Aqua em tempo de crise :)


pedronb

Recommended Posts

- Tipo de aquário: Comunitário e "decorativo"

 

Observações - A ideia é criar um habitat o mais natural possível, com espécies que se dêm bem com as mesmas caracteristicas de água. Obter uma decoração gira para a sala, com o menor custo possível !

Agradeço a muita informação que colhi on line, pois assim consegui actualizar muitos dos conhecimentos que tinha de há muitos anos atrás (dos tempos em que se tinham de comprar livros para aprender alguma coisa disto, ainda os tenho e aparecem na foto).

 

- Aquário: Sirius 100 cm linha loja 100x30x43, Dimensões Exteriores 1005x305x490

O Pack tem tubo de 30w Gro (Grolux?) e poster decorativo de fundo aquático 162€

A solução de aquário com tampa incorporada fica mais decorativa para a sala.

 

- Aquecimento: 200W aquapro 14.38€

Custa o mesmo do 150w e é submergivel

 

- Filtragem: Filtro externo Tetratec EX600 67,50€ com todos os materiais filtrantes 600l/h consumo 10W e 3 anos de garantia

Fica a quase metade de 1 EHEIM CLASSIC 2215 (é que as materias filtrantes são à parte e o preço do conjunto vai para 125.36€ ah pois é!)

 

- Iluminação: 30W 12 horas dia das 10 às 22h eu sei que 30w é pouco mas as plantas estão com bom aspecto (as Cabomba furcata andam 1 bocado em baixo) e não estou a ver como é que meto + 1 lampada aqui, pois a tampa faz rampa para a frente, diminuindo a altura.

 

- Montagem 10/02/2009 em cima do vidro de fundo coloquei Tetraplante complete substract 5.8kg 16.14€ dá para 2 anos diz tudo aquilo que queremos e é + barato que o Sera €/Kg; a altura maior ficou numa faixa de 10cm na parte de trás e nos lados.

6 kg areia grossa de coral que cá tinha em cima e cobertura final de Areia branca de silica 2/3mm 20 kg 4.86€/10Kg x 2 inclinada = altura total 10cm fundo e 5 à frente

 

- Manutenção: Fiz duas mudanças de 10% nas 2 1as semanas água torneira 48 horas em repouso, ontem 03/03/2009 troca 25%, preparei a a água com imersão de turfa em rama 3.68€ alguns dias e água da chuva (teve a chover) misturada, vamos ver se o Ph e a dureza baixam um pouco.

 

- Fauna: 6 Tanichthys albonubes 13.80€ 4 corydoras aeneus 10.36€ introduzidos 21/02/2009 e 03/03/2009

 

- Invertebrados: 20 Melanoides Tuberculata 5€ (portes incluidos)

 

- Flora colocada 4 dias após montagem

10 pés de Egeria najas

10 pés de Cabomba furcata

10 pés de Hygrophilia difformis

3 rizoma de valisnéria spiralis

15€ (portes incluidos)

 

-10 pés de Bacopa Laginera

- 1 dose de musgo (christmas?)

- 10 pés de Hygrophila polysperma

- 5 pés de Egeria densa

- 10 pés de Cabomba Caroliniana

- 1 pé de Echinodorus Osiris.

22.50€ (pior pacote 1/2 plantas do anterior pelo dobro do preço, portes incluidos)

 

E ainda:

Balde lixo 80l 10€ Para colocar a água das TPAs

Gamela plástico 2.85€ Para quando tenho de limpar o filtro

Balde 4.29€ para colocar água nova tem de ser pousado acima do nível da água do aqua

Placa esférovite 2.20€ Sobrou se alguem quizer pode vir buscar!

Programador p/ luz 2.90€

Sifão 4.53€

termometro digital 1.63€

2 tubos de ar 2.02€ para meter água nova

 

Notas: A Tampa não permite o escaixe correcto com os tubos de entrada e saida de água do filtro pelo que está só pousada, facto estranho uma vez que o destribuidor nacional do aquário e do filtro é o mesmo, se montassem 1 aquário lá no escritório para ver se funcionava tudo bem, era capaz de ser boa ideia...

O email 'anivite@aquapor.pt' não me parece estar a funcionar?...

 

O filtro é muito grande e tem de ficar por baixo do aqua pelo que tive de rever a possição do aquário porque o filtro não cabia por baixo, ainda bem que tinha 2 prateleiras!

Se tivesse comprado um aqua maior também corria mal a prateleira de cima tinha 55cm de altura foi um golpe de sorte! Fica o conselho vejam qual é a medida total do aqua e se têm sitio por baixo para o filtro.

 

As dúvidas eu sei são tolas, mas não vi nada em lado nenhum sobre isto:

 

O filtro deve estar ligado 24 h?

 

A entrada de água do filtro deve ficar acima do nível da água e fazer barulho de queda introduzindo bolhinhas ou pode ser coberta enchendo + o aqua mas não fazendo bolhas?

 

Voçês aquecem a água nova da TPAs antes de a introduzirem?

 

2859823_IHnNp.jpeg

2859826_H945O.jpeg2859824_Aaj7O.jpeg

2859819_23uS0.jpeg2859825_7NKnr.jpeg

2859820_jDtAz.jpeg

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O filtro tem de trabalhar 24 h, eu na zona de Lisboa só aqueço a água se estiver muito frio como o aqua tem 200 l e faço tpa pequenos, a temperatura não é afectada.

 

A saida da água (eu uso a flauta) gosto de a deixar ligeiramente acima, para oxigenar melhor a água, mas há quem a tenha submersa ou mesmo no nivel da água por causa do barulho, esta escolha tem tabém a ver co o tipo de fauna que se pretende.

 

Cumps

Vitor Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Movido para fórum correcto.

 

Na parte da água doce, a área seleccionada para colocação de setup de aquários é o fórum "Fotos e Vídeos"

 

Boas

Obrigado pela mudança, peço desculpa pelo lapso.

 

Não resisti a ver os seus aquários, que espectáculos de aquas e de fotos!

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O filtro tem de trabalhar 24 h, eu na zona de Lisboa só aqueço a água se estiver muito frio como o aqua tem 200 l e faço tpa pequenos, a temperatura não é afectada.

 

A saida da água (eu uso a flauta) gosto de a deixar ligeiramente acima, para oxigenar melhor a água, mas há quem a tenha submersa ou mesmo no nivel da água por causa do barulho, esta escolha tem tabém a ver co o tipo de fauna que se pretende.

 

Cumps

 

Boas

Obrigado pelo conselho, casa quentinha já vi :smile2: também estava a pensar em desligar mas só tenho 19º na sala vou aguentar pela primavera quando chegar aos 21º já experimento.

 

Pois foi o que pensei se subir o nivel de água e tapar a flauta, tinha de lhe meter uma pedra difusora.

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não gosto muito desse genero de substrato.

Gosto daqueles mais escuros, ou entao areia fina.

De resto está 5*

 

Boas

 

Tem toda a razão, eu comprei akadama 1º no Horizonte Aq mas tavam em mudanças e nunca + vinha, tudo aqui em casa em pulgas, tive de desistir, comprei o + barato e corrente.

E já se vai vendo areão escuro a um preço acessivel.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não o vai encher completamente de agua? Fica mais bonito.

 

Pois por isso é que coloquei a questão logo ao inicio, também sou dessa opinião, mas fica a flauta tapada e não há bolhinhas ia ter que meter uma pedra difusora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Decidi seguir o conselho da Bolita e encher até cima.

Pedra difusora+Bomba de ar+tubo+torneira=0.40+5+1+0.80=7.20€

 

Fauna nova 2 colisas lalia(1 azul 1 castanho) macho e 3 femeas (2 brancas e 1 azul cobalto) 26€ introduzidos em 2 vezes para não destabilizar que já são todos granditos.

 

Estou também à espera de 13 camarões red cherry 10€ com portes

 

Está tudo com muito boas cores!

 

Aí está ele:

2907481_5UnvU.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bomba de ar + plantas nunca foram a combinação perfeita...

 

Explica lá melhor?

Relamente as plantas abanam um bocado :) mas é mais por causa da corrente provocada pela "flauta" do filtro, como esta deixou de gerar bolhinhas com o aqua cheio coloquei a pedra difusora a funcionar das 22h as 10h?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Penso que o que o FAAO se estava a referir era ao facto de a bomba de ar estar a fazer o papel das plantas que é oxigenar a agua... ;)

Mas de qualquer maneira desde que tanhas uma voa movimentaçao de agu a superficie n e neçessario a bomba de ar...

Abraços

Vai postando nuvidades...

;)

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Penso que o que o FAAO se estava a referir era ao facto de a bomba de ar estar a fazer o papel das plantas que é oxigenar a agua... :slbsmile:

Mas de qualquer maneira desde que tanhas uma voa movimentaçao de agu a superficie n e neçessario a bomba de ar...

Abraços

Vai postando nuvidades...

:slbsmile:

 

Obrigado, não sabia que elas produziam oxigénio suficiente, por isso ligava a bomba à noite mas vou experimentar!

 

Situação resolvida com a flauta/abano das plantas = virar a flauta para a superdicie da água assim a corrente faz umas ondas na superficie e as plantas deixam de abanar. (Se me esqueço de desligar o filtro nas TPA's levo 1 banho) :)

 

As cabombas furcata estão a recuperar :busted_red:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

ja agora em relaçao a areia pessoalmente gosto de areia escura ou uma mistura de escura e clara granulada cerca de 2mm ou 3mm ou entao areia de silica branca ultra fina...(esta ultima escolha e mais relacionada com o facto de eu tamb ter Malawis)

XD

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro deve estar ligado 24 h?

 

Sim, sem sombra de dúvidas. Só assim os dejectos dos peixes são decompostos pelas bactérias existentes no filtro.

 

 

A entrada de água do filtro deve ficar acima do nível da água e fazer barulho de queda introduzindo bolhinhas ou pode ser coberta enchendo + o aqua mas não fazendo bolhas?

 

respondido por outro user. Se tiveres plantas não necessitas de bolhas de ar, mas sim ter agitação na superfície da água.

 

 

Voçês aquecem a água nova da TPAs antes de a introduzirem?

 

No meu caso aqueço de forma a ser o mais parecida com a existente no aquário. Mudanças bruscas na temperatura do aquário podem enfraquecer os peixes e provocar o aparecimento de íctio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As plantas na sua fotossíntese apresentam 2 estados:

 

- Quando a luz acende passam a assimilar CO2 e libertam O2;

- Quando a luz desliga fazem o inverso... consumem O2 e libertam CO2.

 

O único inconveniente de ligares apenas a bomba de ar á noite é oxigenares demasiado a água, levando a uma oscilação nos parâmetros. Na minha opinião a bomba de ar não está a fazer nada nesse aquário, teria alguma razão de ser se tivesses a injectar CO2 continuo na água; como tal não acontece, basta apenas colocares o tubo da saída do filtro junto á superfície da água para promoveres as trocas gasosas.

Li qualquer coisa neste tópico sobre desligar o filtro... coisa que nunca deves fazer por intervalos de tempo superiores a 1h, caso contrário matas as bactérias do filtro por falta de oxigenação; ou seja... não deves desligar o filtro! Se for durante uma TPA, tudo bem, tirando isso deves manter o filtro sempre ligado.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas preciosas ajudas!

 

Já tirei a pedra difusora e a bomba de ar.

 

A temporária redução do caudal do filtro colocou os 2 machos colisas a fazer ninho e muito territoriais, resultado a femea mais pequena (cobalto) que levava tareira de toda a gente (das fêmeas também), foi-se ;)

Se tivesse outro aqua tinha salvo a fêmea...

Agora o caudal está no máximo e 2 machos para 2 fêmeas a ver vamos...

 

Coloquei duas pedras a fazer gruta ;)2933168_k2b06.jpeg

 

Sujestão: O aquecedor é muito "brilhante" eu sei que é de vidro (naturalmente espelha) mas berra que farta por mais que o tente esconder, penso que por + uns euros o Jager é capaz "desaparecer" melhor na paisagem

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mês e meio após o arranque, 2 TPA's de 25% (intervalo em 15 dias), 2 dias antes da 3ª TPA.

Vamos aos paremetros:

PH 7.2 - Dajana 5.08€

Amonio - 0.2ml/l Aquapex 7.56€

Nitatos - 5mg/l Aquapex 7.56€

 

Apesar de seguir o metodo de envelhecer a água do "The krib": quinze dias dentro do balde com pedra difusora, adição inicial de produto anti cloro Dajana 2.31€, com turfa em rama para filtro Fluval 3.69€ dentro de um saco rede nilon (de colocar peças pequenas para maquina de lavar) loja do chinês 1€. Não consigo baixar mais o PH?...

 

Vou ter que dedicar ao CO2 caseiro :bs_quesexclaim:

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Fotos actualizadas

4216146_wQ7D1.jpeg

4216148_Chnq0.jpeg

4216149_7sqmF.jpeg

4216150_zkkzP.jpeg

 

Novidades:

+ 30 w de luz DYE ficou com 60w ficou de Dia! As algas passaram de castanhas a verdes, o que é bom sinal.

CO2 de extintor 1 bolha / segundo = plantas + robustas

Fertilização liquida 15/15 dias = plantas + verdes

 

Extinção dos colisas apesar dos meus esforços. Primeiro até fizeram ninho de bolhas e houve uma postura que não conseguiram defender.

 

Os 4 Botias que comprei exterminaram caracois e camarões (excepto Melanoides tuberculata), coloquei os sobreviventes num novo aqua de 40 L que comprei em 2ª mão.

 

Cabombas furcata e Hygrophilia difformis em vias de extinção ;)

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- off topic -Tenho um aqua igualzinho a esse ( alias pensava que já nem existiam os sirius ...) , só que a tampa ja ha muito que foi para o lixo e optei por uma calha quadrupula ..

já agora se quiser pode cortar um pouco a tampa na zona dos furos , eu fiz isso na altura .

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Os 60w de luz 12 h/dia são pelo visto demais para 120l, 2 meses após o aumento de luz as plantas reagem bem mas as algas verdes filamentosas estão por todo o lado a cobrir as folhas, o que é engraçado é que os peixes parece que gostam da nova flora...

O aqua que tenho de 40 L tem as mesmas caracteristicas água, carga de plantas, etc mas só 1 lampada e continua 5 *...parei a fertilização e desliguei a lampada extra.

Cabombas furcata extinta verifiquei que provávelmente a razão terá a ver com requerer água de ph ácido, coisa que não tenho.

Hygrophilia difformis parece estar a safar-se embora apresente um tom muito claro (provávelmente por ter pouca luz) vá lá um homem conseguir acertar isto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquario tá fixe....Pena é problema de algas... A meu ver diminuir as horas de luz 8H/dia e se possível aumentar os W. Manutenção cuidada, remoção do maximo de algas, CO2 a funcionar bem, nao descurar as TPAS e as limpezas de filtro. Fazeres os testes periódicamente para acertares a fertilização e suprires eventuais carências. O resto é paciencia q com o tempo vai la..e n desistir.

Cmg resultou

 

So uma curiosidade:

"Fica a quase metade de 1 EHEIM CLASSIC 2215 (é que as materias filtrantes são à parte e o preço do conjunto vai para 125.36€ ah pois é!)"

Em Março comprei um eheim classic 2217 com materias filtrantes, mangueiras e afins, apenas n trazia as ceramicas por 100€

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.