Etroplus Maculatus - Reprodução


Recommended Posts

Boas,

 

O meu casal de Etroplus Maculatus, desde inicio que sempre andaram num ritual de perseguições um ao outro, mas de ontem para cá comecei a notar uma mudança de comportamento, ficaram um pouco mais agressivos com os outros peixes e tomaram conta de uma rocha que tenho no aquário, não deixando ninguém se aproximar.

Alem disso passaram a tarde toda num ritual, onde a fêmea encostava a barriga nessa rocha e estremecia e depois ia o macho e fazia o mesmo.

O macho até tem uma zona em frente a essa rocha, onde tem estado a escavar um buraco, retirando pedra a pedra com a boca, onde ambos repetem tambem esse mesmo estremecer do corpo.

 

A pergunta que se mete é, será que estão mesmo a reproduzir?

Já alguém aqui conseguiu reproduzir esta espécie?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente está uma desova a caminho

 

"A desova costuma ocorrer em alguma pedra ou superfície lisa e o tempo de eclosão poderá variar de três a seis dias, dependendo da temperatura e salinidade da água, quanto mais quente, mais rápido os ovos eclodem"

 

 

aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Após 2 ou 3 semanas de rituais de acasalamento intensos, finalmente dei com as ovas numa rocha.

 

Os pais tem defendido as ovas com "unhas e dentes", ninguém tem direito de se aproximar daquele local, e passam o dia todo ao pé das ovas a agitar as mesmas, não sei se esse comportamento é normal ou não???

 

As ovas estão assim tipo uns saquinhos pendurados na rocha, que quando os pais se movimentam ao pé das mesmas, estas mexem-se...

 

IMG_0235.jpg

 

IMG_0238.jpg

 

Agora é esperar para ver se as crias nascem e se conseguem sobreviver, pois estão num aquário comunitário....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Parabéns pela reprodução de um ciclídeo que não é comum aparecer!

Espero que os pequenos se tenham safado, pois sou um potencial interessado em comprar-te alguns :) !

É que com a futura montagem de um biotopo Indiano tenho-me interessado pelo género Etroplus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela reprodução de um ciclídeo que não é comum aparecer!

Espero que os pequenos se tenham safado, pois sou um potencial interessado em comprar-te alguns :thumbup3: !

É que com a futura montagem de um biotopo Indiano tenho-me interessado pelo género Etroplus

 

sim senhora um grande feito parabens boa sorte kom os putos

dentro de agua ninguem nos chateia :)

 

Green power

Link to comment
Partilhar nas redes sociais