Iluminar aquário com XENON


Recommended Posts

Acho que é mau. Digo eu. Acho que para os peixes, era como se nós tivéssemos com um flash na nossa cara. Penso que é forte demais para eles. Mas não te posso garantir nada pois os LEDs actualmente estão-se a ligar com aquários, e os leds tambem produzem luz intensa.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não respondendo à parte de BOM/MAU...

 

deves tomar em atenção, não a intensidade mas sim o espectro no caso das plantas. Há um monte de variáveis que estã relacionadas com a luz no aquário que não seja só a intensidade ou a temperatura.

Um exemplo curioso. Há algum tempo mudei de lâmpadas e coloquei flora glo no meu aqu a pensar que seriam melhores para as plantas... enganei-me. Como tenho turfa, parte do espectro era filtrado pis a minha àgua é um pouco mais escura. Agora tenho marine glo e já tenho uma influência positiva. Antes disto estava plenamente convencido de que deveria ter mais luz... mais uma vez fiz asneira pois proliferaram algas no aquário.

 

Posto isto dizia o seguinte: tens as lâmpadas ou vais comprar? se tens, experimenta... o mais que te pode acontecer é veres modificações para pior e nesse caso retiras a fonte do problema. Caso tenhas que as comprar.... pondera. Não vale a pena inventar a roda.

 

Mas isto tem o seu quê de experimentação. Fiquei curioso com o resultado.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se calhar sera melhor primeiro ver o preço das lampadas.

 

ha pouco tempo precisei de comprar uma para o meu carro e posso dizer

 

que o preço de uma lampada de xenon ,boa, da para comprar uma calha de iluminaçao para aquario e das boas.

 

qualquer coisa como 150 euros + IVA. (uma lampada)

 

quanto aos espectros existem varios desde 4500 K ate 8000 ,pelo menos que eu conheço.

 

apesar de serem lampadas de 12 volts ,penso que precisam de uma potencia muitas vezes superior para arrancar,nao sei

 

precisar quanto exactamente , mas é so pesquisar.

 

mas se for viavel ,penso que ate seria uma boa ideia ,a longo prazo dado o seu baixo consumo.

 

 

cumps.

HENRIQUE ANTONIO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto foi so uma coisa que me ocorreu, pois eu vendo kits completos com balastros e lampadas a 70 euros , de qualidade muito boa e fabrico alemao.

Só teria de arranjar um farol de um carro para as montar de maneira a que nao apanhassem humidade.

Quanto á alimentação , quaisqueres 12v chegam, pois é quanto o carro tem, e o balastro faria o resto.

Seria muito mais economico que qqer HQI.

O espectro varia de 4300 a 10000k.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fazeres um teste a isso e colocares aqui os resultados? ;)

 

Atenção que 12 V chegam mas não são de transformadores como os que usas nos rádios. Tens que ter uma fonte de alimentação com pelo menos 3 o 4 A e essa fonte, estabilizada custa cerca de 25 a 30 €.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não se esqueçam que essas lampadas precizam de qualquer coisa na ordem das centenas de Volt's para arrancar, é o trabalho do Rele

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Kit de xenon tem la bem escrito 23KV (23000Volts) de arranque... Nao sei se uma fonte de alimentacao vai resultar (quase de certeza que nao), fiz um teste com um kit (so um balastro ligado) usando uma bateria daquelas das UPS's com 12V7A e nao acendeu nada.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23KV e a voltagem que o balastro gera para aceder o xenon tipo intantaneo depois ficasse pelos 12V e poucos amperes, o problema e mesmo o arranque e ai sim precisas de amperes a serio.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi à venda uns condensadores enormes para os sub-woofers dos carros. Talvez um bicho desses, ligado em paralelo com a saída da fonte de 12 V fosse capaz de fornecer a corrente inicial, que deve ser enorme. Depois a lâmpada deve manter-se acesa sem grande corrente e o condensador tem muito tempo para carregar.

 

Não esquecer que as baterias dos carros são capazes de fornecer coisas como 100 Amperes instantâneos, durante uns segundos.

 

Talvez valesse a pena ler qual a corrente instantânea que um condensador desses suporta, pode ser a solução. Atenção, que é um "balde" do tamanho de um filtro externo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

bem.. um xenon metido num farol de carro... tem um alcance de 150m...

mesmo com a água... tens luz até uns 10 metros de profundidade...

Parece-me muito.... mas tendo em atenção as HQI...se calhar até é uma boa hipotese.

 

O que tens mesmo que ter atenção é que os farois dos carros focam a luz num determinado ponto.

 

Por outro lado o arranque das HQI tbm precisa de um pico grande, mas depois o consumo é baixo, e juntar picos de 23K volts com humidade... muita humidade, é preciso muito cuidado.

 

Em todo o caso tbm há HQI mais baratas, é só questão de ir a uma loja de iluminação e perguntar...

 

Tenho HQIs no meu pátio e as lampadas até que não são muito caras (12 a 20 euros cada)... o suporte é que é a dor... mas se for xinês.. até pode ser barato.

 

PauloA :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lampadas HQI proprias pra aquario andam pelos 50€, pelo que tenho visto na pets4you, carotas...

 

Xenon parece-me uma opção, como outra qualquer, é uma questão de testar como tudo, a ver se funciona e pode ser aplicado. Tamos a ser empreendedores, agarramos na oportunidade da tecnologia xenon e aplicamos ao nosso problema, iluminar o aquario (ainda hoje fiz exame a isto lol).

 

Para criar um arco electrico no ar é preciso 30kV à distancia de 1cm. Agora depende da quantidade de humidade no ar para este valor decrescer. Atenção que salta sempre arco electrico, pode ser é à distancia poucos milimetros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se for no molhado? Ou no muito húmido?

25KV fazem um arco mesmo muito nice com a humidade.

 

Mas acho que se for pelo preço não vale a pena.

 

A ideia que tenho das lampadas Xenon é que são muito focadas, enquanto as HQI permitem uma maior dispersão da luz. Por outro lado as HQI têm uma dispersão uniforme do espectro.

 

As xenon tenho ideia que o espectro é mais focado.

 

Vamos mas é a testes!

 

PauloA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de preço até poderá compensar, senão vejamos, um kit de xenon que traz 2 lâmpadas e 2 balastros custa cerca de 90€, arranja-se mais caro e mais barato, mas assumindo este valor e depois arranjando um reflector adequado podem-se 'trabalhar' os ângulos da luz. Tendo em conta que há kits de 35W e de 55W, sendo que os mais fracos anunciam na temperatura de 6000k uma potência de cerca de 2500Lumens por lâmpada penso que não é de descartar logo a opção.

 

Agora em termos de qualidade do espectro como acham que uma lâmpada destas se comporta? Eu tenho xenon no carro e penso que a luz emitida não tem um espectro bem equilibrado para ser utilizado num aquário, até porque visualmente a luz de xenon de 6000k equivale a uma lâmpada de 10000k T5, por isso não sei até que ponto é que isto poderá signuficar que o especro é muito limitado e só tem um pico nos 6000k e no resto das temperaturas de cor está muito baixo, dando aquela cor algo azulada. É a minha análise, não ciêntifica e por isso fica na mesma a questão.

 

Amigos não sejam mauzinhos e comentem fundamentadamente, e em linguagem perceptível por leigos, assim quem realmente gostava de perceber mais como funciona isto fica na mesma. :bs_quesexclaim:

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.