Como posso diferenciar o macho da fêmea Oscar?


Recommended Posts

Resolvi comprar aquilo que me parece ser um casal de Oscar brancos. :laugh: Parece-me disse bem, porque na realidade não sei se o são! São os dois sensivelmente do mesmo tamanho só que um tem uma dorsal muito mais desenvolvida e a caudal também, enfim todo ele me parece um macho. Mal os vi apaixonei-me por eles e desejei como quem tá seguro de que está com a certeza de tar a comprar um casal! De qualquer forma não me importo que não o sejam porque em ultimo caso comprarei mais alguns para lhes juntar e fazer 1, 2 ou 3 casais de Oscar se assim acabar por acontecer. Mas antes de o fazer gostaria de saber se há alguma forma de os distinguir. Já me dedico faz anos à aquariofília mas nunca me deu para me meter nestes magníficos peixes e por preguicite aguda certamente, também nunca fui pesquisar muito sobre eles, à parte de saber de que biótipo provêm, que alimentação se lhes deve dar e que parâmetros de água e tamanho de aquário mínimo por casal adulto se deve ter. Realmente precisava que me conseguissem esclarecer esta dúvida. :laugh: É possível diferenciar os machos das fêmeas Oscar (Astronotus ocellatus)? Se sim quais as diferenças entre eles?

 

Agradeço a todos a vossa resposta desde já... :laugh:

 

Pedro biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para diferenciar oscares só pegando neles e verificando os dois buracos (ovopositor e ânus no caso de fêmea) ou aquando de uma postura. Tamanho de aquário, pelo que penso, são 2 indivíduos para 200l pois crescem até os 35 cm. Ph entre 6.8 e 7.2. Só falta dizer que é preciso um bom filtro pois são uns porcalhões.

 

Abraço

Daniel Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb tenho um oscar à pouco tempo, e devo dizer que em dois meses cresceu bastante e sabendo que eles sao bastantes terretoriais aconselho-t a comprares os outros o mais depressa possivel pk s não, os novatos podem ser aniquilados pelos k ja la estao.

 

Bjos e boa sorte =D

 

Nádia Carmelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

Foi uma optima escolha a que fizeste, convivi durante 8 anos com 1 casal de Oscares que o meu Pai mantinha num grande aquário de 350L e até hoje são os meus peixes preferidos, parecem autênticos cães, até faziam gracinhas para receberem alguma da comida que viam (o aquário estava mesmo ao lado da mesa de jantar), remexiam o areão, mandavam saltos para salpicar água para fora do aquário, chegavam inclusivé a arrancar as plantas e a trazerem-nas na boca para o canto do aquário onde o meu pai se sentava, era uma coisa impressionante! O Macho em adulto conseguia se notar a diferença para a femea pelas suas barbatanas mais desenvolvidas, principalmente a dorsal, a sua cor mais viva principalmente na altura que a femea estava com o "cio" (era como o meu pai dizia) :roflroll2: mas pouca é a diferença, tal como o slipknot_666 diz, só pegando neles é que se pode ter 100% certezas! Hoje só não tenho Oscares porque não tenho casa suficientemente grande para eles, porque senão... :animal_fish:

Boa sorte com os teus Oscares

Um abraço

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá caros amigos aquáriofilitas! Muito obrigado pelas dicas, foram úteis e sem duvida que terei atenção a todas as vossas advertências e conselhos. :puppydogeyes: Pensando bem vou mesmo mandar vir mais 2 oscares brancos e mais 4 de outra variedade! É muito?! É sim sr. mas os malucos é assim não se podem contrariar. :sorry: É que seguindo o conselho da Nádia vou tentar adquirir-los até ao fim do mês por forma a não haver grandes stresses no cardume. Depois rezar para que saiam de ali uns casais. :priere: Se sair tudo tou aquilo que tecnicamente se chama de lixado. :chair: Vou ter que puxar dos cordões à bolsa e toca de por 4 banheiras de vidro em casa. Já basta as que tenho mais essas isto vai virar um verdadeiro Oceanário. :animal_fish: Parece não já é! Eu tenho quantidades astronómicas de peixes. Como me dizem alguns que me conhecem "sai-lhe mais barato a droga, apesar de estragar mais a saúde!!!" LOLOLOL... Enfim pancada é pancada e quando se nasce com ela pouco ou nada há a fazer! Portanto meus caros a Odisseia num mundo dos Oscares acabou de iniciar na minha vida!

 

Cumprimentos a todos!

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

 

O meu conselho para quem se está a iniciar nesta espécie é esquecer os sexos, isso não é para já, deixa rolar o tempo e depois logo se vê se terás a sorte de conseguir um casal. Mas se quiseres mesmo entrar no campo da reprodução de Oscares, o meu conselho é comprares pelos menos uma dezena deles e deixá-los escolher, tendo sempre presente que no fim ficarás APENAS com dois.

 

De resto: Bem vindo ao maravilhoso mundo os Oscares.

 

Abraços e boa aquariofilia

 

Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ferreira! Desde já te agradeço o conselho. Mas há algo que fiquei em dúvida naquilo que disseste. "Mas se quiseres mesmo entrar no campo da reprodução de Oscares, o meu conselho é comprares pelos menos uma dezena deles e deixá-los escolher, tendo sempre presente que no fim ficarás APENAS com dois." Ora aqui está a minha duvida é que se ficarei só com 2 porque o casal se formou e me desfiz dos outros ou porque simplesmente este casal "desfaz" por ele próprio dos outros Oscares se é que me faço entender?! Porque como disse antes penso realmente adquirir mais para ter a certeza de que pelo menos um casal surgirá? Outra duvida que me surgiu agora é se nesse cardume que penso criar não podem surgir mais do que um casal? Ao mesmo tempo ou posteriormente nos peixes que separar desse casal inicial, obviamente partindo do pressuposto de que existiram lá mais possiveis casais, e se esse tal casal tal como perguntei antes não matar os outros?

 

Obrigada pelas tuas respostas.

Pedro

Editado por Olhos do Lince
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, com os oscares as coisas ainda se podem complicar mais do que isso.....repara o meu casal principal veio de um projecto inicial com 18 oscares (comprados todos numa unica semana), e por fim apenas ficaram esses dois peixes..............e claro que de todos os Oscares que deverás comprar (todos na mesma altura, ou proximo, e a importadores diferentes preferencialmente) se formarão algumas parelhas....isso não quer dizer que sejam casais, isto porque os Oscares formam alianças entre eles independentemente do sexo.......isso é que complica tudo inicialmente. Por isso para poderes verificar claramente se são casais ou não, tens de deixar passar algum tempo...eu diria mesmo +- 1 ano (20cms) até conseguires identificar comportamentos tipicos de reprodução.

 

Quanto a ficares apenas com um casal no final, eu escrevi isso porque parti do principio que querias dedicar-te à reprodução, que nos oscares é necessário ter um aqua só para o casal.............se tiveres outros oscares com eles, o macho vai espancar os outros machos que se aproximarem e pode mesmo vir a matar algum deles. No entanto senão pretenderes reproduzi-los, é possivel ter mais do que um macho num aqua, caso tenhas uma boa litragem e tenham crescido juntos conhecendo bem as hierarquias. O que nunca deve acontecer é colocares machos novos no aqua onde já tenhas um macho à algum tempo, porque vão acabar por se matar.....

 

abraços

 

FERREIRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ferreira não te enganaste quando pensas-te que me quero dedicar à reprodução. Quero! A questão é que pelo espaço que possuo, posso perfeitamente ter mais do que um casal, era isso que queria dizer! Obviamente se poder desse grupo inicial fazer desde logo mais do que um casal, seria optimo. Portanto obviamente que tudo o que me disseste foi e vai ser bastante útil. Tomei nota! Diz-me é a partir de um ano de idade que começa a haver sinais de se quererem reproduzir? Que tipo de layout me aconselhas para isso? Já agora que tamanho mínimo de aquário consideras necessário para cada casal reprodutor?

 

Desculpa estes fuzilamentos de perguntas, mas como isto é para isso que serve, não me faço de rogado!

 

Abraço e obrigado,

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me é a partir de um ano de idade que começa a haver sinais de se quererem reproduzir?

Que tipo de layout me aconselhas para isso?

Já agora que tamanho mínimo de aquário consideras necessário para cada casal reprodutor?

 

Desculpa estes fuzilamentos de perguntas, mas como isto é para isso que serve, não me faço de rogado!

 

Abraço e obrigado,

 

Pedro

 

No problem! estou certo que quando necessitar da tua ajuda, tu tb não te negas! é para isso que serve o forum....

 

Em relação a essas perguntas especificas só te posso responder com a minha experiencia:

 

- não existe uma idade minima, isso está mais relacionado com o tamanho, se a alimentação for boa podem atinguir a maturidade sexual mais rapidamente......ou não, pois também depende de peixe para peixe........eu pelo menos tive sempre as primeiras posturas com exemplares nunca abaixo dos 20cm's de comprimento......

 

- o meu layout é bastante simples, tenho os meus dois casais num aqua apenas com areia média e pedras roladas....

 

- Quanto à litragem minima, o meu aquario principal tem pouco mais de 600ltrs e quando noto que um dos casais está a querer reproduzir-se retiro o outro casal para outro aquario (+- 400ltrs).

No entanto acho que um casal compativel, sem outros peixes, só com areia e 1 ou 2 pedras, pode ter posturas em aquarios em torno dos 300ltrs...penso ser suficiente.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais