Ajudem-me a diferenciar!


Recommended Posts

Adquiri um casal de Ciclídeos Limão. Pequeno problema :eusathink: não consigo descobrir a que espécie pertence esse casal. Quem me os vendeu apesar de já ter tirado criação com esse casal e de ter todos os parâmetros correctos em relação aos Ciclídeos Limão não me sabe precisar qual das duas espécies se trata. Neolamprologus leleupi leleupi ou Neolamprologus leleupi longior. Gostava de ajuda para conseguir ficar elucidado, dado que já procurei pela net e não consigo fotos elucidativas, nem informação que me esclareça das diferenças que apresentam. Portanto toda a informação que me poderem fornecer será bem vinda. Se souberem também de alguém que detenha alguma destas duas espécies, agradecia que me dessem o seu contacto por forma a conseguir mais informações de como as detêm, do layout, alimentação que usam, características particulares que sublinhem em relação a estas duas espécies.

 

Agradecido...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A espécie é Neolamprologus leleupi. Só!

 

Para entrar em preciosismos quanto á população ou subspécie, é conveniente ter mesmo essa certeza.

Ou seja, ter a garantia por parte do criador, vendedor ou importador.

 

Não é muito correcto designar esses leleupi como longior ou outra população só porque são parecidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A designação de Neolamprologus leleupi “longior”, só existe no comercio para designar os leleupis mais alaranjados, isso não é sub-espécie nem tão pouco designação de população, pois os Leleupis amarelo mais escuro são da população “Karilani”…

Neolamprologus leleupi tem várias populações com diferentes tons, que vão desde o pérola (branco sujo acinzentado), até ao amarelo escuro (alaranjado), passando pelo amarelo limão…

Neolamprologus longior é uma espécie completamente diferente dos N.leleupi’s a única coisa que têm em comum é a cor amarela…

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bentes,

 

Permite-me discordar. É um abuso de linguagem dizer que a única coisa que N. leleupi e N. longior têm em comum é a cor. Para começar, estão no mesmo género, portanto, hão de ter muito em comum. Outra coisa que agradeceria, apelando ao teu extenso conhecimento, seria para nos exclarecer em relação às principais diferenças entre ambas as espécies, visto a relativa escassês de informação disponível sobre N. longior.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como posso eu afirmar as características de um e do outro, se a informação que corre por aí é contraditória? Começado pelo Ad Koning que dá o Neolamprologus longior como sinónimo do Neolamprologus leleupi…

No Cichlid-forum diz que o N.longior é mais alongado que o N.leleupi e como diferença fica por aí…

No Fishbase , nada adianta, mas pelo menos tem o Neolamprologus longior e o Neolamprologus leleupi como espécies separadas…mas as fotos que mostra são ambas de Neolamprologus leleupi’s…

Ora para mim a diferença (visível), está no formato do corpo…conheces o Neolamprologus leloupi? Ou o Neolamprologus caudopuntactus? Então é assim, e repito na minha opinião de “leigo”, o N.longior tem a forma do corpo do N.leloupi, (nota bem que não estou a falar do N.leleupi, não troquei o E pelo O, é mesmo outra espécie…) só que é maior e de cor amarela…

Deu para entender?

 

Quanto a características mais específicas, não te posso dizer mais nada pois aí só os vi uma vez e nunca tive disso cá para apreciar o comportamento deles…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por me deparar com o tipo de informação que descreves é que coloquei a pergunta. Realmente "longior" parece apontar para algo longo, mas N. caudopunctatos e N. leloupi são mais altos e comprimidos que N. leleupi, logo menos "longos". O ideal seria se existisse um site com descrições ictiológicas detalhada.

 

Obrigado pela explicação,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais