Reef - 100l


Luis Rosa

Recommended Posts

Depois de tanto pensar e pensar, cheguei a uma conclusao. Vamos passar pa agua salgada!

 

Com este topico vim apenas apresentar o avanço do meu project que começa agora a tomar forma. Depois de me informar passei a compra de um aquario, 80 cm, deve chegar. Venho agora partilhar o resto. Desde ja um obrigado ao Duarte, e a todos os que hoje estiveram comigo.

 

Bom vou apresentar o setup que estou a pensar montar.

 

Aquario - Hagen 112L, 80*30*45

 

Pic_2021_8.jpg

 

 

Escumador - Aquamedic MidiFlotor 400L

Bombas - Powerhead 1000 L/h , Powerhead 1500 L/h , TUNZE 7400/2

Areia - 12 Kg Aragonite

Termostato - 100 W Fluval

Iluminação - Calha Jebo Lifethec 85 cm PowerComapct 2x 55 W

 

Penso que seja tudo por agora, algum dos aparelhos esta mal para aquilo que pretendo? Bom vou tentar começar com o projecto o mais depressa possivel.

 

 

Obrigado a todos

Editado por Luis Rosa
meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

oi pack se calhar para um aquario desses a calha de 85 nao sera pouco? nao ficaram as partes laterais com pouca iluminaçao ? eu tenho uma da jebo de 1,20 e a medida certa menos ja ficava escuroas vezes mais vele investir um pouco mais

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não tens nada que agradecer! A malta que lá estava a apanhar água caso não saibas os nicks aqui do fórum e da ptNet eram o Oblivion, o dbcm, o Erazor e o Yacthmaster.

 

Quanto ao teu setup... HQI para 80 cm ?? Acho lindamente eeheheheh cuidado apenas é com o sobreaquecimento.

 

A circulação também penso que beneficiarias mais com o conselho que o Marco te deu.

 

Vai dando notícias

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma questão um tanto ou pouco preocupante... vais colocar a hqi nessa armação?!?!?! a essa distancia da supreficie?!?!?!?! axo um grande erro :twisted: na mha opiniao axo k devias consiliar as coisas... quanto ao resto vais ter grande aqua no futuro proximo espero eu :lol: contudo axo que devias pensar um pouco em relção a hqi.... tem mesmo mt cuidado senao ela vai queimar tudo o k esteja no aqua... e mais com essa armaçao vai fazer um efeito de estufa... pensa bem nisso antes de iniciares pois a luz e um ponto mt importante num reef... espero te ter dado alguma luz :wink: sobre a hqi....

 

 

cumps

Miguel

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não não vou fazer isso mas obrigado pelo concelho, a calha so esta ali porque ainda nao tenho espaço para a por :lol::twisted:

 

As calhas jebo ja vem com aqueles suportes magnificos em que a distancia a agua ja e maior e sem cobertura esse efeito estufa nao se aplica. Para o proximo fim de semana espero ja ter tudo para poder comprar a RV e começar a trabalhar mais a serio. :wink:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi p@cK,

 

Esse aquario é praticamente igual ao meu, e posso dizer-te que já dá para fazeres um "Reefzinho" bem engraçado. :twisted:

 

Quanto ao escumador acho que o MiniFlotor serve perfeitamente, digo isto porque é o que eu tenho e tem feito o seu trabalho na perfeição.

 

As PowerHeads, podes seguir o que o Marco te disse.

 

Em relação à iluminação, acho que fazes bem logo de inicio apostar numa HQI.

 

«Tio-Patinhas», para o p@cK colocar a calha de iluminação a que se refere, vai ter de retirar aquela tampa do aquario... tal como eu fiz no meu... e como tu dizes e com razão, ele vai ter que ter cuidado com a distancia a que vai colocar a HQI devido ao aquecimento que esta provoca.

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Avançando mais um pouco nesta aventura, ja tenho quase todo o material disponivel. Falta apenas o escumador e a calha. Tambem fui ao cabo raso buscar uns litrinhos de agua!! :lol: :D

 

Bom ainda nao vou passar a compra de rocha. vou so ligar tudo uns 2 dias e depois começo na compra.

 

Desde ja uma foto do arsenal de garrafoes que tive que acartar as costas :D

 

Pic_2021_9.jpg

 

Outra coisa que se revelou ser dificil foi a lavagem da areia :oops: mas nada que com esforço nao se lavasse 8) , depois de muitas lavagens aqui fica em comparação com o duarte o aspecto da areia

 

Pic_2021_10.jpg

 

Por fim ja enchi o aqua ja liguei uma bomba de 1800 l/h que comprei e vamos esperar so a vinda do que falta para avançar mais um pouco. Aproveito para vos mostrar o aspecto do aqua logo apos a entrada da agua.

 

Pic_2021_11.jpg

 

Ate assusta ;):wink:

 

Pic_2021_12.jpg

 

 

Desde ja um obrigado a todos

 

Cumps Luis aka p@cK

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de encher o aquário de leite em vez de água é para teres os peixes bem alimentados? e muito cálcio para os corais? :lol:

 

 

 

Não seria melhor deixar assentar durante 1-2 horas antes de ligar a bomba?

 

Mais um projecto e mais uma facadinha do demoniozinho "mete sal na água...mete sal nesses peixes e mete-os na grelha e compra mas é uns de água salgada"

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P@ck parabéns pelo arranque :D

 

Quanto à agua lamento desiludir-te mas como até sei que essa arogonite é igual à minha ... à qual dei 5 passagens de água corrente ainda demorou quase 1 semana a assentar e quando ligares a bomba é que vão ser elas :lol:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu recomendo deixar a as bombas a trabalhar com extra pre-filtros, se posivel algo de 100/50 microns, demora mais tempo a clarar a agua mas ao mesmo tempo retira essa imporeza que de outra maneir fica sempre dentro do aquario

boa sorte :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

@ Duarte tu nao me digas isso!! 8):cry: Mas penso que posso enfiar la a rocha sem as bomba de circulação a trabalhar, so nao devo poder e ligar a bomba o resto fica tudo on. :wink::lol: Agora ter de esperar uma semana pa isto assentar e ver-se a rocha e que e demais, pensei que fosse 1 dia :lol: :D .

 

P.S<> Hoje de manha ja se ve qualquer coisa como a bomba de circulacao e o termostato, tambem ja consigo ver mais areia. Caso para dizer isto esta a avançar meus amigozz :lol::P

 

Obrigado a todos

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esforço a trazer água do cabo raso...devias trazer 300 e tal litros....e ter de lá voltar pra semana mas pelo que tenho visto vale mesmo a pena.

 

Natural é natural.

 

A aragonite deve sempre ser bem lavada, quanto mais lavares menos levanta ainda que levante sempre. No meu cado ao fim de 2 ou 3 dias tinha a agua cristalina. É uma questão de esperar. Vais ver fica lindo.

 

Força, estás no bom caminho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja tenho o escumador!!! Granda marco! 8) Ja vem carregado de coisas vivas. Mas tenho um senao, acho que a bomba e muito forte, ou mesmo forte demais, pois tava quase assente e ficou leitosa outra vez :D :wink::lol: Voltei a estaca zero! :lol: Talvez meta primeiro uma de 1000.

Aqui fica o aspecto do aqua ja com escumador bomba termostato ligado.

 

Pic_2021_13.jpg

 

Sim a aragonite e genial, muito bonita mesmo.

 

 

Obrigado a todos :lol:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho actualizar os leitores do forum. O meu projecto avança. Depois de uns dias a duvidar da capacidade de destorvação da agua, cheguei a conclusao que ela destorva tenho e de esperar. Comprei tambem os primeiros kilos de rocha viva, cerca de 12,5 Kg. A rocha e genial ja vem com xenias e actinodiscos (axo que e assim que se escreve) :):cry: Ja investi bem na rocha, agora da para esperar uns meses.

 

Pic_2021_14.jpg

 

Bom ja meti a rocha la para dentro mas em posicoes imaginarias pois de facto nao consigo ver o que estou a fazer. 8) :D

 

Tambem ja comprei o kalwasser e vamos avançar com isto. Daki a 2 semanas vou fazer o teste "Serio", para ver se ja posso por os primeiros habitantes. O sistema de kalk que devo montar sera por gravidade gota-a-gota, opiniões?

 

 

Desde ja um obrigado. E mais dia menos dia tou-vos a cobrar a mudas de corais que me prometeram. :roll::lol::lol::wink:

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Nao e muito cedo para teres introduzido corais??? ate porque se a agua esta turva a luz emitida nao e a luz que e absorvida pelos corais... a medida que ela penetra na agua turva ela vai sendo refletida/transmitida/absorvida, logo a luz que chega aos corais podera nao ser suficiente para os "alimentar", para alem de que o aquario so tem 4 dias, o que e muito pouco, mesmo para quem esta a usar agua natural...

 

Abraços e boa sorte para o teu reef!!!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bom quanto aos corais, eu nao os comprei propositadamente foi um bonus que descobri na compra da rocha. :D :D Se sobrevivem ou nao bom isso e outra coisa. :? Aproveito e mostro o aspecto geral do aqua hoje ao fim do dia

 

Pic_2021_16.jpg

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas passei so pa vos mostrar o aspecto em comparaçõ com ontem.

 

Pic_2021_17.jpg

 

Esta quase perfeita a agua.

 

Bom vou começar a dosear kalk, mas nao sei se enxa o garrafao todo ou so metade, opinioes? :cry::lol: Aproveito e deixo os testes que fiz, os primeiros desde a data da montagem.

 

Amónia - 0,6 -> 1,2 (Nao sei o valor concreto)

Nitritos - 0,1

Densidade - 1023

pH - 7,9

 

 

A temperatura situasse nos 26º.

 

 

E tudo por agora.

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E com prazer que vos digo que acabei o processo de compra. E que comecei o processo de ciclagem. Os testes ainda estao muito irregulares, mas com o tempo vao la, tambem axei um carangueijo que me indicaram pa mandar fora, o que fiz no momento. A xenia e o actinodiscu estao de media saude ja que as condicoes da agua tambem nao sao as melhores. Tambem ja tenho calha de iluminacao. Agora e so esperar.

Aqui vai o aspecto actual do meu aquario.

 

Pic_2021_18.jpg

 

Bom por agora e tudo. So tenho um problema que e facil de resolver, tenho a densidade um pouco alta, 1027, que vai baixar a medida que lhe for adicionando agua de OI.

 

 

Mais uma vez obrigado a todos

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma duvida. Fui buscar animais ao mar, camaroes da nossa costa 4, caboz 2 e 3 burries. Bom a duvida assenta mesmo sobre os burries. Nao fara mal metelos no aquario?? Que tipo de comida lhes dou?? Sao estas as duvidas por agora.

 

 

Obrigado a todos

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...a duvida assenta mesmo sobre os burries. Nao fara mal metelos no aquario?? Que tipo de comida lhes dou?? Sao estas as duvidas por agora.

 

Oi,

não existe problema desde que faças uma boa aclimatização, isto porque a temperatura a que o mar se encontra é muito inferior à dos nossos aquarios.

Em relação à comida nao te preocupes com isso... eles comem algas, e dentro de uns dias ja terás algumas.

 

Hugo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde ja, fico esclarecido. :oops:8) Quanto as algas espero que crescam lindamente. Estou orgulhoso do que fiz ate agora. 8) Fiz o primeiro teste SERIO. :( Apresentovos os resultados:

 

Temperatura - 26º

pH - 8,1

Amonia - 1,2

Nitritos - 0,1

KH - 12 gotas que prefaz 120 mg/L

Densidade - 1022

 

 

Axam estes testes ja razoaveis? Ou tenho algum em desacordo? Faz hoje 2 semanas que o aquario esta a ciclar.

 

 

Obrigado a todos

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.