carvao activo


pedro_solas

Recommended Posts

A utilização do carvão deve ser pontual.

Este serve para eliminar metais ou outras partículas da água de modo a que esta fique cristalina. Em contrapartida, o carvão não sabe distinguir o bom do mau e acaba por eliminar tudo.

É prejudicial para as plantas pois ao fertilizares, o carvão elimina e passa a haver carência. omg

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activo é utilizado como uma espécie de filtração química, e ajuda a remover material orgânico e inorgânico, mantém a água limpa e remove odores.

 

Um dos casos "especiais" onde o carvão é utilizado é na remoção de medicamentos da coluna de água, pois ele consegue retirar estes químicos rapidamente (e é por isso que quando se faz tratamentos se deve retirar o carvão do filtro).

 

Apesar de o carvão ser bom para retirar o tom amarelo da água e os odores, não te esqueças que as TPA's são essenciais para o equilíbrio do aquário, por isso não deixes de as fazer, substituindo-as pela acção do carvão activo, porque não é a mesma coisa. E para mais, a maioria dos produtos de carbono contém fosfatos, e uma grande concentração de fosfatos pode levar a um boom de algas.

 

Na minha opinião, o carvão activo NÃO deve ser mantido permanentemente no aquário pois, como já foi dito, ele não distingue o bom do mau, então absorve tudo o que devia e o que não devia, como é o caso de nutrientes que estejam na coluna de água. Se tiveres um problema dos mencionados acima, que não se consiga resolver através das TPA's, então podes usar carvão activo.. De resto não aconselho :)

 

Espero ter ajudado,

 

Ana

 

P.S.: Eu conheço-te, sou de Mafra também :P Aliás, o post chamou-me a atenção por causa do teu nome mesmo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpem estar a usar o post mas no fundo é uma duvida precisamente sobre o carvão activo, aqui á umas semanas tive uma perda total de discus (4), e uma vez que nada aconteceu de extraordinário penso que foi de um TPA que fiz (30%), como a operaçãpo é comum só me lembrei da água, que naquele dia não estava boa (contaminada com alguma coisa que não consegui detectar), será que se me acontecer de novo e colocar o carvão poderei evitar perdas.

 

Cumps

Editado por apolo21

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais