Escalares deixam quase de comer


Isabel Sousa

Recommended Posts

Ola

 

Tenho no meu aqua, alem de um colisa macho, 6 neons, 1 espada macho e 6 guppys, 2 escalares - um de riscas e outro branco. Acontece que eles eram super activos e comiam muito, mas há cerca de 2 (3?) dias, reparei que ambos ficaram muito parados junto ao areal e que começaram a alimentar-se consideravelmente menos (ainda comem, mas é muito pouco e nada comparado com o que comiam antes).

 

Alem disso, notei que do escalar de riscas (o outro ainda não vi, mas penso que ambos sofrem da mesma doença) sai um fiozinho comprido branco, quase transparente. Eles ficaram assim de repente, e gostava mesmo que me ajudassem, já que ambos se estavam a desenvolver muito bem e já não é a primeira vez que tento ter escalares e eles ficam com problemas...

 

Suspeito de parasitas intestinais, mas.. ?

 

Hoje fiz uma TPA de +- 17% do aqua. Se for necessário fotos, posso tentar tirar, embora eles não apresentem mais nenhum sintoma alem daqueles que descrevi.

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que descreves são parasitas intestinais pelo que se não comem, aconselho a fazeres uma TPA de uns 30/40% aplicas Fluvermal na porpoção de 1 mll para 10 litros de agua, boa oxigenação da agua e depois de 24 horas, nova TPA de 40%. Se eles ainda comerem e deres papa caseira, podes pôr Flagyl na comida.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que descreves são parasitas intestinais pelo que se não comem, aconselho a fazeres uma TPA de uns 30/40% aplicas Fluvermal na porpoção de 1 mll para 10 litros de agua, boa oxigenação da agua e depois de 24 horas, nova TPA de 40%. Se eles ainda comerem e deres papa caseira, podes pôr Flagyl na comida.

 

Abraço

Posso fazer esse tratamento no aqua comunitario ? nao é prejudicial aos outros peixes ?

eles ainda comem. faço só o tratamento com flagyl , ou faço com o flagyl e o fluvermal?

ao fim de +- quanto tempo é que devo começar a ver melhoras?

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem estou com o mesmo problema mas se comem usa o flagyl na comida porque se nao comem muito dificilmente recuperam ja perdi dois que nao comiam mas afim de 3 dias de flagyl na comida ja vejo melhoras so ja tenho um escalar que ainda nao esta muito bem vou dar durante 7 dias o flagyl na comida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nao tinha problema nenhum com os meu 3 escalares e fui comprar mais 5 escalares ao fim de dois dias estavam doentes agora qunto comprar vou polos noutro aquario em quarentena a flagil durante 5/7 dias e so depois junto aos outros pois ja n quero correr riscos acho que estou a fazer bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aqua pequeno que pode servir de hospital, mas de todas as outras vezes que tive peixes doentes e os meti nesse aqua pioraram logo no dia seguinte, o que me leva a pensar que o problema foi passa-los para la. por isso e que estou mais indecisa. Mas se calhar faço no comunitario... para ver como se safam desta vez.

 

Para o tratamento com flagyl na comida existem horários especificos (do tantas em tantas horas...)? eu já fiz há algum tempo mas nao me lembro bem... e tem que se fazer TPAs de X% de cada vez que aplico o flagyl?

Editado por Isabel Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aqua pequeno que pode servir de hospital, mas de todas as outras vezes que tive peixes doentes e os meti nesse aqua pioraram logo no dia seguinte, o que me leva a pensar que o problema foi passa-los para la. por isso e que estou mais indecisa.

devera ser com a mesma agua do aqurio principal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais