Grande Barreira de Coral


Recommended Posts

Boas,

 

para começar não sei se estou a postar no sitio certo, mas espero que sim. Eu estou no 10º ano, na área de ciências e tecnologias, e estou a fazer um trabalho de grupo para biologia/geologia, sobre a grande barreira de coral, chamado Aquário Virtual. Basicamente tenho que reunir algumas informações sobre a grande barreira de coral, incluindo as necessárias para fazer um aquário que simule essa região, coisas como o pH da água, a temperatura, etc., informações químicas e físicas sobre a água para resumir.

 

Ora o meu problema é que esse tipo de informações não são propriamente fáceis de encontrar :?, especialmente para um leigo como eu. Porque eu até consigo arranjar muita informação mas não sendo um especialista, não sei em qual das 50 mil versões da mesma coisa confiar. É por isso que me registei neste fórum, quando por acaso o encontrei. Um fórum cheio de especialistas em aquários, é mesmo isso que eu preciso.;)

 

Por isso se alguém me puder ajudar, dando-me esse tipo de informações químicas e físicas sobre a água na grande barreira de coral, e algumas cosias sobre espécies, mas essas são secundárias que são mais fáceis de arranjar, eu ficaria muito agradecido. :music_singguitar:

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui

Não será bem assim. Eu estive em 2002 a fazer "snorkeling" nas Maldivas (Hakuraa club) e em 2003 no Mar Vermelho (Hotel Minamark em Hurghada) e em nenhum dos casos levei o normal equipamento para andar a fazer medicoes de parametros da agua. Alias, no caso do Egito que tanto dependo do turismo e tantos problemas tem com atentados, se fosse apanhado na praia do Hotel ou quando saimos de barco a meter pipetas na agua e andar com quimicos a fazer medicoes era capaz de me ter metido numa valente "enrrascada"...

 

Penso, mas posso estar enganado, que a principal preocupacao sera manter vivo tudo o que entra vivo dentro do aquario ou ali venha a nascer. Seria interessante alguem recriar um habitat e depois introduzir as especies mas nao me parece que assim seja.

Se fores ver, por exemplo este coral neste endereco

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=473

Verás que uma das origens é a Austrália (e também das Ilhas Fiji e Salomão) e eles informam que o coral deve ser mantido com as seguintes condições de água

Water Conditions: 72-78° F, dKH 8-12, sg 1.023-1.025, pH 8.1-8.4

Para nós, em Aquariofilia de Recife, isto é tudo quanto nos importa saber para tentarmos manter estes parâmetros nos nossos aquários se queremos manter um destes corais.

 

Eu tive em Coimbra uma amiga que era australiana e que fez o curso de Biologia na Faculdade de Ciencias mas infelizmente foi para Inglaterra e perdi o contacto pelo que nao tenho muito mais como te ajudar.

 

Posso apenas te informar que a Grande Barreira de Corais fica no "Mar de Coral" entre a Papua Nova Guine e o estado de Queensland no nordeste da Australia, um dos 6 estados em que esta repartido o territorio australiano tendo como capital Brisbane. Se visitares agencias de viagens ou enderecos electronicos nesse sentido veras que um dos principais pontos de partida para a Grande Barreira de Corais sera a cidade de Cairns. O estado de Queensland apresenta um clima tropical com florestas tropicais e uma costa muito rica em mangais (atencao que nao estamos a falar da arvore que da Mangas mas sim destas que aqui podes ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguezal)

Estes mangais sao de extrema importancia para o recife pois ajudam a reter muitos nutrientes que nao vao poluir o recife e fazer proliferar as algas.

