Shelter


tfncruz

Recommended Posts

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Alguém sabe-me dizer onde posso arranjar daquela película reflectora para colocar nos vidros laterais (e se calhar no fundo) do aquário...?

Ando à procura, mas não encontro em lado nenhum...

 

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:bs_quesexclaim:

Reparei que o tronco está com umas "coisas" brancas, a água tem pontinhos brancos (muito pequenos) e estão a começar a aparecer algas (fios verdes) também no tronco!

 

Aqui estão os últimos valores:

KH - 5

pH - 7.5 (não era suposto isto estar mais baixo com o tronco e o CO2?)

NH3/NH4 - 0.5

NO2 - 0

NO3 - entre 10 e 20

Fe - 0.1

 

ideias?

 

Um promenor... não estou a fazer o ciclo com comida nem com peixes. Na loja disseram-me para utilizar um produto (Biotopol) durante 10 dias e, ao final desse tempo, poderia começar a adicionar peixes (1 ou 2/semana). Pelo que percebi o Biotopol são bactérias... Já vou no oitavo dia.

Será que não devia adicionar dois Otocinclus para comerem aquelas coisas brancas coladas ao tronco?!?

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

aqua14.jpg

 

Estas são as coisas brancas que vos falei...

aqua16.jpg

 

E estes são os fios verdes que também vos falei...

aqua17.jpg

 

Estão controlados com TPAs dia sim, dia não (20%)... mas na terça já coloco dois otocinclus que irão tratar disto tudo... não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso branco é fácil de corrigir mas

NH3/NH4 - 0.5

NO2 - 0

NO3 - entre 10 e 20

 

Essa amónia não devia andar a 0 ?Ou tens nitratos a sair da água da torneira?Para as algas o problema pode estar no PO4,digo eu que não pesco nada de "vegetais".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso branco é fácil de corrigir mas

NH3/NH4 - 0.5

NO2 - 0

NO3 - entre 10 e 20

 

Essa amónia não devia andar a 0 ?Ou tens nitratos a sair da água da torneira?Para as algas o problema pode estar no PO4,digo eu que não pesco nada de "vegetais".

 

Devia, não devia?! Realmente é estranho...

Vou fazer os testes à água que sai da torneira.

Em relação ao PO4... só amanhã é que chega o teste ;)

 

Como é que se corrige aquilo branco no tronco...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mede á saida da torneira e depois diz algo.

Corrige-se de 2 maneiras ou 3 até.Pesquisando ou lendo aqui e mais 1001 tópicos ou então um ancistru após o ciclo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha dado uma olhadela nesse tópico... mas sinceramente, tirar o tronco, fazer o tratamento, e voltar a colocá-lo na água?! Isso não é opção para mim... gosto muito mais da ideia de colocar lá um ancistru e deixá-lo devorar aquilo tudo! hehe

 

Em relação aos valores que saem da torneira... tens razão! Tenho nitratos a sair da torneira.

pH - 7.8

NH3/NH4 - 0

NO2 - 0

NO3 - entre 10 e 20

 

Este teste dos nitratos é sempre um filme!

Tenho que juntar um pó, e esse pó não se dissolve completamente na água!

Quando vou para comparar na escala de cores nunca consigo perceber muito bem qual a cor exacta :music_singguitar:

 

Enfim... tudo normal, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pó não dissolve porque tens que o agitar 2 minutos,pelo menos o meu é assim.

Sobre o tronco é mesmo a melhor opção,após o ciclo meter um ancistru porque se leste bem mesmo removendo o trono e fervendo ele apanha aquilo na mesma.

Os valores dentro do aquário estão normais tendo em conta como saiem da torneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pó não dissolve porque tens que o agitar 2 minutos,pelo menos o meu é assim.

Sobre o tronco é mesmo a melhor opção,após o ciclo meter um ancistru porque se leste bem mesmo removendo o trono e fervendo ele apanha aquilo na mesma.

Os valores dentro do aquário estão normais tendo em conta como saiem da torneira.

 

Pois... E por isso é que também não vou estar a tirar dali o tronco para depois acontecer exactamente o mesmo...

Não arranjei os otocinclus nem ancistrus :eusathink: Este último talvez arranje na próxima semana na Costa e Silva em Vila do Conde.

Mas arranjei dois SAE! chainsaw E acho que são mesmo SAE e não "Flying fox"... comprei-os a contar com isso.

