Morte de Discus


apolo21

Recommended Posts

Boas,

 

Estou muito triste morreram 3 dos 4 discus que tenho sobrou o do meu avatar mas está muito mal. Agora é tentar descobrir o que passou e recomeçar de novo. Tenho uma suspeita e gostava que me ajudassem e me dessem a vossa opinião inclusive se têm conhecimento de casos semelhantes.

 

No passado domingo fiz um TPA de 20 a 30 % (aqua de 260 l), até aqui tudo normal, eles não gostam muito de me ver mexer no aqua mas já estão habituados escodem-se e depois passados 5, 10 minutos já lhes posso dar comida e veêm logo ter comigo.

Ontem á tarde o meu discu maior já com 12 cm começou a ficar a vir para cima sinal de falta de oxigenação, mas com a flauta acima da água não me pareceu que fosse, ainda assim fiz uma TPA de 15%, meti o discus trace da seachem e esha 2000, não adiantou nada de manhã estava morto.

Durante o dia de hoje morreram os outros dois, a minha mulher ainda fez um tpa de 10% com água de garrafão mas nada não sobreviveram o que sobrou colocei-o agora noutro aquario (viviparos 96 l), fiz a ambientação mas não vai lá, já está muito mal.

Será que foi da água ?, moro na zona de Odivelas / Lisboa, e nunca me preocupei muito com a água da torneira porque é boa, tem sido sempre aqui e ali faço testes ás vezes ponho aquasafe outras não e nunca me morreram peixes por causa disso, tinha estes discus á cerca de seis, sete meses sem problemas agora morrem assim em 24 horas.

Outro problema que surgiu desde á uma semana para cá foi a minha filha com diarreia e a vomitar o mesmo aconteceu com o meu sobrinho, também com uma colega de escola, inclusive com o meu pai, os médicos dizem que é uma virose, somos todos da mesma zona será que é da água ?

 

Cumprimentos

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sou da zona de Benfica e não sei se somos abastecidos com a mesma agua, mas efectuei uma tpa domingo à noite e até agora tudo bem...

A única fauna que tinhas eram discos nesse aqua?

 

Cumps,

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me dessa parte, tenho neons, ancistrus, botias, limpa vidros (daqueles que que se dão bem com discus, não me lembro o nome acho que ottos) e uns outros que chamo de "sardinhas" são prateados e com o rabo escuro, tudo bem, nada de baixas, só os discus.

 

Penso que a água será a mesma, embora em Lisboa seja EPAL e aqui sejam os Serviços Municipalizados, o problema está no tratamento da água nos depósitos cada um faz a sua.

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas que será da agua?!

Eu acho que também iria afectar os neons e os bótia pelo menos.

Tens os peixes com a mesma coloração ou notas diferenças?

Eles (restante fauna) têm o mesmo comportamento ou estão estranhos?

 

Cumps,

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, afinal descobri um neon morto, mas tenho cerca de 20 e os outros estão bem, assim como todos os habitantes, esqueci-me das corydoras tenho 4 duas escuras e duas albinas, uma delas (a mais antiga, 1 ano), tem um problema genético falta-lhe metade do rabo e não se vêem os olhos, e continua fantastica corre o aqua todo ás apalpadelas.

 

Mas parecem-me todos bem.

 

Lembrei-me da água porque não me lembor de mais nada, no entanto os testes que fiz ao aqua tenho os parametros bons: PH 6,8; NH3 a 0; NO2 a o,1, GH a 120; KH a 40.

 

O meu blue diamond (avatar), está mesmo muito mal, está no fundo encostado a uma planta, ainda vive mas não deve chegar a amanhã

 

Morreu o blue diamond, e também 2 neons.

Cometi outro erro não tenho limpo a biobox 2, como tenho o filtro exterior ecco por 300 que limpo com frequencia não liguei.

Será que poderá ser disso?

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

maybe...pode ser muitos factores...o termostato nao teve nenhuma falha??

Nao usaste productos quimicos na divisao tipo mata mosquitos e afins??

abraços espero que nao te vás abaixo...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá apolo21,

 

Aconteceu-me e tem vindo a acontecer-me o mesmo.

 

O peixe começa p ficar tímido depois ofegante à superfície e passados uns dias bate (ou não) a bota...

 

Ainda não descobri o porquê mas desconfio q talvez sejam parasitas na guelras - não tenho conhecimento q os matem tão rapidamente.

 

Fiz tratamento ao aqua com ESHA EXIT e depois c metronidazol (este p alguma reminiscência de parasitas internos derivados da (pseudo)infecção externa.

 

Estou em observações p apurar causas...

 

Boa sorte c os teus

 

 

Ricardo

 

EDIÇÃO : Usas sistema de CO2?

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal nao costuma usar azul de metileno para evitar doenças?

Isso nao pode ser aplicado aos discus??

é que tenho reparado que muita gente tem ficado sem discos =/

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou mandar um tiro para o ar.

 

A semana passada um sr pediu à minha cunhada para lhe passar uma receita de um antibiótico chamado flagyl (confirmei agora o nome com ela). Segundo ele o antibiótico era para ser dado aos discus para tratamento e prevenção de doenças.

 

O que acham disto?

 

Cumps

Marta

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu utlizo o flagyl na papa para os desparasitar, e tinha-o feito á cerca de quinze dias e as fezes não eram brancas. O facto de ter feito um TPA de 30%, e uma vez que o ph da agua é de 7,2 e do aqua 6,8 e demorei cerca de pelo menos 1 hora a fazê-lo pode ter causado choque de ph, mas também não era a 1ª vez que o fazia, por isso lembrei-me da agua e das doenças que têm ocorrido por aqui. Já me lembrei de pôr um filtro de UV, o que acham ?

 

Não uso CO2, estive para fazer o DIY mas ainda não arranjei coragem, e depois também não tenho plantas existentes.

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Desculpa pode nao ter nada a ver

mas a uns tempos atraz tive um aquario só com guppys

e de um dia para o outro fiquem sem 30

só pk fui dar de comida depois de ter posto na cara

after sha foi a causa da morte deles

A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb uso o Flagyl (não é um antibiótico) para desparasitar os Discus.

 

Flagyl/Metronidazol é sem sombra de duvida um antibiotico, que sim, deve ser dado aos discus em situações de desparasitação, apenas actua com determinados parasitos, pelo que a sua utilização deve ser complementada com o uso de Fluvermal.

 

Pessoalmente, isso de dar antibioticos como profilaxia, acho uma treta, cria habituação/resistencias, e quando for realmente preciso não vão obter os resultados esperados. EU não me lembro sinceramente da ultima vez que fiz a dita desparasitação, tenho os discus saudaveis e vigorosos, não tenho porque stressar os bixos com alterações dos parametros da agua, e manuseamento da mesma, faz algum tempo, que eu por qualquer razao enfiava com drogas e quimicos na agua e depois os resultados eram obviamente maus, na tentativa de querer ajudar fazemos mais de 20 diagnosticos aos peixes, compramos montes de porcarias e enfiamos lá para dentro, depois muitas tpas etc, quando damos conta stressamos os bixos, alteramos parametros e eles vão-se recolhendo cada vez mais, até definhar.

 

Apolo21, o que eu faria, seria testar a agua que sai da tornerira, verifica se os parametros são muito diferentes do teu aquario, nomeadamente a nivel do PH, facilmente podem sofrer um choque por alteração subita de PH, verifica também a amonia. No caso dos parametros estarem dentro do normal, supoe entao doenças por parasitas, observa a respiração, coloração, comportamento, isola os peixes doentes, nem que seja para um balde com bomba de ar e termostato, eles agradecem, não te vêm e será escuro para aliviar o stress, Tal como disseste os discus estavam ofegantes, é bem provavel que fosse parasitas das guelras, o esha 2000 pode trabalhar nesse campo, infelizmente secalhar já foste tarde de mais.

 

Boa sorte na proxima tentativa, tenta ler mais, informar-te mais.

 

Cumps

Rui

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Apolo lamento imenso pelo que aconteceu. :/

Usas água da rede pública ?

Aconteceu-me a mim exactamente o mesmo à uns anitos atrás e a uma vizinha minha, que também tem discos... Depois de uma TPA como muitas outras, os meus discos ficaram escuros e a nadar à superfície como se tivessem falta de ar (mas os neons que tinha no mesmo aqua estavam bem e, felizmente, ainda estão :bs_quesexclaim: ). No dia a seguir os discos estavam mortos.

Uma semanita depois, fiquei a saber que dois dias depois de me ter acontecido a mim,a minha vizinha também mudou a àgua aos dela e também se foram todos. O que o causou? Foi mesmo uma alteração na concentração de aditivos na água da rede pública, sobre a qual só viemos a saber mais tarde. Tarde demais aliás :/

É uma coisa que nenhum de nós poderia prever. A partir de agora tenho sempre medido os parâmetros da água da torneira antes de fazer as TPA´s e tenho sempre deixado a água repousar em garrafões antes de por no aquario, não vão lá os fulanitos lembrarem-se de alterar algo sem dar cavaco a ninguém.

Para outro tipo de peixes isto não tem grande influência, mas com os discos já não é bem assim, como todos sabem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flagyl/Metronidazol é sem sombra de duvida um antibiotico, que sim, deve ser dado aos discus em situações de desparasitação, apenas actua com determinados parasitos, pelo que a sua utilização deve ser complementada com o uso de Fluvermal.

 

Pessoalmente, isso de dar antibioticos como profilaxia, acho uma treta, cria habituação/resistencias, e quando for realmente preciso não vão obter os resultados esperados. EU não me lembro sinceramente da ultima vez que fiz a dita desparasitação, tenho os discus saudaveis e vigorosos, não tenho porque stressar os bixos com alterações dos parametros da agua, e manuseamento da mesma, faz algum tempo, que eu por qualquer razao enfiava com drogas e quimicos na agua e depois os resultados eram obviamente maus, na tentativa de querer ajudar fazemos mais de 20 diagnosticos aos peixes, compramos montes de porcarias e enfiamos lá para dentro, depois muitas tpas etc, quando damos conta stressamos os bixos, alteramos parametros e eles vão-se recolhendo cada vez mais, até definhar.

 

<...>

 

Cumps

Rui

 

Thks.

Sempre a aprender!

pE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas apolo .

 

Na minha opiniao nunca se deve andar a meter remedios mias remedios i fzr Tpa's com tanta fercuencia parcendo qe n issu afecta de certa forma o comportamento dos bixos i stressaus ...

 

Os discus sao peixes muito resistentes mas ao mesmo tempo muito fracinhus e uma peixe ao qual se deve dar uma atençao particular pk stressa muito facilmente ...

 

Mas força n desistas us discos sao peixes adoraveis i be giros ....Encara istu como uma tpa mal calculada i mede sempre us valores das aguas antes das tpa's

 

Cumps : nuno lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Estamos a falar de Discos, são peixes que por norma não morrem de um dia para o outro a não ser por ataque bacteriano fluminante ou envenenamento. Neste caso ataque bacteriano não foi pois não acontecia aos 3 ao mesmo tempo e se fosse o 4º também ia, por isso devem ter morrido por envenenamento, da água ou algum químico que entrou no aquário.

 

Francisco Ramalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
Bom, afinal descobri um neon morto, mas tenho cerca de 20 e os outros estão bem, assim como todos os habitantes, esqueci-me das corydoras tenho 4 duas escuras e duas albinas, uma delas (a mais antiga, 1 ano), tem um problema genético falta-lhe metade do rabo e não se vêem os olhos, e continua fantastica corre o aqua todo ás apalpadelas.

 

Mas parecem-me todos bem.

 

Lembrei-me da água porque não me lembor de mais nada, no entanto os testes que fiz ao aqua tenho os parametros bons: PH 6,8; NH3 a 0; NO2 a o,1, GH a 120; KH a 40.

 

 

Desculpa estar a responder agora mas o GH está a 120??????????? e o KH a 40??????????????...

 

Se sim eskece mata-te os discus todos isso é dureza a mais mas muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais