Crescimento dos Discus


peixe-espada

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Alguém sabe informar se é possivel determinar a idade (aproximada) de um disco apenas pela análise do tamanho?

 

Isto é conhecem algum estudo (ou por experiência própria) que apresente uma tabela de crescimento por idade?

 

Comprendo que os factores ambientais e alimentação influenciem bastante o crescimento, mas deverão existir valores médios.

 

O motivo que me leva a lançar o desafio é tentar determinar a idade de alguns discus que possuo cujas dimensões vão de 6 a 14cm.

 

Obrigado e cumprimentos,

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito dificil determinar a idade de um discu pelo seu tamanho pois este é muito condicionado pela qualidade do ambiente em que está, alimentação, etc

 

Tanto podes ter um discu com pouco mais de um ano com 15cm como podes ter um com 4 ou 5 anos com 8 cm....

 

Um indicador de que o discu é jovem ou velho é pelo tamanho do olho mas não dá pra determinares a idade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado William,

 

Já calculava que a resposta fosse dificil ou até muito dificil, mas confesso que não imaginava taxas de crescimento tão variadas.

 

Abraço,

pE

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois, o discu ficando atrofiado no crescimento nos primeiros meses de vida, depois já não cresce mais.Quanto ao crescimento, crescem à volta de 2,5 cm por mês. Se postar fotos dos discus em questão talvez se possam dar palpites em relação à idade....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi bem um caso desses no meu aquário.De criadores diferentes o crescimento nem se comprava,comiam o mesmo cá em casa etc mas de um criador o crescimento era absurdo mesmo.Era muito mais pequeno que os restantes quando chegou ao aquário e em 2 meses passou-os todos e estava um bom bocado maior.É mesmo difícil determinar a idade de um discu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu também confirmo o que já foi dito, ainda à dias vi um casal de Discos com ovinhos tinham 9-10 cm, fiquei pasmado, pois no mínimo devem ter 8,5 meses-9 meses de idade, que é quando atingem a maturidade sexual na melhor das hipóteses, tenho um casal de turquesa que com 10 meses tinham uns 15 cm quando puseram ovos a primeira vez, neste momento têm 19cm. Agora pergunto eu, ainda pensas que se consegue saber a idade de um disco pelo tamanho.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais