discu co parasitas nas guelras?


percas

Recommended Posts

oi Pessoal, podiam-me dizer se este disco tem algum tipo de parasita? é que as guelras estão desfiadas e estranhas. As fotos foi o que consegui melhor. Opiniões aceitam-se!!!

 

Qual o tratamento a fazer?

 

 

 

gallery_3137_1285_1052787.jpg

 

gallery_3137_1285_957662.jpg

 

 

 

 

 

gallery_3137_1285_7669.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já vinha assim! já está há uns bons meses assim. é o unico que tem problemas nas guelras, mas tb vinha com um defeito numa das faces.

 

E o peixe respira normalmente ????

 

Se tem também um defeito numa das faces pode ser genético

 

:pompomgirl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas companheiro,

 

Mas o Disco além de apresentar o que está visivel nas fotos, tem algum tipo de comportamento estranho, tipo arranques desenfreados, roça-se nas plantas ou algo do género?

 

1 abraço

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

pontos brancos - algum medicamento com azul de metil deve resolver, embora seja normalmente fatal quando não tratado

-parasitas nas guelras , geralmente são uma subespecie de nematopodes , eu tenho uma receita caseira para os meus , quando ainda tinha discus ... A receita é simples eu dava coração de vaca triturado com vitaminas (b12) e juntava alho cru em pequenas quantidades , o alho possui das capacidades anti desparazitantes mais poderosas - eu congelava esta papa em pequenos cubos e tentava dar os alimentos á mão. a b12 deve ajudar grandemente na recuperação das guelras após saida dos parasitas , embora recomente um desinfectate de largo especto como general tonic ou algo assim . o problema é ter de limpar os restos que não comem pois a carne polui terrivelmente . As cores dos peixes ficam maravilhosas mas os mais pequenos ficam um pouco mais ameaçados pois após provarem carne os discus mudam um pouco o comportamento... De futuro usa o tanque de quarentena e evitas assim mais destas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

 

como um amigo meu ta com esse problema tambem ,tive por aqui a pesquisar e encontrei isto.

 

O Praziquantel é o medicamentos mais utilizado para combater os vermes das guelras, de um modo geral.

Deve ser utilizado durante três dias consecutivos e repetir-se o tratamento durante 3 semanas, para se liquidarem as larvas que vão entretanto nascendo dos ovos que ficaram.

 

Existem diversos vermes possíveis e respectivos tratamentos:

Dactylogyros, o mais comum nas guelras e cabeça - Tratamento - Praziquantel;

Também são frequentes o Pseudodactylogyrus - Tratamento mais indicado- Mebendazol

e o Cleidodiscus - Tratamento - Praziquantel; Flubendazol; Trichlorfon ou Sal;

 

O Gyrodactylus, aparece principalmente na pele mas também pode ocorrer nas guelras. Normalmente não afecta os peixes adultos, mas sim os jovens. Tratamento - Fenbendazol Trichlorfon; Flubendazol; Formalina; Mebendazol; Praziquantel ou Sal.

 

O mais difícil é saber-se qual o(s) parasita(s) que estão a actuar, mas podes diversificar o tratamento...

Entre outros medicamentos indicados podes encontrar no mercado: Sera Ectopur e Sera Mycopur que são usados de modo combinado.

 

Atenção: alguns medicamentos não podem ser usados de modo combinado, por causarem reacções tóxicas, como por exemplo:

Praziquantel + Formalina

 

podes ver melhor neste link

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...aded&start=

 

depois googlei e encontrei isto

 

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=50380

 

este ainda vou ler melhor.

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

O que vias nas guelras era muco produzido nas brânquias, sinal de que o peixe tem parasitas nas mesmas.

Praziquantel.

 

Existem diversos vermes possíveis e respectivos tratamentos:

Dactylogyros, o mais comum nas guelras e cabeça - Tratamento - Praziquantel;

Também são frequentes o Pseudodactylogyrus - Tratamento mais indicado- Mebendazol

e o Cleidodiscus - Tratamento - Praziquantel; Flubendazol; Trichlorfon ou Sal;

 

O Trichlorfon é um organofosfato, um pesticida, e nunca deve ser utilizado em discus.

Apenas se usa em casos muito especias em água salgada.

Cuidado com o que lêm por aí.

 

Abraço

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O que vias nas guelras era muco produzido nas brânquias, sinal de que o peixe tem parasitas nas mesmas.

Praziquantel.

 

 

 

O Trichlorfon é um organofosfato, um pesticida, e nunca deve ser utilizado em discus.

Apenas se usa em casos muito especias em água salgada.

Cuidado com o que lêm por aí.

 

Abraço

 

 

boas hugo

 

 

esta informaço vem do livro do Dr. Gerald Bassleer.

 

achei esta fonte de informaçao segura.(sendo escrito por quem foi) mas nao digo que estejas errado.

e tambem deixei o topico para o membro ler.

 

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais