Casal de escalares e casal de ancistrus


JC

Recommended Posts

Boas.

Hoje aconteceu algo inesperado aqui no aquário.

Tenho alevins de escalares (cerca de cem ou mais), com cerca de sete dias num aquário de 110 litros, juntamente com os progenitores.

Andava aqui nas limpezas do costume e trocas de água e vi um ancistrus bebé a ser devorado inteiro pelo escalar macho!!! Realmente achei estranho o meu ancistrus macho não sair da toca dele há imenso tempo, mas não sabia que tinha alevins com ele. E agora? O que faço? Devo tirar os ancistrus todos para outro aquário? Tipo enche-lo com àgua deste onde estão e mudar o troco todo, com pais e tudo? É que se os deixo neste onde estão, o meu escalar macho e fêmea vão come-los todos... :roflroll2:

 

Tenho também mais duas dúvidas relacionadas com os escalares: Tenho deixado a luz acesa 24h com receio que eles comam os filhos, vou ficar com o aquário todo verde, certo? As algas são prejudiciais aos peixes? E a luz sempre acesa não os incomoda?

Tive também de desligar o filtro interno porque sugava os pequenos e deixava os progenitores malucos a correr o aquário de uma ponta a outra para os tentar manter todos juntos. Tenho feito TPAs de 15%. Posso fazer TPA todos os dias para manter a qualidade da água? Ou devo arranjar um filtro interno com esponjas?

Se me puderem ajudar, agradeço.

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Parabéns pela criação...

 

Eu em relação aos ancistrus não te consigo ajudar mas em relação aos escalares os meus também teem alvins á cerca de 18 dias e no meu caso eles estavam sozinhos e tenho tido sempre a luz ligada e não os incomoda... em relação ás TPA's teêm de ser diarias obrigatoriamente e pus um filtro de esponja.. E acho que o melhor que tens a fazer é isso mesmo... arranjares um filtro de esponja para te filtrar a agua..

E se fizeres isto a agua não fica verde eheh :music_singguitar:

 

Espero que tenha ajudado :alberteinstein:

Editado por h3llsing
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Em relação às TPA, faço TPA de 20% todos os dias?

Optei por tentar esconder ao máximo a gruta dos ancistrus, para ver se ao menos os escalares não os topam. Agora tenho de estar atenta para o caso de algum se aventurar a sair, para o apanhar e meter noutro aquário que já montei ontem com a água do mesmo aquário para não variar os parametros.

Vamos lá ver no que isto dá.

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok fazes bem...sim podes optar por fazer 20% de troca por dia mas mesmo assim compra um filtro de esponja (até porque nao sao caros aqui pelo forum) e sempre mantem a agua em movimento e filtra um pouco.

Tenta apanha-los mas nao asustes muito os escalares com o perigo de eles comerem os proprios filhos, mas o melhor que terás a fazer será mesmo deixares um aqua apenas para a reproduçao dos escalares pois as duas especies juntas será complicado de levar as posturas até ao fim...

no aqua que separaste para os ancistrus vais usar um filtro já ciclado ou novo?é que poderá alterar-te os parametro caso nao haja colonia de bacterias alojadas no filtro...

 

se quiseres eu aceito uns ancistrus LOL :D

 

Boa sorte!

 

Daniel

Editado por William
quote desnecesário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro que vou usar no novo aquário montado já está ciclado.

Tirar o tronco está fora de questão porque os escalares ficam todos stressados com o movimento dentro do aquário, mas apanhar os ancistrus também vai ser uma aventura! Sempre que vejo um a espreitar, vou tentar apanha-lo, mas ele esconde-se do novo dentro do tronco!

Digamos que ter as duas espécies a ter posturas não foi planeado, deixei-os lá mesmo só para irem limpando o aquário e olha... Aconteceu! :D

Tenho aqui um filtro de esponja e vou meter no aquário, sempre vai movimentando a água e filtrando alguma coisa.

Obrigado. Se se safar algum ancistrus, eu dou!

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

as 24h de luz para os escalare sé optimo pois consegues que os pais protejam a prol quando aos outros paizinhos são noctivagos e saiem à noite para comer logo n tas a dar hipoteses nenhmas de vingar a postura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais