Duvidas para um aquario de 540 litros....


Recommended Posts

Ora boas, estou a pensar em comprar um aquario de 540 litros, e tenho estado a matutar sobre o assunto, em relaçao ao sistema de filtro, acham que devo utilizar uma sump, ou um filtro externo todo xpto, eihem, jbl etc...

 

Pros e contras, dos dois sistemas?

 

desde ja Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido vou dar a opinião que penso ser a que mais pessoas defendem...

 

O que tenho lido é que a Sump é preferivel, pois leva mais matérias filtrantes, aumenta o volume de água, dá para esconder o(s) termostatos... enfim o que se quiser.... e sai mais barato

 

Eu por exemplo acho que me metia num filtro pois não me tou a imaginar a fazer a sump com os overflows ou la como se chama hehe :P

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de aquário é? Caso seja para plantado não aconselho SUMP pois irá se perder grande parte do CO2 injectado, dois ou três filtros superiores a 1000l/H era o ideal. Caso seja para Ciclideos, Africanos por exemplo, uma sump GRANDE com espaço para muita matéria filtrante encaixa que nem uma luva. :P

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que também depende do que se quer fazer com o aquário, se for plantado exigente em que seja preciso CO2, será um contra senso ter sump, pois grande parte do CO2 será desperdiçado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lá vou eu meter uma colherada, um aquario com sump é IMHO sempre melhor do que qualquer outro tipo de sistema, mesmo com plantados (por experiencia propria), aquilo que normalmente confundem é sump humido/seco com sump onde os tubos estão sempre debaixo de agua sendo a perda de co2 quazzzz nula. por ex: o meu aqua tem 100L um sump com 30L e tenho o CO2 a aproxi 30ppm com 1b de 2 em dois segundos.... nada demais.

O mais importante é sim a forma como se desce a agua para baixo. de resto ter um sump é: poder por tudo o que é material fora do aquario, resistencia, co2 filtração, adicionar os adubos, trocas de aguas mais faceis, no verão diminuir a temperatura, e claro o aumento do volume de agua....

 

PS: volto a frizar IMHO :D

 

Cumps

Cya Camaradas Camarões e restantes mariscos ;)

 

The balance of elements - aga 2009 contest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim neste momento tenho 1 aquario de 60 litros, 1 de 120litros e outro de 240litros, vou mudar de casa e vou ter um quarto so para os aquarios, tipo quero ter o aquario de 540 litros na sala como aquario levemente plantado e comunitario,os restantes para o quarto , o de 120 para reproduçao de discus e o de 240 para os mais pequenos...

Sera que o aquario de 60 litros é o suficiente para fazer uma sump?

 

 

Desde ja obrigado pela atençao...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também posso falar por experiência própria que mantenho um aqua de 600l com SUMP e com muito boa dissolução de CO2. Tudo depende do reactor que se usa. Eu fiz um reactor externo muito barato e está a funcionar às mil maravilhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já algum tempo que ando a matutar nesta idéia e nuca a vi por aqui.

Vou aproveitar o tópico.

E, se a sump for na parte de trás do aquário?

Não será funcional, sem problemas de overflow e sem problemas estéticos de filtros à vista?

Fica aqui um pequeno esboço

33degdc.jpg

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um colega meu fez e não deu muito bom resultado.Fica feio á vista porque como vais tapar o fundo?Parede de musgo?Primeiro que desenvolva é um sacrificio e tem que ser compativel com a tua fauna.Se o aquário ficar encostado á parede é lixado para chegar atrás para fazer manutenção e o vidro que vai para a SUMP tem que ser uns 4cm mais baixo que o do aquário propriamente dito.Eu acho que é melhor filtro a essa "sump".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quero ter o aquario de 540 litros na sala como aquario levemente plantado e comunitario,

 

Como é pra ser plantado acho que seria preferivel um filtro externo, mas se queres mesmo optar por uma sump acho que o aquário de 60cm não é o mais indicado, na minha opinião deveria ser pelo menos de 80cm e depois tens também a questão da potência da bomba de retorno, se optas por coluna seca, overflow, etc :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja obrigado a todos por terem me respondido, decidi me pelo filtro pq acho que nao compensa a nivel de trabalho...

Porque teria que comprar um aquario no minimo de 80 litros, depois ainda tinha que andar com engenhocas para ca e para la...No aquario de 240 litros tenho um filtro externo da Jbl Cristal Profi 1500, e ate hoje 5 *, sem problema nenhum, na altura que o comprei custou me por volta de 220 euros, e agora estao ligeiramente mais baratos 150, por isso vou optar pelo filtro externo, e mais tarde arranjo um sistema tipo cubo vodafone para meter os tremostatos, simplesmente pela estética ....

 

 

Um Abraço para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Sumps retiram CO2 da coluna de água! Agora cada montagem é uma montagem... tudo depende de como a sump está a funcionar...etc etc..

 

Mesmo uma Sump bem estudada acaba por perder mais CO2 do que com o uso de filtro externo pelo simples facto da àrea de superficie que a sump tem..

 

Logo mais contacto com a atmosfera.... logo mais trocas gasosas!

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espalhando silicone preto por todo o vidro que separa o aquário da sump... :)

 

 

Eu tenho um cubo 50*40*40, e fiz uma divisoria de 10cm para sump atras, é muito simples e funcional.

 

Dividi com Acrilico Branco, Podes sempre dividir com preto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou com um projecto em maos tb de 540l (150x60x60) e optei por 2 filtros eheim 2180 e eheim 2078

 

Por querer plantas e evitar trocas gasosas que não posso controlar

Complicação em montar uma SUMP

Para evitar equipamento técnico dentro do aqua furei-o na base

 

Por enquanto ainda está seco, estou a angariar fundos para afzer a encomenda à aquaristic.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou escreveste mal jpospr :P

 

"Eu estou com um projecto em maos tb de 540l (150x60x60) e optei por 2 filtros eheim 2180 e eheim 2078"

 

O que dá a entender são 2 filtros 2180 + um filtro 2078

 

Deveria ser

"Eu estou com um projecto em maos tb de 540l (150x60x60) e optei por 2 filtros, eheim 2180 e eheim 2078"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou escreveste mal jpospr :P

 

 

Para isso ele tinha escrito 2 xpto e 1 xpta...

Eu percebi à 1ª

 

P.S. Não percebo porque foi editado o meu post anterior, enfim...

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S. Não percebo porque foi editado o meu post anterior, enfim...

 

Razão por editar: quote desnecessário

 

Ao fazerem os "quote" alongam o post desnecessariamente.Pode-se é fazer o quote e apagar o que não interessa e deixar apenas o essencial e necessário para o que pretendemos referir na nossa resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi à 1ª

 

Acredito perfeitamente, mas tens de compreender que nem todos conseguem atingir o teu nivel de compreensão, há pessoas bem mais limitadas (neste caso eu :medieval_mace: )

 

O quote era necesário

 

Já que não te lembras eu lembro-te, tu respondeste à ultima resposta do tópico e era um quote total desse ultimo post, logo é considerado desnecessário,

 

e tinha uma linha apenas

 

mais um engano, tinha 3 linhas e não uma como dizes!

 

"enfim"... :)

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.