1º Plantado


João Azevedo

Recommended Posts

boas

 

quanto á equipa de limpesa adicionaria 4 ottos 1 sae e 2 ou 3 neretinas

o cycle só é necessario agora de inicio para acelarares o ciclo , quanto a acondicionadores nunca usei , é directo da torneira lol .

trocas de agua é conforme assim seja necessario pelos testes caso queiras retirar excessos de nutrientes, de resto nao estou a ver mais nenhuma necessidade se os macros estiverem nos parametros ideais, para quê ir mexer no que esteja bom ??? :twisted:

 

abraço.

 

tenho que ver se arranjo neretinas o resto acho que arranjo bem.

 

Quanto as TPA's referi porque vejo o pessoal a dizer que convém mudar muitas vezes agora nos primeiros dias... como eu não percebo muito de plantados é essa a minha duvida.

E também ainda não tenho os testes de NO3 nem PO4...

 

Abraço :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 375
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Outra coisa :twisted: que me esqueci, tou com problemas em fazer o CO2, a gelatina ainda não secou xD , queria saber se depois com o CO2 ligado ele vai baixar muito o PH? e se eu puser os peixes antes disso se eles não vão sentir muito, que dizem?

 

Cumps :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres ter sucesso com um plantado os testes de nitratos e fosfatos sao issenciais inicialmente.

 

nem todos os metudos aplicados sao os mais correctos que lemos ao longo de todo o forum.

trocas de aguas excessivas nao passa apenas por ser um grande desperdicio de agua e € para a nossa carteira.

 

 

imagina , montaste agora o aquario e estas a iniciar ainda as devidas condicoes para que esse aquario esteja apto para receber vida dentro dele.

 

nao tens fauna para que te gere amonia para que seja tranformada em nitritos e posteriormente em nitratos logo nao há excesso deste por esse lado.

tambem nao os estas a alimentar e nao estao a excrementar na agua logo tambem nao irás ter excessos de fosfatos.

 

plantaste o aquario e "desde que nao andes a revoltar o substrato constantemente", a libertaçao de nutrientes do solo tambem é libertada muito lentamente para a coluna de agua e ao qual as plantas que meteste e vais metendo os irao consumir.

 

nao abusar da iluminaçao em numero de horas abusivas inicialmente.

 

co2 quanto baste ás plantas pretendidas a ser usadas para estimular melhor a sua absorçao dos nutrientes.

 

á medida que a flora vai aumentando no aquario só depois entao os peixes deveram ser adicionados gradualmente a pouco e pouco, isto para quê ?

para que tu depois possas compriender com a ajuda dos testes as alteraçoes que vao sendo feitas nos parametros da agua derivado á sua chegada.

 

alimentar pouco de cada vez compensando por mais veses ao dia.

 

se fizeres isso vais encontrar um equilibrio de fauna vs flora e irás ter um aquario practicamente autosustentavel que nao nessecitará de essas trocas de agua excessivas que tanto fazem.

 

 

outro exemplo é teres 10ppm de nitratos ou 20 ou 25ppm de nitratos faz-sse uma troca de agua, errado , mais uma vez seria desnecessario, apenas basta compensar com o restante macro em falta para 2 a 3ppm de fosfatos, fertilizar os restantes normalmente e com os consumos das plantas eles iram ter aos valores pretendidos.

 

o problema das algas nao sao os excessos mas sim os desiquilibrios que existe entre nutrientes.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres ter sucesso com um plantado os testes de nitratos e fosfatos sao issenciais inicialmente.

 

nem todos os metudos aplicados sao os mais correctos que lemos ao longo de todo o forum.

trocas de aguas excessivas nao passa apenas por ser um grande desperdicio de agua e € para a nossa carteira.

 

 

imagina , montaste agora o aquario e estas a iniciar ainda as devidas condicoes para que esse aquario esteja apto para receber vida dentro dele.

 

nao tens fauna para que te gere amonia para que seja tranformada em nitritos e posteriormente em nitratos logo nao há excesso deste por esse lado.

tambem nao os estas a alimentar e nao estao a excrementar na agua logo tambem nao irás ter excessos de fosfatos.

 

plantaste o aquario e "desde que nao andes a revoltar o substrato constantemente", a libertaçao de nutrientes do solo tambem é libertada muito lentamente para a coluna de agua e ao qual as plantas que meteste e vais metendo os irao consumir.

 

nao abusar da iluminaçao em numero de horas abusivas inicialmente.

 

co2 quanto baste ás plantas pretendidas a ser usadas para estimular melhor a sua absorçao dos nutrientes.

 

á medida que a flora vai aumentando no aquario só depois entao os peixes deveram ser adicionados gradualmente a pouco e pouco, isto para quê ?

para que tu depois possas compriender com a ajuda dos testes as alteraçoes que vao sendo feitas nos parametros da agua derivado á sua chegada.

 

alimentar pouco de cada vez compensando por mais veses ao dia.

 

se fizeres isso vais encontrar um equilibrio de fauna vs flora e irás ter um aquario practicamente autosustentavel que nao nessecitará de essas trocas de agua excessivas que tanto fazem.

 

 

outro exemplo é teres 10ppm de nitratos ou 20 ou 25ppm de nitratos faz-sse uma troca de agua, errado , mais uma vez seria desnecessario, apenas basta compensar com o restante macro em falta para 2 a 3ppm de fosfatos, fertilizar os restantes normalmente e com os consumos das plantas eles iram ter aos valores pretendidos.

 

o problema das algas nao sao os excessos mas sim os desiquilibrios que existe entre nutrientes.

 

abraço.

 

para mim o mais complicado é a fertelização :/ , não percebo muito bem como manter o equilibrio... mas também para já sem testes também não posso fazer nada.. ver se esta semana compro, tens alguma marca de testes que gostes? os que devo arranjar são da Api achas que são bons?

 

Quantos aos peixes pôr de uma vez os que referis-te atrás (4 ottos, 1 sae, 3 neretinas) achas que dá bem?

 

Abraço ;)

Editado por João Azevedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa :oops: que me esqueci, tou com problemas em fazer o CO2, a gelatina ainda não secou xD , queria saber se depois com o CO2 ligado ele vai baixar muito o PH? e se eu puser os peixes antes disso se eles não vão sentir muito, que dizem?

 

eu a gelatina dou aos putos e eles adoram :twisted: , para o co2 fazia uma garrafa de litro com 700ml de agua , 150g de acucar , 1 colher de café bem aviada de fermento de padeiro ( fermipan ) e 1 colher de café bicarbonato de sodio.

 

sim o ph vai descer um pouco, controlas o ph que te sai da torneira e o ph que irás ficar no aquario e tamponizas isso a meio termo. ( pesquisas depois "como tamponar um aquario" ) há produtos para esse efeito para ser mais simples para ti.

 

quanto aos peixes estás a ser demasiado apressado e ainda nao os devias de colocar, lê o texto grande que te escrevi e depois pesquisa tambem por (acondicionamento de fauna para aquarios)

 

para mim o mais complicado é a fertelização :/ , não percebo muito bem como manter o equilibrio... mas também para já sem testes também não posso fazer nada.. ver se esta semana compro, tens alguma marca de testes que gostes? os que devo arranjar são da Api achas que são bons?

 

Quantos aos peixes pôr de uma vez os que referis-te atrás (4 ottos, 1 sae, 3 neretinas) achas que dá bem?

 

vai com calma nao te preocupes já com as fertilizaçoes e tenta arranjar mais umas plantinhas para meteres no aquario, visto ainda nao estares a vontade, quanto mais plantas e menos peixes tiveres terás melhor controlo no aquario e depois com a pesquisa e experiencia adequirida com o tempo a fasquia irá evoluindo.

 

testes gosto por exe: da JBL sao mais carotes mas mais precisos nas cores.

 

Api :? isso é o que ?? nao conheço :P

 

para ja adiciona as neritinas se conseguires , daqui por duas semanas alguns ottos e por aí fora depois a tua escolha sempre gradualmente, atençao ao excesso de populaçao ( excesso de nitratos e fosfatos ) lê novamente o texto grande ;)

 

abraço.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu a gelatina dou aos putos e eles adoram :twisted: , para o co2 fazia uma garrafa de litro com 700ml de agua , 150g de acucar , 1 colher de café bem aviada de fermento de padeiro ( fermipan ) e 1 colher de café bicarbonato de sodio.

 

sim o ph vai descer um pouco, controlas o ph que te sai da torneira e o ph que irás ficar no aquario e tamponizas isso a meio termo. ( pesquisas depois "como tamponar um aquario" ) há produtos para esse efeito para ser mais simples para ti.

 

quanto aos peixes estás a ser demasiado apressado e ainda nao os devias de colocar, lê o texto grande que te escrevi e depois pesquisa tambem por (acondicionamento de fauna para aquarios)

 

 

 

vai com calma nao te preocupes já com as fertilizaçoes e tenta arranjar mais umas plantinhas para meteres no aquario, visto ainda nao estares a vontade, quanto mais plantas e menos peixes tiveres melhores resultados irás ter e depois com a pesquisa e experiencia adequirida a fasquia irá evoluindo.

 

testes gosto por exe: da JBL sao mais carotes mas mais precisos nas cores.

 

Api :? isso é o que ?? nao conheço :oops:

 

para ja adiciona as neritinas se conseguires , daqui por duas semanas alguns ottos e por aí fora depois a tua escolha sempre gradualmente, atençao ao excesso de populaçao ( excesso de nitratos e fosfatos ) lê novamente o texto grande ;)

 

abraço.

 

Ahaha xD fiz com a de gelatina pois dura mais eheh :P

Tenho que ler sobre isso :o

Eu li bem o texto, por isso que perguntei se não seria demais por logo tudo (peixes) ;)

Api é da mesma companhia que a Rena se não me engano...

Vou ver se arranjo as neretinas atum :P

 

 

Abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao está mau penso que nao vale apena mexeres nisso, num plantado 4º a 6ºdh para um ph 6,5 a 7,0 é o ideal :)

 

O teste é da sera é complicado ver mas é +- 3~4º .. daí a minha indecisão.

Espero para ver a diferença com o CO2 então?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim

 

depois da adiçao do co2 o ph tem tendencia a descer um pouco e passado uns dias o aquario estabiliza.

no final da semana fazes o teste de ph se o resultado for abaixo de ph 6,5 adicionas um pouco de bicarbonato de sodio o mesmo que estas a usar para fazer o co2 caseiro e o kh irá subir um pouco junto com o ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim

 

depois da adiçao do co2 o ph tem tendencia a descer um pouco e passado uns dias o aquario estabiliza.

no final da semana fazes o teste de ph se o resultado for abaixo de ph 6,5 adicionas um pouco de bicarbonato de sodio o mesmo que estas a usar para fazer o co2 caseiro e o kh irá subir um pouco junto com o ph.

 

Ok! Obrigadão :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, o teu aquário ficou muito fixe, aconselho é a separares mais essa eleocharis, eu sei que dá trabalho mas quem corre por gosto não cansa :music_singguitar: mais de resto acho que já te disseram tudo, qualquer duvida avisa ou aparece afinal já sabes o caminho lá para casa :o abraço e boa sorte.

 

 

Cump.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, o teu aquário ficou muito fixe, aconselho é a separares mais essa eleocharis, eu sei que dá trabalho mas quem corre por gosto não cansa :music_singguitar: mais de resto acho que já te disseram tudo, qualquer duvida avisa ou aparece afinal já sabes o caminho lá para casa ;) abraço e boa sorte.

 

 

Cump.

 

 

Petty

 

Será mesmo preciso?é que tou com ideia de comprar mais uns pés e assim completo, tava a ver se não tinha que tirar fora... que dizes?

Quando for aí tenho que ver se vou a uma hora melhor para ti eheh :)

 

Cumps :sunbathing:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

 

O tapete acho que ta a ir num bom caminho, já vejo runners e vejo também a crescer e inclusive novos "tufos". ia tirar fotos pa meter mas... o tubo de CO2 deu o estouro e encheu a agua com nhanha e não se vê nada xD, só espero que não faça mal as plantas e aos 2 ottos que entretanto pus lá.

Amanha se tiver bom tiro umas fotos e ponho cá ;)

 

Cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um otto já foi :( , ontem antes de desligar as luzes parecia que já tava a ir tudo ao sitio mas hoje de manha tava mesmo turvo e uma camada de nhanha á tona :/ vi logo um otto morto :D , ainda tentei apanhar o outro para mudar de aquário , mas não consegui e também não o quis stressar.

 

Liguei a bomba de ar e pus carvão no filtro acham que fiz bem?

 

Ajudas são sempre bem vindas :D , é nestes dias que apetece desmontar o aqua :/ ....

 

Cumps :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que estás a usar para dissolver o CO2?

Se for uma pedra difusora, essa nhanha (:D) é muito normal... e não te faz mal á fauna!

Uma TPA é que pode ajudar... vê lá se o kH não desceu e se o pH anda nos 5º!!!! É só um palpite...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que estás a usar para dissolver o CO2?

Se for uma pedra difusora, essa nhanha (:D) é muito normal... e não te faz mal á fauna!

Uma TPA é que pode ajudar... vê lá se o kH não desceu e se o pH anda nos 5º!!!! É só um palpite...

 

Tou a usar uma difusora de vidro, mas aquilo ontem com a pressão saiu e a espuma da receita entrou para o aqua :/ .

Ontem fiz logo uma TPA de 40% +- .

Quanto ao carvão e á bomba achas que deixe assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... isso é que foi azar! Bazou muito?

Umas valentes TPAS não fazem mal nenhum, pelo menos para limpar o máximo possivel da mistura do CO2.

Quanto ao carvão e bomba de ar, não me parece que façam grande efeito.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... isso é que foi azar! Bazou muito?

Umas valentes TPAS não fazem mal nenhum, pelo menos para limpar o máximo possivel da mistura do CO2.

Quanto ao carvão e bomba de ar, não me parece que façam grande efeito.

 

Bazou um bom bocado :/

Ontem parecia que já tinha assentado... hoje de manha quando fui lá nem queria acreditar :/

O aqua tava a ir tão bem... as plantas a desenvolver bem, que azar mesmo :D

então é TPA's para cima?

O otto não vai ressentir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te sei dizer se o Oto se vai ou não ressentir... uma coisa é certa, os peixes são bem mais resistentes do que imaginamos!

Apenas te resta fazer TPAS... boa sorte!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te sei dizer se o Oto se vai ou não ressentir... uma coisa é certa, os peixes são bem mais resistentes do que imaginamos!

Apenas te resta fazer TPAS... boa sorte!

 

OK, Obrigadão ! :D

 

Vamos lá aumentar a conta da agua lol :D

 

Cumps :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o co2 for caserio recomendo a pedra difusoura de madeira , se for pressurizado a de ceramica :(

 

 

:D o co2 deves de meter ja de inicio uma garrafa caseira e com pedra difusoura de madeira ( usei dois anos co2 caseiro e para mim sem duvida a pedra de madeira é a mais eficiente derivado a pouca pressao que a garrafa faz nas de ceramica

 

pois é pois é uma pessoa escreve e ás veses parece que nao vale a pena :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já usei CO2 caseiro com difusores em vidro e nunca tive qualquer problema...

Embora eu uso sempre tubo em silicone, o gajo agarra-se ao difusor e não sai de forma alguma!

O problema pode estar na qualidade do tubo, se for muito rigido as pessoas têm receio de prender bem o tubo para não partir o difusor; e depois surgem os problemas!

 

Outra coisa, onde tens a garrafa da receita? Tens algum anti-retorno entre a garrafa e difusor?

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim Filipe tem algumas ceramicas que até trabalham com o co2 caseiro depende da poriosidade da mesma, eu por azar só ao 4 difusor diferente é que consegui resultados com o caseiro "e sem fugas no sistema" mas mesmo assim para o caudal que fazia, mais nao valia lá ter nada.

 

ter um difusor todo bonito mas ser pouco eficiente na libertaçao do fluxo de co2 acho que nao vale apena ( isto pelos que eu usei ).

 

provavelmente a ceramica dele deve de ser muito pouco porosa e a pressao que fazia teve que sair por algum lado.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.