Recommended Posts

Boas,

 

A montagem do meu aquário já está em contagem decrescente, falta apenas chegar alguns equipamentos para avançar. biggrin

 

Um desses equipamentos que estou à espera que chegue é a calha de iluminação, que vem de origem com 2 x 150W hqi + 2 x 54W T5 + 2 spots LED. Irei colocar balastros electrónicos e, se for possível, acrescentar-lhe mais duas lâmpadas T5. Neste momento e apesar de já ter falado com várias pessoas sobre o assunto, ainda estou indeciso na combinação de lâmpadas que irei usar. O aquário tem 120©x60(L)x55(A) e será para SPS, LPS, moles,...

 

Para já existem duas opções:

 

1. Calha não dá para acrescentar mais T5 e fica 2x150w+2x54wT5. Neste caso penso colocar a seguinte combinação:

- HQI: BLV 10.000k (ou serão as CoralVue melhor opção?)

- T5: ATI Actinic.

 

2. Calha dá para acrescenter T5 e fica 2x150w+4x54wT5. Neste caso, a combinação poderia ser a seguinte:

- HQI: igual à opção anterior, ou seja, 10.000k

- T5: 2 ATI Actinic + 2 ATI Blue Plus ou será que fica muito azul e seja preferível 2 ATI Actinic + 2 ATI Blue Special?

 

Venham daí as vossas opiniões dentro destas opções ou sugestões com combinações diferentes! :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Na minha opinião as lâmpadas de 10.000k dão um tom muito amarelo há água.

 

Respondendo há questão da coralvue, em nada se comparam com as BLV, isto se tivermos a falar das ReefLux.

 

As melhores são as de 12.000k, que têm um espectro idêntico ás lâmpadas de 10.000k, mas com muito mais Azul, isto é, a nível de verdes e vermelhos são de 10.000k, mas o espectro azul de uma de 20.000k.

 

Neste caso optaria pelo seguinte.:

 

1º caso - 2 x 150w Coralvue + 1 x ATI Pro Color + 1 x AquaBlue Special

 

ou

 

2º caso - 2 x 150w Coralvue + 1 x ATI Pro Color + 2 x AquaBlue Special + 1 x Fiji Purple ou na pior das hipóteses, ATI Blue Plus.

 

abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

vens cá e vês lado a lado uma BLV 14k e uma "linha branca" de 10K a trabalhar para veres a diferença. (uma das BLV 14k foi-se e substituí por uma de 10k que aqui tinha para já. Os poucos corais que aqui tenho não se queixam e está tudo a crescer...)

 

Penso que a calha que encomendaste vem com lampadas, certo? E que tal veres como te dás com essas de origem antes de torrar mais €€?

 

Pessoalmente, em termos de espectro, gosto muito mais das de 14k por causa do tom levemente azulado que dão ao aqua mas, o PAR de uma 10K é maior, logo os crescimentos também o são. Talvez espectros mais baixos no início para os crescimentos e quando chegar a altura de mudar as lampadas, se sentires necessidade, espectros mais altos para intensificar as cores...que lampadas vêm com a calha?

 

E, também para já, não adicionava mais 2 T5s...vais ficar cm 400Watts para 300 litros de água (depois de meteres o substracto e a rocha viva no máximo ficas com 300 litros uteis) o que, adicionado a boas escolhas de temperatura de cor acho que é suficiente. No futuro é sempre facil adicionar se verificares que queres mais luz.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas vossas opniões.

 

Respondendo há questão da coralvue, em nada se comparam com as BLV, isto se tivermos a falar das ReefLux.

 

As melhores são as de 12.000k, que têm um espectro idêntico ás lâmpadas de 10.000k, mas com muito mais Azul, isto é, a nível de verdes e vermelhos são de 10.000k, mas o espectro azul de uma de 20.000k.

Olá João,

Hum... depois disto e mais umas pesquisas adicionais, fiquei convencido! Já encomendei as CoralVue! :eusathink:

 

Penso que a calha que encomendaste vem com lampadas, certo? E que tal veres como te dás com essas de origem antes de torrar mais €€?

Olá Rui,

Não sei se a calha trás lâmpadas ou não, mas normalmente quando trazem não são as mais indicadas... a minha ideia era fazer o ciclo com essas lâmpadas de origem e quando começar a colocar corais, substituir por lâmpadas de qualidade.

 

E, também para já, não adicionava mais 2 T5s...vais ficar cm 400Watts para 300 litros de água (depois de meteres o substracto e a rocha viva no máximo ficas com 300 litros uteis) o que, adicionado a boas escolhas de temperatura de cor acho que é suficiente. No futuro é sempre facil adicionar se verificares que queres mais luz.

A questão é que a calha trás de origem 2 lâmpadas de 40w que vou substituir por T5 de 54w. Se já estou a mexer para alterar isto, aproveito e coloco logo mais duas... facilita o trabalho e o custo adicional é reduzido. Além disso, com esta configuração posso programar por ter várias combinações de luz ligadas: só HQI, HQI+1 par T5, HQI+outro par T5, só T5 (as quatro) e desligar HQI, etc... não significa que vá ter ligadas a potência máxima de 516w, permite-me provavelmente é reduzir o nº de horas que vou ter as HQI ligadas.

 

Tenho que passar por aí e ver as novidades! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais