Estrutura em ferro para mini-bateria


Recommended Posts

Este sábado finalmente construí a estrutura que irá suportar a mini-bateria que vou montar para crescimento/criação de discus.

 

Saquei algumas fotos das várias etapas (corte, soldadura, pintura) e espero que sejam uteis para alguém com um projecto identico

 

Vamos então às fotos!

 

 

O projecto em paint adaptado de um que o António Violante me enviou

 

estrutura.jpg

 

 

Os dois tubos quadrados 30x30 utilizados

 

1.jpg

 

o inicio do corte

 

2.jpg

 

todas as peças já cortadas

 

5.jpg

 

a rebarbar para começar a soldar

 

3.jpg

 

o "puzzle"

10.jpg

 

o inicio da soldagem

7.jpg

 

8.jpg

 

9.jpg

 

12.jpg

 

13.jpg

 

14.jpg

 

 

aplicar spray de zinco

15.jpg

 

aqui já "zincada"

17.jpg

 

Inicio da pintura

54.jpg

 

Já pintada

18.jpg

 

Trabalho terminado! Os tampos são em contraplacado marítimo de 18mm

 

19.jpg

 

21.jpg

 

22.jpg

 

23.jpg

 

Até agora os gastos foram os seguintes:

 

dois tubos de 6m de 30x30mm - 24€

uma lata de spray de zinco - 5.50€

uma lata de tinta de spray preto - 2.90€

4 pés de borracha - 1,50€

2 tábuas e contraplado maritimo de 18mm - 23€

 

 

Na prateleira de baixo irão ficar dois cubos 50x50cm e na de cima um aquário com 100x50x60cm

 

Ainda me falta colar travessas francesas no aquário e colocar as tampas

 

 

 

Abraço

 

William

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente ideia!!

 

O teu trabalho ficou muito bom, desejo-te a melhor sorte!!

 

Tenho andado às voltas a tentar resistir ao preço absurdo de algumas estruturas e acho honestamente que me deste uma ideia... posso "copiar"?

:flick_tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, parabéns, mas isso tb não é novidade para ti hehehe já não é a primeira estrutura que fazes e saem sempre bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem fixe!!

Vou seguir o tópico!

Á falta de espaço monta-se a bateria na cozinha!!!!

Um abraço!

 

Oi Abel!

 

Pois o ideal seria ter ficado na garagem mas como lá não tenho água teve de vir mesmo cá para cima, o que vale é que é só por uns meses :D

 

 

Excelente ideia!!

O teu trabalho ficou muito bom, desejo-te a melhor sorte!!

Tenho andado às voltas a tentar resistir ao preço absurdo de algumas estruturas e acho honestamente que me deste uma ideia... posso "copiar"?

;)

 

Pois, realmente poupei algum $ mas acredita que ainda dá algum trabalho e é preciso ter alguns conhecimentos técnicos, eu tenho a sorte de ter um amigo que me vai ajudando nestas coisas :D

 

Posdes sempre falar com o António Violante, ele faz isso por uns preços bem fixes só como sou de Coimbra para mim ficava um pouco fora de mão

 

Copia á vontade pois o tópico é pra isso mesmo!

 

Muito bom, parabéns, mas isso tb não é novidade para ti hehehe já não é a primeira estrutura que fazes e saem sempre bem.

 

Pois Hugo, mas felizmente esta deu bem menos trabalho que outra!! :D

 

 

Abel assim cozinha para ele e para os discus :)

Mais um bom projecto :D

 

 

Pois, lá vou eu ter que voltar às receitas caseiras pois os discus estão para breve! ;)

 

 

 

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje finalmente consegui tempo e paciência para colar as travessas que além de reforçar a colagem vão sustentar as calhas onde irão correr as tampas, neste momento está em secagem, amanha coloco as calhas e as tampas e daqui a uns 2 dias já o encho pra testar.

 

Não tenho fotos do processo pois estava sozinho e alguém tinha que trabalhar!!! :mrgreen:

 

Seguem as fotos do trabalho já terminado acabadinhas de tirar!

 

25032009189.jpg

 

25032009190.jpg

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Gostaria de tirar umas duvidas..precizo de fazer uma estrutura para por um aquario de 2 metros tenho maquina de soldar electrodo

Qual o tipo de ferro que tenho de comprar ?queria fazer o mais economico.aguardo resp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruben, eu comprei ferro à empresa chagas, não achei caro e o transporte é por conta deles. Tenho uma estrutura de 200cm com ferro de 5cm e tive uma bateria de 2 pisos com 150cm feita com ferro de 4cm sempre carregada e nunca cedeu.
Experimenta ligar para a chagas (vê o contato no google) e pergunta o preço do tubo facar QUADRADO, escolhe a medida ou 4cm ou 5cm.

Não tenho a certeza mas as varas de 6 metros de tubo facar quadrado de 4cm é 14,80€... Confirma se te interessar.
Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais