AJUDA!!! Tenho um Assassino no aquário...


kryus

Recommended Posts

Boas!!!

 

Tenho um aquário comunitário de 120lts, recentemente montado, após a normal ciclagem fui introduzindo gradualmente as distintas espécies. Decidi então fazer uma pausa de um mês antes de voltar a aumentar a população do aquário. Tendo a fauna, à data, a seguinte constituíção:

 

2 Botias palhaço (5.0cm)

3 Botias zebra (4.5cm)

2 Limpa-vidros (5.5cm)

2 Ancistrus (2.5cm)

8 Neons

4 Guppys adultos (2f/2m)

1 Betta combatente adulto

2 Khulli

1 Labeo bicolor (4.5cm)

 

Passaram cerca de duas semanas e tudo corria bem, até que o pior aconteceu.

Isto agora vai ser uma espécie de cluedo que já me fez passar algum tempo a olhar para o aquário, apenas com a luz da tv ao fundo da sala.

Todos crimes ocorreram durante a noite depois de apagar as luzes.

 

Dia 1 - desapareceu um neon, procurei em todo o aquário e nada, não dei grande importância ao assunto, poderia ter sido morte natural e dado o seu tamanho, facilmente serve de alimento aos outros suspeitos.

Dia 2 - aparecem os dois guppys macho completamente trocidados, barbatanas dorsais bastante danificadas e caudas reduzidas a 1/3. Rapidamente improvisei 1 aquário-hospital, mas de pouco adiantou, já tinham o destino traçado. Olhei para o aquário e obviamente o historial dos Bettas falou mais alto, e rapidamente fiz de juíz, toca, então, a enjaular o "animal". E, aparentemente, tudo estava resolvido.

Dia 3 - Puro engano, mais um neon desaparecido. Várias missões de busca e salvamento e nada.

Dia 4 - Repete-se a história.

 

Agradencendo, desde já, a ajuda dos detectives (peritos) no assunto. Quem será este assassino silencioso :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente , acho que nao devias ter duas raças de botias distintas juntas ...poderao eventualmente os guppys macho terem lutado um com o outro e os neons terem morrido naturalmente e depois sim comidos....isto na melhor das hipoteses...na pior é os botias palhaço..eu falo isto porque tenho quase os mesmos peixes que tu e retirei um guppy macho apos a morte de um guppy macho e uma femea e aparentemente tudo ficou bem ..mas quando lhes dou artemia se soubessses a loucura em que o botia investe sobre os outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Logo à partida, tens várias hipoteses:

 

O Betta (Existem alguns que são umas autênticas feras, é tudo uma questão de sorte).

O Labeo (Apesar de esse ainda ser pequeno, são um bocado mauzinhos e crescem bem).

Os Botias (São peixes que apesar de não serem muito agressivos, podem provocar estragos desses, a partir de um certo tamanho, até com Ciclideos Africanos se aguentam sem problemas).

 

Não sei quais são os outros 2 limpa-vidros que referes, mas se forem os CAE, também podem ser eles os responsáveis.

 

Acho que os Neons e os Guppys estão ai a mais e vão acabar por morrer todos.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem aposto no bicolor porque já passei por uma situçao parecida como a tua e o responsavel era o bicolor..

 

ainda para mais por ser muito territorial e ser bastante activo durante a noite...

 

experimenta isolar o bicolor por um dia ou dois a ver se se mantem a situaçao...

 

espero ter ajudado

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

apesar de o Labeo bicolor ser muito territorial não me parece que seja ele o causador da "matança".

 

Posso-te dizer que tenho um com +- 10cm num comunitário com neons, guppys, etc. etc. e nunca aconteceu nada desse género. A única coisa que ele faz é investir um pouco numa espada que tenho e só na hora do "tacho", aliás quem o põe a mexer é um ramirezi que quando lhe dá na telha investe no labeo e corre com ele.

 

Penso que as mortes se devem a qualquer outro factor.

 

Espero ter ajudado.

 

:(

 

 

Cumprimentos,

Jorge Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião poderá ter sido o Labeo bicolor. Ja tive um num aquario cmunitario cheio de neons, e foi uma má experiencia. Porque este amigo não se dá muito bem com peixes de pequeno porte e é bastante terretorial por isso convem tar num aquerio com bastante espaço para n se passar e atacar os outros. lool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus neons estão sempre a desaparecer, um dia conto 10 e fico super preocupado, quem terá sido e tal, no dia seguinte já lá estão todos contentes e saudáveis.

o mesmo acontece com os guppys que de vez em quando aparecem com a cauda mordida mas depois volta a crescer e tudo fica bem.

 

 

não te preocupes muito até teres a certeza que os neons são comidos e não morrem de doença ou estavam escondidos que já passei semanas a só ver 10 e de um dia para o outro já lá estavam todos.

-You don't need to know all the answers. No one is smart enough to ask you all the questions
-Genius is knowing to stay silent as others demonstrate their ignorance.
-Intellectuals solve problems. Geniuses prevent them.

Procuro L`s e peixes gato em geral, principalmente raros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.