 

Aqui estão as fotos...

aqua19.JPG

 

aqua20.JPG

 

aqua21.JPG

 

E uma foto do estado actual do aquário

aqua18.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora com umas anubias, uma foxtail, e um Ancistrus (está colado ao tronco).

 

aqua22.jpg

 

Eu sei que se calhar não é muito boa ideia ter adicionado o ancistrus dois dias depois de ter colocado lá os SAEs. Não aguentei... estava lá na loja, só havia aquele, a um preço especial, lalala.... comprei. Pronto, não penso mais nisso.

 

Mais uma vez, não consegui arranjar o teste PO4. Não tinham em stock. De qualquer maneira, não vejo as filamentosas a aumentarem muito. Talvez por andar a fazer pequenas TPAs de dois em dois dias?

 

Em relação à fauna... está-me a fazer alguma confusão a quantidade.

Neste momento tem 2 SAEs e 1 ancistrus.

Estava a pensar, na próxima semana, colocar 2 corydoras e 2 ottos.

 

Acham que fico já com uma boa "equipa de limpeza"? Ou são poucos para este aquário?

 

@edit: João, obrigado pelas anubias e pela "Foxtail"!

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opta antes por 4 corys,quanto maior o grupo melhor para elas ;)

 

Boas Jorge!

4 corys e na semana seguinte coloco os 2 ottos? Ou esqueço os ottos?

Quem é que fica de serviço a limpar os vidros? o Ancistrus? :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por só responder agora mas estive fora desde sexta.Sim é isso como disseste,numa semana as corys e na outra os ottos.Tanto os ottos como o ancistru limpam os vidros,embora seja mais a "especialidade" dos ancistrus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... já cá estão as 4 corys. São demais!! Hiperactivas, sempre de um lado para o outro!

 

Mas fiz uma coisa que já me arrependi... comprei duas aeneus e duas de uma outra espécie. Agora andam normalmente aos pares umas para cada lado :) em vez de andarem as 4 juntas...

 

Continuando... estou-me a passar completamente com a água!

 

Não consigo que fique limpa! Se fizer TPAs de 30% dois em dois dias, vai ficando mais ou menos. Senão, está sempre suja! Ontem dei uma olhadela no folheto da Biobox e eles dizem para trocar a esponja todas as semanas... LOL :) algum dia... isto é um dinheirão!! Pesquisei e percebi que poucos fazem isso. Em vez de comprar, pode-se simplesmente limpar. Mas limpar como? Se aquilo está fechado dentro de uma caixa?

 

Tirei a caixa com muito cuidado para não sujar a água, passei a esponja na água da torneira, e voltei a colocar com muito cuidado... liguei a biobox e... ela "cuspiu" o lixo todo para a água. Bem... foi por um "tris" que não encomendei um filtro externo!

 

O que é que eu faço para a água ficar limpa? TPAs diárias de 20% e limpeza da esponja dia sim, dia não?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha , eu aconselhava a comprares lda 25 pitbull , eu possuo estes bichinhos assim como ottos e os ottos sao muito incompetentes , nunca trabalham , e tao sempre parados , os pitbull deixam tudo sempre num brinquinho , é impecavel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha , eu aconselhava a comprares lda 25 pitbull , eu possuo estes bichinhos assim como ottos e os ottos sao muito incompetentes , nunca trabalham , e tao sempre parados , os pitbull deixam tudo sempre num brinquinho , é impecavel

Em relação a esse problema está resolvido ;) as algas já desapareceram todas. Não cheguei a colocar ottos e para já não sinto necessidade de os colocar. Neste momento, a equipa de limpeza é composta por 1 ancistrus, 4 corys e 2 SAEs. Também coloquei ontem 4 guppies que lá vão petiscando algumas algas...

 

Em relação à biobox...

 

Caros utilizadores de Bioboxes! lol Não comprem as caixinhas!! Comprem lã filtrante em saco, tirem a caixinha branca fora e coloquem a lã lá dentro directamente... Muito melhor! Já noto a água a ficar melhorzinha... Mas mesmo assim, vou comprar o filtro externo - em princípio o Eheim ecco pro 300 - e vou deixá-lo ligado durante um mês com a biobox.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que a água ficou melhorzinha com a nova lã... mas mesmo assim já mandei vir o Eheim ecco pro 300. Fiz a encomenda na CrystalRed. Eles mandaram-me um mail a dizer que havia uma promoção de fim-de-semana. 10% de desconto em toda a loja! Pois, pois... mal disse que queria aproveitar o desconto e comprar o Eheim, disseram logo que o desconto não se aplicava aos filtros... enfim.

 

Bem, o mais importante é que finalmente aquele mono vou sair dali!

 

Agora lembrei-me de uma coisa... e o termostato?!? Posso aproveitar o termostato que está dentro da biobox?

Só tenho de o prender no fundo de alguma maneira... certo...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:music_singguitar:

 

Hoje deparei-me com a minha krib num estado lastimoso! Sem cor, com uma respiração ofegante e muito quieta no fundo...

Coloquei comida no aquário e foram todos menos ela

Medi o pH e assustei-me! Estava nos 8!

 

Entretanto já o baixei e está agora normal nos 7.5. Mas a krib continua igual!

Está mesmo com aspecto de quem não vai durar muito...

Já a coloquei no "hospital", adicionei ektomor (tenho medo que isto não seja só do pH), e não vejo melhorias!

 

O que posso fazer mais?!?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crystalred de novo em grande,mas quando começarem a levar o feedback á maneira baixam a bolinha.Mas sobre o tópico,estranhei dizeres já baixei o pH???Não me digas que meteste para lá quimicos,é que isso é carrocel,sobe e desce e só faz mais mal que bem :discuss_gathering: e isso subiu porque?O termo podes aproveitar,compras umas ventosas e tens a festa feita :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CrystalRed... para coisas pequenas, tipo testes, plantas, comida, etc... tudo bem. Mas para coisas grandes se calhar não é uma boa opção... De qualquer forma, o filtro já está a "bombar" e já noto diferenças na água! Agora é esperar um mesinho e tirar a biobox.

 

Em relação ao pH... não, não... nada de químicos lá para dentro biggrin.png' alt=':biggn:'> Fiz uma TPA de (quase) 50%... passado pouco tempo, medi, e estava nos 7.5.

 

Acho que já sei porque é que subiu... estive a trocar as pedras que tinha. Comprei outras e deixei-as em água de um dia para o outro a ver se subiam o pH. Como não subiu, coloquei-as dentro do aquário. Só que ao retirar as outras que lá estavam, muito substrato fertil foi parar à coluna da água. Acho que foi isto que fez o pH subir. É a única explicação que vejo... :scarerun:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se devem fazer os testes após uma TPA.Devemos esperar 3 ou 4h ou melhor ainda no dia seguinte para dar tempo de estabilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu pensei nisso e hoje de manhã fiz outra leitura e deu 7.5 na mesma... não sei. A única explicação que vejo para aquele aumento repetino do pH é o facto de se ter libertado bastante substrato para a água.

 

De qualquer forma, um tronco e CO2 deveriam fazer com que o pH descesse.. não? E que ele sai da torneira a 7.5. Já me pus a pensar se por acaso este areão não será calcário.

 

Uma outra duvida... o filtro eheim ecco pro 300 trás 4 compartimentos para as matérias filtrantes. A ordem que utilizei foi (de cima para baixo):

- esponja azul

- umas bolinhas (filtragem biológica) + lã

- umas coisas quadradas (não sei o que é...).

- cerâmicas (filtragem mechãnica)

 

Está correcto? Não deveria levar mais lã...?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira um pouco de areão e testa num recipiente.Sobre o filtro,o que eu não sei o amigo google sabe :thumbup3: ora vê aqui

Isto começa é a parecer o MSN,só falamos os 2 cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira um pouco de areão e testa num recipiente.Sobre o filtro,o que eu não sei o amigo google sabe ora vê aqui

Isto começa é a parecer o MSN,só falamos os 2

Realmente, daqui a um bocado mais vale dar-te o meu endereço de messenger... hehe Pelos vistos não há muitos interessados nestas dúvidas.

 

Em relação a esse endereço, já andei aí! Mas essa imagem não me diz nada de especial... :pompomgirl: além de ser a do ecco normal, só vejo "bolinhas" nos recipientes todos!

 

O meu é este. Mas a imagem continua a não me dizer nada de especial porque, como o meu é o 300, tem mais um compartimento para as matérias filtrantes. Ou seja, entre os "tubos pretos" e as "bolinhas" tem mais um compartimento igual que leva uns "quadradinhos" castanhos.

 

Mas até aqui está tudo bem... a minha única dúvida é se por acaso o filtro não deveria levar mais lã lá dentro... e não só aquela rodela fininha...

 

Desculpa utilizar os termos entre aspas, mas não sei quais são os termos correctos e assim dá para perceber... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.