Montagem DIY - Aquário Invertebrados


Recommended Posts

Montagem DIY – Aquário Invertebrados
Filtro de Espuma, Background e Fundo

A ideia é acolher Red Cherrys e estar preparada para as reproduções (porque da primeira vez dei-me mal), usei uma Sump que sugou os bebés, desta vez apliquei um filtro interno forrado com espuma:

InvertebradosFiltroEsponja05.gif

InvertebradosFiltroEsponja06.gif

InvertebradosFiltroEsponja07.gif

InvertebradosFiltroEsponja08.gif

Para a montagem aproveitei os rebentos das pontas das folhas dos Fetos de Java dos outros aquários, numa base de barro furada para o efeito atei os rebentos com fio de pesca:

InvertebradosFiltroEsponja03.gif

InvertebradosFiltroEsponja02.gif

De seguida coloquei a areia branca, por cima as peças a gosto preenchendo homogeneamente a área do fundo, enterrei as placas para que apenas se vissem as folhas e juntei um tronco:

InvertebradosFiltroEsponja10.gif

InvertebradosFiltroEsponja11.gif

Para o Background cortei uma placa de esferovite à medida:

background01.gif

Eis o efeito no momento:

InvertebradosFiltroEsponja01.gif

Nesta altura surgiu-me uma ideia, não estava bonito, o fundo podia ficar super, não me apetecia pintar uma paisagem e estava com pressa, então com esta ideia qualquer pessoa pode fazer igual ou muito melhor, vou explicar, o material a usar são 3 cores acrílicas base, vermelho, azul e amarelo, o branco para quem gostar, uma trincha, uma escova de dentes godés e um borrifador (embalagem de spray) ou apenas um recipiente com água e a placa de esferovite, as tintas devem ser à base de água, acrílicas, podem comprar parecidas com as minhas, ou se tiverem tinta de parede, até podem experimentar com gouaches, não deve ficar tão bem, mas às páginas tantas até fica bem engraçado:

background03.gif

Para dar profundidade e relevo passamos a placa de esferovite por cima do bico do fogão, sem deixar derreter muito, só para provocar uns sulcos sem furar, com o cotovelo podemos dar antes outros efeitos ondulantes:

background02.gif

Depois num godé juntamos mais ou menos nestas proporções as 3 cores base acrílicas, porque o castanho é conseguido com a mistura de verde e vermelho, o verde é com azul e amarelo, mas podemos juntar logo tudo, as cores mais escuras em menor quantidade, damos uma borrifadela com água:

background04.gif

Misturamos:

background05.gif

E fica assim:

background15.gif

O engraçado é que quanto menos homogéneo melhor, daí não ser necessário ter grandes conhecimentos de pintura, devemos deixar áreas em branco:

background06.gif

Juntamos mais amarelo à mistura e uma borrifdela:

background07.gif

Com esta cor pintamos os espaços em branco, se formos rápidos a tinta anterior ainda não secou e ficam uns degrades interessantes.
Aqui vemos a pintura antes de seca:

background08.gif

Com um secador de cabelo, no máximo, encostamos bem à placa, vai secando a cor ao mesmo tempo que derrete mais um pouco a esfervite:

background09.gif

background10.gif

Quando já estiver seco podemos fazer um acabamento que disfarça algum ponto branco e dá mais luz, colocamos um pouco de branco e com a escova de dentes salpicamos aqui e ali:

background11.gif

background12.gif

Fica algo neste estilo:

background13.gif

Agora gosto, o que acham? É muito fácil, a sério e podem usar outras cores se preferirem:

background14.gif

Umas Ampulárias para ajudar ao ciclo, embora a esponja tenha vindo a Sump e a água do aquário principal, é para as bactérias não morrerem até chegarem os novos inquilinos:

IMG_4840copy-1.gif

Espero ter dado algumas ideias, nunca tenham receio de pintar, se usarem tintas acrílicas é fácil pois se não gostarem basta deixar secar e experimentar de novo, esta solução é mais económica do que a da tela que costumo usar, em qualquer base é possivel renovar, para quem, como eu, não gosta de rotina, pintamos por cima e temos sempre backgrounds novos!

Desejo-vos boas pinturas e lindos aquários

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo bem pensado Luisa só tens é um pequeno problema que é a areia branca,os camarões vão ter a tendência a esconder a sua cor verdadeira.Com areão preto ou escuro a sua cor irá sobressair muito mais,sem comparação mesmo.Tens é que arranjar musgo pois é vital para os camarões :medieval_mace: necessitam dele para a alimentação.De resto está tudo bem feito,embora a parte das tintas não a soubesse.Mas não irá sair com o tempo e tingir a água ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta fixe!

 

Aconselho-te a desenterrar os fetos, o rizoma enterrado tem tendência a apodrecer.

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo bem pensado Luisa só tens é um pequeno problema que é a areia branca,os camarões vão ter a tendência a esconder a sua cor verdadeira.Com areão preto ou escuro a sua cor irá sobressair muito mais,sem comparação mesmo.Tens é que arranjar musgo pois é vital para os camarões ;) necessitam dele para a alimentação.De resto está tudo bem feito,embora a parte das tintas não a soubesse.Mas não irá sair com o tempo e tingir a água ?

 

Olá Jorge, não sabia desse pormenor da areia branca, vou ver se consigo uma escura, quanto ao musgo eu sei, só posso meter na altura dos camarões, obrigada.

PS: a esferovite está colocada por trás do aquário, do lado de fora, ao mesmo tempo que ajuda a manter a temperatura!

 

Esta fixe!

 

Aconselho-te a desenterrar os fetos, o rizoma enterrado tem tendência a apodrecer.

 

Se os desenterrar ficam a boiar, vou ver se se safam uma vez que a areia por cima é pouquinha, mas obrigada vou estar atenta e se vir que estão a ficar fracos "engenhoco" outra coisa.

 

Fiquem bem

Luisa Fonseca

Editado por Luisa Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De resto está tudo bem feito,embora a parte das tintas não a soubesse.Mas não irá sair com o tempo e tingir a água ?

 

Olá Jorge pelo que entendi acho que a esferovite fica por de traz do aquário, senão nunca poderia ser usadas tintas a base de agua.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Luisa,

 

Mais um óptimo projecto. Esse aquário esta na tua casa ou na escola para as crianças?

 

Vou agora mandar-te uma MP com um projecto que podias fazer com os teus miúdos.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a mim deu a sensação de estar dentro do aquário de ai ter perguntado ;)

Opta então pelo areão preto que depois nem vais reconhecer os Reds,ai sim vão assumir um vermelho bem intenso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ai está um bom projecto e muito interessante!!

 

Parabens,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

As fotos teimosas não me saiem nada bem, mas aqui deixo uma imagem do aquário já com os Red Cherrys, o musgo e o areão preto... mas agora já não é o meu aquário de invertebrados, é o da minha filha... prenda de anos do Sérgio, os camarões e para pôr onde? no meu aquário todo DIY... então apresento-vos o "Happy Birthday":

 

IMG_5405.jpg

 

Agora ainda estão mais vermelhinhos, a foto é que não deu.

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Está um projecto interessante incluindo o fundo. Ficou com bom aspecto.

 

Até a "calha-candeiero" fica giro.

 

Um aparte, o aqua está em cima de um frigorífico? :(

Se está, não convem estar. Por causa da temperatura da água que irá derreter o gelo do congelador obrigando a formar mais, consequentemente gastando mais energia!! :D

 

abraço!

Tens Internet ? Ganha $$$ a clicar anuncios, clica aqui.

 

N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!!!

gallery262931342184.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho um filtro igual a esse e tb ja me deparei com o mesmo problema de sucção dos mais pequenos.

Vou optar pela mesma solução da esponja, mas gostaria de saber como aplicas t a esponja. Foi colada ou fixa com um fio ou outra cena qualquer?

 

cumprimentos

Ruben Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi boas tardes...

eu tambem uso um filtro desses mas em vez da esponja optei por usar uma meia de senhora de cor preta...

fica ultra fino... o preto disfarça o filtro e alem de que ajuda tambem a filtrar a agua que entra no filtro.. ate agora nao tive problemas nenhuns

o aqua ta bonito mas so um aparte... teres o termometro junto ao termostato vai.te dar a temperatura certa da agua ??

abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi boas tardes...

eu tambem uso um filtro desses mas em vez da esponja optei por usar uma meia de senhora de cor preta...

fica ultra fino... o preto disfarça o filtro e alem de que ajuda tambem a filtrar a agua que entra no filtro.. ate agora nao tive problemas nenhuns

o aqua ta bonito mas so um aparte... teres o termometro junto ao termostato vai.te dar a temperatura certa da agua ??

abraços...

 

Olá,

Eu optei pela espuma porque o filtro é tão pequeno que as matérias filtrantes são poucas, assim aproveito e tenho-as também cá fora a fazer o mesmo efeito, a esponja filtra melhor ainda que a meia de vidro... não sei se compreendi bem, o efeito da espuma é esse, filtrar a água que entra no filtro!

Quanto ao termómetro tens toda a razão, assim mais valia nem estar lá, obrigada!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais