Bateria Nanos


fkessler

Recommended Posts

Boas queria pedia a ajuda dos experts neste projecto.

 

Quando passei na Naturline e achei muito interressante o formato dos aquarios para a bateria de nanos, mas principalmente a disposição, pois em vez da normal colocação dos aquario com a face maior paralela à vista, estes foram colocados com a parte menor paralela, aumentando a produndidade do aquario.

 

Assim comecei a pensar em como fazer uma bateria que pudesse colocar na sala, logo bem pipoca...

 

Os aquarios terão o seguinte formato: 25x45x17

 

Segue o esboço da bateria:

nanorender.jpg

 

As questões que agoram me passam pela cabeça e que preciso da ajuda dos experts são:

 

Vou utilizar a Filtragem através de uma SUMP, e tenho um espaço disponível de cerca de 45x20x30, será que chega? são 27L de SUMP para 76L de aquarios.

 

Para a sump estava a pensar utiizar BioBall ou será preferível matéria filtrante?

 

Para levar a agua à sump estou indeciso entre furar o aquario ou utilizar um overflow caseiro.

 

Para o retorno e a conselho do Propiretário da Aquaplante, vou utilizar uma bomba para enviar para os 4 aquarios com torneiras para regular o caudal em cada um.

Como a altura máxima é de 1.6m qual a bomba que aconselham?

 

Em termos de Iluminação cada prateleira de suporte terá por baixo 1 ou 2 PLLs, julgo que no total por aquario 9 a 11w chegam e sobram?

 

Fico a aguardar ideias e sugestões.

 

 

 

Bom para já

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O projecto poderá ser fiável.

Que espécies estás a pensar colocar?

Irão ter plantas?

 

Bem, para 1.60m tem de ser uma bomba bem potente.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia será ter Invertebrados e algumas especies de peixes mais pequenas. Plantas de tapete, troncos. O que gostei nos aquarios que vi, e o aspecto mais miniatura que eles tinha, pois tudo era em escala mais reduzida, contrariamente ao que habitualmente vemos, mas entre os vivos que quero ter de certeza são Tylomanias SP Yellow, uns Sulawesi Shrimp e o resto está a ser pensado.

 

Relativamente à bomba, andei a ver na net e a eheim tem umas que vão até aos 2m pelo que julgo que deve dar.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia será ter Invertebrados e algumas especies de peixes mais pequenas. Plantas de tapete, troncos. O que gostei nos aquarios que vi, e o aspecto mais miniatura que eles tinha, pois tudo era em escala mais reduzida, contrariamente ao que habitualmente vemos, mas entre os vivos que quero ter de certeza são Tylomanias SP Yellow, uns Sulawesi Shrimp e o resto está a ser pensado.

 

Relativamente à bomba, andei a ver na net e a eheim tem umas que vão até aos 2m pelo que julgo que deve dar.

 

Boas

 

Já que vai estar ligado em sump, o ideal é ter uma espécie de camarões em cada, mas todos do sulawesi porque os parâmetros ideais destes são muito diferentes dos neocaridinas, CRS, tiger ect...Pelo menos é o que acho.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,

 

as especies a colocar terão que ter os mesmos parametros, pois a agua vai ser a mesma, e não quero invert. como os "Reds", os sulawesi e as tylomelanias estão nos mesmos parametros pelo que assim dará. Só fico a pensar que outros peixes de pequenas dimensões poderei colocar em um dos aquarios.

 

Tenho que ver se SUMP fará o serviço e qual a sua configuração.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, esperva pelo menos que obtivesse algumas ajuda nas questões que coloquei, pois vou começar a projectar as peças e continuo com dúvidas com a questão da SUMP...

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, esperva pelo menos que obtivesse algumas ajuda nas questões que coloquei, pois vou começar a projectar as peças e continuo com dúvidas com a questão da SUMP...

 

Referes-te à bomba para enviar a água para cima?

Penso que desde que arranjes uma potente o suficiente para enviar a água para cima não terás mais problemas.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e a sump será suficiente? tenho que ver qual o esquema de montagem a usar e qual as materias filtratnes a utilizar.

 

As bioball são opção ou será melhor usar materia filtrante tipo ehiem susbtrate?

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.