mudança na iluminaçao do aqua


Recommended Posts

boas

 

tive a pesquisar algumas coisas acerca da iluminaçao para os aquarios, o meu problema é que so tenho uma calha de iluminaçao, daquelas que ja veem incorporadas na tampa do aquario. nao me lembro bem das medidas do aquario mas tem aprox. 70L

 

como so tenho uma calha queria por uma lampada mais forte visto que a que possuo é uma da Philips TD-L 54-765 de 18W.

 

se alguem me puder aconselhar... é assim para os peixes é suficiente mas queria ter algumas plantas e gostava de saber se é possivel por uma lampada mais forte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que comprimentos tem o aquário?

 

Podes tentar fazer um upgrade adaptando outra lampada e um balastro mais potente ou entao optas por retirar isso tudo e a tampa e colocas uma calha externa

 

 

o aquario tem 80cm de comprimento, daqueles com as arestas "cortadas" :flick_tongue:

 

e quanto a retirar a tampa e por uma calha externa ta fora de questao porque o aquario já vinha preparado com o que parece ser um sistema de amortecimento em baixo, que combina com a tampa etc lol... e outro problema é que ele tem o vidro em cima um bocado lascado numa das arestas... e nao quero que fique a vista..

 

nao posso comprar so uma lampada com mais potencia ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar lãmpadas PL ou PLL nessa calha tens é de ter jeito de mãos e comprar os acessórios necessários.

 

 

Eu vi um topico dum user do forum que fez isso e até ficou um bom trabalho mas nao tenho jeito para essas coisas e vou ter de me ausentar na 2f, ausencia essa que vai durar alguns meses (vida de militar) eheh

o meu pai e que fica a tomar conta dos peixes...

 

so que gostava de deixar as coisas preparadas pa que as plantas possam crescer minimamente em condiçoes, nao é que sejam plantas que necessitam de muitos cuidados, pois so tenho uma anubia nana, um feto java e musgo de java mas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só a lampada não, terás que mudar o balastro também, tens que emdir o espaço disponivel e depois procurar soluções que sirvam aí

 

pensei que fosse possível por uma lampada com mais potencia nesta calha... sendo assim talvez quando regressar me aventure um pouco... :flick_tongue:

 

por agora terão de se contentar com o que teem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas fluorescentes variam a potencia consoante o tamanho, por isso não basta comprar outra lampada com o mesmo tamanho. As lampadas fluorescentes para terem mais potencia, têm de ser maiores ou diferentes e com isso têm de ter outra "alimentação" (balastro).

 

A única solução para aumentar a luz é colocar mais lampadas com mais balastros ou mudar a lampada e o respectivo balastro. A medida "standard" de 80 cm. dos aquários não acompanhou a evolução dos aquários plantados e procura do consumidor pois há poucas soluções de iluminação fluorescente para aquarios dessa medida. Os aquários plantados preferencialmente devem ter medidas de 70 ou de 90cm para a iluminação "encaixar". No teu caso, ou colocas mais lampadas T8 de 18Watt que têm cerca de 60 cm e por isso não iluminam o aquário na totalidade, ou optas por lampadas PLL de 55 Watt ou como eu fiz de 36 + 24.

 

Calha para o meu plantado com 80 cm de comprimento. Usei 2x24 Watt - PLL + 2x36 Watt PLL + 1x 18Watt T8

 

03-11-07144.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sabia que era mal "geral". mas isso que fizeste no teu tá fixe, deixaste a original e acrescentas-te essas tais PLL.

 

por agora é-me impossivel fazer isso mas vou pesquisar durante uns tempinhos e talvez quando voltar a casa dos meus pais tentarei a minha sorte, ou entao irei a um electricista com ja alguma experiencia e peço um orçamento a ver se compensa, porque água e luz á mistura....

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso, ou colocas mais lampadas T8 de 18Watt que têm cerca de 60 cm e por isso não iluminam o aquário na totalidade, ou optas por lampadas PLL de 55 Watt ou como eu fiz de 36 + 24.

 

a tampa que tenho no meu dificulta-me tambem um pouco a vida pois não tem espaço para por mais nenhuma calha, visto que a mesma é xeia de compartimentos em cima... aliás é como se fossem duas tampas... uma delas que ocupa a metade frontal do aquario tem apenas o espaço necessario á calha. depois tem a outra metade que ao tirar a tampa tem espaço para "arrumaçoes".

 

mesmo que tentasse por so dava pa uma PLL, daí a minha pergunta inicial, se havia possibilidade usar a mesma calha com uma lampada fluorescente com mais Watts.

Editado por dudes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se tentares por ai umas fotos da tampa Tanto do lado de fora como do lado de dentro e assim alguem te pode ajudar no teu cso concreto, pois muita gente ja fez alteracoes (eu tambem) mas cada caso e um caso.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho aqui maquina decente, o telemovel ta pa arranjar, mas a ver se me lembro de amanha tirar umas fotos com a maquina da minha namorada.

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.