como utilisar o fragyl


Carlos_Vidal

Recommended Posts

gostaria de saber como devo usar o besparasitante fragyl sérá que é 1 comprimido para 100 litros de água de 6 em 6 meses ou 1 em 50 litros de 3 em 3 meses são as duas verções que me deram só que não sei qul delas está certa para os meus discus se me poderem ajudar agradecia.

carlos vidal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi eu costumo usar 1 comprimido cada 50 litros 3 dias depois mudo 30% da agua depois mais 1 comprimido cada 50 litros 3 dias depois mudo mais 30 a 40 % de agua e esta bom tens de ver se é para manutençao ou tratamento tenho feito isto aos meus e nunca tive problemas

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Carlos, uma correcção: é Flagyl.

 

Como disse o Quazar1 tens maneiras diferentes de o aplicar.

É por causa dos parasitas intestinais?

Se for meramente preventivo podes juntar Flagyl desfeito na comida dos peixes e dar depois.

Se for para tratamento deves deluir em água (eu uso 1comp. para 40lts de água) fazendo trocas parciais de água diárias (8 em 8 horas) de 50% e colocando de novo medicamento.

 

Podes também usar Tenilvet, no aqual o princípio activo é o Praziquantel, desfeito na comida.

 

Aconselho-te também, se ainda não o fazes, a fazer uma receita de coração de boi. O alho que se costuma colocar nesta mistura é bom para evitar problemas com parasitas intestinais.

Procura pelo fórum que encontras a receita.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Hoje indicaram-me o flagyl como um bom tratamento para doenças bacterianas de barbatanas e escamas mesmo noutros peixes que não discos. Neste caso devido ao aparecimento de manchas brancas num dos lados do peixe e barbatana dorsal de um rasbora arlequim. Coloquei " comprimidos desfeitos na agua! O aquário é de 215L.

Por favor, esclareçam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José

O flagyl é um excelente medicamento contra protozoários intestinais, nomeadamente, Spironucleus, mas não lhe peças para resolver problemas bacterianos da pele ou das barbatanas. O metronidazol , principio activo do flagyl apenas é eficaz contra bacterias anaerobicas e essas manifestamente não são responsáveis por doenças bacterianas nos peixes, embora sejam frequentes nos outros animais incluindo nós proprios.

Para tratares problemas bacterianos nos peixes que são provocados por bacterias aeróbias deves recorrer a antibioticos contendo, por exemplo nifurpinol, como o Bactopur direct , o aquafuran etc.

É claro que convém verificar o diagnostico, fazer testes à agua antes para excluir causas não infecciosas, ver se são de facto bacterias e não outros protozoários ou vermes e só então usar o antibiotico.

Cump.

Rui

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Rui.

De qualquer forma, o medicamento a usar pode ser utilizado seguramente no aquáro principal, sem qualquer tipo de risco para os restantes habitantes?

A minha ideia inicial era comprar o bactopur ou bactopur direct, mas o lojista disse que havia uma forma mais facil e barata de tratar o problema..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer forma, o medicamento a usar pode ser utilizado seguramente no aquáro principal, sem qualquer tipo de risco para os restantes habitantes?

Flagyl não...

No entanto deves fazer sempre tratamentos noutro aquário.

A minha ideia inicial era comprar o bactopur ou bactopur direct, mas o lojista disse que havia uma forma mais facil e barata de tratar o problema..

Qual forma? O Flagyl? Como o Rui disse Flagyl não ataca bactérias.

 

Que tipo de problema estás a ter? Bacteriano? Parasitas?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando este tópico, pois o meu Cobalto apresenta-se de igual forma, gostava de saber que tipo de doenças mais atinge os Discus e os melhores medicamentos para os devidos tratamentos.

 

Do que entendi:

 

:lol: Fezes filamentosas e esbranquiçadas

Parasitas Intestinais - Medicação (x)

 

:lol: Olhos baços e corpo preto

Ataque bacteriano - Medicação (medicamento que contenha Nifurpinol, por exemplo - Bactopur Direct e Aquafuram.

 

:D Corpo com fungos (tipo algodão)

Ataque de Fungos - Medicação (x)

 

Um abraço

Miguel Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

Normalmente os discus são afectados por parasitas (internos e externos) e bactérias.

Dentro disto tens "n" tipo de parasitas e batérias. É complicado estar a falar sobre tudo.... :lol:

Além disso 2 ou mais doenças podem ter sintomas comuns.

 

No entanto o Rui já compilou muita dessa informação:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17950

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=18005

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=18005

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=22092

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=22092

 

Dá uma vista de olhos. Tens lá tudo.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais