou não à vista, lá vem ninho eheh.

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Venho actualizar aqui o meu Cubo Betta, que neste momento passou a ser Aquários Bettas.

 

Um deles será o Aquário do Betta Macho e outro o Aquário do Betta Fêmea.

 

Vou deixar aqui os Setup dos Aquários e algumas fotos para puderem dar a vossa opinião.

 

Aquário Betta Macho:

 

Aquário:

Aquarium Aquatlantis

Junior 40

18L

40,5x20,5x25,5

 

Filtro:

TC-200

Caudal máx Litro/h 175

H máx (m) 0,40

Potência (W) 3,5

 

Acessórios:

Areão do Rio

Tronco

Pedra Difusora

Termostato Tetratec HT 50W

 

 

Flora:

Plantas Flutuantes

 

Fauna:

1 Betta Macho

4 Ampulárias

 

Fotos actuais:

 

DSC05770.jpg

DSC05771.jpg

DSC05773.jpg

 

 

Aquário Betta Fêmea:

 

Aquário:

40x25x20

 

Filtro:

Tetratec in 400

L/H - 200 - 400 l/h

Litros - 30 - 60 l

Potencia - 7 Watt

 

Acessórios:

Areão do Rio

Pedra Difusora

Termostato EHEIM 50W

 

 

Fauna:

1 Betta Fêmea

2 Ampulárias

 

Fotos actuais:

 

DSC05777.jpg

 

O Aquário da Betta Fêmea ainda está em fase de construção, hoje vou buscar um calha igual a do Aquário do Betta Macho.

 

Gostava da vossa Opinião...

 

Obrigado a todos...

------------------------------------
Nes Photography

Link to comment
Partilhar nas redes sociais