E se existisse um Aquastudio no Porto?


FAAO

Recommended Posts

Agora é que disseste tudo...

Sei perfeitamente que este tipo de negócio não é para enriquecer... Mas desde que dê para pagar as contas ao fim do mês, no inicio já não era nada mau!

No pior dos cenários, cobro bilhete á entrada ;)

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for para os lados da Maia, ainda existem locais/lojas que, apesar de terem água da companhia também têm poço/mina.... o que é excelente para uma loja do tipo que tu pretendes.

 

Sobre o projecto nada a acrescentar.... contigo, nada mais se podia esperar.

 

Boa sorte.

 

Abraço,

José Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira bem as medidas e manda-me por MP :o

Não te esqueças da localização (creio que deve ser na Maia) e todos os pormenores que achares importantes.

 

Obrigado a todos pelo feedback e espero que o projecto possa avançar.

 

Ups,

Pensei que tinha lido Maia em qualquer lado....

 

Mesmo assim, algo de muito bom só poderá vir por parte do Filipe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

Tenho admirado o seu trabalho "Fantástico", e se essa loja for para a frente vai ser uma desgraça

para nós aquariofilistas ( eu sou uma amadorazita, nem sei se me posso considerar uma aquariofilista)

pois vais ser uma tal gastação de dinheiro...... :P

Venha lá essa loja, e se for com essa apresentação acredito piamente que clientes vaõ ser mais que muitos.......Vai é ser uma grande trabalheira cuidar disso tudo sózinho.....

Ora bem...."Break a leg"...anf go for it........

Cumps.Cá fico à espera..... :D

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia da nespresso parece-me bem.

Seguem mais umas ideias.

Secção de Workshop:

Cafe e um pastel de nata. :)

Umas mesitas com uns livritos à mistura para a malta ir lendo quando la vai, com tema por mes ou semana e respetiva promocao e livro em destaque. ex: Discus, Substratos, planta A ou B, o peixe azul aviador que vive nas cavernas calcarias do solo argiloso da amazonia profunda, etc.

 

Claro que ofereces o cafe a quem fizer despesa..... ;)

 

Objectivo: o pessoal ao fds de manha vai com a famelga tomar o cafezito e o pastelinho de nata, as respectivas e os respectivos vao comecando a ficar apixonados pelo hobby, e é despesa na certa.

 

O contra: vais contribuir para a falencia de algumas familias :). Na pior das hipoteses comecam a criar peixes de maior porte em casa para o almoco :)

 

Força com o projecto.

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Este projecto tem pernas para andar, mas não será para abrir já... pretendo avançar com o projecto apenas apartir do 2º semestre!

 

Qualquer das formas, já ando a ver locais, o que já é um começo!

Eu vou dando novidades sobre o assunto e quem sabe se não surgirão algumas surpresas...

 

Aproveitem já para começar a poupar uns trocos, quanto mais não seja para pagarem o café :thumbdown2:

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAAO espero que consigas de facto abrir o Aquastudio, pois será sem dúvida das melhores coisas que pode haver em Portugal, e é como algumas pessoas dizem, hoje em dia vamos a uma loja de animais e o que eles querem é facturar "mau era " e conheçimento até podem ter mas não têm qualquer tipo de experiência em determinados assuntos, e visto que mudei de zona de habitação ( Felgueiras ) e por aqui não existe nada de especial, fui obrigado a deslocar-me ao Porto para adquirir os meus peixes, terás um cliente sem dúvida FORÇA AI :)

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui, só agora vi isto e realmente é um belo projecto

 

Quanto ao que gostaria de ver nesse espaço, bem, o que penso que atrairia mais possiveis clientes seria a possibilidade de encontrar produtos, quer à venda directamente no espaço, ou através de encomenda (isto porque é muito mais facil confiar numa encomenda feito num local especializado que na internet) que não é comum encontrar nas lojas de aquariofilia no norte do país... especialmente especies de flora e material tecnico utilizado em aquascapping, ou pelo menos em aquas não tão basicos.

A possibilidade da realização de orçamentos e respectiva planificação de layouts e até montagem no aqua. E claro a realização de cursos e workshops.

Isto tudo num espaço acolhedor, com atendimento profissional para todos os tipos de clientes e que não tenha aquela atmosfera tão bem por nós conhecida de tradicional "loja de animais".

Para talvez compores melhor os teus proprios lucros tambem podias pensar num serviço exterior de montagem e manutenção de aquas como elementos decorativos para empresas.

 

 

Já agora, que zonas da cidade do Porto é que andas a estudar para este possivel projecto e que tipo de espaço fisico procuras? Como somos muitos talvez a malta do forum te possa dar uma ajuda a encontrar o sitio ideal

Editado por gabrielgg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Antes de mais parabéns por estares a pensar no projecto, este meu post pretende ser construtivo e espero sinceramente que ajude-te a reestruturar a ideia de modo a que caso vá avante, estejas á espera de algumas coisas.

 

Para muita pessoa aqui presente, uma casa não se faz só com aquários de exposição. Uma loja não sobrevive apenas a "mostrar" aquários ou a vender peixes, bem como o um café não vive só a vender café...

 

O teu projecto (espero que não te importes que te trate por tu) tem de ter uma grande base em todos os aspectos. Um Aquastudio como pretendes não pode estar só uma pessoa lá, veja-se que tu como Patrão, terás outros afazeres, tais como bancos, fornecedores, clientes, obras... Terás sempre que ter uma pessoa a ajudar-te, alguém de confiança e que perceba. Um bom Patrão, conhecedor e honesto (como tu) dá a cara pela loja, bem como o(s) empregado(s). Um "mau" empregado que empregues "por ser um gajo porreiro" pode "afundar" o negócio, quer queiramos, quer não... É necessário uma pessoa honesta, séria, simpática e trabalhadora.

 

Terás de ter equipamentos de vários segmentos ("gama"), podes ser apelidado de "careiro" ou "Chinês"... Tem que se agradar a Gregos e a Troianos. Este pequeno pormenor irá roubar-te muito espaço na loja/estúdio. Aqui terás logo alguns problemas, caso das plantas... Se tiveres uma marca cara como a Tropica, irás ser definido como elitista ou careiro por pessoas menos conhecedoras. Se tiveres uma marca mais barata, isso irá reflectir-se na qualidade. A Tropica tem pormenores que a definem de todas as outras, por exemplo a etiqueta identificadora da planta, o excelente site... Isso quer queiramos, quer não, é importante para um vendedor bem como o fornecedor/fabricante.

 

Baterias de peixes são muito importantes, pois são os peixes que chamam os clientes. Apesar de não ser o mais rentável de uma loja, terás que ter variedade, qualidade e cor. Uma bateria tem que ter um bom acesso à filtragem, o que ir, mais uma vez, roubar-te muito espaço à loja. Os aquários, obviamente, devem estar sempre limpos, o que torna a tarefa da manutenção semanal um bocado chata. Neste aspecto, aconselho-te vivamente a consultar alguns lojistas com quem te dês bem. Podes até arranjar contactos para empresas e pessoas que estão no ramo e que possas desconhecer. Assim poderás ter bases de comparação de preços um pouco sobre tudo.

 

Não sei se estás a pensar na vertente de Água Salgada, nesse aspecto aconselha-se um aquário de Duros, outro de Moles, e uma bateria de peixes. A filtragem, obviamente, por sumps.

 

Aconselho um sistema de ar condicionado, irás poupar muito dinheiro em electricidade... Regulando a temperatura ambiente para os 24/25ºC, e os termostatos para 22ºC, os termostatos apenas irão funcionar apenas quando necessário. Podes reservar uma bateria para discus onde, obviamente, regulas a temperatura para valores mais altos.

 

A parte de "convívio" já foge um pouco, mas é interessante para espaço de trocas de ideias e convívio. Esperemos que não se torne espaço de negócio entre privados :happy:. Um espaço com aquários bonitos e tratados é engraçado e poderão ser o teu "argumento" de venda. Um aquário vale mais de 1000 palavras e muitos negócios/amizades começam por ali mesmo!

 

Bom, esta parte foi a chata. Disse isto por já ter estado e de vez em quando ainda estar ligado à parte do "negócio" com isto quero apenas lembrar-te de alguns aspectos relativamente à loja. Já agora, deverá ser o mais próximo possível de um rectângulo, devido ao ângulo de visão, e, na minha opinião, a rondar os 80-100m2. Até garanto que irás sempre achar que é pouco :P

 

Para finalizar apenas gostaria de dizer-te que na Aquariofilia é necessário gente honesta e conhecedora atrás de um balcão, o que sinceramente acho que sejas. Qualquer coisa que possa ajudar, é só dizer.

 

Cumprimentos,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Acho o post anterior resume tudo.

 

Só me meti à conversa, pois tive a confirmação há 2 semanas que a biomaris fechou, e a loja tinha bastante potencial, mas alguns problemas de gestão conforme referi nesse post Biomaris fechou!.

 

A loja deve estar em respasse e pelo que sei não tem dívidas com fornecedores.

 

Penso que o espaço merece ser reabilitado, pos isso: Força nisso!

 

Cumps

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre uma optima notícia saber que vai abrir uma nova loja em condições no Porto. Ainda para mais sabendo que será de alguém que gosta do que faz.

Realmente no Porto não há muita oferta (para não dizer quase nenhuma). A Biomaris fechou e agora vamos tendo a Mania dos Peixes que vai sendo um local de encontro, conversa e (obviamente) compras.

Tal como foi dito noutros posts anteriores, uma loja já não pode ser apenas um sítio para gastar dinheiro. Para isso podemos fazer compras pela net que sai normalmente mais barato. Uma loja deve oferecer outro tipo de serviços como por exemplo: atendimento personalizado, local de encontro, entre ajuda, etc.

 

De qualquer forma estou certo que terás bastante ajuda de foristas em troca de algumas ideias e dicas para ajudar o hobie. Pelo menos comigo podes contar se for necessário alguma ajuda para carregar com material, pintar paredes, colar vidros, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Li com atenção as ideias e sugestões; e agradeço ao Fernando Freire pela paciência que teve em escrever todo aquele texto, pois acabou por referir e resumir o que é mais importante para um espaço físico.

Muitas pessoas pensam que uma loja é um fórum, mas na verdade não funciona bem assim... Lembro-me de ver alguns tópicos a mencionarem lojas Alemãs e muitos de vocês a dizerem que isto sim é que era uma loja, pena que não existisse alguma em Portugal; o problema é que essas lojas ou lojas com qualidade em que se encontra um atendimento especializado, sempre limpa e bem cuidada, têm custos altíssimos. Os funcionários têm de ser escolhidos a dedo e não é a mesma coisa que chegar á Segurança Social e contratar qualquer pessoa que esteja pelo fundo de desemprego. Se formos a ver o grande problema de 80% das lojas actuais do Norte do País e isto para não ser mais pessimista, têm funcionários apenas com umas "luzes" do que é um negócio especializado. As pessoas são contratadas porque gostam de animais, peixes e aquariofilia em geral, mas falta o interesse e isto talvez por falta de tempo, em evoluírem e perceberem um pouco mais! Assim que surge uma melhor proposta de trabalho saem e entram outras... e assim sucessivamente.

 

Este não é o meu conceito de loja… se fosse para abrir mais uma loja, seria mais uma no mercado e para isso já existem bastantes, para quê mais uma?

 

Se o grande interesse das pessoas é ter um local de encontro onde podem trocar ideias, peixes e plantas, para isso arranja-se uma garagem em qualquer lado e faz-se isso! Reparte-se os custos de água, luz e está feito! Ou então e como já referiram, passem por minha casa, eu ofereço um café e vêm os áquas ao vivo!

 

Ao abrir uma loja especializada e diferente de todas as restantes, têm custos altíssimos e se a mentalidade das pessoas é usarem um local deste género apenas para convívio, teria que cobrar a entrada (o que não me parece lógico) ou então ao fim de 3 meses fechava a porta e era mais uma loja que se afundava.

 

Não pretendo enriquecer, desde que pagasse as contas ao fim do mês (funcionário (os), renda, fornecedores, água, luz, etc) e sobrasse algum para pagar as minhas contas e sustentar a família, estava tudo bem…

 

O Rui no último post acabou por dizer tudo:

 

Tal como foi dito noutros posts anteriores, uma loja já não pode ser apenas um sítio para gastar dinheiro. Para isso podemos fazer compras pela net que sai normalmente mais barato. Uma loja deve oferecer outro tipo de serviços como por exemplo: atendimento personalizado, local de encontro, entre ajuda, etc.

A loja viveria de quê… de aquários de demonstração? De donativos? Abria a loja apenas ao fim de semana para nos reunirmos?

Uma loja não é um clube, pode ser um ponto de encontro, mas terá que facturar! Caso contrário teriam de procurar outro local, eu não vos expulsava de lá, mas ao fim de 3 meses teria de fechar as portas; e vocês teriam de procurar um novo local ou recorrer aos locais anteriores!

Mentalizem-se que uma loja não vive de aparências e da boa vontade das pessoas, a qualidade, aspecto, disponibilidade, especialidade… tudo isto tem um custo!

 

Mencionei que pretendia fazer uns workshops, mas seriam eles de borla? Talvez sim… talvez não! Imaginem vocês a fazerem workshops, a formarem as pessoas e depois só porque os vossos produtos são mais caros 1€, 2€, 3€, 10€ dependendo do tipo de material, mas como o Rui referiu e bem (porque esta situação é mais que visível no fórum) preferiam ir á concorrência ou Internet e comprar. As pessoas têm memória curta e muitas das vezes são ingratas, são capazes de irem a um local e espremer a pessoal que vos atende, mas depois vão comprar onde é mais barato; mas será que a informação que vos passaram não tem preço? Quanto vos custaria comprar produtos sem aconselhamento?

 

Para terem uma ideia, e isto com a Internet á distância de um click, eu dou sempre preferência ás lojas Portuguesas, sejam elas físicas ou online! Nunca comprei nada fora que não existisse á venda em Portugal! Os produtos podem até ser mais caros 1€, 2€, 3€, 10€ (depende sempre do material), mas dou sempre preferência ás nossas lojas.

 

Cada vez mais me capacito que um projecto do género não tem pernas para andar no nosso País, muito mais quando hoje em dia todos são "importadores", não pagam impostos, não passam facturas e são estas as pessoas que arrebentam com o mercado em geral! Para o publico em geral, esses "importadores" fazem a grande diferença porque conseguem preços fantásticos e as pessoas que vivem dos hobbies agradecem, mas nunca se esqueçam de uma coisa, os "importadores" abrem e fecham a actividade, enquanto as lojas desaparecem!

 

Apenas para finalizar, este projecto não avançará quase de certeza, mas poderá haver uma possibilidade remota de eu ficar ligado á aquariofilia de uma forma diferente, mas ainda não há nada em concreto… ou então, e devido a incompatibilidade de tempo, possivelmente abandonarei o hobby; porque para quem me conhece não tenho áquas só por ter, tenho-os com gosto e desde que tenha disponibilidade de tempo para tratar deles. Caso contrário, prefiro não ter!

 

Um bem haja para todos e muito obrigado pelo vosso feedback!

 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não costumo "postar" por "postar" sem acrescentar ao tópico algo que eu considere útil, mas neste caso a minha participação neste tópico é só mesmo para dizer que do meu ponto de vista o Filipe não está certo.

 

Está certíssimo!!

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Cada vez mais me capacito que um projecto do género não tem pernas para andar no nosso País,

 

Com muita pena acho que tens toda razão!...

 

A mentalidade do povo nao vai de encontro com esse tipo de projecto!

Muita coisa que vejo me choca por cá, se calhar por ter vivido 3/4 da minha vida no estrangeiro e acabo por concordar ctg.

Abre a loja em alemanha ou nos EUA (apenes mero exemplos), aí safas-te por que quem trabalha realmente bem vai em frente nesses paises...

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais