MÓVEL PARA AQUÁRIO <<DIY>>


Recommended Posts

Olá a todos,

decidi criar este tópico para, de alguma forma, ajudar quem procura este tipo de DIY's. Isto porque foi aqui no Forum que vim buscar alguma inspiração e algumas dicas que me permitiram chegar ao resultado final. Depois de algumas pesquisas, não foi dificil encontrar projectos de outros membros do forum, que com algumas fotos e explicações me ajudaram bastante, na hora de me decidir por um móvel DIY, à media das minhas necessidades. Sou adepto do "faça você mesmo", por isso dou mais valor aos DIY's do que aos artigos comprados.

Portanto, a todos os membros do forum que colocaram os seus projectos on-line, os meus agradecimentos. :bs_quesexclaim:

 

Não tenho fotos da fase inicial da construção do móvel, mas acho que não será necessário, uma vez que aquelas que vou deixar aqui são esclarecedoras, quanto à estrutura que usei.

A ideia era construir um móvel para um aquário de 100 © x 40 (A) x 30 (L), de 120l brutos.

Vamos a isto!

 

Lista do material necessário:

Madeira: Não é da melhor, mas serve. Madeira de pinho colado comprada no Bricomarché.

Ferragens: Cerca de 30 parafusos, 4 dobradiças para as portas e respectivos puxadores.

Cola para madeira.

Sub-capa côr preto e tinta esmalte côr preto.

Outro material: lixa, rolos para pintar, etc.

 

Algumas medidas:

A madeira para o móvel que comprei tem 2,5 cm de espessura. Para que possa colocar-lhe o aquário em cima sem ter dúvidas.

O móvel ficou com 102 cm de comprimento, 75 cm de altura e 32,5 cm de largura.

É claro que estas medidas foram feitas consoante aquilo que eu pretendia. Cada um terá que desenhar um esquema com as medidas necessárias ao seu caso em concreto.

 

Vamos às fotos:

 

Pic_17200_1.jpg

Esta foi a estrutura que escolhi para o móvel. Simples. Duas pranchas de madeira (tampo e fundo) unidas por outras duas pranchas de madeira (laterais) com cola e parafusos. No meio outra prancha de madeira a separar o móvel a meio e um prateleira. Dá pra ver já uma das portas colocada.

 

Pic_17200_2.jpg

Pormenor da prateleira do lado direito do móvel.

 

Pic_17200_3.jpg

Aqui vê-se a forma de fixação das pranchas: Cola e parafusos.

 

Pic_17200_4.jpg

Pormenor da forma de fixar as portas e do tipo de dobradiças que usei.

 

Pic_17200_5.jpg

As dobradiças parecem dificeis de colocar, mas não são. No Maxmat têm destas dobradiças e vêm com um esquema de marcação para facilitar a tarefa. E junto do expositor até têm umas pequenas peças de madeira com as dobradiças montadas de várias formas para podermos ver como se montam. Esta broca para fazer o furo também há no Maxmat, junto das dobradiças.

 

Pic_17200_6.jpg

Vista traseira do móvel.

 

Pic_17200_7.jpg

Como sobrou alguma madeira, decidi reforçar a estrutura com se vê nesta foto. Na parte de trás coloquei 3 peças de madeira uma ao meio e uma em cada lateral. Sempre fica mais fiável.

 

Pic_17200_8.jpg

Peças de reforço vistas da parte da frente do móvel.

 

Pic_17200_9.jpg

Aqui está o móvel todo montado.

 

Pic_17200_10.jpg

Pronto para as pinturas. É aquela fase em que sujamos tudo com tinta, o chão, as mãos, a roupa, etc. :arrow:

Antes de pintar deve-se lixar muito bem a madeira para eliminar as imperfeições.

 

Pic_17200_13.jpg

Aqui já está a secar depois da primeira demão de esmalte preto. Antes, levou uma demão de sub-capa em preto. Se queiserem um trabalho mais profissional, antes de pintar devem tratar a madeira de pinho com um produto próprio, depois uma demão de primário para madeira, depois uma demão de sub-capa e só depois dão a tinta. Mas isso além de caro, demorava muito tempo. E eu tenho a minha mulher sempre a perguntar-me quando é que o aquário tem peixes ;)

 

Pic_17200_14.jpg

Depois de secar a primeira demão, passei-lhe com lixa de grão 120 (fino) e depois dei-lhe a segunda demão. Isto deve ser repetido conforme o acabamento que se pretende. Deve-se passar a lixa no sentido dos veios da madeira, sem pressionar demasiado, fazendo várias passagens para retirar o excesso de tinta.

 

Pic_17200_12.jpg

 

E pronto. Móvel acabado e preparado para aguentar com o aquário. Eu sei que estão a perguntar quanto custou o material, mas quando tiver tempo pra me sentar a fazer contas, ponho aqui tudinho descrito. Está prometido 8)

Espero ter contribuido com mais uma solução para ajudar quem procura ideias para construir um móvel.

 

Já iniciei a montagem do aquário. Vamos ver o que sai. (aqui)

Abraço a todos.

Editado por Colisa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabens,ficoou muito porreiro.

Na lista de material tens lá Sub-capa côr preto ,para que serve?

 

Obrigado

 

Serva para preparar a madeira para ser depois pintada. Há quem ponha apenas primário para madeira e em seguida a tinta. No meu caso apliquei sub-capa e tinta.

Editado por Colisa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

baseado no teu desenho, decidi fazer um desenho/projecto que pode ser adaptado:

 

http://lwtotw.bay.livefilestore.com/y1pWMy...uYjbw/movel.jpg

 

movel.jpg

 

 

Excelente esquema. Foi essa parte que não me apeteceu fazer. :transport027:

Estava cheio de pressa pra começar a construção. Depois de pesquisas exaustivas aki pelo Forum, fiz uns esboços num papel e fui a correr comprar as madeiras. Mandei cortá-las onde as comprei... cola... parafusos... tinta e pronto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:medieval_mace: Obrigado pelos vossos comentários. Devo confessar-vos que estou satisfeito com o resultado final e que foi a primeira vez que me aventurei nestas coisas da carpintaria mais a sério. Já tinha feito outras coisas cá pra casa, mas menos "arriscadas".

 

Quando estiver na fase de montagem do layout do aquário dou noticias.

 

Até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serva para preparar a madeira para ser depois pintada. Há quem ponha apenas primário para madeira e em seguida a tinta. No meu caso apliquei sub-capa e tinta.

 

 

Boas,

Obrigado pela resposta , isso sera a mesma coisa que tapa poros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está brutal,se eu soubesse que se vendia essa broca para os furos tinha-me aventurado eu no móvel mas 5*,belo projecto.Valia bem a mudança para a secção "Projectos DIY" :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela resposta , isso sera a mesma coisa que tapa poros?

 

 

Não, não é tapa poros. Eu também não sabia da existência de Sub-Capa antes de começar este projecto. Pensava que só existia Primário. Mas numas pesquisas que fiz na net sobre pintura de madeiras, vi que aconselhavam sub-capa e resolvi experimentar. Serve para "acamar" melhor a tinta bigsmile . De qualquer modo, pode ser aplicado apenas o primário e depois as demãos de tinta julgadas necessárias. Sem esquecer a lixa entre as demãos. Fica muito melhor se passarmos a lixa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

Prometi que postava os preços do material que utilizei pra realizar este DIY, mas... o tempo não abunda por estes lados.

Acho que é útil termos uma noção daquilo que vai se gastar, para poder decidir fazer ou comprar feito.

Assim que tiver disponibilidade vou colocar os valores.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Eu sei que já passou imenso tempo, mas como diz o ditado, mais vale tarde que nunca. :unsure:

Por isso deixo apenas o preço total do móvel, porque as facturas de compra dos materiais ... já nem sei o que foi feito delas. :eusathink:

 

Depois de pronto ficou em cerca de €200.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de pronto ficou em cerca de €200.

 

Isso é que foi a pior parte e um bocadinho caro.

A madeira maciça tem tendência a empenar... espero que a esteja bem seca.

De resto... bom trabalho :)

Se quiseres espreita o meu, está aí o link na assinatura :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Foi o meu modelo para um dos meus aquários. O único problema que aconteceu foram as dobradiças, convem abri-las antes de fazer o furo, de forma a saber se estão convenientemente marcadas. A posição das portas também não são de facil resolução, mas nada que um pequeno corte não resolva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

boa noite.

os meus parabens pela obra,está fantastica.

vou tentar fazer um parecido,aproveitando a ideia deste.

só uma questão,as portas tambem são em madeira de 2.5 de espessura?

já agora,não achas madeira 2.5 forte demais?o movel que vou fazer é para um aquario de 80*40*40.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais