ajuda a fazer sump


Trovador_Glg

Recommended Posts

Boas,

 

não sou a melhor pessoa nem por perto para te dizer muito sobre isto.

mas mesmo assim posso quase garatir que nunca nadaras detro da sump se tiver coluna seca no aqua, porque a coluna seca delimita o nivel do aqua, nunca deixado que passe mais agua que a suficiente para encher a sump ate ao nivel que queiras, ou seja a sump fica mais ou menos sempre ao mesmo nivel.

 

espero que tenhas percebido esta parte,

 

em relação a sump em si depende do que queiras fazer dela se um "filtro", se uma "arrecadação"

 

espero ter ajudado algo

 

cumps

 

 

precisava de ajuda em como fazer uma sump, mas que seja segura, não gostava de um dia entrar em casa e ter de nadar lá dentro ;).

o que é necessário para fazer e como proceder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A água vai do aquário para a sump por duas vias:

 

- Tubo esgoto e;

- Tubo retorno

 

e, eventualmente, também pelo tubo ladrão se o tiveres.

 

Regra geral existe um equilibrio do nivel de água no sistema em funcionamento que é gerido entre o caudal escoado no tubo de esgoto versus caudal reposto através da bomba de reposição. As possiveis inundações ocorrem quando há falha de electricidade continuando durante algum tempo a existir escoamento de água do aquário para a sump por gravidade mas, não existindo electricidade, a bomba de reposição não a devolve ao aquário aumentando assim o nivel de água na sump.

Até que ponto é que a sump enche? Isso é determinado pelo que estiver mais distante da superfície da água do aquário em funcionamento normal, se o topo da coluna seca ou o tubo de retorno.

Imagina que em funcionamento normal o topo da coluna seca se encontra a 5 cms da superfície da água do aquário e o tubo de retorno se encontra a 7 cms da superfície. O que vai contar neste caso é a distancia do tubo de retorno pois é superior à do topo da coluna seca. Para um aquário com base de 120cms x 60 cms temos 120 x 60 x 7 (a tal distancia da superfície do tubo de retorno) o que dá sensivelmente 50 litros de água que vão retornar à sump EM ADIÇÃO à que já lá se encontra em funcionamento normal.

 

Existem outras possibilidades de inundação da sump nomeadamente ao nivel da reposição automática de água e essa apenas pode ser prevista utilizando sensores de nivel em conjunto com electrovalvulas mas penso que a tua dúvida se centrava no conjunto aquário<->sump.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais