Escolha de Filtros


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Ainda não comprei o aquario, mas ando a tentar informar-me o mais possivel, já que não quero comprar mais que o necessário, para conseguir um bom desempenho no meu futuro novo aquário.

 

Já decidi que pelo espaço de que disponho, não poderei ter mais que um aqua de 60 litros, para começar!!

Vou fazer um aquario plantado, muito simples, com poucos peixes, mas neste momento preocupa-me a quantidade de equipamento efectivamente útil à manutenção do ecossistema.

Vou precisar de um aquecedor, isso já sei, e de filtros... há aquelas placas que se colocam no fundo, mas já me disseram que ha coisas melhores, tentaram-me impigir um filtro submerso, mas também já li que não é grande escolha...

Arrajei um filtro em 2º mão, um classic da eheim que dizem ser bom, mas à partida está recomendado para um aqua entre 100 e 150l e não sei se não será excessivo ... depois ouvi falar de uns tais Bio-Wheels, pelo que li são muito bons mas continuo a não os encontrar à venda.

 

As opiniões divergem relativamente a este assunto, mas gostava de pedir a ajuda de membros mais experientes. Na vossa opinião que filtragem fariam a um aqua de 60 l sem grandes "mariquices"?

 

Obrigada!

Editado por Estiveirissima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais, bem vinda ao Fórum :music_singguitar: .

 

Em relação à tua pergunta, aqui fica a minha opinião. O filtro que tens agora, pelas características queindicas-te, deduzo que seja o Classic 2211, (podes comparar aqui com a restante gama da série Classic ). Se vais "fazer um aquario plantado, muito simples, com poucos peixes", o 2211 serve, mas se optares pelo 2213, ficas com maior margem, para mais tarde evoluir, o que de certeza vai acontecer.

 

Estive a pesquisar um pouco sobre esses tais filtros Bio-Wheels, que sinceramente desconhecia, e nem são bons nem são maus. Pessoalmente são piores que isso... Em Portugal nunca os vi há venda.

 

Filtros de fundo, de cascata ou internos, "devem-se" evitar, claro está que há excepções. Um filtro externo, regra geral tem sempre mais espaço para as matérias filtrantes, maior caudal e esteticamente fica sempre melhor. Com o passar do tempo e conforme as plantas que tenhas, podes mesmo esconder a entrada/saída de água, não se notando praticamente nada. Na limpeza nem sequer vou falar, toda a gente sabe como é fácil.

 

 

 

 

Cumps.

 

P.S. - Falta preencher um campo no teu Perfil: Localidade! Não é obrigatório nesta parte do Fórum, mas dá sempre jeito! Podes morar ao lado de algum Membro do Fórum, que te pode pode ajudar pessoalmente por exemplo.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só a acrescentar ao que o David disse e muito bem é que 60L é relativo,se aumentares na altura por dar mais de 60L.Mas qual o máximo da largura e comprimento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar este tópico para também colocar uma questão.

Tenho um aquário de 54 L que tem um filtro interno de 400L/h. Como agora estou muito tempo fora de casa e é a familia que toma conta do aquário, acho que é mais fácil para todos se tiver um filtro externo. Depois de muita pesquisa, estou a inclinar-me para a compra dum Eheim 2213 (400 L/h) ou dum Eheim ecco pro 2032 (500 L/h). Este consome menos energia e já traz matérias filtrantes. Comprando matérias filtrantes para o primeiro, o preço acaba por ser semelhante.

Qual me aconselham a comprar?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Agradeço a vossa resposta. O Eheim que está apalavrado é um classic 2213 com 8 meses de uso, um pack de esponjas e matérias filtrantes incluidas, a 50% do preço de custo do filtro no mercado... espero ser bom negócio, mas agora disseram-me que era importante ter mais algum movimento na superficie da água... é conversa de vendedor para eu comprar mais uma bomba ou será necessário? qual a vossa opinião?

 

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim valor do mercado é quase sempre valor da aquaristic que é onde se costuma ver mais barato :)

Sobre essa circulação á superficie não precisas comprar absolutamente mais nada,viras a "flauta"(saida da água) para a tona da água e isso chega para movimentar a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou aproveitar este tópico para também colocar uma questão.

Tenho um aquário de 54 L que tem um filtro interno de 400L/h. Como agora estou muito tempo fora de casa e é a familia que toma conta do aquário, acho que é mais fácil para todos se tiver um filtro externo. Depois de muita pesquisa, estou a inclinar-me para a compra dum Eheim 2213 (400 L/h) ou dum Eheim ecco pro 2032 (500 L/h). Este consome menos energia e já traz matérias filtrantes. Comprando matérias filtrantes para o primeiro, o preço acaba por ser semelhante.

Qual me aconselham a comprar?

Obrigado.

Classic ou Ecco ficas sempre bem servido, é uma questão de escolha.

 

2213: aquários 250Lts, 8Watts, 3.5Lts de capacidade, 3.0Lts de volume matérias filtrantes, sem pré filtro.

 

2032: aquários 130Lts, 5Watts, 3,0Lts de capacidade, 1.2Lts de volume matérias filtrantes, com pré filtro.

 

Pessoalmente optava pelo 2213.

 

 

 

 

Olá a todos,

 

Agradeço a vossa resposta. O Eheim que está apalavrado é um classic 2213 com 8 meses de uso, um pack de esponjas e matérias filtrantes incluidas, a 50% do preço de custo do filtro no mercado... espero ser bom negócio, mas agora disseram-me que era importante ter mais algum movimento na superficie da água... é conversa de vendedor para eu comprar mais uma bomba ou será necessário? qual a vossa opinião?

 

 

Obrigada!

 

 

Até ia responder, mas o Jorge já se antecipou.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :roflroll2:

Acho que com o classic ficas bem servida, eu tenho um num aquário de 120l e chega-me bem e os peixes nunca se queixaram :eusathink:

É fiável, tem espaço para colocar o material poroso para as bactérias e silencioso.

Quanto ao ser excessivo, penso que não terás esse problema, podes optar por usar a flauta que vai dispersar o fluxo pelo aquário sem gerar grandes correntes.

Depois havemos de falar :tapfoot:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.