A minha calha Aquapor


c4m4l340

Recommended Posts

Como comecei nisto da aquariofilia à pouco tempo ainda nao me dou a grandes despesas.

Estava um dia destes a olhar para o aquario e lembrei-me do seguinte:

 

A tampa tem o fundo preto, e o reflector esta apenas onde está a lampada...

A luz emitida contra a tampa, não é reflectida para baixo, a luz reflectida pela agua para cima, perde-se na tampa preta....

 

Tive e ideia de forrar a tampa por dentro com papel de aluminio.

Não é o reflector ideal, nao é prefeito, mas sempre reflete mais que o plastico preto.

 

Aqui ficam as fotos:

A tampa: (como podem reparar o refelctor original está apenas atras da lampada)

DSCF5731.JPG

 

O papel colado:

DSCF5732.JPG

 

Entretanto aqui acabou-se a cola e ficou para ja assim:

DSCF5733.JPG

 

Era e é minha intensao colocar o papel de alumino a toda a volta da tampa, assim que comprar cola.

Alem disso, e como a tampa amplifica um bocado o ruido da vibração do filtro, vou colar aquela tela que se coloca debaixo do chao flutuante, nos locais onde a calha assenta no vidro.

Espero com isto reduzir a vibracao transmitida pelo vidro à calha, reduzindo assim o ruido.

 

Conclusao:

1) Devia ter usado uma cola mais liquida em vez da UHU. Notam-se os relevos da cola no papel prateado. Quando mais lisa ficar a superficie melhor.

2) Nota-se algum incremento na quantidade de luz no fundo. Não é nada que substitua a troca por uma lampada mais potente, mas é mais alguma luz com aquela que há.

3) Verificar se a cola chega para o trabalho antes de comecar porque dificilmente de conclui um trabalho que fica a meio, depoi de provada a teoria. Conseguir mais luz.

 

Fica aqui o meu pequeno contributo. Quando terminar o projecto ponho novas fotos.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A seguir podias trocar essa lampada por uma PLL36W e ai sim irias tirar todo o rendimento desse novos reflectores.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a solução perfeita para ti...

http://www.logismarket.pt/in/3m-portugal-l...otch-173516.jpg

Fita-cola de alumínio :D Não é preciso colas nem nada do género.. E faz o que o sergiocaneca disse... Eu fiz o mesmo ao meu, e está muito melhor... Com essa calha até talvez consigas meter mais que 1x36W PLL ... Talvez 2x36W PLL... Mas se calhar tinhas de abdicar da tampa para alimentar... Não sei..

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentarios.

 

Quando tiver t€mpo irei concerteza alterar a iluminacao. Até porque ao final do dia o sol bate no aquario por uns 10 minutos e os peixes ficam com umas cores espetaculares.

Mas isso fica para a segunda fase. A ideia foi tentar aumentar um bocado os lumens que chegam ao fundo apenas como que existe de momento. :P

 

Tenho andado a "investigar" as compactas. Talvez 2x18.

Tenho andado tambem a tentar recolher info dos LED's. Os novos audi's tem LED sunlight de 6500K.

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Tenho uma tampa exactamente igual a esta e gostava de aumentar a luz mas reflector já tenho.

 

 

Será que alguém já conseguiu alterar a luz desta tampa???

 

Já pensei nisso mas não sou lá grande habilidoso.

 

Se alguém puder ajudar agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

podes trocar iluminação por pll como foi referido acima, ou aproveitando a que já tens podes colocar outra lâmpada T8 de 15w a frente da que tens, tenho um aqua com uma tampa igual, e foi o que fiz, a grande vantagem a meu ver em relação á pll é poderes usar espectros diferentes, e não precisas ligar a luz toda ao mesmo tempo. A solução dos led's para a parte traseira também é muito boa, usei e valeu a pena. Há o balastro para a outra lâmpada cabe no mesmo local onde está o de "origem" tem espaço para mais um.

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas é frente é o local onde se abre a tampa... :/

 

não queres tirar umas fotos para o pessoal...

 

é que estas calhas a meu ver são das mais dificeis...visto que de iluminação têm pouco e têm uma forma esquisita comparada com outras...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Tenho um aquario com uma tampa exactamente igual na qual ja fiz uma alteraçao de iluminacao... aquilo ainda esta um pouco provisorio mas da para todos ficarem com uma ideia para fazerem o que querem...

 

Assim que puder coloco aqui as fotos com a se o autor deste topico der autorizacao, claro...

 

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

podes trocar iluminação por pll como foi referido acima, ou aproveitando a que já tens podes colocar outra lâmpada T8 de 15w a frente da que tens, tenho um aqua com uma tampa igual, e foi o que fiz, a grande vantagem a meu ver em relação á pll é poderes usar espectros diferentes, e não precisas ligar a luz toda ao mesmo tempo. A solução dos led's para a parte traseira também é muito boa, usei e valeu a pena. Há o balastro para a outra lâmpada cabe no mesmo local onde está o de "origem" tem espaço para mais um.

 

cumps

 

 

 

Mas onde tens os casquilos presos???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos...

 

Como estao interessados em saber como alterei a iluminacao de uma tampa exactamente igual e como nao tenho tempo para tirar as fotos aproveitei e usei as fotos ja existentes aqui do nosso amigo...

 

Entao basicamente o que se faz é isto...

 

10qjkfr.jpg

 

No interior desse compartimento que marco amarelo esta o balastro e o arrancador retira-se isso para fora.... eu coloquei uma caixa presa na lateral do aquario que marquei a preto na imagem com tudo la dentro...

 

Depois recorta-se a zona marca a amarelo... cola-se um vidro por dentro e ja tem mais um compartimento para lampadas...

Nada mais facil...

 

Consigo ter dentro desse espaço tres lampadas como estas:

 

24x2koi.jpg

 

 

Mas tambem tem espaço para colocar uma destas, é mesmo à medida...

 

2ur9thi.jpg

 

 

 

Espero ter ajudado...

 

Cumprimentos

 

Nota: Peço desculpa ao amigo c4m4l340 por ter usado a foto sem a autorização dele... Mas como foi para ajudar... usei-a :)

Editado por Mistic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, desculpem a intermissão, mas não queria criar um tópico novo para perguntar isso, por isso desculpem a intermissão.

alguém sabe onde posso comprar uma lâmpada PPL? de 36W?

 

 

cumps. André

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a original é uma T8 de 15W ;)

 

olha é uma boa ideia...

 

oh mistic arranja ai um tempinho para tirar umas fotos e posta aí quando puderes :D:)

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem pela intromissão no topico, mas ao aumentar os watts da lampada, esta tambem não muda de tamanho?

 

tenho uma tampa igual a essa, de 15w, e nunca encontrei nenhuma com o tamanho identico mas com mais watts. optei por fazer como o membro mistic fez, e coloquei 2 lampadas de 15w, uma daylight e uma flora (não sei os nomes completos).

 

ja agora, eu coloquei na 2ª lampada um acrilico, mas fiquei na duvida se o acrilico não interferirá no proposito da lampada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a original é uma T8 de 15W :D

 

olha é uma boa ideia...

 

oh mistic arranja ai um tempinho para tirar umas fotos e posta aí quando puderes :flick_tongue::)

 

O que eu queria dizer era, adicionar uma T8 de 30W :P

A original é de 15W :shocked028:

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso vai depender muito da espessura do acrilico, normalmente nas lojas de bricolagem e assim vendem de 3, 4 ou 5 mm, o que é um demasiado a meu ver. apesar de não interferir muito, não obtens a mesma luminusidade do que com um vidro ou com um acrilico mais fino

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos...

 

Como estao interessados em saber como alterei a iluminacao de uma tampa exactamente igual e como nao tenho tempo para tirar as fotos aproveitei e usei as fotos ja existentes aqui do nosso amigo...

 

Entao basicamente o que se faz é isto...

 

10qjkfr.jpg

 

No interior desse compartimento que marco amarelo esta o balastro e o arrancador retira-se isso para fora.... eu coloquei uma caixa presa na lateral do aquario que marquei a preto na imagem com tudo la dentro...

 

Depois recorta-se a zona marca a amarelo... cola-se um vidro por dentro e ja tem mais um compartimento para lampadas...

Nada mais facil...

boas mistic

e como acedes ao compartimento assinalado a amarelo?é que tenho uma tampa dessas e aquilo tem uma especie de tampa que nao vejo como tirar sem partir.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

boas pessoal

 

tambem tenho uma tampa igual a essa mas é a de um metro, tambem ando a ver maneiras de meter mais luz, agora exprimentei tirar a lampada de 30w que tinha de origem e o compartimento do balastro e pus seis lampadas de 15w das compactas.

mas ainda estou na fase exprimental e nao sei se nao tenho de meter mais tres, o que tem de bom é como a lampada é pequena dá para meter uma data delas.

Obrigado e cumprimentos!

 

Sandro de Araújo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais