.:Beta Green Project :.


mexas

Recommended Posts

.:Beta Green Project :. --> 19º Dia

 

aqua3.JPG

 

Setup :

 

Aquário:

80x30x40 - 90 litros

 

Iluminação:

Calha Suspensa DIY 6x24 Watts T5

Disposição de trás para a frente das lampadas:

* 4200 K

* 6500 K

* 4500 K

* 6500 K

* 8000 K

* 10000 K

8 horas diárias.

 

Substrato:

Base - +/- 6 kg Sera Floredepot Substrato Fértil

Cobertura - 8 lt Akadama

 

Hardscape:

3 pedras "Praia das avencas"

1 Tronco ramificado

 

Filtragem:

Filtro Fluval 205

 

Aquecimento:

Fluval 100w

 

CO2:

Botija de 2 Kg

Valvula Solenoide

Saída do co2 com difusor em vidro e em espiral

 

Flora:

-Limnophila aromatica

-Hygrophila polysperma rosanervig

-Hemianthus callitrichoides "cuba"

-Anubia barteri

-Anubia barteri var. nano

-Salvinia auriculata

-Echinodorus bleheri

-Echinodorus rigidifolius

-Hydrocotyle verticillata

 

Fauna:

- 3 LDA 25 Pit bull

- 2 SAE

- 9 Tetra cardinal

- 9 Tetra neon

- 2 Iriatherina werneri (casal)

- 3 Corydoras bronze

- 6 Blue moscow ( 3 casais)

- 10 Red´s

- 2 Mollies Velífera (casal)

 

Fertilização:

Semanal e diária

-Easy Life ProFito

-Easy Life Ferro

-Easy Life - EasyCarbo

 

Outros:

TPA´s Semanais - 2

Temperatura - 26 º

Ph - 6.8

NO2 - 0

NH3 / NH4 - 0,4

GH - 60 mg/L - ( 60 ppm ? )

KH - 30 mg/L - ( 30 ppm ? )

 

 

 

Decidi agarrar num antigo aquário que tinha para crescimento de Mbunas e fazer uma mudança radical.

Mais um plantado, mas desta vez com bastante iluminação, Co2 e fertilização.

 

A primeira mudança e a que mais trabalho deu, foi a sem dúvida a calha. Já não aguentava passar pelo aquário e ver "aquela tampa" de plástico e isso tinha que mudar. Retirei a tampa antiga do aquário (1 x 36w T8) e guardei-a na despensa... Assunto arrumado!

Decidi então fazer uma calha suspensa 6x24 Watts T5 do zero. A montagem durou 1 mês, mais coisa menos coisa e quer a parte de oficina quer a parte eléctrica correram mais ou menos bem... dado o jeito.

Em relação à calha a única coisa que falta é colocar uns reflectores, mas isso fica para mais tarde.

 

Depois foi a chata tarefa de retirar toda aquela areia de sílica, lavar o aqua., tirar umas quantas manchas de calcário dos vidros e começar todo do início. Substrato, hardscape... e por fim sentar-me a ver o resultado. Eu sei que o salto foi grande, mas pelo meio ficam os stresses... ajustar a calha, plantar (coisa que não tenho jeito nenhum), esperar pelo ciclo (feito com cory´s LDA e Red´s... ), educar as corys a não mexer no tapete de cuba... Isto porque a cuba só foi plantada dia 6 de Março e o resto das plantas estavam de inicio.

 

Confesso que o mais fácil ainda foi a fauna, uma vez que foi só retirar dos restantes aquas. comunitários e deu para encher a coisa...

 

 

 

 

Vamos às fotos...

 

Aquário em questão:

agua%20antigo.jpg

 

Foto antes da mudança:

aquamalawi.JPG

 

aquamalawi1.JPG

 

 

Calha suspensa 6x24 Watts T5:

calha1.JPG

 

calha2.JPG

 

calha3.JPG

 

 

 

Foto depois da mudança - Dia 14

aqua1.JPG

 

aqua2.JPG

 

aqua3.JPG

 

aqua4.JPG

 

aqua5.JPG

 

aqua6.JPG

 

aqua7.JPG

 

 

Vou tentar manter isto o mais actualizado que consiga, até porque tenho umas quantas dúvidas em relação a algumas plantas e fertilizações.

 

 

Abraços,

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens ai potencial,pelo menos iluminação não te falta,mas lembra-te que isso é um ciclo vicioso,mais luz,mais intenso e rapido o metabolismo das plantas,mais consumo de CO2,mais consumo de nutrientes...enfim mais tudo. ;)

Só não gosto de ver a base do tronco visivel,tem um ar de corte artificial e não fica bem :shock4: ,ou com plantas ou com alguma pedra,tens que disfarçar isso,de resto muito agradavel e com boas potencialidades . :P

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários!!!

Em resposta ao pessoal:

 

 

boas

excelente aquario, vou seguir com atenção esta montagem.

Boas, isso vindo de ti até me deixa orgulhoso. :)

Tenho é de aprender a lidar com as fertilizações, coisa que até agora parece fácil.

 

 

 

Parabéns pelo teu trabalho, o aqua está muito bonito, o tempo encarrega-se de o preencher.

 

Beta

Obrigado Beta!

Espero que sim, embora ainda faltem algumas alterações.

 

 

 

Boas,

Tens ai potencial,pelo menos iluminação não te falta,mas lembra-te que isso é um ciclo vicioso,mais luz,mais intenso e rapido o metabolismo das plantas,mais consumo de CO2,mais consumo de nutrientes...enfim mais tudo. ;)

Só não gosto de ver a base do tronco visivel,tem um ar de corte artificial e não fica bem ;) ,ou com plantas ou com alguma pedra,tens que disfarçar isso,de resto muito agradavel e com boas potencialidades . ;)

Um abraço.

Nisso concordo totalmente ctg... é mesmo um ciclo vicioso, mais iluminação significa logo mais fertilizações, mais CO2, mais TPA´s.... mais tudo.

Em relação ao tronco tens razão, mas ando a ver se encontro Blixa para disfarçar a base do tronco... mas não está fácil arranjar.

 

 

Abraços,

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não gostei do corte visivel do tronco... se der para esconder força.. vai melhorar imenso o layout...

 

Então e testes de NO3 e PO4... são essenciais para plantados!

 

Em relação à luz muito cuidado... se ficar em falta algum nutriente (NPK ou CO2) vais ter um boom de algas! Por isso regula bem o NPK, se conseguires eu apostava numa relação de NO3=10ppm e PO4=1ppm a 1.5.

 

Já agora essa montagem tem 20 dias certo? Devias ter iniciado as primeiras semanas com menos luz tipo 0.5W/L.. para evitar desiquilibrios... mas se o aqua está a aguentar então.. keep the good work...

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Gosto muito do aquário. Mas também não desgostava nada do estado anterior.

 

A dica de disfarçar a base do tronco parece-me muito bem observada.

 

Perdoa-me a ignorância, mas qual é a planta de folhas largas lá atrás à esquerda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não gostei do corte visivel do tronco... se der para esconder força.. vai melhorar imenso o layout...

 

Então e testes de NO3 e PO4... são essenciais para plantados!

 

Em relação à luz muito cuidado... se ficar em falta algum nutriente (NPK ou CO2) vais ter um boom de algas! Por isso regula bem o NPK, se conseguires eu apostava numa relação de NO3=10ppm e PO4=1ppm a 1.5.

 

Já agora essa montagem tem 20 dias certo? Devias ter iniciado as primeiras semanas com menos luz tipo 0.5W/L.. para evitar desiquilibrios... mas se o aqua está a aguentar então.. keep the good work...

 

Cumps

 

Em relação ao corte do tronco já estou a tratar disso, em relação aos testes NO3 e PO4 estão pendentes da próxima encomenda da Aquaristic, já que ficaram esquecidos das ultimas duas... Em relação aos desequilíbrios iniciais, tive o cuidado de durante o ciclo deixar apenas 4 lâmpadas ligadas, só à chegada da cuba é que liguei a de 10000k e uma segunda de 6500k. (Como tenho 1 interruptor para cada 2 lâmpadas, facilita).

 

Agora a minha questão de fundo, é outra...

Como é que eu consigo definir uma relação NO3 e PO4 quando eu não sei como fazer aumentar ou diminuir os mesmo.

Em relação à fertilização NPK confesso que não tenho noção se está a ser ou não bem "regulada", isto porque me limito a fertilizar com,

-Easy Life ProFito;

-Easy Life Ferro;

-Easy Life - EasyCarbo;

como indica nas embalagens sem ter noção das doses de NPK que estou a inserir individualmente. :puppydogeyes:

E esse é no stresse no momento.

 

 

Boas. Gosto muito do aquário. Mas também não desgostava nada do estado anterior.

A dica de disfarçar a base do tronco parece-me muito bem observada.

Perdoa-me a ignorância, mas qual é a planta de folhas largas lá atrás à esquerda?

Penso que seja a Echinodorus bleheri.

 

cumps

 

Correcto, é uma Echinodorus bleheri. Ainda está é muito "submersa".

Toca a crescer! help

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou com uma dúvida e um problema.

 

Vamos primeiro à dúvida... É normal a Limnophila aromatica estar a lançar esta quantidade radical de raízes?

Se fossem apenas das zonas mais baixas, ainda era como o outro, mas elas crescem quase nas extremidades... :shocked028:

Será fertilização incorrecta?

 

Fotos:

 

duvida1.JPG

 

duvida11.JPG

 

 

Agora fica o problema ( já se nota no vidro).... e uma imagem vale mil palavras... :x

 

duvida2.JPG

 

 

Dias difíceis aguardam-me...

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumentar N e P...fertilizando e ou aumentado a carga biologica do aquario(+ peixarada a cag...),não recomendo.

Diminuir,diminui de forma normal pois são absorvidos pelas plantas ou com recurso a TPAs.

Tens que ter os testes pra te ajudar a perceber que niveis de consumo tens e que doses deves aplicar pra compensar esse consumo e manter a relação dos valores N para P na casa dos 10 para 1 (pessoalmente prefiro um pouco menos,ai uns 10 pra 1.5).

Há cerca de um ano que estou sem aqua,mas por essas e por outras é que não vou muito "á bola" com esses preparados de marca e comprava todos os macros em frasco individual na Horizonte Aquatico http://horizonteaquatico.vstore.ca/index.php/cPath/2_4,ao menos assim sabia o que estava a colocar.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota-se algumas algas... green spots e filamentosas ao pé do tronco...

 

Bem green spots é fosfátos baixos, luz intensa ainda piora mais as coisas.. filamentosas é do desiquilibrio do N e P.

 

tens mesmo de comprar os testes... e se possivel da JBL são os melhores. e também se conseguires compra os nutrientes macros ou na horizonte aquatico (se estiver online) ou então tenta numa farmaçia..

 

Nitrato de potassio N

Cloreto de potassio K

Fosfato monopotassio P

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumentar N e P...fertilizando e ou aumentado a carga biologica do aquario(+ peixarada a cag...),não recomendo.

Diminuir,diminui de forma normal pois são absorvidos pelas plantas ou com recurso a TPAs.

Tens que ter os testes pra te ajudar a perceber que niveis de consumo tens e que doses deves aplicar pra compensar esse consumo e manter a relação dos valores N para P na casa dos 10 para 1 (pessoalmente prefiro um pouco menos,ai uns 10 pra 1.5).

Há cerca de um ano que estou sem aqua,mas por essas e por outras é que não vou muito "á bola" com esses preparados de marca e comprava todos os macros em frasco individual na Horizonte Aquatico http://horizonteaquatico.vstore.ca/index.php/cPath/2_4,ao menos assim sabia o que estava a colocar.

 

 

Os testes estou a tratar disso... mas continuo à espera que alguém faça mais uma encomenda à aquaristic.

Assim que os tiver venho pedir-te uma ajuda a perceber os níveis de consumo...

 

Em relação à compra de macros em frasco individual tenho uma opinião diferente... Optei pela fertilização com Easy Life porque em todos os fóruns internacionais de aquariofilia e derivados que frequento são esmagadoramente a favor da fertilização com a gama Easy Life e não olham com bons olhos para o uso de fertilização com macros separados, AKA Fertilização DIY.

Vários estudos apontam o uso de fertilização DIY como problemático. Indicam ainda que 90% dessas pessoas sofrem de explosões de algas com frequência e 98% não consegue ter plantas bonitas e camarões saudáveis.

Com Easy Life consigo o pleno... ter plantas e camarões. Tenho outro plantado mas sem tapete e cheio de Red´s e tirando os caracóis está 5 estrelas.

Mas isto é uma aposta/experiência minha...

 

 

 

 

Nota-se algumas algas... green spots e filamentosas ao pé do tronco...

 

Bem green spots é fosfátos baixos, luz intensa ainda piora mais as coisas.. filamentosas é do desiquilibrio do N e P.

 

tens mesmo de comprar os testes... e se possivel da JBL são os melhores. e também se conseguires compra os nutrientes macros ou na horizonte aquatico (se estiver online) ou então tenta numa farmaçia..

 

Nitrato de potassio N

Cloreto de potassio K

Fosfato monopotassio P

 

cumps

 

Filamentosas não podes ter visto! Ainda não apareceram e também não fazem falta...

Mas green spots sim... mas só na lateral e no vidro da frente.

E não queria era tirar intensidade luminosa por causa da cuba...

 

Continuo com a minha duvida.... e agora a Hygrophila polysperma rosanervig também está a largar essas raízes! ;)

É normal a Limnophila aromatica e a Hygrophila polysperma estarem a lançar esta quantidade radical de raízes?

Se fossem apenas das zonas mais baixas, ainda era como o outro, mas elas crescem quase nas extremidades...

Alguém me pode explicar porque é que acontece...

 

Fotos:

duvida1.JPG

 

duvida11.JPG

 

 

Abraço,

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes estou a tratar disso... mas continuo à espera que alguém faça mais uma encomenda à aquaristic.

Assim que os tiver venho pedir-te uma ajuda a perceber os níveis de consumo...

 

Em relação à compra de macros em frasco individual tenho uma opinião diferente... Optei pela fertilização com Easy Life porque em todos os fóruns internacionais de aquariofilia e derivados que frequento são esmagadoramente a favor da fertilização com a gama Easy Life e não olham com bons olhos para o uso de fertilização com macros separados, AKA Fertilização DIY.

Vários estudos apontam o uso de fertilização DIY como problemático. Indicam ainda que 90% dessas pessoas sofrem de explosões de algas com frequência e 98% não consegue ter plantas bonitas e camarões saudáveis.

Com Easy Life consigo o pleno... ter plantas e camarões. Tenho outro plantado mas sem tapete e cheio de Red´s e tirando os caracóis está 5 estrelas.

Mas isto é uma aposta/experiência minha...

Camarões saudaveis??..

 

cpiadecpiadedsc01445jr2.th.jpg

 

Plantas bonitas??...

 

cpiadecpiadedsc01643vs0.th.jpg

 

Explosões de algas??...

 

cpiadedsc01485km0.th.jpg

 

 

 

Ainda bem que faço parte desses 2% :flick_tongue: lol e isto num penico de 30lt,fertilizando a olhómetro e passando semanas sem fazer testes a nada. :)

Tirando uma vez que me apareceram algumas barbudas que eliminei num instante com o Excell,nunca tive nenhuma explosão de algas.

Dou-te um conselho,não acredites em tudo o que lês e nunca mas nunca menosprezes o poder do marketing e dos lobbys associados a certas marcas,já há muitos anos que deixei de ir em conversas da treta,adivinha lá quem é que patrocina esses estudos que dão esses resultados fantasticos!... :(

A solução mais simples é sempre a melhor...em tudo. :)

Um abraço.

 

P.S.-Espero que não tenhas levado a mál ter colocado aqui fotos do meu ex penico,foi só exemplificar a questão,se houver problema eu edito o post e apago as fotos. :)

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

concordo com o luis nada melhor do sermos nós a colocar aquilo que necessitamos, ao fazeres a tua própria concentração sabes o que estás a colocar, eu faço o coloca o poassio, nitratos e fosfatos tudo em separado, só o ferro e os outros componentes é que vão junto.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adorava que alguém me tirasse a dúvida?

 

;)

 

Eu penso que as raizes advinticias venham de falta de nutrientes no substrato...mas não tenho a certeza espera que algeum te diga algo mais em concreto...

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior é que até agora ninguém disse nada...

E isto começa a ser um caos. :flick_tongue:

 

Alguém que possa ajudar?

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Cometeste bastantes erros no que toca a montar um plantado.Luz a mais, pouca massa vegetal no inicio da montagem, desconhecimento de Macronutrientes e falta de testes.Talvez o exagero de raízes advenha de uma dessas razões.Aumenta as Tpas e retira 1 ou 2 lâmpadas e revê a fertilização "caseira" de NPK.Assim que tiveres mais massa vegetal, pões as lâmpadas novamente.Não olhes a isto como uma critica destrutiva,muito pelo contrário, porque com essa luz, e sem fertilização adequada de macros não tarda nada tens um exagero de algas no aquário. A echinodorus vai ocupar-te metade do aquário ou mais, na minha opinião substituía por uma de caule pequena.Boa Sorte.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior é que até agora ninguém disse nada...

E isto começa a ser um caos. ;)

 

Alguém que possa ajudar?

Eu lembro-me de já ter lido acerca da causa dessas raizes,mas já foi á tanto tempo que já não tenho a certeza da causa. :unsure:

Eu proprio cheguei a ter Ludwigia repens rubin,cheias delas e se bem me recordo só depois de ter acertado na fertilização é que o fenomeno abrandou,nunca chegaram a desaparecer por completo,mas reduziram e muito a cada nova póda e replantação.

Dito isto acredito que seja mesmo causada por ausencia de algum nutriente,mas não no substrato e sim na coluna de agua,dai a tentativa da planta de o ir buscar ao substrato.

De qq forma o melhor é colocares um tópico sobre o assunto na area das plantas que é o sitio ideal pra esclarecer estas duvidas. ;)

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Rodolfo

 

podes consultar neste topico uma questão igual á tua segundo o que li assim por alto não é nada de anormal.

podes consultar aqui.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...4&hl=raizes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.