Discus - Ferrugem


pec04004

Recommended Posts

PS: Claro está atenção ao cloro e parâmetros de agua que vai entrar.Mudar para água pior não convém.E esses Gyrinocheilus aymonieri a meu ver não são peixes compatíveis com discus...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Sem dúvida um problema com a agua.Tantos discus a entrarem ao mesmo tempo, não sabendo se passaram pela quarentena...Um autêntico problema.Convém saber os parâmetros todos certinhos, e medir a amónia e nitritos.O aumento da temperatura para 34º é que acho fazer mais mal que bem nesta situação.Pelo aspecto de alguns peixes à superfície, deve haver carência de oxigénio.Seja qual for a razão dessa carência abusa das mudas de agua, renova o ambiente, elimina amónia e nitritos, assim como a população de parasitas das guelras se for caso disso ou bactérias existentes na agua.Como já foi dito partir já para um tratamento é um tiro no escuro, quando à partida os sintomas são de má qualidade da agua.ABUSA nas mudas de agua.Se quiser combinar posso dar ai um salto e dar um parecer "in loco" que é mais certo.

 

 

Por mim pode ser quando quiser. Até agradeço a disponibilidade. Toda a juda vai ser pouca até conseguir começar a dominar alguma coisita.

 

Quando é que achas que podias lá ir? Desde que não cause transtorno claro.

 

Mais uma vez obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas noites!!!

 

Então estou neste momento a sentar-me depois de estar desde as 21:30 até agora de volta do aquário a remover toda a fauna que andava a incomodar os discus!!!

 

Venho cá para mais uma vez solicitar a vossa ajuda.

 

A nevoa continua de volta do discu. e vejo-os a cossarem-se nas plantas!!! hum... Mau sinal!!!

 

 

O que me aconselham a fazer?

 

Desde já obrigado! isto não está a correr nada bem e daqui a nada tenho que me ausentar por uma semana!!

 

Cump.

jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola jorge

 

tenha calma,sacar estes pestes Gyrinocheilus aymonieri nao deve ter sido tarefa facil mais enfim fizestes muito bem eles incomodam ate quem ve..tirei 2 do aqua hoje. ja desdes um paso a favor, 2º va fazendo as mudas as tpas as trocas de agua com maior frecuencia e talves varias vezes ao dia,ou pelo menos de manha e de noite se o problema é amonia e nitritos e outros que nao sei especificar,penso que ete paso a mais sera definitivo e o mais favoravel, so nao entendi uma coisa se é com ou sem sal? de qq forma acho que vale a pena deixar claro o sal tem que ser sem iodo ate onde eu pouquissimo sei e tem que ser muito bem diluido em uma pequena porçao de agua e depois acrescido na troca total fora do aqua ou seja a mistura entra toda pronta. que me corrijam os mais experientes é um favor.

 

nao tenho nenhum disquinho :animal_fish: mas ainda chego la .qto aos teus espero que se recuperem o mais prontamente.sucesso.

 

fiquei feliz pelo desfeixo entre as partes que a paz Reine no Forummm entre os Peixes de Boa Vontade!!!!! :doofywave:

 

cumps

 

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hola tina!

Bolas, sacar os Gyrinocheilus aymonieri !?!?!?!?!?!?!?!? Tive que tirar plantas tronco tudo!!! São impossiveis!!!!

So não sei o que lá colocar para resolver o problema das algas. Alguém tem alguma sugestão?

 

Bem e quanto ao discu tenho a dizer-vos, que o menino come bloodworms congeladas (claro que as dou descongeladas) que é uma coisa!!!! o granulado não lhes liga!!! não percebo!

 

Quanto às trocas parcias eu estou a fazê-las sem adicionar absolutamente sal nenhum. Apenas acondicionador na água!!! Ontem mudei quase 50%...

 

Mas os meninos continuam a coçar-se nas plantas.

 

K me aconselham?

 

Cump,

 

Jorge

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HOLA JORGE

 

como esta o peixe?

 

nao sei se te ajuda,mais esta ai!!!

 

http://www.matrixdiscus.com.br/matrix/dicas.html

 

 

ai vc encontrara 4 topicos bem exclarecedores espero que ti sirva de algo :?

 

 

 

NINGUEM TEM MAIS NADA PRA DIZER ???? VAMOS AJUDEM POR FAVOR...

 

 

cumps

 

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Antes demais Tina, obrigado pela ajuda.

 

Agora precisava que me confirmassem que realmente é a melhor solução adicionar um bactericida junto com um parasiticida!?!?!?

 

Depois qual o melhor medicamento a introduzir no aqua?

Outra coisa o esho200 serve para que? O marques aconselhou. se servir para tratar estes problemas confirmem-me p.f.

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos!

 

Então continuando esta aventura com os discus e actualizando a informação sobre os mesmo tenho a dizer que o discu com as nevoas nos olhos está bastante melhor! já perdeu a cor escura e voltou a cor clara, a nevoa sobre os olhos diminui bastante e a respiração está normal. Alimentação lindamente e parece assumir o controlo do grupo!

 

Agora tenho outro (o da 3ª foto) que está muito escuro e com pontos brancos no corpo, com muito muco produzido tambem. Alguém me pode dizer qual o melhor tratamento para esta situação? Amanha vou tentar postar um foto.

 

outra coisa que vos tenho a dizer é que ao contrário do que pensava o meu ph estava elevado. Estou a tentar descê-lo lentamente. É o problema da aferição dos valores com as fitas. É preciso ter um rigor enorme e fazer os passos direitinhos (contar os 60 s religiosamente!!)

 

Agradeço toda a ajuda que me possam disponibilizar.

 

Cump

Jorge

 

PS: Não fiz qualquer tratamento ao discu que estava com nevoas e parece-me que recuperou lindamente. Obrigado ao varez, ao marques, ao jcc e tina pelas dicas que foram dando.

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha gente, como prometido deixo aqui umas fotos (a qualidade como é costume não é grande coisa) onde se pode ver como o discu está escuro e as manchas e muco sobre o corpo.

 

 

O doentinho!

gallery_31459_1292_2972200.jpg

 

gallery_31459_1292_148906.jpg

 

gallery_31459_1292_2107415.jpg

 

gallery_31459_1292_172575.jpg

 

gallery_31459_1292_916496.jpg

 

 

O que me parece estar a recuperar!

gallery_31459_1292_2698696.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem estive a fazer medições na água.

 

Ph - 7.2

kH - 5º dkH

gH - 7º dgH

NO2 - 0,0 mg/l

 

Provalvemente o problema que tenho tido com os discus deveu-se ao choque de valores de ph em que estes estavam (6.:) e os valores que encontraram no meu aqua.

 

Penso que o ideal para resolver o problema dos discus seria baixar gradualmente o ph do meu aqua para uns 6.9.

Tenho feito TPA's diariamente de cerca de 8 litros sendo que a água que adiciono tem um ph na ordem dos 8.0.

 

Devo começar a baixar o ph na agua que estou a adicionar, ou directamente no aqua?

 

Alguém me pode dizer qual a melhor forma de o fazer? e de que modo devo proceder?

 

cump

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola jorge

 

me desculpe mas eu nao sei nada sobre discus, percebo a dificuldade que vc se encontra, este peixe esta com um aspecto muitissimo prejudicado e acredito que alem de insistir nas tpas, vc deve ler muito e estudar os peixinhos, nao esquecendo de uma seguida observaçao, e nem sei mais oque, ......

 

 

agora qto aos que tem mais experiencia por favor estou verdadeiramente perplexa com a falta de atitude.

 

 

pq se afinal o joprge errou em um ou varios aspectos o erro ja foi cometido e soluçoes ham de ser muitiissîmo bem vindas, e eu nao estou vendo empenho nenhum de todos que passam por aqui, olham a confusao e dao as costa sinceramente ..... :music_singguitar:

 

 

sem comentários

 

e que me desculpem a franquesa

 

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem estive a fazer medições na água.

 

Ph - 7.2

kH - 5º dkH

gH - 7º dgH

NO2 - 0,0 mg/l

 

Provalvemente o problema que tenho tido com os discus deveu-se ao choque de valores de ph em que estes estavam (6.:music_singguitar: e os valores que encontraram no meu aqua.

 

Penso que o ideal para resolver o problema dos discus seria baixar gradualmente o ph do meu aqua para uns 6.9.

Tenho feito TPA's diariamente de cerca de 8 litros sendo que a água que adiciono tem um ph na ordem dos 8.0.

 

Devo começar a baixar o ph na agua que estou a adicionar, ou directamente no aqua?

 

Alguém me pode dizer qual a melhor forma de o fazer? e de que modo devo proceder?

 

cump

Jorge

 

Ola boa tarde. Não sou de todo a pessoa com mais experiencia neste forum. Mas posso dar-te um conselho? Põe no teu filtro turfa. Para além de te ir baixando o ph lentamente, tb te vai ajudar a baixar a dureza. Porque segundo os paramentros que dizes ter, estão algo altos. Mas quando o fizeres, vai verificando os valores de Ph , Kh e Gh, para que não desçam demasiado. Já agora que temperatura tens no teu aqua?

Ah e já agora. Se me permites, acho que o Ph deveria estar mais proximo dos 6.5 do que dos 6.9.

Editado por meninamaria86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para mim foi da qualidade da agua em termos de bacterias existentes e do estado dos peixes quando os comprastes e vou passar a explicar o porque:

- pelo menos a minha experiencia diz-me que os discus suportam melhor a passagem para um ph superior ao que estavam a habituados do que para um inferior.

- um discu para ficar como ficaram os teus não podiam estar saudaveis porque senão não ficariam num estado tão debelitado rapidamente, o que se pode comprovar pela sua observação pois estão magros

 

Por isso se fosse eu caso não estivessem todos doentes separava apenas os doentes para outro aquario com pedra difusora e termostato subia a temperatura para 32º administrava um bactericida como o praziquentel e punha umas vitaminas na agua

E punha de lado essa questão de baixar o ph.

 

 

Cump.

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, para baixares o PH, faz TPA com agua do Fastio Engarrafada, a quem diga que colocares Turfa No filtro Externo também ajuda apesar de escurecer um pouco a Agua. Mas se queres "tentar" salvar os teus discus ;

 

Retira todo o areão, plantas e troncos vai facilitar as TPA já que consegues ter o fundo do aquario limpo com muita facilidade faz os tpa´s de 30 % do aquario todos os dias com agua engarrafada e depois diz-me se o PH baixa ou não. Vai ter que baixar ! Espero que vás a tempo de os salvar.

 

Quando establizares o PH vais adicionando a decoração sempre vigiando o Ph, NO etc......

 

 

Boa Sorte

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Desculpa mas não sou da mesma opinião. Muitas das vezes o problema com os peixes não é doença, mas sim a qualidade e os parâmetros da água em que estão. Os discos são naturalmente provenientes de águas ácidas (5,5 e 6,0 de Ph) temperaturas altas (28-30º) e são intolerantes em relação a amónia, nitratos e nitritos, assim como com variações bruscas dos parâmetros da água.. Quanto mais cedo estabilizar os parametros no aquario, melhor. Pode ser só esse o motivo da "indisposição" dos discos, que devem estar stressados e com o sistema imunitário debilitado,por terem tido algumas companhias que não seriam as melhores no aqua, e por terem parametros tão diferentes dos que realmente necessitam. Vitaminas não fazem mal nenhum, pelo contrário. Mas acho que medicação neste momento não será o mais indicado. Acho que enquanto não tiveres a certeza do que causa o problema no peixe, mais vale não medicar.

Eu estabilizaria os parâmetros da água lentamente (referi a turfa porque para além de ser um método menos artificial de baixar o ph, fa-lo lentamente) para não os stressar ainda mais, alimentava-os bem, e continuava com TPA´s.

Mas pronto. Como disse é apenas a minha opinião. ;)

Cumprimentos

Editado por meninamaria86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola jorge

 

me desculpe mas eu nao sei nada sobre discus, percebo a dificuldade que vc se encontra, este peixe esta com um aspecto muitissimo prejudicado e acredito que alem de insistir nas tpas, vc deve ler muito e estudar os peixinhos, nao esquecendo de uma seguida observaçao, e nem sei mais oque, ......

 

 

agora qto aos que tem mais experiencia por favor estou verdadeiramente perplexa com a falta de atitude.

 

 

pq se afinal o joprge errou em um ou varios aspectos o erro ja foi cometido e soluçoes ham de ser muitiissîmo bem vindas, e eu nao estou vendo empenho nenhum de todos que passam por aqui, olham a confusao e dao as costa sinceramente ..... :)

 

 

sem comentários

 

e que me desculpem a franquesa

 

tina pinto

 

Hola Tina,

 

;)

Obrigado pelo post!

É como já referi atrás. Alguns dos membros tem dado dicas importantes e de grande utilidade.

 

Mas as coisas são como são e, embora possa ter colocado os discus cedo demais, agora só me resta tentar salvares os meninos. Estou a gostar imenso desta aventura.

 

O que tinha as nevoas nos olhos está com um comportamento impecável. Devora TUDO!!!! Toda a comida que lhe possa dar é pouca! Está com as cores a ficarem cada vez mais vivas!

 

Agora o outro ficou com este problema que não tinha inicialmente! a origem não faço ideia qual seja, mas de qualquer forma, vou conseguir salva-lo! ontem à noite já pude observar algumas melhorias. Já estava com parte da cabeça com uma cor normal, já procura timidamente a comida! Estava na dúvida quanto a fazer a tpa ontem, mas se estava a resultar, resolvi continuar com isso.

 

Estou a aprender muito e estou convencido que vou conseguir resolver o problema. É preciso paciência, mas vou conseguir!

 

Obrigado! ;)

 

Ola boa tarde. Não sou de todo a pessoa com mais experiencia neste forum. Mas posso dar-te um conselho? Põe no teu filtro turfa. Para além de te ir baixando o ph lentamente, tb te vai ajudar a baixar a dureza. Porque segundo os paramentros que dizes ter, estão algo altos. Mas quando o fizeres, vai verificando os valores de Ph , Kh e Gh, para que não desçam demasiado. Já agora que temperatura tens no teu aqua?

Ah e já agora. Se me permites, acho que o Ph deveria estar mais proximo dos 6.5 do que dos 6.9.

 

Não será melhor aguardar que os peixinhos se habituem estes valores, recuperá-los e após isso baixar o ph lentamente? Ou então baixar o ph das tpa antes de introduzir no aqua?

 

 

Boas

Para mim foi da qualidade da agua em termos de bacterias existentes e do estado dos peixes quando os comprastes e vou passar a explicar o porque:

- pelo menos a minha experiencia diz-me que os discus suportam melhor a passagem para um ph superior ao que estavam a habituados do que para um inferior.

- um discu para ficar como ficaram os teus não podiam estar saudaveis porque senão não ficariam num estado tão debelitado rapidamente, o que se pode comprovar pela sua observação pois estão magros

 

Por isso se fosse eu caso não estivessem todos doentes separava apenas os doentes para outro aquario com pedra difusora e termostato subia a temperatura para 32º administrava um bactericida como o praziquentel e punha umas vitaminas na agua

E punha de lado essa questão de baixar o ph.

 

 

Cump.

Marques

 

Viva Marques,

Obrigado pelas dicas!

Eu sou da opinião que não devo mexer nos valores de ph até estes meninos estarem totalmente recuperados e ambientados. Apenas após isso tentar descê-lo. Mas penso que isso vai acontecer naturalmente com o tempo. Além disso com a injecção de CO2 o ph tb tende a baixar! Até porque após a recuperação deles, tenho ideia que deva reduzir as tpa's. neste momento vou voltar à carga com tpa na ordem dos 40 lts diários. Só não sei se devo fazer acerto do ph das tpa's! O k achas?

 

 

Queria evitar a adicção de qualquer medicamento uma vez que teria de mudar o peixe para um outro aquário e tenho muitas dúvidas de como fazê-lo!

 

Por Exemplo:

Devo colocar água do aquário comunitário? certo?

Não tinha a certeza de se seria necessário filtro ou não! pelo teu post, NÃO!

Não tenho bomba de ar! como posso resolver este problema sem bomba de ar?

 

 

 

 

 

Boa tarde, para baixares o PH, faz TPA com agua do Fastio Engarrafada, a quem diga que colocares Turfa No filtro Externo também ajuda apesar de escurecer um pouco a Agua. Mas se queres "tentar" salvar os teus discus ;

 

Retira todo o areão, plantas e troncos vai facilitar as TPA já que consegues ter o fundo do aquario limpo com muita facilidade faz os tpa´s de 30 % do aquario todos os dias com agua engarrafada e depois diz-me se o PH baixa ou não. Vai ter que baixar ! Espero que vás a tempo de os salvar.

 

Quando establizares o PH vais adicionando a decoração sempre vigiando o Ph, NO etc......

 

 

Boa Sorte

 

Rui

 

Obrigado Rui!

Bem-vindo ao tópico!

Fazer todas essas alterações no aquário parece-me dificil e mau principio. PK? porque penso que estou a sujeitar os discus a um elevado stress. Depois logisticamente ia ser muito complicado. Porque achas que o areão, plantas ou troncos estão a provocar alguma degradação na água!? As plantas tem tido um crescimento normal, estão em boas condições, embora me tenham aparecido algumas algas, que certamente tiveram que ver com o facto de ter insistido mais com a alimentação deles. Mas se eu os retirar vou diminuir a capacidade de transformação de nitritos em nitratos e por ai fora (ciclo natural). Ou estou a pensar mal?

 

Neste momento tenho possibilidade de viagiar ph, gh, kh e no2. E tirando o valor elevado do ph, penso que o resto está bom!

 

Vou mais ao encontro daquilo que diz o marques. Estes gajos já vinham frágeis, até pela viagem a que estiveram sujeitos (um fds em viagem) descida brusca de ph e posterior acondicionamento deles na loja! e ainda depois a ambientação no meu aqua. Realmente não tinha os parametros que pensava ter!

 

Olá. Desculpa mas não sou da mesma opinião. Muitas das vezes o problema com os peixes não é doença, mas sim a qualidade e os parâmetros da água em que estão. Os discos são naturalmente provenientes de águas ácidas (5,5 e 6,0 de Ph) temperaturas altas (28-30º) e são intolerantes em relação a amónia, nitratos e nitritos, assim como com variações bruscas dos parâmetros da água.. Quanto mais cedo estabilizar os parametros no aquario, melhor. Pode ser só esse o motivo da "indisposição" dos discos, que devem estar stressados e com o sistema imunitário debilitado,por terem tido algumas companhias que não seriam as melhores no aqua, e por terem parametros tão diferentes dos que realmente necessitam. Vitaminas não fazem mal nenhum, pelo contrário. Mas acho que medicação neste momento não será o mais indicado. Acho que enquanto não tiveres a certeza do que causa o problema no peixe, mais vale não medicar.

Eu estabilizaria os parâmetros da água lentamente (referi a turfa porque para além de ser um método menos artificial de baixar o ph, fa-lo lentamente) para não os stressar ainda mais, alimentava-os bem, e continuava com TPA´s.

Mas pronto. Como disse é apenas a minha opinião. ;)

Cumprimentos

 

Se alguém poder esclarecer estas dúvidas todas que coloquei agradecia!

 

Obrigado a todos que tenha contribuido para a minha aprendizagem.

 

Mais uma coisa relativamente a isto, penso que a melhor forma de assimilar todos estes conceitos, é reunir a informção e passar pelas situações. Com isto tenho aprendido muita coisa. Seja com os vossos comentários, seja com a informação que vou recolhendo!

 

Ab

Jorge

 

PS: temperatura a 30ºC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas peco. Como já tinha dito no tópico antes, penso que o maior problema aqui é mesmo o Ph alto e já agora a dureza tb. E , na minha opinião,penso que resolvendo esse problema o mais cedo possível, mais depressa e mais facilmente recuperarão. Não sei como está o apetite dos teus peixitos. Mas já tive uma vez, por erro grave meu que coloquei uma pedra calcaria no aqua, o Ph um pouco mais alto. Para além de segregarem imenso muco e ficarem meios apáticos, comiam muito mal ou nada simplesmente. Eu arriscaria baixar o Ph , mas saliento, muito lentamente, que é para não stressar mais os teus disquinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá .... tenho discus a algum tempo no entanto também estou sempre a aprender mas em qualquer tipo de peixe o mais importante e a qualidade da agua por isso sugeri que tirasses todo o tipo de equipamento "desnecessario" aos discus.

 

Nunca vi um aquario de discus com PH 7.2 exceptuando alguns casos de discus selvagens. Vamos supor que o PH onde estavam na loja era 6.4 ? Estás a enfraquecer todo o sistema imunitário dos peixes, mantendo-o a esse nível de PH.

 

Porque se vais ver tudo mexe com o equilibrio da Agua;

 

Pedras ..... pode subir o PH.

 

Co2 num aquario como teu desiquilibrado pode ser perigoso porque quando ligas e desligas o co2 os parametros do PH também oscilam.

 

Comida em excedente no fundo do aquario aumenta nitratos. Retira tudo do fundo do aquario durante 2 dias a dá comida congelada como a artemia e depois diz-me como o fundo do aquario ficou ..... eu digo-te todo sujo.

 

Quando li este "post" o problema no teu caso era establizar a "AGUA" e só com boa qualidade desta é que os discus ficam sem problemas.

 

Para te falar no meu caso mudo de agua de 2 em 2 dias cá em casa, cerca de 30 a 40%. E retiro tudo o que é sujidade do fundo do aquario.

 

Nunca me morreu um disco e crescem a olhos vistos porque ao retirar do aquario cerca de 100 litros de agua mantenho - os saudaveis.

 

A primeira coisa que me ensinaram na aquariofilia foi " Faz TPA´s com fartura :character0050: que mal não faz."

 

Fala aqui no forum com os criadores como eles mantêm as maquininhas :) não é parando os tpa´s para establizar porque isso é o pior erro que estás a fazer. Aposto que todos eles fazem tpa´s todos os dias e alguns varias vezes ao dia. É a unica maneira de os fazer crescer rapidamente e te-los saudáveis.

 

Um abraço e como em todos os foruns, ninguem tem o "dom" absoluto da verdade. Todos os aquarios são diferentes. Isto é só a minha opinião. Mas uma coisa tenho a certeza quando existe peixes doentes, temos que retirar todos os factores que façam oscilar os parametros da Agua.

 

E depois de establizado ir acrescentando aos poucos o "Hardscape" do mesmo.

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola primeira coisa que tens que fazer se e que ja fizeste e mudanca de agua ,depois ,visto que o disco se encontra no comunitario e adicionares o medicamento para o oodinio e para fundos , que e o mal do disco ,durante uma semana medicamento para cima que ele agora so vai la com tratamento ,e visto que isso e uma doenca que passa para outros discos e fazeres no comunitario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acabei agora de fazer a tpa's, 40lts fora, 40 lts dentro. Primeiro alimentei-os, só depois a mudança de água!

 

Aquilo que pude observar foi que 2 comem para burro. Outro começa a procurar comida. E o que está com pior aspecto é que come muito pouco!

 

Eu vou continuar a abusar das tpa's, mas cada dia que passa sem o discu apresentar melhorias, é um dia que caminha para a morte dele...

 

Pela que percebo dos vossos post, trata-se ou de choque de ph, ou de parasitas externos! correcto?

 

O marques já me tinha aconselhado o esha 2000, mas ainda não vi aqui pelas lojas de aquariofilia...

 

Se alguém me souber dizer algum sitio aqui no porto, agradeço!

 

Relativamento ao layout já à 3 dias que não tenho qualquer pedra dentro do aqua! Precisamente por pensar que a mesma poderia estar a subir o ph, mas trata-se de uma pedra que trouxe de uma ilha vulcanica! Não identicar qual o tipo de rocha!

 

Só de pensar em retirar tudo de novo!!! :puppydogeyes:

 

Eu já estava a pensar em mudar o layout do aquário, acho que agora vou ter um pretexto!!! Mas estou aqui a pensar que tirar a areia/substrato fertil... Ai, ai, ai!!! (Rui, isso torna-se assustador!!!)

 

Mete dó o estado do gajo! era o discu mais lindo! vamos lá ver como passa a noite hoje!

 

Só de pensar em fazer isso durante a semana até me dá uma coisinha má!

 

O tronco não me tende a baixar a dureza e o ph da agua? Se calhar é penso parvo! mas pronto, quem souber a resposta... pode partilhá-la connosco!

 

Abraço e obrigado pela ajuda a todos!

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais