Lista Negra


!!!LISTA NEGRA NA SECÇÃO PARTICULARES!!!  

147 votos

  1. 1.

    • NÃO
      18
    • SIM
      129


Recommended Posts

Essa ideia é boa, mas também as informações colocadas na lista branca podem ser falsas.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 87
  • Created
  • Última Resposta

Bom dia,

 

Creio que uma boa aproximação à ideia da 'lista branca' seria no fim de cada transacção, as duas partes envolvidas acrescentarem um post cada um no thread do anuncio, dizendo que o negocio foi concluído com sucesso. Até agora não me ocorreu fazê-lo, mas até por uma questão de arrumação aqui do forum, ficava bem o vendedor anunciar sempre "arrematado ao Sr. Fulano DeTal. negócio concluído" e o comprador "mercadoria recolhida em mãos e em bom estado no dia x, testada com sucesso em minha casa. estou satisfeito". depois seria uma questão de os negociantes seguintes usarem a função pesquisar para saberem dos bons hábitos dos seus potenciais parceiros comerciais. Para falsificar este esquema é preciso 2 pessoas (ou 2 nicks) estarem de acordo, o que para muitos casos será protecção QB.

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou a favor da lista negra, ja me deixaram agarrado 2 vezes.

 

Jé agora não sei se sabem mas ja existe uma lista negra... (nada a ver com o caso dos particulares) Punições a membros do forum... Será que essas punições são deixadas para que toda gente veja quem já deixou de cumprir as regras deste forum? ovelhas negras cá do sitio...

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Boas!!!

 

Eu voto sim na elaboração de algum tipo de "lista negra".

 

Mas ao que parece é dificil elaborar uma lista deste tipo pois pode-se sempre fazer um registo novo e voltar a intrujar o pessoal.

 

Por isso acho que a ideia de uma "lista branca" também é boa, em vez de se tirar credibilidade a alguns membros (isto pode levar a picardias) aumenta-se a credibilidade de outros.

 

Hugo Coelho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

seria no fim de cada transacção, as duas partes envolvidas acrescentarem um post cada um no thread do anuncio, dizendo que o negocio foi concluído com sucesso.

 

Eu concordo com o nplima, e sou a favor da lista negra.

 

Até hoje só fiz uma compra e correu bem, a mercadoria veio por correio, chegou em bom estado e já tá no aquario.

 

Todos sabemos que à pessoas serias e menos serias por isso o que o nplima sugeriu seria o ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já "votei" anteriormente e já nem me lembrava deste tópico, volto a afirmar o meu apoio a esta ideia. De facto anda muito brinca na areia na secção 'Particulares', o que se torna chato, porque vejamos... eu quando reservo determinado material a membro X ou Y, reservo mesmo e cumpro a minha palavra até ao fim, e é graças a estas coisas que cheguei a ficar 1 ou mais meses com o material aqui em casa sem vender, porque estava à espera que excelência X ou Y se lembrasse de me contactar. A partir de agora não só deixei de reservar material a quem quer que fosse, como meterei um prazo de entrega do material.

 

Felizmente nunca me aconteceu nada "de mal" a nivel de negócios com pessoas do fórum, pois tem sido tudo pessoal impecável e... com entrega em mão :wink:

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a achar que não.

 

Das 5 interacções que tive aqui no forum:

 

Uma foi realizada, com o MigL que foi 5 estrelas em aceitar um peixe meu

 

Nada a acrescentar. As coisas que se fazem por um mísero Harlequim. :wink:

 

Duas estão à espera que eu faça umas pinturas em casa

 

Embora devidamente avisados dos timmings, o Regal e o Ramirezi têm todos os motivos para não confiarem em mim porque está tudo on-hold até Março. Eles não me conhecem, não sabem quem eu sou. Se eu sofrer um acidente e não os puder contactar, fico numa lista negra? Sob o ponto de vista deles (se isto acontecesse!), sim claro, mas sería real? Tenham dó.

 

As outras duas, estranhamente eram compras minhas sobre as quais não obtive respostas após muita insistência

 

Como não concordo com a lista negra, não vou colocar o nome das pessoas, mas pelo menos uma delas continua a fazer aqui no forum o negócio que após várias pms e telefonemas, nunca aconteceu. Quem sou eu para julgar porque é que esse user não fez negócio comigo? Se calhar eu tenho mau hálito ao telefone, se calhar não gostou do meu nick. Eu não sei porque foi, mas esse user há-de ter os seus motivos e não sou eu que o vou julgar ou meter o nome dele numa lista negra.

 

A criação de uma lista negra é infantil (o que não quer dizer que a as justificações para a sua existência o sejam), não é prática, não é gerível e provocará reacções quissá infundadas. Pior, a criação de uma lista negra nunca permitirá que um user se tente reabilitar em caso de erro, porque será sempre alvo de desconfiança.

 

Embora eu compreenda os motivos, o método é mau.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ainda não tinha comentado este tema de propósito, pois não queria tomar partidos. A mensagem do Vlad ajudou-me muito a tomar esta primeira posição. Estou plenamente de acordo com ele...

 

Acho que este tipo de questões apenas servem para criar mau ambiente. A administração do Fórum não é nem nunca será rsponsável por qualquer venda que seja efectuada aqui... nem mesmo as que envolvam membros da administração!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde :?

 

Na minha opinião, a "Lista Negra" é no intuito de informar aos membros deste Fórum que X membro não é de confiança ou tem que se estar com o pé atrás a fazer negócios com ele e não de incriminar esse membro. Indirectamente, com esta opção, era possivel esses membros, que brincam com os negócios efectuados por nós, a terem mais consciencia nos seus actos/negócios (Ou seja deixar a infantilidade de lado em assuntos sérios), porque caso corresse mal era comunicado á "Lista Negra" que seria uma enorme vergonha (Pelo menos no meu ponto de vista). :wink:

 

Abraços!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

+ 1 voto a favor!!!!! Ainda não fiquei pendurado com peixes ou plantas em nenhum sitio, mas não gostava nada que me fizessem isso. Se o fizerem e caso não exista a dita "Lista Negra" aos membros que tenho mais confiaça vou fazer chegar a minha "experiencia" com o dito membro!

 

Vlad... Descansa que quando precisar de um novo lar para um dos meus meninos vais ser o primeiro a ser contactado!!! :roll::):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

À semelhança do que referi em fazer uma lista de lojas que vendessempeixes, este tipo de lista seria igualmente melindrosa, tereia de ser um invetario exaustivo de 3000 membros, e quem o faria e geria?

 

Eu vou tomar um partido, claramente contra.....

 

Listas negativas não !!!

 

Denegrir pode ser muito fãcil e mal entendidos podem acontecer afectando irremediavelmente um membro.

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem me parece muito pouco sensato fazer uma lista negra...ja fiz negocios com muita gente e acho que nunca deixei ninguem pendurado. ja tive alguns problemas mas nada de grave:

 

Ja vendi coisas e o membro pura e simplesmente desapareceu do forum depois de ter recebido as coisas.

Ja me disseram que compravam e depois nao compraram.

 

enfim...no entanto estou contra...acho que e muito facil denegrir uma pessoa e estes negocios aqui teem que se lhe diga e portanto como me parece esta ser uma situaçao em que "se pode saltar da frigideira para o fogo" e aliado a isto saber que uma pessoa pode criar novos nicks e continuar a aldrabar acho que traria mais problemas do que aqueles que resolve.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Lá tou eu com o meu mau feitio a desenterrar topicos...

 

Inicialmente e já noutros foruns que frequento a uns anos este tipo de questoes colocam-se...

Finalmente chego a um forum com ideias diferentes do denegrir, pois é tão facil mandar abaixo, o reconstruir é muito mais dificil que o construir...

Gostei da hipotese da lista branca, mas a hipotese do feedback esse então é excelente.

Ainda a pouco tempo fiz um topico semelhante, e chegamos a conclusao de que na grande e esmagadora maioria das pessoas concordam com a situação de criar um modo de avaliacao dos negocios poer aqui efectuados...

Claro que este não é um site ou forum de vendas, mas temos de admitir que as secções de vendas particulares têm um bom peso...

 

BTW a votação já está finalizada?

Gostava de deixar o meu voto no sim, mas num sim de criação dum sistema de feedback e não num sim de lista negra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem me parece muito pouco sensato fazer uma lista negra...ja fiz negocios com muita gente e acho que nunca deixei ninguem pendurado. ja tive alguns problemas mas nada de grave:  

Boas.

Eu acho este tópico interessante, pois aqui podemos desabafar algumas das situaçoes desagradaveis que nos acontecem, pois cá vai uma:

Eu acho que não é bem assim como o Just_me diz, eu passo a explicar, eu á sensilvelmente 5 meses +/-, pedi a uma pessoa aqui do forum, que faz Moolights, se me podia fazer 2 Moolight, entretanto tive montes de tempo á aguardar uma resposta, e eu desisti, mas á 2 meses e meio a dita pessoa, manda-me um Email, a dizer, que pedia desculpa, só agora é que tinha visto o meu Email, que se tinha esquecido de mim.

Ele perguntou-me se eu ainda estava interessado que ele fizeesse a Moonlight, e eu disse que sim, para ele fazer.

Entretanto já passaram 2 meses e tal, ja lhe mandei montes de emails a perguntar o que se passa, e ele nunca mais me respondeu, se ja tem moonlight pronta ou não.

Isto são situações bastante desagradaveis, que têm acontecido não só da parte da dita pessoa, bem como da parte de outros individuos que frequentam este Forum, que se compremetem com o pessoal a dizer que fazem, isto e aquilo, mas a verdade é que nunca mais dizem nada, ou então respondem passado meio ano....... a dita pessoa ja me deixou pendurado.

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por ser tão directo, mas teve que ser assim.

 

Por acaso eu acho que não tinha de ser assim. Que eu tenha dado conta, pelo menos um administrador expressou neste tópico que é contra a ideia e nenhum dos outros se expressou a favor.

 

Só por isto, penso que sería sensato não usar o problema que possas ter com o Just_Me para o atacar directamente, se bem que, pelo teu texto, não me parece que o quisesses fazer por maldade ou qualquer tipo de vingança mesquinha.

 

Aquilo que se está a discutir sobre o que se deve ou não fazer relativamente a este assunto está ainda (e espero que não passe daí) nesse ponto: a discussão. Usaste o tópico para colocar o nome de alguém em causa.

 

Pessoalmente, acho que não o deverías ter feito.

 

Um abraço

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Vlad.

 

Para não haver problemas e mesquitices, ja alterei o tópico, este tipo de situaçoes revoltam-me porque eu não sou asssim e não faço dessas cenas que certos individuos fazem, por isso a razão de eu ser directo, porque acho que é de muito mau gosto, comprometerem-se com as pessoas e depois falharem, se não convem mencionar o nome dessas pessoas, elas iram continuar a falharem aos clientes, e eu mencionei o nome dessa pessoa e ainda por cima, se calhar irei passar por mau da fita, enfim..... :twisted:

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e é por isto que a lista negra fica mal...e nao é que eu me queira esquivar a nada... porque tu és 1 pessoa que por vários motivos nao pude servir tao bem quanto queria, no entanto muitos mais colegas de forum ficaram satisfeitos com o que receberam a um preço que nao tem nada a ver com os das lojas. No entanto é esta má mensagem que vai passar.

 

Se o teu pedido nao foi atendido ainda, se bem que as coisas nao estão inteiramente correctas na explicaçao que deste do que sucedeu, não é por qualquer má intenção até porque nunca te pedi dinheiro. E até te digo que pelo menos até 5ª feira nao a vou poder fazer por impedimentos exteriores...mais explicações vou mandar por mail porque nao preciso de me defender aqui.

 

A minha mensagem anterior foi escrita enquanto membro e continuo a achar o mesmo, é mais fácil destruir do que construir, mesmo que se faça sem intenção.

 

Até te digo mais...vou acabar as encomendas que me foram pedidas e não há mais vendas directas, mais me vale vender apenas as lojas e aos amigos para nao ter chatices destas e para nao por outras coisas maiores em causa nomeadamente a minha participação no forum. Sempre disse para mim mesmo que quando começasse a dar chatices acabava.

 

Não te vejo como mau da fita, nem te quero por nesse papel, sempre que puder ajudar, farei o meu melhor.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Eu sugiro melhor. A criação de uma secção de "Referencias de Membros", perto da "Oferta", "Procura", por uma questão de organização do fórum.

 

Vou tentar descrever o sistema que uso em alguns forums onde troco cartas:

Tenho a lista das cartas para troca, na ultima linha, tenho o link para a minha pagina na secção das Refs. Essa página tem o titulo "Todos os que fizeram trocas comigo, coloquem aqui a sua avaliação positiva ou negativa. Obrigado.". Quem encontrar na minha lista alguma carta que lhe interesse, vai pelo link ver as minhas referencias, até pode fazer uma Pesquisa no forum e ver o meu perfil e de quem colocou Referencias.

No fim da troca, ele coloca uma referencia e uma pequena mensagem de agradecimento ou desagrado, eu faço o mesmo na pagina de referencias dele. Até hoje, nunca levei banhadas e olhem que são sites estrangeiros, com muita malta muito novinha. Também tem velhotes, mas poucos.

 

Aqui, interessados em comprar ou vender, criam uma página na Secção "Referências de Membros" e conforme o caso, recebem referncias positivas ou negativas, como vendedores ou compradores.

 

O sistema do Miau é muito melhor (quantos negócios já fiz devido ao meu elevado numero de pontos positivos!!), mas é impossivel de ser implementado num forum phpBB, a não ser que se mexa no código, BASTANTE!

 

A minha sugestão da secção e das páginas é muito mais viável.

Até agora, ainda não levei banhadas, mas tenho apontado num papel quem me vende coisas. Não só para saber quem são e quem me vendeu o quê, mas para me dar mais confiança para futuros negócios. É sempre bom ter fornecedores de confiança. Eles sabem quem são.

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca fui enganado...

E espero nunca ter enganado ninguem :wink:

 

 

 

Ja nao deu pa votar...mas isso era bem pensado.

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, começo por me referir ao Pedro Just_Me, até porque foi o nome que apareceu pela negativa, aqui neste forum...não o conheço pessoalmente, falo com ele por msn ocasionalmente, pois é uma das pessoas a quem eu procuro para me ajudar, assim como eu tento ajudar outros.... E quanto a ele, pois por indicação de um terceiro, pedi-lhe que me construi-se uma moon. Ele fê-lo, enviou-ma, e eu após a receber, mandei-lhe duas ou tres mps, no sentido de lhe agradecer o bom trabalho, e a pedir-lhe o nib para que pudesse pagar-lhe a referida moon... já lã vai mais de mes e meio e ainda nada... o homem fez o trabalho, e não quer receber!!!! :lol: O que se retira disto? è que as pessoas têm, ocasionalmente ou continuamente, um ritmo de vida que não deixa muito tempo para questoes mais paralelas.... Entretanto, e por via da introdução de seu nome neste topico, poderia ficar com uma conotação negativa....

 

O que me leva á questão das listas negras...

Em termos utópicos, isso seria muito bonito, a verdade estaria sempre escarrapachada, seria persuasor para que os negocios corressem de forma limpa, etc, etc...

E na pratica? Não haveria uma caça ás bruxas? Quem me impediria de inventar algo ácerca de X, só porque não gosto do X?

 

E quem anda a dar barrotes? Deixaria de os dar? Ou simplesmente mudaria de nick(s)?

 

Eu, pessoalmente, acho que isto é o lado B da mudança que foi operada no 'Vendas', antes havia, para quem frequentava e estava atento, a possibilidade de acompanhar as vendas e aferir, mesmo que por alto, da qualidade de quem compra e quem vende... Se por um lado essas mudanças arrumaram um pouco a bandalheira que por lá havia, neste sentido foi negativa, pois não temos o feed back final...

 

Por este motivo sou contra listas, brancas, negras, amarelas, conarosas...embora entenda perfeitamente a razão do ZANITO, e dos outros colegas que a defenderam, mas acho que é uma arma muito perigosa para andar por aí....

 

Ahh, é verdade... Já vendi e já comprei. O que ganhei mais, nessas transaçoes, foi ter conhecido pessoal 5*. Sempre me correram bem as coisas, até á muito pouco tempo, quando um nosso colega se cortou, quando eu já estava a caminho do local marcado, anulando a venda,

Para ele, um bem haja e felicidades na vida, pois com o feitiozinho de cócó que mostrou ter, bem precisa...

 

Abraços a todos

FVicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

concordo contigo zanito,sou a favor,anda muit a canalha disfarcada de homem.

Olá

Também tenho andado a seguir este tópico e compreendo que é complicado fazer uma lista dessas.

Porque não fazer antes uma lista branca? Tipo a relatar negócios que foram concluidos com sucesso e os membros que os fizeram.

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo,nem nunca fui a favor de listas negras,nem de coisas parecidas. Essa lista iria ser um espinho neste fórum,e não seria algo bom para ninguém.

 

Agora sou a favor de uma lista branca,das pessoas que são sérias e dão e que sempre respeitam os seus compromissos.

 

Mas pensando bem,muita gente que é séria (e quer vender o fruto do seu trabalho na aquariofilia de uma forma desinteressada) podia não fazer parte dessa lista,por mil e uma razões,o que seria mau...Fazia o efeito contrário...não estás na lista és mau...

 

Portanto não gosto de listas,nem Negras nem Brancas,acredito que e tenho confiança que farei sempre o possivel para:

- Estando na pele do vendedor nunca fazer nada que comprometa um negócio,de forma a que o receptor se sinta enganado

- Na pele do comprador,fazer os possiveis para deixar tudo bem claro no negócio,de modo a não deixar eventuais pontas soltas que dão azo a vigarices.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.