NOVO LAGO 4000 LT


Recommended Posts

sim é sufeciente...tambem nao ha outra proteção !

A seguir ao diferencil mete um dijuntor de baixa amperagem, 4A por exemplo ou 6 em vez dos normais 10 ou 16, se meteres 4A aguenta quase 1000W de consumo nas bombas, o de 6Amp. aguenta 1500W, o ideal é ficar um pouco acima do total das bombas, desta forma se houver algum problema de sobreaquecimento com alguma ou uma passagem qualquer ele dispara logo.

Tambem ha dijuntores diferenciais que é o que se costuma ver mas penso que os mais baixos são de 25A !

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

allo

 

 

estive a dar mais isolamento este fim de semana , esta previsto encher para mais um teste no proximo fim de semana.

ate la vou inventando mais umas coisas ... novidades para breve.

 

nao queria falar nisso para ja mas... como tocaram no assunto do quadro electrico, dijuntores e afins...

venham dai essas propostas para....

1 quadro electrico para o lago que ira alojar em principio sem nada em contrario

1 bomba de 1200L

1 bomba de 3000L

1 bomba de 5000L

1 arejador

iluminacao

as bombas vao trabalhar com temporizadores ou relogios tal como a iluminacao

 

+ ou - que dijuntores devo colocar?

e o diferencial ?

 

ate mais novidades aguardo respostas

 

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que dizer é a potencia das bombas e do resto em W , os litros nao interessan para o caso.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que dizer é a potencia das bombas e do resto em W , os litros nao interessan para o caso.

 

 

 

allo

 

boas costaAzul

iap W

 

 

1- 1200L 9W

1- 3000L 30W

1 -5000L 250W

o arejador agora nao sei mas aponto para uns 30W +ou-

a iluminacao ainda nao a tenho .

 

 

quanto ao resto estou um pouco parado. estou em testes noutras coisas... ehhehe

 

logo coloco novas fotos

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que 1000W seja mais que sufeciente para essa instalação, por isso o melhor é colocares um dijuntor de 4A a seguir ao diferencial, espero que saibas ligar isso...

o diferencial costuma ter 2 entradas e 2 saidas, os fios que trazem a energia entram nas entradas, Preto + zul, nas respectivas saidas pegas no preto e enfias na entrada do dijuntor, tanto faz ser em baixo ou em cima, depois de sair o melhor é ligares a um barramento de tomadas, o azul que sai do diferencial vai logo directo as tomadas, o verde "terra" passa ao lado disso tudo e liga logo as tomadas, penso que seja melhor usares daqueles relogios digitais que se compra no aki por 10€ , alem de serem muito mais baratos que os modulares, tem muito mais possibilidades de programação e quando falta a luz mantem a memoria durante mais de um mes, pelo menos os que uso, são brancos com teclas azuis e da marca Chacon, e aparecem a 8 ou 9 € no aki, jumbo ou easy...

 

Se nunca mais virmos fotos disso ja sei porque foi... :photo:;)

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que 1000W seja mais que sufeciente para essa instalação, por isso o melhor é colocares um dijuntor de 4A a seguir ao diferencial, espero que saibas ligar isso...

o diferencial costuma ter 2 entradas e 2 saidas, os fios que trazem a energia entram nas entradas, Preto + zul, nas respectivas saidas pegas no preto e enfias na entrada do dijuntor, tanto faz ser em baixo ou em cima, depois de sair o melhor é ligares a um barramento de tomadas, o azul que sai do diferencial vai logo directo as tomadas, o verde "terra" passa ao lado disso tudo e liga logo as tomadas, penso que seja melhor usares daqueles relogios digitais que se compra no aki por 10€ , alem de serem muito mais baratos que os modulares, tem muito mais possibilidades de programação e quando falta a luz mantem a memoria durante mais de um mes, pelo menos os que uso, são brancos com teclas azuis e da marca Chacon, e aparecem a 8 ou 9 € no aki, jumbo ou easy...

 

Se nunca mais virmos fotos disso ja sei porque foi... :) :)

 

 

 

heheheh BUMMM :chores009:

 

boas

 

as ligacoes em principio estao +ou - encaminhadas (peço ao electricista la no trabalho )

os relogios tb ja estive a ver, em principio vao ser desses externos para ligar a tomada, ficava muito mais estetico se fosse os modulares mas... talves mais tarde .

 

NOVIDADES:

estive a fazer uma prova de estanquecidade e............

parece que aguenta .

enchi 1/3 com agua para ver se tinha fugas ( no 1º teste tinha ) , aguentou-se bem agora.

ja o vazei limpei e la para o fim de semana ...aqui vai agua .

ate la é so chutar dicas

fico a espera

 

 

 

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo

A bomba que vai alimentar o filtro tem que ficar ligada 24 horas por dia.

A colonia de bacterias não aguenta mais que 01 hora sem ser molhada.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo

A bomba que vai alimentar o filtro tem que ficar ligada 24 horas por dia.

A colonia de bacterias não aguenta mais que 01 hora sem ser molhada.

Alonso

 

 

 

 

allo

 

 

alonso

geralcfiltroo1.jpg

 

este vai ser o meu filtro

da esquerda para a direita, tenho 4 compartimentos

1 entrada,materia filtrante

2 materia filtrante

3 materia filtrante

4 materia filtrante + bombas

vao estar neste compartimento as 3 bombas .

elas vao estar sempre dentro de agua , este filtro vai funcionar como uma biobox dos aquarios

 

 

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ALLO

 

 

ontem enchi o lago....

mas tive que o vazar .

tenho umas pequenas fugas junto as tubagens que entram dentro do mesmo.

enchi e com uma fita metrica ,medi ate a um ponto especifico, esta manha fui ver e nao tinha mexido nada(3milimetros), mas reparei que onde tinha os tubos a entrar no lago havia humidade.

toca a desmanchar e fazer o reboco de novo .vou ter que isolar pelo menos esta parte.( nada de mais)

ate la vou colocar novas fotos do estado actual

 

 

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alo alo

 

depois de fazer as reparacoes ...

enchi o lago ! (isto ha 4 dias atras )

fiz por etapas para ver se ainda tinha fugas.

ate agora nada

ja liguei a bomba que faz 5000l/h para funcionar 5min de cada vez

para ir fazendo o ciclo . vou colocar algumas plantinhas para ajudar e embelezar a zona

amanha posto umas fotos .

 

 

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens está a ficar muito bom, venham fotos... ;)

 

Se não fosse de tão longe arranjava-lhe um dijuntor de 4A ou 6A, com diferencial de 30mA... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens está a ficar muito bom, venham fotos... :P

 

Se não fosse de tão longe arranjava-lhe um dijuntor de 4A ou 6A, com diferencial de 30mA... :)

 

 

 

 

 

allo

rvanjo obrigado pelo material!! em principio nao vai ser preciso , esta tudo encaminhado .mas se precisar de ajuda logo te chateio .. eheh

para ja tenho outros pequenos problemas para reparar...

ja enchi o lago e esta a ciclar com a com a bomba de 5000 l/h de 5 em 5 min arranca +ou-.

depois de testar reparei que a tubagem de entrada para o filtro nao era suficiente ,3 tubos de 32mm nao davam vazao a bomba .

toca a vazar!!! nivel de agua para baixo!!

ja esta !!!

fiz um corte no betao para fazer uma entrada directa para o filtro , tipo skimmer .

vamos ver se resulta ja que tenho que ligar mais 2 bombas .

a ver vamos!

arranjei uma planta para o lago que da pelo nome popular de TABÚA. colhi limpei com agua corrente e deixei 24H num balde com agua limpa , coloquei depois no lago.

1 dia depois coencidencia ou nao apareceram uns bichinhos a que chamamos de saltões , saltitões como queiram.

como erradicar isto??? ja que sao inesteticos!

 

sei que estou em falta com as fotos .

mas nao esta esquecido.

 

ate la , ajuda com os saltões

 

 

 

 

paulo

Editado por spyke
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

allo

 

 

luis_pedro_sato

tks

 

 

entao e o bicho???? que tal??

 

 

 

paulo

 

 

Esta 100%. Muito bonito.

Falta uma foto de cima vendo todo o lago.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não leves a mal,

 

mas isso de bonito não tem nada.

 

parece mais um tanque do que um lago.

 

 

 

Amigo Romeu

 

O "bonito" é muito relativo.

 

Depende de uma serie de fatores, tais como: "estado emocinal, habitos, costumes, conhecimento, moda, educação, etc..." de cada pessoa individualmente ou até em conjunto/sociedade.

 

Não leves a mal,

 

Pesquise no Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Editora Nova Fronteira que vai encontrar dentre outras definições:

 

Pág. 1647 : TANQUE - Pequeno açude ou lagoa artificial.

Pag. 1003 : LAGO - Tanque irregular de jardim.

 

Pelos argumentos acima continuo afirmando:

 

Spyke: O seu Lago/Tanque ou Tanque/Lago.

 

Esta 100%. Muito bonito.

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Romeu

 

O "bonito" é muito relativo.

 

Depende de uma serie de fatores, tais como: "estado emocinal, habitos, costumes, conhecimento, moda, educação, etc..." de cada pessoa individualmente ou até em conjunto/sociedade.

 

Não leves a mal,

 

Pesquise no Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Editora Nova Fronteira que vai encontrar dentre outras definições:

 

Pág. 1647 : TANQUE - Pequeno açude ou lagoa artificial.

Pag. 1003 : LAGO - Tanque irregular de jardim.

 

Pelos argumentos acima continuo afirmando:

 

Spyke: O seu Lago/Tanque ou Tanque/Lago.

 

Esta 100%. Muito bonito.

 

Alonso

 

 

 

alonso

obrigado ! nao podia explicar melhor! ehehe.

quanto a foto visto de cima ....

amanha ou depois logo coloco uma para verem o porque de nao colocar logo ..

 

 

 

Romeu_Oliveira

 

nao nao levo a mal. sei que é um tanque, eu é que gosto de chamar LAGO. cada um dentro das suas possibilidades!!

isto agora nao parece nada mas depois de acabado podera agradar a alguns .. da-me mais um tempo!

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alo

alo

 

 

 

 

ora aqui vai mais uma .... eheh

depois de remodelar a varanda ..coloquei um deck em madeira que vai dar junto ao lago

isto é o que tem me ocupado este tempo todo

DSCF0909.jpg

DSCF0907.jpg

 

depois coloco umas fotos

 

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

allo

 

 

esta semana pouco ou nada fiz

ando agora a pensar num filtro UV

tive uma explosao de algas devido ao sol , isto esta um pouco verde e inestetico.

 

deixo umas fotos do deck que ainda nao esta acabado nem a meio ainda vai

mas com tempo chego la heheh

 

DSCF0929.jpg

 

DSCF0928.jpg

 

 

pulo

Editado por spyke
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá spyke, é como te disse o lago é pequeno, se transferisses um pouco do investimento do deke para o lago tinha ficado muito melhor porque essa ultima foto mostra que o motivo principal do pátio atá proporcionalmente pequeno.

Mas o teu projecto depois de acabado e com uns pormenores que podes acrescentar vai ficar óptimo. (talvez uns vasos com plantas)

O teu dek é feito com que tipo de madeira? As traves são de ferro ou pintaste a madeira de cinzento?

Abraço

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá spyke, é como te disse o lago é pequeno, se transferisses um pouco do investimento do deke para o lago tinha ficado muito melhor porque essa ultima foto mostra que o motivo principal do pátio atá proporcionalmente pequeno.

Mas o teu projecto depois de acabado e com uns pormenores que podes acrescentar vai ficar óptimo. (talvez uns vasos com plantas)

O teu dek é feito com que tipo de madeira? As traves são de ferro ou pintaste a madeira de cinzento?

Abraço

 

 

 

boas

gardenkoi

 

como referi anteriormente o projecto ainda nao esta acabado plantas dentro e fora do lago ainda nao estao todas , nem pouco mais ou menos...eheh

andei esta semana a cuidar de um BOMMMM de algas mas ja esta tudo cristalino

ahhh quanto ao deck sao barras de ferro pintadas

 

 

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parabéns spyke, muito bom o aproveitamento de espaço... e agora com esse deck.... está 5*!

 

 

Agora já está.... e deve ser complicado alterar....

na construção do deck colocas-te as tábuas mais pequenas todas para o mesmo lado,

se as tivesses colocado alternadamente, disfarçava o "risco" e esteticamente ficava melhor.

(1ª fila, ripa grande da direita pequena da esquerda,

2ª fila, ripa pequena na direita e grande na esquerda.)

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais