Iniciar o aquario!


F850

Recommended Posts

Ola rapaziada.

 

Tenho andado a ler no forum, acontece, que estou muito confuso, porque isto da aquariofilia nao é para brincar!

Tem mesmo muito que se lhe diga!

 

Tenho um aquario, no qual gostaria de melhorar!

É um aquario de 60 cms.. nao me perguntem os litros que eu nao faço a minima! :)

Gostava que fosse agradavel a vista, de momento tenho la dois neons, e um limpa fundos.

 

Gostaria de sugestoes e concelhos para o melhorar!

Agora nao tenho fotos, mas amanha espeto aqui uma ou duas.

 

Cumps a todos! :bs_quesexclaim:

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Para já não coloques mais peixes, deixa ficar assim e dá uma vista de olhos pelo Fórum, podes começar por aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

depois vai ao site que indica e lê tópicos de outros iniciados, assim pelo menos evitas uma série de erros que eles já cometeram.

 

Boas leituras

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Para já não coloques mais peixes, deixa ficar assim e dá uma vista de olhos pelo Fórum, podes começar por aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

depois vai ao site que indica e lê tópicos de outros iniciados, assim pelo menos evitas uma série de erros que eles já cometeram.

 

Boas leituras

 

Luisa Fonseca

 

 

Ola Luisa, Obrigado pela tua resposta.

Ja tinha dado uma vista de olhos nesse topico! :P

Tenho estado a ver outros topicos;

Corrijam-me se estiver errado, um aquario saudavel, nao vai criar algas no vidro?

 

Bom, um dos meus neons, deve estar condenado, esta a nadar descoordenadamente! :offtopic:

Editado por F850

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas queres que te ajudemos então ajuda-nos a nós 1º.Dizes o setup e metes umas fotos e ai sim e já agora diz quando montaste o aquário :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas queres que te ajudemos então ajuda-nos a nós 1º.Dizes o setup e metes umas fotos e ai sim e já agora diz quando montaste o aquário ;)

 

OK Jorge! Entao cá vai alguma info.

 

O setup, comprei uma areia branca fina, e aquele cascalhinho escuro! :x

Naturalmente que isto vos vai custar a olhar, ja dei uma vista de olhos pelos aquarios da malta aqui... e o meu parece tipo a lixeira da cidade dos peixes :x

Os fios atraz tambem nao ficam bem.. etc etc..

Mas vamos com calma, quando eu estiver mais pentendido na materia pensa-se em melhorar, até lá, deixem-me lá matar uns peixinhos :S

 

 

img1202.jpg

 

 

Bom.. As medidas do aquario sao 50x30x25 se nao estou em erro.

Bem pequeno eu sei, mas para já, é o que se arranja!

Tambem tenho de lhe meter o resto da agua, como lhe meti peixes esta tarde, ficou assim! :twisted: Amanha meto.

 

Como disse o canalha, os neons sao peixes de cardume, e nao fosse o meu ficar com uma depressao, comprei mais 4.

E comprei aqueles dois, do qual nao faço a minima do nome :x

 

Podia ter fixado, se o vendedor fosse mais atencioso, e se tivesse dado ao trabalho de conversar comigo, como me queria informar, fiz-lhe algumas perguntas, ele rapidamente percebeu que eu nao percebia muito disto... e nao teve grande interesse em me informar... perdeu 3 ou 4 clientes assim! :mrgreen:

 

 

Aqui ficam as fotos dos peixitos que tenho agora! ;)

 

 

 

img1210t.jpg

 

 

img1198.jpg

 

img1199f.jpg

 

 

Aguardo opinioes e criticas! :D

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia ser pior ;)

Cartolina preta no fundo e os fios "desaparecem".Umas plantas naturais ajudam e nem imaginas quanto a estabilizar o aquário.Essa cory é bem linda,é igual a uma minha bigsmile (Corydoras paleatus) caso não saibas como se chama.Mas falta na mesma o pH,não tens testes do pH ?NO2?NO3?Há quanto tempo está montado etc...

50x30x25 = 37500 / 1 000 = 37,5L

Em vez de matares uns peixinhos que tal tentar fazer uns peixinhos felizes :yb668:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia ser pior ;)

Cartolina preta no fundo e os fios "desaparecem".Umas plantas naturais ajudam e nem imaginas quanto a estabilizar o aquário.Essa cory é bem linda,é igual a uma minha :tongue: (Corydoras paleatus) caso não saibas como se chama.Mas falta na mesma o pH,não tens testes do pH ?NO2?NO3?Há quanto tempo está montado etc...

50x30x25 = 37500 / 1 000 = 37,5L

Em vez de matares uns peixinhos que tal tentar fazer uns peixinhos felizes ;)

 

 

Esta tarde ja tenho os testes. :)

quas seriam os valores ideiais para estes peixitos?

Editado por F850

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta tarde ja tenho os testes. 8)

quas seriam os valores ideiais para estes peixitos?

 

 

Bom, Dia 1 dos peixinhos, estive a pouco a dar-lhes comer, apressaram-se todos! Comeram que nem uns alarves, a comida demorou quase 1 minuto a ser toda comida!

Foi um regalo! :D

 

Vou tentar ir a santarem ainda hoje comprar uma plantinha para meter no aquario! :)

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, Dia 1 dos peixinhos, estive a pouco a dar-lhes comer, apressaram-se todos! Comeram que nem uns alarves, a comida demorou quase 1 minuto a ser toda comida!

Foi um regalo! :rolleyes:

 

Vou tentar ir a santarem ainda hoje comprar uma plantinha para meter no aquario! :doofywave:

 

 

Estive a ver o Ph quando cheguei, estava nos 8.

Fiz uma TPA, fiz os tratamentos... Aqueles que se devem fazer antes de meter os peixes e passado um mes meter o primeiro peixe!

Infelizmente ja tenho os peixes, mas nao acham, que como eu ja la tinha o peixe laranja, o ciclo nao deve ja tar feito? Ou era MESMO obrigatorio fazer estes tratamentos?

Ja comprei uma planta, a senhora aconcelhou-me a das fotos. Ela disse-me o nome, mas eu nao tenho boa memoria! (vá la ja ter fixado "corydoras" muita sorte :yb668:)

 

Amanha vou comprar mais "pedra".. ou como se diz em aquariofilia, substracto(corrijam-me se estiver errado pff :thumbup3: ), para enterrar mais a planta! A senhora disse-me que ela ja tava a criar filhos, e para nao a tirar do vaso.

 

Reparei que dois neons, me parecem estar com a barriga inchada! :wink:

 

Tenho dois daqueles peixes amarelos/transparente, e é muito normal, ver o maiorzito, "correr" atraz do outro!

è normal este comportamento?

 

os troncos para descer o Ph, sao só dos que se vendem certo? Ou vou ali ao fundo da fazenda buscar um pau tratado e espeto com ele no aquario? ehehe

 

Ficam algumas fotos.

 

img1222c.jpg

 

img1225d.jpg

 

img1229y.jpg

 

img1235i.jpg

 

img1239y.jpg

Editado por F850

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar acho que podes e deves mandar com o vaso na cabeça é mulher da loja.Tens que tirar a planta do vaso e eu aconselharia antes a comprar cá no fórum as plantas.Até tens os vários núcleos e um deles é da tua zona.Tenho 200% de certeza que alguém mora perto de ti e te oferece umas podas.O pH para os neons é de 6.5 e para a cory também dá agora para os outros 2 peixes não sei.Mas pH de 8 é demasiado para eles,não sei até que ponto vão aguentar.Mas sai da torneira a 8?Ou sobe dentro do aquário?Se subir dentro do aquário é esse substrato.Sobre os troncos,qualquer um desce o pH,só não pode é ser resinoso senão liberta químicos que matam a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar acho que podes e deves mandar com o vaso na cabeça é mulher da loja.Tens que tirar a planta do vaso e eu aconselharia antes a comprar cá no fórum as plantas.Até tens os vários núcleos e um deles é da tua zona.Tenho 200% de certeza que alguém mora perto de ti e te oferece umas podas.O pH para os neons é de 6.5 e para a cory também dá agora para os outros 2 peixes não sei.Mas pH de 8 é demasiado para eles,não sei até que ponto vão aguentar.Mas sai da torneira a 8?Ou sobe dentro do aquário?Se subir dentro do aquário é esse substrato.Sobre os troncos,qualquer um desce o pH,só não pode é ser resinoso senão liberta químicos que matam a fauna.

 

 

OLa Jorge, um PH de 6 é bem baixo! :\ Coitadinhos..

Eu tirei agua de dois sitios, do poço, e de uma pia que vem do furo, o Ph desses era mesmo de 7, o da torneira ainda nem experimentei.

Amanha ja vou ver se arranjo um tronco para baixar isto! :naughty: Se o apanhar na naturesa, tenho de ter mais alguma atençao para alem de nao ser resinoso?

Estive a ver uma lista de peixes num site, mas nao consegui encontrar uns iguais aos dois laranjas/transparentes que comprei! :rtfm:

 

 

Obrigado pela preciosa ajuda!

Devo-lhe um cafe! :animal_fish:

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6.5 não é 6.Se tens o pH a 7 serve perfeitamente,agora se metes a 7 e passa para 8 é sinal que tens algo calcário dentro do aquário.Suponho que seja o areão.Se arranjasses um substrato interte era o ideal,pois com água a sair a 7 de pH dava para o que querias.Devias primeiro ver o que é calcário antes de seguires para o tronco mas deixo-te já uma ajuda sobre o tronco e tratamento.

 

Como tratar um tronco para aquário

 

Escolhido o tronco está na altura certa de tratá-lo. A primeira coisa a fazer é lavá-lo bem em água corrente. Use uma escova (eu utilizo uma grosa) para retirar a sujidade superficial. O segundo passo é colocá-lo dentro de um recipiente adequado ao tamanho do tronco, no qual nunca tenha sido usado qualquer tipo de produto químico. Encha-o com água a ferver, deixe alguns minutos e deite a água fora (repetir este processo num mínimo de três vezes). O próximo passo (3º) é deixar o tronco, nesse recipiente, com água e sal grosso (2 colheres para cada 5 litros) durante uma semana. Depois lave-o bem em água corrente e deixe-o dentro do recipiente em água sem sal, todo coberto, durante o tempo necessário ao seu afundamento, trocando a água nos primeiros cinco dias e depois de três em três dias. O quinto passo, ferver o tronco/raiz durante um período de tempo não inferior a 30 minutos. Para os troncos comprados deve-se proceder ao 5ºpasso. Por último, pôr o tronco no aquário depois de arrefecido.

Troncos:

Aqui fica uma pequena lista de plantas cujos Troncos/raízes podemos colocar no aquário:

Cerejeira

Videira

Carvalho

Azinheiro

Oliveira

Zambujeiro

Castanheiro

Sobreiro (espécie protegida)

Red moor wood (vende-se nas lojas de aquariofília. É uma madeira originária da Índia)

 

 

 

Boas, os varios tipos de tratamento,

 

Tratamento com cloro ativado

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d’água;

2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido;

3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro.

Tempo requerido de tratamento: 18 dias

 

 

Tratamento com sal grosso

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água;

2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias

 

 

Tratamento com imersão em água da rede de distribuição

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira);

2. Trocar a água a cada três ou quatro dias.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias

 

 

Tratamento com imersão em água quente

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo;

2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar;

3. Trocar a água a cada três ou quatro dias.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias

 

 

Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas;

2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas;

3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2;

4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias

 

Edit: Trata-me por tu sff :?

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update.

 

Morreram-me dois neons!

Os restantes 3 estao um bocado inchados.

Devem morrer tambem.. =|

O cory e os outros dois aparentam estar bem.

 

O Ph hoje era de 8 :eusathink:

 

Fiz tpa de 50%, com agua da pia do furo, que foi renoavada estar tarde, tinha um Ph de 5,5/6!

 

Apos a Tpa p Ph era de 6,5/7!

Amanha de manha volto a verificar.

 

Durante o fim de semana vou procurar um tronco bacano.

Se bem que nao tenho muita escolha... tirando as videiras, nao vejo o que poderei utilizar mais...

 

Na zona ha:

Videira

Laranjeira

Nogueira

Figueira

Pessegueiro

Algumas arvores de jardim...

etc

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normal as mortes,essa variação de pH é fatal.Tens algo calcário dentro do aquário e metes água a 5,5-6 imagina o choque de pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normal as mortes,essa variação de pH é fatal.Tens algo calcário dentro do aquário e metes água a 5,5-6 imagina o choque de pH.

 

 

Faz mal aos peixes? EU vou metendo de vagar!

5L/10 minutos mais ou menos!

 

Areia lavada da praia ( neste caso aqui, do Tejo) será boa para isto? LI algures que os peixes noa se sentem bem com areia clara no fundo!

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes água com pH a 5,5-6 e depois sobe até 8 em menos de 24h,não acho isso nada uma subida lenta.

 

 

ah! esse choque!

Realmente tens razao!

Agora vou fazer outra TPA e tirei o vaso la de dentro! :burp: Tambem pode ser aquilo nao?

A ver vamos!

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o vaso é de plástico não vai alterar o ph... Deves mesmo tentar com o tronco...

 

 

Nao era de plastico! Era de barro creio eu!

Mas nao é ele que aumenta o Ph, porque ja aumentou outra vez! :bs_quesexclaim:

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :sunbathing:

 

Eu não percebo muito disto, mas vou tentar dar o meu contributo...

 

Ora bem, o teu aqua está relativamente vazio, por isso não deve ser difícil encontrar o "culpado" pela subida do pH. Eu apostaria na areia branca que tens ai. Provavelmente é calcária. Experimenta fazer o teste do vinagre ou outros testes similares... Pegas num pouco de areia, deixas secar e depois poes um pouco de vinagre: se após um tempo efeverscer a areia é calcária e está a subiiiir o pH. Outro teste que descobri agora é pegares em dois copos, pões num só água e no outro água com areia... passado 24h medes o pH nos 2 e já sabes se a areia o sobe ou não. Pesquisa sobre isso no fórum que vais encontrar muitas coisas :character0050:

 

De qualquer maneira com o que tens no aqua quase que apostava que é a areia... :burp: e a areia da praia não seria diferente. pelo que li em fóruns de ciclideos (que precisam de pHs altos para sobreviver) é uma das coisas que eles aconselham para subir o pH!

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6.5 não é 6.Se tens o pH a 7 serve perfeitamente,agora se metes a 7 e passa para 8 é sinal que tens algo calcário dentro do aquário.Suponho que seja o areão.Se arranjasses um substrato interte era o ideal,pois com água a sair a 7 de pH dava para o que querias.Devias primeiro ver o que é calcário antes de seguires para o tronco mas deixo-te já uma ajuda sobre o tronco e tratamento.

Nada como meteres um bocado do areão dentro de uma bacia e testar o pH no dia seguinte.Metes é água nova na bacia,evidentemente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem toda a lógica fazer este teste!

 

Acabei de separar cada tipo de substracto.

Meti agua do luso, que tem um ph fixe! LOL

 

Amanha ja vejo quem me anda a aumentar o Ph!

 

Na eventualidade, de ser algum dos substractos, o melhor sera retirar todos os peixes, para poder tirar o substracto e colocar outro correcto?

The Man With The Hat!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.