Economicamente, entre outras riquezas, a Australia é um dos grande produtores de acucar mundial e o grande desenvolvimento destas exploracoes no norte tem vindo a destruir as barreiras de retencao de nutrientes que passam a chegar ao mar e por outro lado os quimicos de uma agricultura intensiva estao a provocar uma grande proliferacao de algas que ja destruiram algumas zonas de recife mais proximas da costa. Outro factor grave sera o problema com a "Croa de Espinhos", uma estrela do mar que segundo vi num programa do Odisseia se reproduz em grande escala nessas zonas de recife porque na fase larvar sao hervivoras e era suposto muitas morrerem de fome e alimentarem outros seres mas com a riqueza em algas que destruiram essses recifes elas estao a proliferar drasticamente ao ponto de ja terem que pagar a mergulhadores para as capturarem porque em adultas se alimentam de corais e estao a por em risco a propria Grande Barreira de Corais e o predador introduzido, um buzio de grandes dimensoes, nao se tem mostrado eficiente. Se tivesses visto esse programa verias que mete do ver o estado em que ficaram os recifes junto a costa norte da Australia e a morte dos corais provocada pelo proliferar de algas chamou para a zona muitos "detritivoros" a que hoje chamamos "equipe de limpeza" que não faziam parte do recife original e foram "importados" para o recife porque o excesso de alimento os chamou a essas zonas.

 

Para facilitar a tua busca na InterNet podes utilizar palavras como "Great Barrier Reef", "Coral Sea", Queensland" e outras.

Penso que em termos de "confiar" deves procurar enderecos do tipo "gov.au" ou "edu". Penso que o melhor mesmo seria procurares universidades da zona como por exemplo a Universidade de Queensland

http://www.uq.edu.au/

pois certamente que tera cursos nessas areas e onde havera muita investigacao com as informacoes de que necessitas. Tenta entrar em contacto com alguem de la.

 

Por exemplo, neste endereco

http://www.barrierreefaustralia.com/the-gr.../coralfacts.htm

encontras a seguinte informacao que vou copiar

«Habitat: Coral reefs are found in shallow water, ranging to depths of 60 m. Some species prefer either cooler temperate water while others are found along tropical reefs, such as the Great Barrier Reef, with waters ranging in temperatures from 18 - 33 °C.» e ficas a saber que a temperatura da agua na Grande Barreira de Corais pode variar entre 18 e 33 graus C.

 

Outro endereco util podera ser este

http://en.wikipedia.org/wiki/Great_Barrier_Reef

pelo menos como ponto de partida para chegares a outras informacoes.

 

De qualquer modo, como tu mesmo referes, estamos parante um trabalho escolar e nao podemos nem devemos ser nos a fazer o teu trabalho. Podemos ajudar e tentarei passar toda a informacao possivel para isso mas as buscas e seleccao deve ser feita por ti ou pelo grupo de trabalho. No teu, ou vosso, lugar eu comecava mesmo por procurar universidades ou centros de investigacao da area e entrar em contacto com eles expondo a situacao e pedindo os dados de que precisas.

 

Por outro lado, no teu perfil nao constam alguns dados e nomeadamente a localizacao. Mas como tu mesmo dizes foi praticamente aberto so para recolher a informacao para o trabalho e claro esta que nao deves ter dado importancia a essas questoes, alias muitos membros agem da mesma forma. Mas, supondo que vivas perto de Lisboa, poderia recomedar-te o Oceanario ou o Aquario Vasco da Gama. Nao creio que alguem tenha a informacao que precisas de forma objectiva do tipo Temperatura "X", Salinidade "Y", Ph "W", dureza "Z" ... mas podem ter contactos em institutos ou aquarios publicos da zona que te possa facultar para entrares em contacto com eles e obteres as informacoes que queres.

 

No entanto, vamos tambem aguardar a ver se ha algum membro que tenha a informacao de que necessitas ou que tenha o contacto de quem saiba, como diz um colega meu de trabalho «O importante não é sabermos tudo mas ter os contactos de quem sabe...»

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado paulo. peço desculpa pela falta de informações do perfil, mas como tu próprio disseste, só criei esta conta mesmo para obter ajuda para o trabalho, uma vez que não estava a conseguir de maneira nenhuma.

 

como tu também disseste, devo ser eu e o meu grupo a fazer o trabalho e a selecção da informação, e eu não pedi de maneira nenhuma que fizessem o trabalho por mim, apenas alguma ajuda, que me deste muita, com o teu post fiquei com praticamente toda a informação de que preciso.

 

mais uma vez obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais