Tampa plástica 1M TOTALMENTE reflectora!


pedronb

Recommended Posts

Encontrei dentro da caixa de ferramentas um rolo de fita autocolante de aluminio para tubos de exaustão de esquentadores que comprei uma vez e tive a ideia de a gastar a transformar a zona preta da tampa do meu aqua em zona reflectora!

 

Como o meu jeito para a bricolage anda muito perto do zero...tive um bocado de receio mas a vontade de testar foi mais forte :music_singguitar:

 

A fita é resistente à humidade e ao calor e corta-se com a mão/tesoura/xisato por isso parece-me que vai durar!

 

Material necessário:

Rolo de fita autocolante de aluminio

Tesoura

Xisato

 

O estado original

2907485_puqbu.jpeg2907480_q0NQH.jpeg

 

A colagem

2907482_DS59q.jpeg2907484_IFMPb.jpeg

 

Aspecto Final

2907486_ToPKa.jpeg

 

Resultado

Principalmente a zona da frente do aqua ficou mais iluminada.

 

Barato e eficaz!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Decidi acrescentar + 30 w de luz e até correu bem:

 

Balastro + arrancador 2ª mão - 14 euros

Suportes estanques T8 - 7.40 euros

lampada 6500k - 7 euros

Portes 5 euros

Total 28.40

 

Comclusão se não tiverem luz comprem uma calha na aquaden que fica mais em conta ;)

 

4216153_LEpdL.jpeg

4216154_ETaAo.jpeg

 

Antes

2933168_mZy2W.jpeg

 

Depois

4216146_wQ7D1.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se reparares bem, é ao contrario.

 

repara que antes para o aquario ficar visivel, a maquina teve de ter uma exposição maior e o restante ficou mais iluminado. na segunda a maquina ja não expos tanto (o resto está escuro) e o aquario tem partes saturadas (brancas a mais = muita luz para o sensor).

 

claro que me parece que a maquina não é grande espingarda...

 

instalar um reflector desse tipo é um bom investimento:

 

-muito baratos

-eficientes

-reflectem de volta a luz que é reflectida pela linha de água...

-faceis de instalar

 

resumindo, só não faz quem não quer ou não se lembra.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho utilizado essa fita nas minhas calhas DIY e so tenho a dizer bem e subscrevo o que o Just me disso sobre ela, priciplmente o facto que um rolo custa 1€ e faz muito bem o efeito desejado

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários

Boa análise just é mesmo isso!

As fotos são com o telemóvel a 1ª com a exposição normal e a 2ª retirei toda a luz possivel, vejam a diferença pelo exterior do aqua as plantas em baixo estão às escuras na 2ª foto no entanto as duas fotos são durante o dia com a mesma luz.

Se não fosse assim era impossivel ver alguma coisa com a quantidade de luz no aqua!

Foi para testar a diferença! :P

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ola

 

porra eu trabalho com essa fita(fita de aluminio)todos os dias e nunca tinha pensado nisso... ;)

 

acho k o meu patrao vai ficar com um rolo a menos amanha :arrow:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':arrow:' />

 

grade ideia...

 

 

comps

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas realmente e um bom resultado e eficaz , tambem ja o fiz uma vez num aquario que tinha aki , resultado mt mt bom , so encontrei o defeito a cola da fita com a humidade , segurou-se muito bem nos primeiros meses depois , comecou a humidade a infiltrar-se e a cair a fica, mas nada que nao se volte a colar de novo , sao mt barato e rapido de se fazer ... os meus parabens abracos e força ai nos projectos

 

 

 

José Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 10 meses depois...

O divertido é que a fita de aluminio apesar de escurecer se encontra impecável, e o "reflector original" (uma tela branca que parece plástico???) da lampada que vinha originalmente teve de levar um bocado de cola pois caiu!

 

Pior que isso começa a ficar deformada o que complica uma nova colagem, acho que vou deitá-la fora e colocar fita de aluminio :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

:pompomgirl::pompomgirl::pompomgirl: !Amei!!!!!!!!!!

Tb tenho um aquário com estas medidas e que originalmente trazia somente uma lâmpada de 14w...Mudei a lâmpada para 24w mas ainda é pouco.

Vou num futuro próximo, qdo arranjar uma alma (familiar) caridoso que queira ajudar-me!

Mas esta idéia foi divinal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

tá uma excelente ideia mesmo, tal como outro membro ja disse ando eu sempre aqui a forrar o interior da calha com aluminio de cozinha q ta sempre a cair e so dá pa por em alguns lados.. andei a ver preços pa mudar de calha ou aumentar a potencia da minha, tudo no minimo 30€, quando agora q surge essa ideia de 1€ sei perfeitamente q vai suprir a minha necessidade de luz...excelente ideia, obrigado por partilhares, vou adopta-la...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho utilizado essa fita nas minhas calhas DIY e so tenho a dizer bem e subscrevo o que o Just me disso sobre ela, priciplmente o facto que um rolo custa 1€ e faz muito bem o efeito desejado

 

epah 1€? fui na vossa conversa quando cheguei ao aki um rolo era 10€ fiquei :surrender: uma da tesa.. mas depois lá descobri um rolo pequeno de 5€ da marca branca... claro q mesmo assim compensa.. fiz isso no meu aqua so de guppys de 20l e gostava de ter um medidor de kelvins pq ia acusar o dobro da quantidade de luz.. muito bom mesmo, aprovado e aconselho a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Como os programadores das luzes já faziam mais barulho que o filtro externo, resolvi comprar digitais que encontrei a 8€.

 

Grande compra! Silêncio absoluto na sala e não assustam os peixes quando desligam

 

tn_gallery_31801_3531_5925.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Como os programadores das luzes já faziam mais barulho que o filtro externo, resolvi comprar digitais que encontrei a 8€.(...)

 

HA! Não sou o único!

Os meus temporizadores (comprados nos suecos) fazem mais barulho que os filtros internos dos meus aquas!!! Pensava que eu é que tinha boa audição...hei de pensar nos digitais...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais