Ajuda a Começar


0ri0nte

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Sou novo aqui no forum, já andei a dar uma vista de olhos pelos topicos mais generalistas sobre o aquario e qualidade de agua, ciclo de azoto,etc.

 

Neste momento tenho um aquario de 20L com 15L efectivos e 2 kinguios cauda de cometa (primeira asneira :P ), tenho um filtro da aquael mini fan que dá no maximo 250L/h a esponja tem carvão activado, tenho um termometro, teste de Ph da Sera, comida propria pra peixes vermelhos da tropical, anti-cloro e metais pesados da tropical (nome: esklarin com aloe vera, um termostato aquapor de 75W, camaroeiro e uma pequena ponte de pedra de efeito.

 

Temp: 15ºC

Ph: entre 7 e 7.5

Alimento: 3 ou 2x ao dia com jejum ao domingo, o sufeciente para comerem tudo ao fim de 2min.

 

O termostato não está ligado pois o aquario não tem a altura minima.

 

As boas noticias são que já encomendei um aquario 59x28x33 que terá 50L efectivos (sem os efeitos, filtros, etc), o termostato será para o novo aquario, e que os peixes têm uma semana no aquario e parecem-me felizes e de boa saude. O aquario teve ligado 2 dias antes de meter os peixes.

 

Agora preciso da vossa ajuda para não fazer mais asneiras, já que vou começar com o novo aquario.

Já andei a ler um pouco pela net e acho que uma anubia como planta seria o ideal para estes peixes que adoram mexer e trincar tudo.

 

Preciso dos vossos conselhos, que planta aconselham? substrato? Pensei em cascalho medio (para os peixes não o comerem) e pra planta se fixar, filtro de fundo (uma placa que ainda não percebi como funciona) é necessario? Devo de comprar testes de amonia e nitratos? são sufecientes ou devo de ter também o de nitritos?

 

Desculpem o testamento, mas no inicio as duvidas são muitas e queria dar uma vida longa e feliz aos meus peixinhos.

Digam o que acham que preciso para começar da melhor maneira.

 

Desde já o meu obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Kinguios são peixes de águia fria,não???

Para que vais tu gastar dinheiro num áqua de 59/60cm???

Mais tarde vais-te arrepender de ter comprado um aqua tão pequeno.

E estás a pensar só nos kinguios????

Como não pecebo nada de kinguios vou-me ficar por aqui.

Pode ser que alguem te diga algo mais sobre o assunto.

Fica Bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não interpretes a minha resposta como uma ataque: Mas básicamente leste muito pouco ainda.

 

Vamos lá então ver: Concordo com a ISA; para que comprar um aqua mais pequeno se pelo preço desse podes adquirir um maior? Daqui a uns meses vais perceber mais um pouco e vais querer outro maior e mais fácil de estabilizar (este é um conceito que parece ser determinante na escolah dos aquas... os mais pequenos desiquilibram mais rápido)

 

O carvão no filtro não serve para nada. O aqua que vais montar, se for com esse filtro vai ter filtragem insuficiente.

 

Os kinguios são peixes de água fria... São bonitos, mas não precisas de algum do equipamento que referes.

 

dois dias para ciclar... é muuuito pouco. A tua sorte é teres kinguios.

 

Então vamos lá ao que interessa:

 

1º defines os peixes que queres em função do que queres montar. (litros, filtragem, etc)

2º Colocas aqui para o pessoas te dar uma opinião sobre se são compativeis ou não com o teu tamanho de aqua.

 

3º Fazes a ciclagem do aqua depois de o montares. Para isso procuras um tópico que anda poar aí que expolica tudo isso muito bem.

 

 

Eu planeava primeiro.

 

Posso-te ajudar desde que definas primeiro o que queres:

frio ou quente?

que peixes?

que plantas?

 

quanto queres gastar ? (ou podes gastar)?

 

um abraço

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas rápidas.

 

Vosses já devem de estar fartos de repetir as mesmas coisas às pessoas com menos experiencia, como também me acontece mas num outro topico (pcs), mas peço um bocado de paciencia.

 

Já li alguma coisa, claro que não li tudo, nem sei tudo do basico que há para saber, se soubesse não tava aqui a pedir ajuda.

 

Não sei se posso por links mas foi por aqui que fui sabendo alguma coisa dos kinguios http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php, e dai deduzi que um termostato fosse (embora desnecessario) benefico para o ambiente dos kinguios, e que estes aguentam uma gama de temperaturas elevada.

 

Quanto a dinheiro, para já não queria gastar muito (uns 50€) e queria aproveitar o que tenho. Segundo o vosso link 2x a 5x a litragem do aquario para filtrar chega, ora se o aquario vai ter 50L, 250L/h será 5x e tava dentro do ideal. Já li que filtros interiores não são dos melhores, mas é o que tenho por enquanto.

 

Tamanho do aquario. Não foi por acaso que mandei fazer daquele tamanho, o espaço que tenho disponivel é apenas esse, e já tenho os kinguios, não me queria ver livres deles agora, até que como principiante parecem ser peixes bem resistentes. O termostato também vai ajudar a manter outros peixes que teria em mente, mais para ajudar na manutenção do aquario. Tinha pensado em limpa vidros e/ou camaroes, são compativeis com kinguios e entre si? Pelo Ph da agua e temperaturas aconselhaveis são compativeis, não sei é o seu comportamento juntos.

 

Como estou a iniciar gostava que me dessem dicas de plantas com pouca manutenção e como os kinguios têm a fama de mordiscar as plantas convem ser uma planta dura, dai ter pensado numa anubia, acham bem?

 

Substrato, tava a pensar no cascalho medio, mas tou aberto a sujestoes melhores, já que não sei se será o ideal. O filtro de solo também não sei se é necessario e como funciona.

 

Vou tentar ler mais e ver as melhores opções, tou agora a começar no mundo da aquariofilia, ninguem nasce ensinado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixe dourado adulto (30 cm) e o teu aquário de largo tem 28.É que nem sei bem que te dizer sem parecer arrogante,é que dizes que leste e vais agora gastar dinheiro nesse aquário para?Deve dar para meio ano se tanto,o meu telescópio quando morreu tinha uns 35cm e com 2 anos.Como já te disseram esse dinheiro foi atira-lo pela janela."Segundo o vosso link 2x a 5x a litragem do aquario para filtrar chega" mas com peixes de água fria convém ser bem superior é que eles são uns autênticos "mijões".Eu apostaria em 8x a litragem.Sobre o areão eu optaria por areão do rio é que eles passam o dia a meter o areão na boca e a cuspi-lo.As plantas passado algum tempo eles deixam-nas em paz,elas apanham raiz e eles já não as levantam.Ai no teu aquário eu não meti mais nenhum peixe,é pequeno para eles quanto mais acrescentar peixes.

Para já aconselho leitura atrás de leitura e umas boas TPA's é que isso sem ciclo vai dar problemas na certa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ningem está farto de responder sempre as mesmas coisas, senao isto nao seria um forum 8)

 

Ora o jorge disse-o e muito bem quanto ao aquario...mesmo esse que compraste ou vais comprar nao chega para o recado...

Nao podes comprar um aquario bem maior??

é que senao aconselhot a por-los a venda ou a dar a quem tenha lagos ou algo assim...porque imagina um peixe de 30 centimetro num aquario de 60cm quase nao da para o peixe dar a volta...assim farás o peixe sofrer...

 

caso penses em vende-lo poderás por guppies, mollies e afins nesses teu aquario de 60 cm :)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o problema foi ter comprado os peixes antes de me informar ;)

 

O aquario vai-me ficar por 30€ (o que não acho muito) e por enquanto espero que dê para eles se desenvolverem. Neste momento são os 2 pequenos, têm uns 5-7 centimetros sem contar com a cauda. Este aquario era bom era pra meter camaroes pelo que já vi...

 

Mas pronto, para já vou minimizar os danos tendo o de 50L até eles crescerem mais um pouco, depois realmente eles nem vão conseguir dar a volta. Ai já vou ter uma "motivação" para comprar um aquario maior, e um sitio pros meter melhor. No movel onde os vou por agora só dá mesmo pras medidas que disse, num futuro tenho que comprar um suporte muito maior e o respectivo aquario de uns 200L.

 

Pelo lado positivo os peixes por enquanto parecem muito felizes e de saude, espero que assim continue.

 

Fui ver preços de testes hoje, um teste de nitratos 13€ da sera, não é um pouco puxado? não há marcas mais baratas? na loja só tinha esse, e ainda falta comprar o de amonia.

 

Quanto ao filtro, aconselham lavar ou deixar tar umas semanas pra ganhar a colonia de bacterias? Ele já está um pouco marcado com as fezes dos peixes, mas como ainda é recente nao quero destruir a colonia que se esteja a formar.

 

Em principio devo de avançar com as anubias, já li que musgo de java também é resistente e não dá muito trabalho, é assim?

Para fixar as anubias basta o cascalho? ou aconselham algum substrato mais fertil?

 

E quanto aquela placa de fundo do aquario, aconselham? Como funciona ao certo?

 

Por enquanto são as minhas duvidas, desculpem qualquer coisa e obrigado pela paciencia :(

 

(em breve meto umas fotos do pobre aquario actual)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já é apostar nas TPA's que é a solução.Como já deves ter lido,o filtro apenas se limpa com água do aquário.A placa de fundo isso já não se usa,tem mais desvantagens que vantagens.No futuro pensa é em fazer o maior possível :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tal como já foi referido... TPA com fartura. Esse filtro poucas colónias vai deixar criar, acredita.

 

Pareceu.me nas tuas palavras perceber o seguinte: Termostato para poderes misturar tropicais com os Kinguios. Se for este o teu projecto não faças.

Kinguio=água fria.. não inventem com aguenta isto ou aquilo. O termostato serve neste momento para guardares e usares quando precisares dele.

 

Kinguios + peixes de água mais quente... erro grande. Não têm nada a ver uns com os outros e a poluição dos kinguios (que são mesmo muito mijões) vai dar cabo dos outros peixes.

 

Para já se queres mantém os kinguios e guarda o termostato. Quando comprares outro aqua e quiseres aproveitar esse... então usas o termo para colocares alguns peixes de água mais tépida.

 

Lê o link que te enviaram acima.

 

e pergunta à vontade ;)

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que filtro aconselham entao? Existem filtros regulaveis externos bons e relativamente baratos? já vi que os externos são do melhor tipo, porque a esponja não está tanto em contacto com a agua a contamina-la, mas como disse o meu aquario de 55L está para chegar, mas no futuro quando comprar uma coisa maior queria que já desse prai pra uns 200L. Existe a possibelidade de ser adequado a 55L e a 200L?

 

Quanto ao termostato, li no guia da SERA que a temperatura ideal para Sarasa é de 18ºC a 24ºC, neste momento tá a 16ºC, o termostato não seria benefico?

 

Já fui abrir os cordoes à bolsa e comprei os testes do ciclo do azoto da SERA.

 

Amonia: 1mg\L

NO2: 0

NO3: 0

 

A amonia já está um pouco elevada, o que pelo li pode começar a danificar as gelras e a longo prazo matar os meus Sarasa (os meus kinguios de cauda cometa são assim que se chamam? Vi num guia da Sera)

 

Ontem já fiz uma TPA de 20% amanha farei outra.

 

Comprei também um sifão pra ajudar a mudar a agua e 5Kg de cascalho médio. Acham que 5Kg dá pra fazer o substrato no aquario de 60cm? Se comprar mais e a pensar nas plantas, devo de comprar na mesma medio ou por uma camada mais fina embaixo e tapar com mais grossa?

 

Outra duvida, a amonia tá elevada, para a baixar é melhor comprar aquelas bacterias que aceleram o ciclo do azoto e visto que o novo aquario também já ta para chegar (hoje ou amanha) ou compro um produto que elimina a amonia?

 

Por fim deixo uma foto do meu aquario pobre de 20L e os 2 exemplares de Sarasa.

 

05032009066.th.jpg

 

05032009067.th.jpg

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desanimes com as dúvidas... vais continuar a ter muitas, pois como já deves ter reparado, isto da aquariofilia tem que se lhe diga e estamos sempre a aprender e a corrigir os nossos procedimentos.

Faz as tuas pesquisas aqui pelo forum e lê o manual da aquariofilia, como aliás já te recomendaram.

Um conselho: não deixes os teus kinguios nesse aquário tão pequeno. Se queres esse aquário de 50l, podes manter um pequeno cardume de tetras (neons p.ex.) umas corydoras e ficas com um aquário à maneira.

Quanto às plantas... para começares arranja Feto de Java. Aguenta-se mesmo com o areão como substrato, sem necessitar de grandes cuidados e multiplica-se facilmente.

Foi assim que mantive o meu primeiro aquário de 35l: peixes pequenos, umas madeiras/rochas e Feto de Java.

Não te preocupes com os testes. Podes apenas comprar o de pH e vai fazendo TPA's regulares.

Quanto ao filtro, parece-me que esse é insuficiente. Os filtros de Cascata (ou Mochila) são bons para o efeito.

 

Força nisso!

:sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver se arranjo entao uns fetos de java para o novo aquario.

 

Hoje fui ver filtros, mas só tinha internos ou externos de 150€ :bs_quesexclaim:

 

Que filtro aconselham para uns 50€? Queria o mais silencioso possivel. Tive a ver uns grandes da aquael, mas só faziam 400L/h mas tinham um grande compartimento pra filtração mecanica biologica e quimica, mas era um filtro interno.

 

Também vi um da sera intero que fazia 700L/h, mas também era interno.

 

Pois já vi que isto tem muito que se diga.

 

Ainda hoje na loja onde fui tava uma velhinha a comprar kinguios e a dizer "tenho tido azar nos peixinhos, têm morrido todos" e lá tava ela a comprar mais uns quantos. Cá pra mim não era só azar, a falta de conhecimento também ajuda e os kinguios como estão no aquario central e hà em maior ambundancia e são baratos costumam ser as cobaias...

 

Não posso mesmo misturar kinguios com camaroes ou limpa vidros? Eu sei que o aquerio é pequeno, mas se fosse maior que mistura dava pra fazer? Sem ser carpas ou peixe gato.

 

Lojas da especialidade aqui por gaia, alguem me pode indicar? Eu tenho ido ao gaia shopping ou arrabida.

 

EDIT: espero ter o aquario novo amanha. Também vi uns filtros da aquael com UV, isso funciona e é util para eliminar algas? aconselham?

 

Duvidas não me faltam :P

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se me quero meter em aventuras a fazer um filtro, mas ficava barato :bs_quesexclaim:

Não há nenhum DIY de como o fazer? passo a passo e com fotos?

 

Tou a começar a ficar inclinado pro sera fil 120 que faz 700L/h e sempre tem mais filtros que o meu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Eheim 2213 fica nuns 65 euros já com as torneiras duplas e matérias filtrantes.

Mas deixa-me perguntar uma coisa... o aquário não é demasiado pequeno para estares à procura de um filtro tão potente?

Se a tua ideia é comprares já um filtro para depois poderes colocá-lo num aquário maior, tipo 120l ou 200l, este que te disse parece-me bom, uma vez que as torneiras te permitem regular o fluxo. E por ser exterior é de fácil manutenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O 2213 na Aquaristic está a 45€,sem torneiras nem matérias filtrantes e o JBL profi 120 custa 44,98€ com torneiras e matérias filtrantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se estão a esquecer do preço do envio? é que ainda é significativo, 19€ para mandar vir dessa loja, ainda é uma grande percentagem do preço do produto que iria adquirir.

 

O meu filtro faz no maximo 260L/h, é um aquael minifan e já tens uns valentes anos (comprado em 2002) Meti-lhe agora um filtro com carvão.

 

Má informação levou a isso, existem os 3 niveis de filtração que devem de ser tratados, embora a esponja que tem o carvão também deve de fazer filtração mecanica.

 

Eu queria um filtro que desse pros gastos pro novo aquario e de preferencia que já ficasse preparado para um futuro, mas para já vou-me deixar estar com o que estou, um filtro externo ainda fica carote.

 

Tinha o da sera fil 120 que faz 700L/h, é interno, mas sempre tem mais espaço pros filtrantes e é alemão :) deve de dar pra regular o fluxo, 700L/h pra 50L é capaz de ser muito, e o aquario não vai ter 50L de agua, ainda vai levar o cascalho, o filtro (se for o interno), ponte decorativa, planta, talvez umas pedras e um tronco pequeno.

 

Que mais sujestoes têm? Não conhecem nenhuma loja da especialidade aqui por Vila Nova de Gaia ou Porto?

 

Como planta devo de ir para o feto de java, espero que se dê bem. Alguma sujestão avisem.

 

Amanha já tenho o novo aquario de tarde, hoje já estava pronto mas foi impossivel ir busca-lo.

 

Como devo de fazer com a muda dos kinguios? aproveito a agua do aquario onde eles já estão, ou mudo para agua completamente nova, como se viesse da loja? Já sei que tenho que os meter na saca plastica e vou metendo agua lá pra dentro para eles se irem habituando a algura mudança de temperatura.

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu repito porque por vezes sei que devo escrever mal,aquaristic e portes?Só há encomendas todas as semanas quase na parte "procuro" o que claro é os tais 19€ que dizes a dividir por 10 pessoas ou 20,ou seja ainda é caro?Falas em meter carvão?Só se deve usar para remover medicamentos tanto quanto sei e se não tiveres cuidado em vez de ele reter,começa é a libertar tudo o que absorveu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já veio o novo aquario :medieval_mace: Já o estive a limpar com agua e agora tá a ferver o areão para ir pra lá. Só tenho 5kg, acho que não vai ser sufeciente... Logo vou comprar as plantas.

 

Não sabia que o pessoal fazia grup buys, assim já vale mais a pena :naughty: Sou capaz de ir pro JBL, mas só pro fim do mes, já gastei uns 100€ este mes pro aquario.

 

Vou mudar os kinguios quando tiver tudo direito, já devem de ficar mais felizes e com mais espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem filtro é complicado fazer algo nesse aquário,acho que o gasto nele para esses peixes será atirar "dinheiro fora".Mas como pretendes fazer agora?Iniciar o ciclo sem filtro é evitado :? podes é muda-los para ai e mudar o outro filtro e trocar o carvão por umas esponjas ou cerâmicas caso caibam e ir apostando em TPA diária.Se tiveres condicionador para a água tudo bem senão metes garrafões de água em repouso durante 36h e trocas 5 ou 10L dia e vais usando sempre esse método.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já os coloquei no novo aquario, comprei um tronco, fetos de java, uma valinesia e mais 5Kg de areão. O filtro tirei do aquario antigo e meti neste com o fluxo maximo (260L/h).

Eu tenho produto pra retirar o cloro e os metais pesados que adicionei à nova agua.

 

Vou andar a ver preços nas lojas de filtros externos que façam 500L/h e também vou vendo como andam aqui no forum os group buys. O filtro que tenho agora é pequeno, só lá cabe uma esponja pequenina. Tenho que ver se arranjo um filtro externo melhorzinho e depois compro as bacterias a ver se ajuda a estabelecer o ciclo mais rapidamente.

 

Logo coloco umas fotos do novo habitate dos kinguios cometa, eles andam todos contentes de um lado pro outro a descubrir os novos recantos à casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui estão algumas fotos:

 

15032009081.th.jpg

 

15032009082.th.jpg

 

15032009080.th.jpg

 

Ando a ver um filtro externo da eheim CLASSIC 2213 por 56.85€ na crystalred, é a versão 020 pelo que vejo na loja, já vem com torneiras duplas e filtros incluidos, só não sei o preço dos portes, mas como é nacional e não me importo que venha pelos CTT não deve de ser nada por ai alem.

 

Tou também inclinado a comprar umas bacterias da marca Aquili bacterium E por 2.14, parece-me um preço bom para começar a dar uma ajuda ao novo filtro.

 

Que acham? Vou-me tentar informar junto da loja quando houver dispoibilidad€...

Editado por 0ri0nte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro estrago, meti o termostato no domingo, hoje já fiquei com o botão de regulação da temperatura na mão... Era uma aquapor 75W. Fui ao continente devolveram-me o dinheiro, fui à loja biozoo e comprei um aquael 75W que me parece mais robusto. Pena a cor, é preto e cinzento, o da aquapor sempre era verde e dava pra disfarçar no aquario melhor.

 

Tou no dilema em relação ao filtro, custo\performance.

Arranjo o sera fil 120 que faz 700L/h a 28€ enquanto o filtro externo da eheim faz 440L/h mas custa 56.85€ mais portes... Compensa mesmo o filtro externo? pelo que vi o filtro da eheim funciona por sucção, consegue mesmo chegar aos 440L/h? Já li reviews em que se queixavam do output do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.